Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Carol 17/03/2017

Ari conhece Dante na piscina pública na cidade, aonde foi mesmo sem saber nadar. Dante se oferece para ser seu professor e, apesar de ser fechado a amizades e um pouco tímido, Aristóteles confia no outro garoto e aceita a oferta. A partir de então, suas histórias se entrelaçam cada vez mais.

Apesar de serem adolescentes, Dante mostra ser tudo “mais” que Ari. Dante é mais inteligente, mais seguro de si, mais espontâneo, mais corajoso, tem os pais mais legais (mas isso é só à primeira vista), lê mais livros… Enquanto Aristóteles não tem muita certeza de nada, seu pai ainda tenta superar traumas vividos na guerra e, por isso, não se abre muito com o filho, possui um irmão mais velho que está preso e é assunto proibido em casa, e não se dá muito bem com suas irmãs. Enfim, ambos possuem questões de vida muito diferentes.

***RESENHA COMPLETA NO BLOG***

site: http://anneandcia.blogspot.com.br/search?q=arist%C3%B3teles+e+dante

Valber 10/03/2017

O UNIVERSO CHAMADO ADOLESCÊNCIA
Fiquei pensando que alguns poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende… e nunca entenderá.

Aristóteles e Dante são dois jovens de 15 anos que se conhecem no verão de 1987 na cidade de El Paso no Texas (EUA), apesar das notórias diferenças de personalidades dos dois, somos apresentados a uma linda historia de amizade, de descobertas, de amores. Talvez esse seja o motivo do sucesso do desse livro.
A historia reflete nossa adolescência, narra os medos e as experiências tendo como plano de fundo um relacionamento amoroso entre dois garotos, acompanhamos através das paginas o amadurecimento desses personagens e suas descobertas acerca do universo, nos envolvemos com seus dramas e percebemos a importância da palavra família.
As cobranças que nunca param em nossa vida, só que na adolescência parecem ter o peso de nos esmagar, aprendemos a tomar decisões e a lidar com as consequências, com um enredo leve Benjamin Alire nos apresenta o mundo visto aos 15 anos e nos permite nos identificamos ou lembramos-nos de determinadas situações.

Camila.Brito 06/03/2017

Lindo
Queridinho. Me senti adolescente de novo, quando a vida era só brincar, estudar e telefonar para as amigas.. meio nostálgico.
Delicia o jeitinho dele escrever, cheio de sorrisos, fofo fofo.

Leonardo 03/03/2017

"Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" é um dos livros mais puros que já li até hoje. Tem uma narrativa simples, doce e extremamente encantadora. Benjamin conseguiu me conquistar logo no primeiro capítulo e isso fez com que eu não conseguisse mais soltar o livro. Aristóteles e Dante carregam a alma de muitos jovens em seus diálogos, pensamentos e ações. Esse livro é muito mais do que uma história sobre dois garotos que descobrem "os segredos do universo", é o tipo de livro que te abraça e te convida para admirar aquilo que está diante dos seus olhos. Essa história é tão linda que o meu coração transborda de alegria (e isso não é fácil de se conseguir).
Fr@ncis 03/03/2017minha estante
Concordo plenamente

Karoline 28/02/2017

Como descobrir os segredos do Universo?
Que achado!
Descobri esse livro no desafio literário do clube do livro da minha cidade, no qual iriam debater sobre o mesmo. Fui atras e me apaixonei pela sinopse e o encaixei na minha meta de leitura.
Benjamin Alire Sáenz é mexicano, mas reside no EUA. Tem uma escrita doce, pura e simples que nos leva e nos enfia no mundinho de Dante e Aristóteles.
A história se passa basicamente em dois núcleos, as famílias de Dante e Ari. Ari é um menino solitário e fechado em sem próprio mundo que mora em uma família cheia de segredos: A mãe é professora, o pai é um veterano da guerra, tem duas irmãs gêmeas já casadas e um irmão Bernardo que está na prisão e do qual ninguém toca no nome. A família, mesmo unida, vê esses segredos pairando sobre a casa e Ari sente na pele as diferenças no modo de agir de cada um. Dante é o contrário: filho único de um família mega feliz que faz de tudo pra mostrar apoio e amor ao filho. Com um pai escritor e uma mãe psicóloga, Dante é livre para demonstrar suas emoções e falar abertamente sobre tudo com seus pais.
Uma amizade que nasce entre aulas de natação na piscina do bairro, que se fortalece após separações, descobertas, cartas, sentimentos ... Dante, sempre determinado sabe o que quer e o que é. Ari, por sua vez, tenta se encontrar sem saber se deve seguir ou não seu coração. Ver os meninos crescendo e evoluindo com o passar das páginas é lindo *-*
Os meninos foram capazes de descobrir os segredos do Universo? Talvez. Acho que eles descobriram o segredo do Amor. E afinal, o segredo da vida não é AMAR?!
A cena da agressão é o divisor de água na história, pelo menos pra mim.

Eder Ribeiro 25/02/2017

Sensível e emocionante
Aristóteles se sente sozinho, não tem amigos, e vive em um ambiente familiar onde o silêncio impera. Mas sua vida começa a mudar quando ele conhece Dante.
Dante, vivendo em um núcleo familiar feliz, era o oposto de Ari. Contudo os dois tinha algo em comum, se sentia perdidos em si mesmo, mas acima de tudo, tinham personalidade diferentes.
Sensível, o livro é sobre amizade, amor, aceitação e tolerância. Sobre descobertas, um mundo descortinando para dois adolescentes perdidos. Juntos eles se encontrariam. Recomendo.

