Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Robson 19/04/2014

Ahhh, aquela velha sensação de que você não vai conseguir transmitir nem metade da sua opinião sobre um livro em uma resenha. Sim, o culpado de eu estar sentindo isso é o recém-recrutado para a lista de queridinhos Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, do renomado Benjamin Alire Sáenz. Eu tenho tanto para dizer sobre o livro, que essa resenha acabará sendo mais emocional do que propriamente crítica e, por enquanto, posso dizer que é o melhor Young Adult realista que eu já li em toda a minha vida.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo foi, com toda a certeza desse mundão, o livro que mais me impactou e me fez refletir sobre o que eu fiz da vida até o presente momento. O autor é mestre ao retratar as dificuldades que um garoto em plena puberdade enfrenta, detalhando dignamente suas batalhas internas e, com isso, me emocionando facilmente. Essa é uma parte extremamente pessoal, mas durante as poucas horas de leitura (sim, eu não consegui largar o livro), eu tive aquela sensação maravilhosa e extremamente emocionante de que o autor, na verdade, estava escrevendo a minha vida ali, era como se Aristóteles me desse as rédeas de sua história e ela se tornasse minha. Eu acho que nem preciso dizer o quão profundamente isso me emocionou, não é? Mas eu vou dizer mesmo assim. Eu praticamente morri desidratado de tanto chorar com o livro, recordando momentos bons e ruins que eu passei e sabendo que já havia enfrentado as mesmas guerras internas que Ari e Dante estavam enfrentando.

Dito isso, eu preciso dizer a vocês que Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um daqueles livros que terá um significado diferente para cada pessoa. E não, isso não é uma coisa ruim, afinal, para cada pessoa ele trará uma lição diferente e sentimentos mais diversificados ainda, conquistando um publico bem diversificado. Se este ano a editora Seguinte tem uma aposta e essa aposta dará certo, com toda certeza esse livro é Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo.

Benjamin Alire Sáenz narra a história dos garotos, Ari e Dante, de maneira simples, impactante e completamente envolvente. Além de ter recebido uma narrativa impecável em primeira pessoa, pude ter a honra de ler um livro em que o personagem era o real narrador, se é que vocês me entendem. Em momento algum me pareceu uma história imaginada por um autor, mas sim um garoto real narrando suas angustias, seus medos, seus sentimentos e suas dúvidas. Isso tornou a coisa bem natural, me surpreendendo ainda mais.

Em momento algum o enredo tecido por Benjamin se torna tedioso, ele narra competentemente as transições de Ari para a vida adulta e as batalhas enfrentadas por ele. O autor foi tão fiel ao seu personagem, que eu simplesmente me emocionava a cada cena, a cada frase reflexiva que surgia na mente de Ari e por isso, acabei quotando o livro praticamente inteiro. O brilho textual de Benjamin simplesmente honra todos os prêmios que ele recebeu e eu quero deixar claro aqui, eu quero que ele ganhe muitos outros prêmios.

Aristóteles e Dante são dois personagens únicos, Benjamin deve ter passado noites e mais noites em claro para chegar ao resultado final destes dois garotos. Enquanto Aristóteles é um garoto inseguro, deslocado e completamente questionador, Dante é inteligente, seguro de si e totalmente amigável. A amizade dos dois acontece de uma forma bem inusitada e convincente e a partir deste momento, os dois começam a descobrir mais sobre si mesmos (daí que vem o termo segredos do universo) e começam a perceber que podem ajudar um ao outro a vencer suas batalhas internas. Eu não tenho nem mesmo uma vírgula para falar mal dos dois e posso afirmar que me identifiquei muito com eles.

Antes de mais nada, tenho que avisar para vocês que o livro levanta questões sobre homossexualidade e eu simplesmente achei lindo a editora Seguinte expandindo ainda mais o assunto dentro do mercado editorial brasileiro. O romance por trás de todos os assuntos discutidos durante o caminhar do plot é emocionante, convincente e arrebatador. Sim, eu chorei litros com tudo e o final foi o que mais me impactou.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um drama adolescente/familiar que definitivamente veio para impactar desde o publico jovem, até o publico adulto que precisa entender um pouco melhor a cabeça de seus filhos adolescentes. Eu, com toda certeza indico para todos.

Agora, sem sombra de dúvidas, eu levarei esse livro para a vida toda, ele me fez refletir sobre tudo o que eu fiz e me fez enxergar a mim mesmo com outros olhos.

