Napoleão

Napoleão Steven Englund

Resenhas - Napoleão

Pedro Guimarães 28/04/2020

Extremamente útil
Essa obra é de grande preciosidade para aqueles que sempre quiseram entender a figura de Bonaparte na história e na revolução francesa.
Percebi na época que li ,e enquanto lia,logo de cara um livro muito denso no sentido detalhista da palavra.

Não é a toa Napoleão ser a segunda pessoa mais estudada na história depois de Jesus Cristo internacionalmente e hoje entendo o porquê.
O imperador foi uma figura ''sui generis'' em sua época e é até hoje.Não há consenso sobre sua atuação politica e consequências negativas ou positivas na França.Se na época ele já colecionava inimizades o que diria hoje?.Ou você é Bonapartista ou não.

Além disso,é descrito a admiração e o apoio de Augustin Robespierre e o governo do diretório que foi derrubado na França sob o comando de Napoleão Bonaparte, que, junto com os girondinos (alta burguesia), instituiu o consulado, primeira fase do governo de Napoleão

Napoleão,por engano de um dos seus oficiais acabou prendendo o próprio Papa Pio VII pretendendo,inclusive, mudar a sede do Vaticano para França.Tinha planos para o Egito e para Rússia(sua decepção) Investiu e realizou diversas reformas na França na Economia,Politica,religião,na administração e educação.O motivo da fuga da família real Portuguesa para o Brasil também é abordado aqui assim como as discordâncias de sua morte.

Com base nisso,Napoleão efetuou expansões militares imensas e importantes não só sendo cruciais para história Francesa mas também para a humanidade.

Sikewiecz 05/02/2009

Política acima do talento como general.
Talvez a melhor biografia sobre Napoleão. Steven Englund é um autor americano que descreve com impecável perícia a destreza política do jovem corso de origem italiana (nascido Napoleone di Buonaparte) que pouco sabia francês quando chegou Autun e Brienne. O autor narra a vida do mais famoso general e estadista da história moderna. Ao levar em consideração o ponto de vista de Napoleão de que a guerra era um meio para se atingir um fim, e não o fim em si, o autor enfatiza os aspectos políticos de Bonaparte, mais do que seus feitos militares ou sua vida pessoal.

Das vitórias ás derrotas, das idas em vindas, Englund demonstra a personalidade forte e genial de Napoleão - um homem capaz de sair de Ajaccio proveniente de uma família da baixa aristrocacia para ser o lider da França no momento mais importante da sua história.

Filino 13/04/2020

Indispensável biografia sobre um personagem muito falado e pouco conhecido
Uma obra extensa, em vários sentidos: no número de páginas,  na quantidade de informações, na profusão de notas explicativas... e tudo isso sobre um personagem que, a despeito de ter sua figura conhecida popularmente, ainda é cercada de pouco conhecimento e envolta em muitas paixões. É curioso ver o autor salientar o quanto Napoleão Bonaparte desconcerta: enquanto franceses podem louvá-lo ou atacá-lo, ao mesmo tempo pode ser objeto de grandes elogios por povos que "conquistou" (como os egípcios).

Trata-se de um livro que, embora enfoque traços da vida pessoal de Napoleão, se detém de modo mais demorado sobre suas estratégias (políticas e militares). Desde os primeiros anos na Córsega até o fim na ilha de Santa Helena,  lemos como esse homem, produto da Revolução e dotado de grande genialidade, tornou-se militar de destaque, pró-cônsul e, ao fim, imperador. Imaginar que, mesmo depois de afastado do poder, retorna do seu exílio na ilha de Elba para, durante 100 dias, ocupar o lugar de Luís XVIII, parece algo inimaginável. Mas esse é Napoleão Bonaparte.

As conquistas na Europa continental, seus conflitos com a Prússia, a Áustria, a Rússia e, sobretudo, a Grã-Bretanha (a pérfida Albion), preenchem as páginas dessa obra, com relatos de batalhas vencidas por genialidade e por circunstâncias que, se fossem observadas (ou deixadas de lado) por seus protagonistas, poderiam mudar o rumo de toda a história mundial. E não seria exagero afirmar isso.

Ao fim, o autor chama a atenção para o caráter ambivalente como o seu biografado é tratado, mesmo na França - onde, surpreendentemente, passou um bom tempo como que "esquecido" pelos acadêmicos. E repudia comparações rasteiras com Hitler e Stálin.

E Napoleão está aí. Nesse livro fundamental; repousando numa urna nos "Invalides", em Paris; e com seu espírito evocando a "nação", pairando sobre os franceses - que poderiam temer sentir saudades de sua figura.