Mariana.Grimes 24/02/2017

Aristótelis e Dantes descobrem o segredo do universo
"Não tenha vergonha de amar"

Carolina 15/02/2017

Goxtei
Já me senti como Ari muitas vezes na minha adolescência, tudo muito confuso, estranho. A vida é um ecótono.
É um leitura super fluída e gostosa!

Guilherme Pedro 14/02/2017

Sem preconceito, OK?
Quando esse livro foi lançado, foi um bafafá enorme! E por falta de empolgação, deixei para ler em outra ocasião. Já faz alguns aninhos desde que ele foi lançado, e finalmente as pessoas estão comentando o que realmente acham do livro, fora da sensação febril de modismo. Olhando as resenhas, percebi que muitos amaram, mas a maioria passou a odiar os clichês, o sentimentalismo dos personagens e a forma como tudo de desenrola. Agora sim, formara-se o plano de fundo ideal para que eu o lesse: muitos amaram, e muitos odiaram após passar a hype. Chegou minha hora de dizer o que achei.
A história: Aristóteles, em um dia de calor, vai se refrescar em uma piscina. Ele não sabe nadar, e isso chama a atenção de Dante, que se oferece para ensiná-lo. Surge aí uma amizade. Algo raro na vida deles, até então introvertidos (na verdade o introvertido é Aristóteles, pois Dante quando quer se relaciona muito bem com qualquer pessoa. Mas, como eu disse, quando quer). Eles ficam bem íntimos um do outro, compartilham confidências, e um laço de lealdade e forte apego emocional. (amizade? hum "emoji da lua preta") Tudo o que eu disser agora seria Spoiler, portanto vou aos meus comentários sobre o livro.
Me julguem, mas eu amei o livro! É um livro com algumas falhas, sim, mas vou comentá-las lá no próximo parágrafo. O que eu goste? Primeiramente, os parágrafos são curtos, e contém as passagens mais importantes para a compreensão da história. A escrita é rápida e fluida, e os personagens são muito bem construídos. Fiquei com muita raiva de Ari em algumas partes porque ele agia absurdamente igual a mim em face de algumas circunstâncias. Amei os pais de ambos os personagens, muito carinhosos e francos, embora na vida real nenhum pai apoiaria de início, e tão facilmente, que seu filho namore um filho, rapaz, de alguém. Acorda, gente! Até os pais mais amorosos precisam de um tempo de aceitação, algo que não teve na história!
Alguns YouTubers que eu amo, como Tati Feltrin, disseram que foi uma pura encheção de linguiça as cartas correspondidas entre eles. Concordo que o conteúdo não tem muito a ver com a trama, mas meio que precisavam manter um elo visto que naquela época não tinha MSN. O problema seria resolvido se o conteúdo da carta fosse mais ligado com a história em andamento, ao invés de conter divagações. O final (SEM SPOILER) foi rápido demais, e fácil demais, o que o deixou um tanto inverossímil, como um "felizes para sempre" SQN.
É um bom livro, tem umas frases lindas e outras cafoninhas, alguns clichês e alguns "quem sou eu?", mas isso não tira a beleza do livro, nem dos personagens. Foi uma boa experiência de leitura.

Alê 14/02/2017

Incerteza boa
Aristóteles e Dante foi de certa forma uma surpresa. De todos os livros com temática gay que eu já li, é o com a melhor história, mas segue o mesmo clichê dos outros. Leitura muito fluída e personagens muito bem construídos. Achei irritante em certas horas: a amizade dos dois envolve sentimento explícito e ninguém parece notar o óbvio. É ingenuidade demais para se acreditar. Por outro lado, finalmente um livro com um final feliz. No total, é um clichê maravilhoso com vários estereótipos bem montados que se revelam justificáveis.

suellem 09/02/2017

Ari e Dante
Aristóteles é um menino muito introvertido, de poucos amigos, não sabe nadar, não gosta de andar com homens, tem um irmão que está preso e um pai fechado que luta com seus demônios de ter lutado na guerra.
Dante é extrovertido, faz amizades fáceis, é bom na conversa, bom em natação e tem a família mais amorosa do mundo.
Quando os dois se conhecem e passam a ser amigos, muitas descobertas começam a acontecer. Os dois vivem muitas aventuras juntas, tem suas brigas e suas recinciliaçoes. Dante então descobre que está apaixonado por Ari, e Ari não tem certeza de seus sentimentos.
Um livro lindo, de leitura envolvente, cheio de conflitos familiares e descobertas. Um livro para rir, chorar e se apaixonar. Amei.

Diego 07/02/2017

Lindo, sensível e tocante.
Como é incrível esse encontro de dois universos particulares. Impossível não se apaixonar pela narrativa, pelas reflexões e pelos personagens. Uma história sobre amizade sincera, fidelidade, e auto-conhecimento. Sem dúvida meu livro LGBT favorito até o momento.
Luan.Lima 09/02/2017minha estante
Eu tbm me apaixonei por esse livro. Amei o final é era o que eu estava esperando o livro inteiro rsrs.

vivi.barioni 05/02/2017

Péssimo
História heteronormativa mesmo tratamento de homossexuais. Livro transfobico e personagens que reforçam esteriótipos. Chato, indicaria para o meu maior inimigo.

De 01/02/2017minha estante
Quantos Spoilers nessa resenha, estragaria minha experiência se tivesse lido isso antes, na próxima tenta falar mais do que sentiu durante a leitura, não entregue fatos importantes. Boas leituras.

Mike 01/02/2017minha estante
Obrigado pela dica! Eu sinalizei que tinha spoiler na Resenha, justamente porque tinha alguns pontos que quem não leu o livro ainda poderia ter ficado chateado. Vou tentar falar mais sobre o que eu senti em vez de detalhar os fatos. :)