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-aristoteles-e-dante-descobrem-os-segredos-do-universo/#comment-9186
Tainara 27/10/2014minha estante
eu amei esse livro, super recomendo!

Lucas 20/11/2014minha estante
Robson, compartilho inteiramente dos seus sentimentos com relação à esse livro. Esse livro mudou minha vida de maneira que não posso explicar. Li em inglês primeiro, e acabei de terminar de ler em português novamente. Chegando nos capítulos finais eu queria interromper a leitura, porque eu não podia chorar tudo de novo haha mas eu terminei. E quero lê-lo mais vezes durante minha vida.

Rapha Écool. 16/11/2017minha estante
Estou apaixonado pela sua resenha, comecei a ler o livro ontem e já estou na pagina 261, amando demais!!!
Parabéns.

Ewerton.Nascimento 17/12/2019minha estante
Conheci esse livro por acaso através de uma mera sugestão de compra, o título me chamou a atenção e decidi ler a sinopse, algo que me despertou bastante interesse, agora, vendo tua resenha a respeito do livro, se eu tinha alguma dúvida que eu deveria comprar esse livro, essa dúvida já não existe mais.
Obrigado por compartilhar toda essa experiencia a respeito da leitura.

bia :) 29/12/2020minha estante
meu deus exatamente o que eu senti, ia escrever uma resenha mas simplesmente vc falou tudo que senti sobre esse livro, obrigada

shimizu 17/02/2021minha estante
vai ter continuação esse ano AAAAAA espero q publiquem logo depois do lançamento um em português

Meri 04/04/2021minha estante
Eu estava em ressaca literária e então minha amiga me indicou esse livro, não poderia ter voltado ao hábito de ler de melhor forma, ri, chorei, passei raiva, e fiquei muito boiola pelos personagens. A leitura é boa e a conexão dos personagens me deixou bem ansiosa sobre o desfecho, acompanhar o desenvolvimento deles foi perfeito. Super amei.

Fernanda309 18/04/2021minha estante
Que resenha mais perfeita pra falar sobre um livro mais que perfeito...

Maks 09/06/2021minha estante
Eu achei esse livro muito bom. Acho que o que mais me prendeu foi o fato de como ele fala de sentimentos. Como ele se comporta com a família e o por que dele ser assim. Foram coisas q você reflete bastante. Você ver como ele é analisador perante as coisas, o fato dele comparar a família do Dante com a família dele, Sobre como ele tenta juntar as peças sobre o pai. É algo que eu fiquei muito chocado.
E achei cheiroso quando ele fica mal por não chorar pelo pássaro como o Dante chora. O Ari parece não saber lidar com os sentimentos, mas na verdade, a própria família parecia não exibir isto não o ensinaram isso. Então foi algo que ele cresceu com isso para si.
Uma das partes que eu também fiquei muito mal foi quando ele para no hospital e todos começam a agradecer e meio que a "dar mais atenção a ele", e ele fica irritando. Me lembro que eu fiquei tipo," mas por que você está irritado, eles simplesmente querem agradecer...", Mas então ele meio que fala que não gostava daquilo porque parece que para ele eles não estavam lá pelo Ari, e sim pelo "herói Ari". E isso foi uma das coisas que mais de deixou meio mal, pois parece que é como se ele falasse "eu queria atenção por ser o Ari e não por ser o herói Ari".
Não sei se vocês entenderam, mas foi um dos livros que eu já li e fiquei tipo "WOOW!!". (Desculpa qualquer erro de digitação ou de pontuação.
Não comentei do beijo do pai, mas... Cara kkkk leiam!)

Quel<3 10/06/2021minha estante
Eu amei esse livro tem uma leitura muito gostosinha mas o que eu mais gostei no livro é o jeito deles de falarem sobre a vida me fez refletir várias vezes e eu amo quando um livro faz isso me deixa pensado por horas e horas sobre algo que parece bobo

nanda:) 22/07/2021minha estante
E se

Esse livro é perfeito!

Mari 11/09/2021minha estante
Qual a classificação etária?

Laura 21/09/2021minha estante
Aristóteles e Dante é maravilhoso! Além de ter um romance super fofo também tem presente representatividade, descoberta, e fala, na verdade nua e crua, como a sociedade pode ser cruel. Recomendo muito!

