Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Literacafé 09/12/2017

Segredos dos universo
Chorei, sofri e me apaixonei por esses meninos que mostraram que o amor é chave para os segredos do universo.

Rick Finch 08/12/2017

Segredos do Universo, do corpo e do amor.
Aristóteles, ou Ari -como ele prefere ser chamado -é um garoto solitário e estressado. Esta frustração tem origem em sua família, pois ele tem um irmão mais velho que está preso há anos, e nem seus pais ou suas irmãs mais velhas, gostam de falar sobre a "ovelha negra" da família. Ari também tem muitas perguntas que não tem coragem de fazer, como por que seu pai mudara tanto depois que voltou da guerra? O que acontecera com ele naquele lugar? Por que ficara tão misterioso e sombrio? Todos os dias, ele acorda com as mesmas indagações o assombrando, o que, para Ari, é algo insuportável.
Quando ele vai boiar na piscina de um clube -pois não sabe nadar -nas suas férias de verão, conhece Dante, um garoto que se voluntaria para ensiná-lo esta arte. Dante é o oposto de Ari: um garoto pacifista, inteligente, culto, comunicativo, sensível... enfim, uma pessoa boa. Devido ao temperamento de Ari, é quase claro que nunca seriam amigos, porém eles e tornam mais do que isso: começam a contar um com o outro pra tudo. Dante ensina para Ari sobre literatura e poesia, Ari, por sua vez, tenta convence-lo a ler gibis e assim por diante. Entretanto ambos têm algo em comum: querem descobrir os segredos do Universo, do corpo e... do amor.
Por mais que o livro tenha temática LGBT, a estória trata de outros temas, como: os problemas que acarretam a adolescência, família, violência e como certas mudanças podem nos afetar. O livro todo é narrado em primeira pessoa por Ari, e acompanha os dois jovens protagonistas por quase dois anos turbulentos e de descobertas sobre suas vidas -quem eles são? O que o amanhã os reserva? Por que são daquele jeito? Quão bons são? Assim como qualquer adolescente, eles têm duvidas sobre a vida e o futuro incerto.
A narração de Ari é simples e adorável. Em alguns momentos ele discorre consigo mesmo em divagações profundas sobre seus problemas familiares, mas isso não deixa a narrativa menos direta, porém lhe dá um toque lírico. O livro é obviamente voltado para o público adolescente, mas pessoas de todas as idades deveriam lê-lo para se emocionarem com as aventuras desses dois amigos com nomes tão singulares quanto suas personalidades.

Obs: esperava mais do livro, porém não deixa de ser uma boa leitura.

nicolle 01/12/2017

eu estou extremamente apaixonada por um livro.
"Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende... E nunca entenderá."

"Aposto que às vezes é possível desvendar todos os mistérios do Universo na mão de uma pessoa."

lais.terribile 23/11/2017

Livro mais amorzinho do mundo
Eu tenho um problema enorme de gostar de livros que envolvam sentimentos, relações, família, geralmente acho esse tipo de livro sem graça, a não ser que com eles venham algum drama ou tragédia. Mas definitivamente esse livro me conquistou e ele foi tão lindo é tão positivo naninha vida que com toda certeza vai ficar muito guardado no meu coração. A história na verdade é bem simples e parece não ter nada demais, mas eu me apaixonei pelos personagens, pelas interações, pela forma como a vida é vista pelos protagonistas, um livro que trouxe leveza pro meu coração.