MPontes 04/07/2015

Único e incomparável
A historia politica de napoleão e de uma época repleta de revoluções e guerras contada de maneira imparcial e ousada. Apesar da vida de Napoleão ser repleta de feitos militares, Englund nós apresenta o lado politico de L'empereur, sua vida amorosa, suas virtudes e idiossincrasias são "pitadas de pimenta para a salada" que estava reinante na Europa.
O livro é um pouco cansativo, principalmente se você espera por descrições grandiosas de batalhas e estratagemas utilizados pelo General Napoleão, façanhas militares como cruzar os alpes são brevemente descritas e sempre apresentadas de uma visão politica, entretanto isto não diminui a qualidade do livro, pelo contrario este livro é um outro lado da vida de Napoleão que sempre foi contada de maneira passageira e sem grande foco, e isto faz o livro ser único e incomparável. Recomendadíssimo.

Jumpin J. Flash 19/08/2009

Não terminei de ler, mas ainda o farei
Livro muito bom, muito denso e interessante. Faltou-me tempo e um pouco mais de paciência para terminá-lo, mas recomendo-o, com certeza!
Marct 09/05/2011minha estante
Eu acho o livro muito bom, mas a leitura é "pesada".

Tiago675 05/02/2014minha estante
Fiz o mesmo. Comecei em novembro de 2012 e terminei domingo. Não me arrependi.

Daniel.Alcantara 30/04/2022

Buscando uma visão decolonialista
Napoleão - Uma biografia política por Steven Englund
Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges
Editora @editorazahar
Título original: Napoleon: a political life

Trata-se se uma biografia bem completa sobre a face política da vida de Napoleão com bastante citações e indicações de leitura, quase parece um texto acadêmico. Porém, pela fácil linguagem trazida pelo autor, o texto não fica pesado ou denso. Beira o romance sobre um grande guerreiro e conquistador.
Minhas impressões sobre este personagem histórico após a leitura desta biografia é que, vivendo em um momento de romantismo, travou um caminho maquiavélico que o levou diretamente para um encontro face a face com a Revolução francesa. Com ímpeto, dominou a tempestade e tornou-se ele próprio a Revolução.
Ao tomar as rédeas pós Robespierre, aproximou-se da burguesia, restabelecendo uma sociedade de casta e talvez este tenha sido seu fim.
Pensei bastante também sobre a questão da soberania popular e da questão posta por Carl Schmitt, que até hoje não consegui digerir, onde este deixa claro que o soberano é aquele capaz de decretar o Estado de exceção, destruindo minha ingênua visão sobre soberania popular.
Muito interessante o livro, recomendo, mesmo o autor tentando ser o menos colonialista possível, traz uma crítica sobre Cortés, além de deixar claro a influência das guerras napoleonicas no século seguinte, o século das grandes guerras.

Gabriel Moura 15/12/2015

Napoleão
Um dos mais icônicos estadistas que a história já conheceu. Este é Napoleão Bonaparte. Steven Englund apresenta uma biografia política desse gênio político e militar, ou seja, no livro as vitórias e derrotas de Bonaparte no campo de batalha não estão na cena principal. São as decisões políticas que tomam maior vulto nesta grande obra, tanto no sentido do número de páginas com na sua excelente qualidade. Somos apresentados ao Napoleão da ilha da Córsega, ao chefe da artilharia do Governo Francês, ao contemporâneo de Robespierre, ao General, ao Republicano, ao Imperador, e finalmente, ao exilado. Todos esses atores existiram em uma só pessoa. Napoleão é igualado, e em certos pontos superior, aos grandes nomes da antiguidade: Cesar e Alexandre. Livro imprescindível para conhecer o mito de Napoleão Bonaparte, e entender porque ele é tão lembrado pela história de tantas formas diferentes. O paradoxo da grandeza de Napoleão reside no fato de não haver, em toda Paris atual, nenhuma rua, ponte, praça, estação de metrô, enfim, nada com o seu nome. Seria o medo de suas ideias?

site: https://resumodelivro.wordpress.com/2015/09/04/napoleao/

Rogerio Orp 16/07/2023

A vida de Napoleão é realmente uma trajetória que mostra a grandeza e firmeza de propósito do corso que se tornou o algoz para os europeus, odiado e temido. Por outros, exemplo de liderança, raciocínio rápido e adaptação às adversidades. Em muitas situações, sua inventividade e coragem impulsionaram seus soldados e liderados a segui-lo em seus planos. Independentemente de mérito, da maneira que foi feita conquista do continente, o mundo atual é reflexo do que se criou naquela época (Código Civil, medidas como o metro, alteração da geopolítica global). Se somos um país hoje, não uma colônia, teve uma grande contribuição de Bonaparte. Livro completo e cheio de nuances políticas e pessoais. Excelente leitura.