Ju 20/10/2021minha estante
Meu livro favorito depois de VBSA li em basicamente dois dias ou menos pq as história me prendeu muito recomendo d+++

Gael 18/11/2021minha estante
Você disse tudo que eu senti ao ler esse livro ??

Helga 18/11/2021minha estante
Que texto mais bem escrito, parabéns!! Li um outro comentário a pouco, tão ruim, que não consegui entender nada. Ainda bem que apareceu seu texto tão cheio de emoção que me fez ficar muito curiosa com a leitura. Gratidão.

fran 12/12/2021minha estante
livro incrível! cheio de poemas curtos e significantes

Isa 30/12/2021minha estante
Eles se beijam no final? Por favor respondam

Anna.ComUmN 30/12/2021minha estante
Senhor, que resenha... estou sem palavras, é brilhante. Eu necessito desse livro, pra ontem.

Paulo 05/01/2022minha estante
eu acabei de terminar o livro e ele é simplesmente perfeito, a leitura n é cansativa e vc se prende na história, consegui ler ele em um dia so de tão boa que a história e a escrita, recomendo muito

Pam 23/01/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso eu amoo mas o autor é problemático aaaa q ódio

Byazitta.dantas 02/08/2022minha estante
Uma leitura mt gostosinha

Sarez 11/11/2022minha estante
Simplesmente incrível, não tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse livro, principalmente o desenvolvimento dos personagens

alice.pessoinha 22/11/2022minha estante
Apenas uma obra de arte, melhor livro

Val 31/12/2022minha estante
Livro fantástico várias emoções mergulhei na leitura espero ter a oportunidade de ler a continuação dessa história de amor

Dann 06/01/2023minha estante
Gente, que livro perfeito
Eu poderia dizer mil coisas e nem isso seria capaz de descrever
Na verdade li esse livro a um bom tempo, e tô no segundo da saga porém só entrei nesse app agr
O Dante inspirou meu nome depois de perceber ser um menino trans ! ?

Laura 10/01/2023minha estante
um ótimo livro quero mto ler a parte dois

Maria 29/01/2023minha estante
sensível, natural e emocionante. um livro extremamente humano. nunca vou me esquecer desse.

Day 05/02/2023minha estante
Eu amei verdadeiramente esse livro. Procurando o dois, mas não consigo baixar em pdf de jeito algum.

clarencioootimista 03/03/2023minha estante
faaaala mesmo Robson

Henrique603 27/05/2023minha estante
O tanto que eu me identifiquei com os personagens desse livro não tá escrito, amei muito, só cuidado com os gatilhos.

Maria 04/07/2023minha estante
Li em dois dias literalmente,recomendo super, estou lendo o dois e também estou amando, chorei mas valeu a pena, simplesmente incrível

JJFelix 18/09/2023minha estante
Amei esse livro em todos os sentidos. Lindo de mais.

letAcia972 29/11/2023minha estante
tem plot??

Ana Lua 12/12/2023minha estante
Eu amo tanto esse livro
Estou relendo pela 3 vez. ????

cyberick 06/01/2024minha estante
Esse livro foi devorado por mim tão rapidamente, mas por algum motivo não senti anseio pelo segundo. Tenho a sensação de que foi um bom final. É uma leitura muito fluida, talvez pela grande quantidade de diálogos e pelos capítulos minúsculos.

Há momentos em que os personagens irritam, principalmente o Aristóteles. Até mesmo o autor ne estressou em um momento, colocando-os para dizer coisas transfóbicas. (entendo que o livro se passe nos anos oitenta, mas mesmo assim, devia ser pensado em como esse momento poderia estregar a experiência de leitura de uma pessoa trans ou travesti.)

Foi desconfortável para mim ler, mas simplesmente prefiro fingir que essa cena nunca aconteceu.

Pupkimi 11/02/2024minha estante
Cara se eu achar esse livro na minha estante foi por ti, porque só de ler essa resenha já quiz ler (sou apaixonada por filosofia )

Juju.Ricardo 06/03/2024minha estante
Lindos, meus filhos!!!

moon 26/04/2021

Quais os segredos do universo?
Aristóteles é um jovem de quinze anos solitário e introspectivo, revoltado com todos os segredos que o mantêm distante da verdade sobre sua própria vida. Quando chegam as férias de verão ele encontra um garoto que é completamente diferente dele. Oque começa com uma aula de natação aos poucos se transforma numa amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura pra sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos e sobre o tipo de pessoa que querem ser.