Nessa Januth 16/09/2017

A trama é narrada em primeira pessoa por Angel Aristóteles Mendoza, um mexicano de 15 anos que sofre com pesadelos constantes.
Tinha duas irmãs gêmeas mais velhas e um irmão mais velho que estava preso. Isso era um assunto que não era comentado pela sua família, o que o deixava muito chateado. Era como se o irmão tivesse morrido para eles.
Ari nunca foi de muitos amigos. Gostava mais de ficar sozinho até conhecer Dante Quintana, o menino que o ensina a nadar e que odeia usar sapatos. Após um acidente onde Ari salva Dante, que estava ajudando um passarinho, a relação deles fica estranha. Ari não entende seus sentimentos. Não gosta de ser intitulado herói e até mesmo eu fiquei confusa com os pensamentos dele.
Então Ari se muda por um ano devido ao trabalho do pai e conhece coisas novas e acaba se descobrindo como pessoa.
Nesse tempo Ari aprende a dirigir, arruma um emprego fritando hambúrgueres e encontra Perninha, sua amiguinha de quatro patas.
Gostei muito de Dante pois ele lê livros como: as vinhas da ira, Guerra e paz, o sol também se levanta e poesias. É um fofo que adora abraçar as pessoas.
Também aprendi o que é ecótono. Rs. A relação deles com os pais e bem tranquila e me fez refletir muitas coisas.
É claro que não podiam faltar pessoas preconceituosas, não é mesmo? Tem uma cena muito cruel quase no fim da história que foi de partir o coração, mas acabou me conquistando e ganhou um lugar especial no meu ?.
Quotes

poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende? e nunca entenderá.

Achava que devia ser ótimo ser o ar.
Eu poderia ser alguma coisa e nada ao mesmo tempo. Ser necessário e invisível. Todos precisariam de mim e ninguém conseguiria me ver.

O problema da minha vida era que ela tinha sido ideia de outra pessoa.

As palavras ficam diferentes quando passam a morar dentro de você.

Às vezes, você só precisa contar a verdade às pessoas. Elas não vão acreditar. E deixarão você em paz.

às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões.

Às vezes, você faz coisas não porque pensou naquilo, mas porque sentiu. Sentiu demais. E nem sempre você pode se controlar quando sente demais.

Franklin 05/09/2017

Aristóteles é retraído e Dante é um espírito livre. Eles se conhecem numa piscina pública, e uma amizade de dois adolescentes que a princípio parecem ter pouco em comum se fortalece de maneira inesperada.

Aristóteles, ou Ari, sofre com insatisfações no seio familiar. Seu irmão está na cadeia e, por motivos que ele desconhece, seus pais não gostam de falar do assunto. Este silêncio também se encontra na personalidade do pai veterano de guerra. E apesar da mãe amorosa, Ari também se torna um rapaz calado. Até que conhece Dante. Seu novo amigo tem uma visão diferente da dele do mundo que os rodeia, e o contato entre os dois os muda pouco a pouco.

Os capítulos se dividem numa série de vinhetas, e o livro como um todo passa a sensação que se tem em tardes de verão na adolescência, que mesmo preguiçosas também possuem uma pressão difícil de identificar, tanto vinda de dentro quanto de fora. Fatores sociais também marcam presença na história, visto que Ari e Dante são mexicanos americanos, e sua posição como indivíduos no microcosmo de El Paso, no Texas, traz complexidades particulares advindas da estrutura de classes americana.

A prosa retrata a personalidade de Ari. O texto, que por vezes flui próximo do fluxo de consciência, é composto de frases curtas e palavras soltas que evidenciam a repressão autoimposta que ele realiza nos próprios sentimentos. Quando não entende o que sente, Ari prefere abstrair — exceto quando Dante o força a enxergar a realidade e lidar com ela. Uma frase do próprio livro define bem a postura inicial de Ari: "Bastava fechar os olhos e trancar o Universo do lado de fora.”. Trata-se de um personagem que tem frustrações sobre as quais sequer sabe a origem, e como as dores do crescimento o ensinam a aprender a lidar com elas. A prosa em dados momentos se torna excessivamente poética e entrecortada, e os diálogos nem sempre convencem como realistas. Mas, apesar destas fraquezas, o conjunto se mantém elevado.

Melancólico, Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo transmite uma experiência de vida cativante sobre insegurança, amizade, e a vontade de sair da própria pele.

site: https://franklinteixeira.com
Letícia 10/09/2017minha estante
undefined

Estufaliterária 23/08/2017

Não tenho palavras que possam explicar o quão bom é este livro.

Estufaliterária 23/08/2017

Não tenho palavras que possam explicar o quão bom é este livro.

thegreek.child 12/08/2017

Esse livro me tirou de uma forte ressaca!
Aristóteles e Dante Descobrem o Segredo do Universo vai contar a história de Aristóteles (que bom, huh?), ou Ari, como prefere ser chamado, um garoto que quer desvendar o pai e saber o que houve com o irmão mais velho, Bernardo. Então, em um clube, ele conhece Dante, o seu primeiro e único amigo.

A história neste livro contada é desenrolada de uma forma tão leve e harmoniosa, porém poética ao mesmo tempo, que é impossível de soltar até descobrir o que houve com o pai de Ari no Vietnã e o que houve com o irmão para ser invisível e indiferente para a família mexicana Mendoza.

A narrativa é feita em primeira pessoa, o torna tudo ainda mais cativante, sendo apresentada em filosofias sobre a aceitação e o é viver.

eli 08/08/2017

Ari como ele prefere ser chamado é um jovem de quinze anos solitario e revoltado com todos os segredos que o mantem distantes da verdade sobre sua propiá vida.

Um desses segredos é o fato do nome do irmão nunca ser mencionado tudo que ele sabe é que o irmão foi preso e nada mais todas as fotos foram tiradas da casa é como se ele não existisse.

Ari so tem apenas 15 anos mas pra ele isso é uma tragédia ele não sente confortável no própio corpo ele não se acha inteligente não tem muitos amigos e está longe de ser o protagonista de sua vida.

Seguindo a filosofia de que "é melhor se entendiar sozinho do que acompanhado" sai para nadar ou melhor pra boiar na piscina ja que ele não sabe nadar, la ele encontra um garoto que apesar de tambem ter ascendência mexicana e o nome do intelectual famoso, é completamente diferente dele. O que começa como uma aula de natação aos poucos se transforma numa amizade especial. Ari e dante vão descobrir mais sobre si mesmos.

Sabe aquele tipo de livro que te prende do começo ate o fim?? Ari e Dante me encantaram desde o primeiro capítulo.

Esse livro não é um romance com aqueles mesmos clichês.

É uma historia onde a maior parte do tempo gira em torno dos pais deles onde te faz julgar as atitudes de cada personagem.
A historia não te cansa em nenhum momento, me fez querer fazer parte do mundo deles e da varios broncas no dante😂 me fez querer xingar o Ari por ser tão reclamão.
Mas também me fez entender o Ari que desde o começo era confuso e perdido com ele mesmo.

O Autor conseguiu me destruir ainda mais no final do livro😱 sim isso é possivel.

Livro aborda temas importantes como preconceito, homofobia,aceitação, transfobia, Amizade e Familia.

Esse livro me deixou triste,feliz,angustiada,revoltada... E foi aquele livro que me fez rir com as conversas e birras de Ari E dante e me fez me apaixonar pela fofa da perninha(cachorra do Ari)
Achei Ari um personagem muito inteligente que apesar das confusões que ele mesmo tinha dentro de si amadureceu muito e que sempre falava uma frase muito inspiradora que me fez gastar vários post-ir.

nicolasfg 25/07/2017

Está aí um dos livros que marcará para sempre minha adolescência
Este livro é encantador. Tendo lido ele em um dia e por Ebook (infelizmente incompleto) senti esse livro me devorando de tal forma que eu me identificava com os personagens e eles me prendiam. Tem uma narrativa leve, mas ao mesmo tempo tocante, o que nos faz sentir as mistas emoções e as dúvidas de Ari.

Me faltam palavras que moram em mim para dizer algo mais sobre o livro, apenas amor!