Deixando claro, o livro não é sobre romance, ele foca na amizade, na autodescoberta e aceitação dos personagens, que estão em fase de amadurecimento.

Um dos pontos positivos do livro é a escrita do autor ser muito fluida, junto com a construção dos personagens (que particularmente eu amei) e o desenvolvimento da história que pra mim são oque faz você não querer largar o livro.

Eu simplesmente não tenho nenhum ponto negativo pra falar sobre, mas sei que pra algumas pessoas o personagem principal pode muitas vezes parecer "chato", mas é importante lembrar que ele é um adolescente e é exatamente esse ponto que o autor quis passar pro leitor.

Eu me apeguei muito aos personagens, me identifiquei com ambos, sorri e sofri junto com eles e confesso que em alguns momentos fiquei muito emocionada.

E o final é de aquecer o coração! Quando acabei fiquei com uma sensação de esperança e com um gostinho de quero mais. Mal posso esperar pra continuação que vai sair esse ano, e que seja tão bom quanto esse.

Depois de alguns anos que li ele tive vontade de reler, e com essa releitura eu concluo que ele é um dos meus favoritos da vida e sempre terá um lugarzinho especial no meu coração!!

Por fim, eu recomendo este livro a todos, é um livro lindo e fofo que fala sobre assuntos importantes de uma forma leve.

obs: contém gatilhos ( lgbtfobia )

O amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.
Kawan.Felipp 26/04/2021minha estante
ok, mas a carta de Harvard para essa escritora chega quando?

a Clarisse Lispector chorando nesse exato momento

Kawan.Felipp 26/04/2021minha estante
esse livro é tão lindo e puro, não dá pra explicar a sensação, experiência única

oh my god

gi. 26/04/2021minha estante
serviu tudo nessa resenha vou até aumentar minha nota

jardel 26/04/2021minha estante
que resenha perfeita ??????????????????

jardel 26/04/2021minha estante
já li e concordo com tudo

jardel 26/04/2021minha estante
deu vontade de reler agr

jovuanna 26/04/2021minha estante
resenha perfeita ??

MEU DEUSSSSS

Viick 26/04/2021minha estante
Deu vontade de ler agora mdss

Resenha perfeita demaiss

Serviuuu

famosaaaa, hitou

arrasou, escritora

palmas palmas

Amoriim 26/04/2021minha estante
meu deus escreve resenha pra mim

Amoriim 26/04/2021minha estante
esse livro é tão perfeito

Manrique 26/04/2021minha estante
valha mds serviu

hemerson 28/04/2021minha estante
por favor, tragam o prêmio de melhor resenha aqui pra esse ícone

labbacchio 27/10/2021

I can teach you how to swim, if you want
Não sei como vou começar isto. Não sei como conseguir colocar a perfeição desse livro em palavras.

Ari e Dante foi a maior quebra de expectativa que tive até agora, mas não se pode dizer que isso é algo ruim. Puts, eu tava esperando um romance LGBTQIA+ clichê de melhores amigos que se apaixonavam. Tudo, tudo nesse livro foi uma surpresa para mim. A forma de Ari pensar, a evolução e o desenvolvimento de seus pensamentos ao longo do livro, o desenrolar de sua relação com Dante. Foi tudo incrível, realmente incrível.

Ari é perfeito. Dante é maravilhoso. Eles são como o sol e a lua, é como se fossem os dois extremos do universo, e precisam se unir para que se tornem completos. Aristóteles e Dante definitivamente completam-se.

Claro que, antes que você ache que estou falando de um puta romance, devo deixar claro que não está nem perto de ser um livro romântico. Tudo está quase que 100% focado na visão de Ari do mundo. A visão de Ari de seu mundo. Sua forma de pensar, suas dúvidas, os mistérios que não consegue desvendar... muitas coisas. Também tem sua amizade com Dante, mas isso é parte dos mistérios que Ari está tentando desvendar.

O livro não mostra um adolescente completamente irreal e clichê. Ari é só Ari, e isso é o mais incrível nele. Ari erra, Ari sente, Ari não sabe como se expressar, Ari tem problemas em entender seus pais, Ari tem problemas em entender a vida. Ele é apenas um adolescente normal ? bem, nem tanto ? lidando com os problemas de sua vida, e ele tem Dante ali com ele. É isso, e apenas isso.