Kelly Midori 23/07/2017

Resenha: Ari e Dante descobrem mais que o universo!
O livro conta sobre Aristóteles mas conhecido por Ari que faz amizade com Dante se conhecem com 15 anos que Dante ensina o nadar, Ari é pessimista e Dante totalmente ao contrário o livro se baseia na vida deles sendo que Ari é o personagem principal, o Ari tem um relacionamento mais difícil com o pais do que Dante eles no decorrer do livro vão crescendo e o irmão do Ari foi preso e ele quer descobrir o por que, Ari salva Dante numa parte.
Eu achei o livro incrível fácil de ler ele é LGBT e como diz o livro eles tentam descobrir os mistérios do universo.Eu aprendi tanto sobre a amizade dele quanto as frases de se pensar no livro.
Você vai amar e amei Ari e Dante são legais.Minha resenha ficou curta mas se não eu dou spoiler aproveite e leia este ótimo livro. E conheci o Autor Ben pessoalmente na flipop ele deu uma palestra, ele é super simpático e um ótimo escritor.

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2017/07/resenha-ari-e-dante-descobrem-mais-que.html

Eu Pratico Livroterapia 21/07/2017

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Um livro sutil, sensível, delicado e apaixonante! Dante e Ari se conhecem por acaso na piscina perto da casa de Ari, mas jamais imaginariam que seriam grandes amigos e que cada tempo que passam juntos se conhecendo ou distantes, pois Dante vai com seus pais para Chicago, por alguns meses, descobrem cada vezes mais algo sobre seu próprio universo.

Eles criam outras amizades, porém a mais forte, leal e verdadeira é a de ambos. Eles passam por experiências e Dante é o mais falante e conta praticamente tudo o que ocorre com ele em Chicago, em sua vida, enfim, tudo mesmo. Os passeios pelos metrôs, menos à noite, o museu de artes, que eu esqueci o nome, sim sou desatenta....kkk, mas Ari é mais fechado, não compartilha tudo, conta algumas coisas, não escreve tantas cartas para Dante, já Dante escreve várias.

A narração da história toda é pela visão de Ari, ele conta tudo como ele vê ou imagina ver. A relação que tem com seus pais, com seu amigo Dante, com os pais de Dante, com as amigas da escola, com a primeira festa que vai, a visão que tem do seu irmão que não está com ele, com as irmãs. Porém é uma visão muito boa. Eu fiquei imaginando como seria na visão de Dante tudo que o ocorreu na história e faz muito mais sentido na visão de Ari para que ele se abra para mundo, para si e comece de fato viver a sua vida e não ser mais um espectador.

Enfim, cada um com sua maneira de ser, mas Ari é mais fechado, calado e esconde quem ele mesmo é, pois ele ainda não conhece seu próprio universo e, os seus sentimentos perante seu amigo e amigas. Mesmo assim, eles tem mais sensacionais conversas, afinidades e uma amizade inabalável, que acabam vendo a beleza da amizade deles e, não isso o eles mesmo sabem de si, principalmente, Ari, que não é muito de falar e nem de se expressar.

A cada capítulo fiquei pressa na história, encantada com a pureza das descobertas deles, da maneira de se expressar, de ler, de conviverem, do acidente. Salvei várias frases que tocaram meu coração. Não! Eu não chorei. Chorar ou se emocionar em um livro é uma raridade acontecer, mas é muito singelo esse livro. Eu indico ele com toda a certeza. É uma ótima leitura. Li praticamente em um dia. Os capítulos são curtos e bem rápidos e fáceis de ler. Algumas palavras fui consultar o dicionário, não nego, mas foram bem poucas e você acabam entendo as palavras pelo contexto. Eu que gosto de caçar algumas palavras mesmo...kkkkk

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2017/07/aristoteles-e-dante-descobrem-os.html
Ingrid.Mayara 21/07/2017minha estante
Quero muito ler!

Babi.melato 16/07/2017

Um um livro muito amorzinho
Me identifiquei muito com a forma de Aristóteles ver o mundo. Os conflitos da adolescência se apresentam para ele de forma intensa, e quando ele conhece Dante, se confunde ainda mais. Estou apaixonada pela história, pelo livro, pelos personagens! Amei a narrativa leve, que te prende até o final.