Todavia, mesmo que não te pareça tão interessante falando simplesmente que o livro trata da evolução dos pensamentos de um adolescente, leia. Dê uma chance, ao menos tente ler. Não vejo como alguém poderia deixar de gostar desse livro, mas se você não gostar pelo menos vai ter dado uma chance ? acho que é o importante, não é? Bem, é o que penso.

Esse livro é genuinamente maravilhoso e eu recomendo muito, tipo, MUITO mesmo.

Como eu havia dito no início, não consigo colocar em palavras tudo que achei sobre esse livro. Foi simplesmente perfeito demais ? em um nível que comecei hoje e acabei hoje mesmo, mesmo tendo simulado amanhã ? para resumir essa perfeição em uma resenha boba.

Por fim, gostaria de terminar a resenha falando sobre o lado polêmico do livro. Bem, acho que todos sabem da suposta problemático relacionada à transfobia em Ari e Dante, mas venho aqui para dizer que, na minha visão, o livro não é transfóbico. Antes de aprofundar minha opinião, quero deixar claro para qualquer militante que sou uma pessoa trans e estou em local de fala. Olha, eu consigo entender porque alguns veem a famigerada cena como transfóbica, e o real ponto é que a cena tem, sim, um toque de transfobia; mas, no meu ver, esse é o ponto principal dela. O livro se passa nos anos 80, cara, o que vocês esperavam? Eu entendo que todos tiveram uma mente bem aberta em relação à homossexualidade, mas, gente, vocês tão querendo comparar o quanto a homossexualidade era abordada ao quanto a transgeneridade era? Ari estava fugindo de todo e qualquer assunto relacionado a comunidade LGBTQIA+, era óbvio que ele não saberia. Época e personagem amedrontado, vocês querem mais explicações?

Enfim, estou editando essa resenha quase um ano após ler, e Ari e Dante continua sendo um dos meus livros favoritos. Realmente recomendo muito!
lou 28/10/2021minha estante
Eu simplesmente odeio que vendam esse livro como romance! O livro envolve apenas lá pelo final, mas esse tipo de coisa acaba afetando nas críticas das pessoas com o livro. É triste, porque esse é um dos meus livros favoritos, e tem que ser lido com atenção, e não esperar um romance. Eu amei o livro e a sua resenha de todo meu coração.

labbacchio 02/11/2021minha estante
cara, eu jurava que tinha respondido esse comentárioKKKKK

nao serio, eu pensei na resposta e não respondi, mds

concordo com tudo que vc disse, e obg por comentar

Josi 06/11/2021minha estante
Tô doida pra ler esse livro?

labbacchio 06/11/2021minha estante
leia!! vale mto a pena, serio

Danilo Neiva 06/11/2021minha estante
Existe a gente antes e após esse livro. É simples mas é surreal

Marcely 06/11/2021minha estante
Livro INCRÍVEL?

labbacchio 06/11/2021minha estante
SIMMM!!! PFT

lua 06/03/2022minha estante
(talvez eu esteja te stalkeando, só talvez) só gostaria de dizer que VOCÊ PRECISA LER O SEGUNDO LIVRO!!!! se toda a evolução do ari é incrível já nesse primeiro livro, vc não imagina no segundo, de vdd

Danilo Neiva 06/03/2022minha estante
exatamente, Lua, é mais lindo ainda!!!

labbacchio 07/03/2022minha estante
@lua EU JA LI EH UM DOS MEUS FAVS

labbacchio 07/03/2022minha estante
@Danilo Neiva sim!!! coisa mais linda do mundo

Bele 19/07/2022minha estante
sim!!! o pior é que muitas pessoas que ainda não leram o livro acham que ele é transfóbico. O autor apenas relatou um ato de tranfobia, e o culpado foi até preso.

labbacchio 22/07/2022minha estante
@Bele exatamente!!!!!

Lia weasley 02/01/2022

PROBLEMÁTICAS PQ EXISTEM??
MANO ESSE LIVRO SERIA PERFEITO SE NN FOSSE A TRANSFOBIA SEM ZUEIRA ELE É TÃO BOM E FÁCIL DE LER QUE ODIO AAAAA
h3y.arthur 22/06/2022minha estante
juro q não encontrei a transfobia do autor KKKKKKKKKK e olha q sou trans

Lia weasley 25/06/2022minha estante
Amg ele ficou se referindo a moça trans q o irmão do ari matou como ?o cara? e ?ele?

h3y.arthur 25/06/2022minha estante
olha... pelo q eu sei pessoas travestis não tem um pronome correto pra se referir (depende mto da escolha da pessoa)

Lia weasley 25/06/2022minha estante
Eu sei amg mas no caso ele realmente falou ?o cara? como se ela nn fosse uma mulher de verdade, e no 2 livro ele tb colocou uma fala transfobica (nn li o 2 mas li a frase e era algo falando como so/todos os homens tem penis ou algo assim)

h3y.arthur 25/06/2022minha estante
amg mas atacam o autor por algo q não faz sentido, foi o personagem e não ele, e ainda falam q ele romantizou a homossexualidade e tacou um fodasse pro resto, sendo q nada foi romantizado?????

Lia weasley 25/06/2022minha estante
O resto eu nn sei mas as falas dos personagens foram falas transfóbicas dele e não dos personagens tanto q ele tinha prometido q no 2 livro nn teria nada levado a transfobia e repetiu do msm jeito. Deve ter alguma outra polêmica com ELE em si mas dai eu nn sei

h3y.arthur 25/06/2022minha estante
sim o personagem teve fala transfobica como tbm teve homofóbica, oq as pessoas querendo ou não é normal em livros lgbt pelo falo de mostrarem a realidade?

Lia weasley 25/06/2022minha estante
Nn tenho conhecimento o bastante sobre o assunto dos livros dele e nem lugar de fala, porém ja vi milhares de pessoas trans que se sentiram desconfortáveis e invalidadas com essa cena.

h3y.arthur 25/06/2022minha estante
vi essas milhares de pessoas reclamando tbm, nenhuma reclamação fazia sentido, na maioria tinha "pq ele fez todos aceitarem a homossexualidade de um jeito normal e TRANSGENERO não?" primeiramente nem é uma pessoa trans e sim uma travesti

Lia weasley 25/06/2022minha estante
eu so te falei qual seria a fala transfóbica no livro amg, nn to aq pra argumentar ctg se ela é bem posta ou nn, se vc nn acha ótimo se acha tb nn é problema meu.

h3y.arthur 25/06/2022minha estante
eu sei amg, mas o livro não tem problemática com isso, até pq tbm tem falas homofóbicas?

Lia weasley 25/06/2022minha estante
A homofobia q tem é direcionada pro personagem principal e foi um momento de construção dos personagens. As falas transfóbicas só trouxeram desconforto pras pessoas e foi algo q poderia simplesmente ter passado em branco com qqr outro motivo pra ele ter sido preso ou sla, nn teve literalmente significado nenhum

just ana 17/09/2021

Isso não é um romance
Algo que me pegou muito de surpresa ao ler este livro foi o fato de que estava esperando o romance entre dois rapazes, já que no tik tok ele foi bastante hypado por causa disso, MAS ESTE NÃO É O FOCO DO LIVRO.
O foco do livro é justamente as descobertas que o Ari vai fazendo (meio óbvio pela capa), como o primeiro beijo por exemplo. No incio do livro não estava me prendendo a história pois não estava entregando aquilo que o tik tok propôs que o livro entregasse, inclusive fiquei meio surpresa com o fato do autor ter sido bastante superficial no momento em que Ari e Dante se conhecem, eu fiquei tipo "mas isso é um livro de romance, por que o autor não explorou esse primeiro contato entre os dois na aula de natação e só resumiu a 'e nadaram durante as férias''' mas só fui ter uma real conexão com o livro quando o Dante viaja para Chicago e o Ari tem que lidar com as descobertas sozinho, e uma perna quebrada, pois é nesse momento que eu entendo a real intenção do livro.
Um ponto negativo que devo abordar é a superficialidade que algumas relações são tratadas no livro como por exemplo o passe de mágica que a relação do Ari com o pai é resolvida.
Um último ponto é que apesar de todas as controvérsias do livro e pontos negativos eu realmente amei a leitura e que apesar não dar 5 estrelas nem aqui nem na China, gostaria de ter favoritado, mas algo neste livro não pode passar em branco: a polêmica da transfobia.
O Ari foi transfóbico na sua fala? Sim, foi. mas o que mais me deixou com o raiva foi fato do garoto ter colocado a culpa do homicidio que o irmão cometeu no fato de ele não saber controlar o estresse. Milhares de pessoas trans morrem por transfobia todo ano e muitas delas não tem oportunidades de trabalho para se manter e acabam recorrendo a prostituição como foi no caso da mulher do livro pra esse moleque ir la e falar "meu irmão tem problemas de raiva, se descontrolou e matou aquele cara". Não, seu irmão não tem problemas de raiva, ele tem um baita de um preconceito nojento e merece apodrecer na cadeia pelo o que ele fez, e o que te garante que ele não vai agir "com raiva" quando descobrir do seu romance com o Dante?
O autor não problematizou o que o Bernardo fez e há indícios de que talvez há mais transfobia no segundo livro (desnecessária continuação). Eu vou ler o próximo? por incrivel que pareça sim, mas já vou com uma noção do que esperar desse livro e com certeza não vai ser 5 estrelas.
Nicco0 17/09/2021minha estante
Perdi total o interesse de ler (Tik Tok você prometeu)

lia 17/09/2021minha estante
nossa sim!! concordo com tudinho, a questão da transfobia me deixou bem ?? algumas pessoas usam a desculpa de "ah mas na época realmente existia muita transfobia", além de isso não ser desculpa o autor romantizou a época fazendo que os pais deles aceitassem numa boa. Gostei bastante da história e queria q o autor prestasse mais atenção nessa questão no segundo livro

Karoline_3 17/09/2021minha estante
eu acho que o segundo vai ser mais sobre eles dois, do que sobre a descoberta do Ari

Karoline_3 17/09/2021minha estante
lia, o autor pediu desculpas sobre e disse que ia trabalhar mais nisso, espero muito não ser decepcionada

Nicco0 17/09/2021minha estante
Então Lia,o negócio da transfobia me deixou com um pé atrás também,e no segundo livro ele fez a mesma coisa (de acordo com os vídeos eu vi, não li de fato)

Karoline_3 17/09/2021minha estante
Nick, não tem como o segundo não lançou ainda, só em outubro ou novembro

Nicco0 17/09/2021minha estante
Então,o autor meio que lançou uma prévia com algumas páginas,mas como é só uma prévia ele pode mudar isso sabe (mas como eu disse, não tenho certeza se é real pq só vi uns vídeos falando)

Raí86 17/09/2021minha estante
SIM! Concordo muito com tudo o que disse. Um ponto que eu achei bem ruim sobre a relação do Ari com o pai é o fato de o Ari ser completamente egocêntrico, quer dizer, o pai dele passou literalmente por uma guerra onde o sofrimento está no seu auge, mas Ari não quer saber sobre isso e não está nenhum pouco preocupado no fato de que uma conversa sobre essa guerra possa trazer à tona alguns traumas de seu pai. E, como um homem trans, eu achei essa questão da transfobia algo muito nojento também, e sinceramente não sei como não abandonei o livro nessa parte.

Igor.Almeida 17/09/2021minha estante
Bom, na verdade o autor é transfobico sim! Ele bloqueia pessoas trans nas redes sociais que falam sobre a questão transfobica no livro dele. E por mais q na prévia tenha tido essa questão, pode sim ser corrigida, mas eu duvido.

lia 17/09/2021minha estante
ah amg, vi gente falando que o autor nao trabalhou nisso no segundo livro ? mas eu espero d vdd q n tenha mais esse tipo de coisa

lia 17/09/2021minha estante
pse nick, tb vi um povo falando que o autor não trabalhou nessa questão :( fiquei bem decepcionada

Abelinha 18/09/2021minha estante
O interesse em ler esse livrou sumiu...

nan. 03/04/2021

Eu me identifiquei bastante com os personagens,e me apaixonei bastante por eles.
Ari e Dante são um casal muito fofo, sério.
Foi minha primeira leitura conjunta,eu gostei bastante de compartilhar do livro com outra pessoa.
E O LIVRO FAZ MILAGRES
Me tirou da ressaca literária, é super leve e rápido de ler.
Só leiam
love, Maria 03/04/2021minha estante
aaaaaaaa um monte de gente fala que é muitp fofo e tals, tem alguma cena +18 ou algo desse tipo ou é bem levinho o livro??

Nathy 03/04/2021minha estante
Simm, também me tirou da ressaca literária

@Nathy
Ari e Dante fazendo milagres

@brxght-moon
É levinho, eles falam palavrão e as vezes sobre uns assuntos meio-( cê sabe)
Mas é de boas ler

nathalya. 03/04/2021minha estante
ai eu quero tanto ler esse livro aaaaa e preciso muito sair da ressaca literária ksksks espero comprar ele um dia

@Nath
Compra amg,ele é o livro certo pra vc sair da ressaca literária, sério.

nathalya. 03/04/2021minha estante
acho que vou tentar começar outro enquanto eu não compro mas assim que eu tiver dinheiro eu vou investir pq parece ser um livro perfeitoo

@Nath
É prft???.
Eu tô me sentindo um criminoso pq baixei o mobi KAKAK

love, Maria 04/04/2021minha estante
@Renan okk, obrigada ;)

nan. 04/04/2021minha estante
@brxght-moon
De nada:)

nathalya. 05/04/2021minha estante
amigo não se sinta ksksksksks tipo claro que a pirataria é algo complicado, mas eu entendo não ter dinheiro pra comprar livros eu só consegui ler tudo isso que li até agora assim, não tinha dinheiro real, agora que tô conseguindo comprar mais, é triste pq seria tão bom se a leitura fosse mais democratizada

nan. 05/04/2021minha estante
Amg dos livros que eu li só 5 foram físicos KAKAKAK
Mas eu tb vou comprar uns físicos esses dias pq eu só consegui dinheiro agr

Lua 31/07/2021

BOMBA ATÔMICA (ARITOTELES E DANTE)
Não gostei. O Dante é um amor, a narração deveria ser dele. O Aristóteles só foca nos problemas dele, mágoa todo mundo e depois bota a culpa nos pais (que são um amor de pessoas), comprei pelo hype e odiei, a história deveria focar mais nas descobertas do que na vida do Aristóteles e como ele odeia os pais. Ele muda já na penúltima página. O enredo é bem chato, é sempre a mesma história "Aristóteles quer saber o que aconteceu com o pai na guerra e quer saber pq os pais não fala no irmão" é sempre essa mesma tecla, falam, falam e para nisso.
1/10 pela tentativa
Lua 31/07/2021minha estante
Até errei o nome dele no título

mp_.soares 04/08/2021minha estante
Me senti ligeiramente atacada, sou quase igual o Ari akjaksjsksk brincadeiras a parte super considero seu ponto, n é um livro pra todo mundo, ele gira em torno de certos pontos que dependendo do ponto de vista pode incomodar, em especial quem já criou outra espectativa sobre o livro

Lua 04/08/2021minha estante
Tinha criado uma espectativa enorme, já imaginei ele como meu favorito, um certo momento me identifiquei com o Ari, depois foi só ladeira a baixo

mp_.soares 04/08/2021minha estante
Hm, entendo, não vou mentir, atualmente é meu livro favorito mas reconheço que as problemáticas gerais dele podem parecer muito fúteis dependendo da sua expectativa em cima do livro. Vi muita gente inclusive recomendando ele como um romance, sendo que ele não é, ter romance é diferente de ser um romance, ele desenvolvimento leve muito

mp_.soares 04/08/2021minha estante
Desculpa escrevi tudo errado KAJJAKAKAK achei apertando em enviar

mp_.soares 04/08/2021minha estante
Mas enfim continuando, ele foca muito mais em um desenvolvimento pessoal do Ari do que no romance em cima

Lua 04/08/2021minha estante
Simmmm, me recomendaram como romance ? o hype dele é como romance

mp_.soares 04/08/2021minha estante
Sim akjakaj n é atoa que fez questão de destacar na minha resenha que ele NÃO é um romance oajka

Kalinefeijó 25/07/2021

Uma leitura sensível sobre auto reflexão ??
Não consegui decidir se tem spoiler ou n, então se vc for Mt noiada/o cm isso n lê.

Para não corromper meu #lifestyle ? vim com meses de atraso pra falar de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo!!! Gostei muuuito, é um ótimo livro de auto descoberta e acho que ele transmite perfeitamente a complexidade do assunto, principalmente quando o processo envolve sexualidade e, consequentemente, possíveis preconceitos. A confusão interna de Ari pela busca de sua identidade é nítida e até mesmo agoniante, somos apresentados a um menino que claramente não é hétero e está apaixonado por esse outro menino Dante, simples, mas esse mesmo menino vive imerso em uma realidade dos anos 80, de muitos tabus, nenhuma referência e ainda em estado de negação.
Esse afastamento do personagem pela verdade é muito bem explorada, ao não querer encarar sua sexualidade ele simplesmente se conforma de que sua ?insatisfação? consigo mesmo e com a sua vida é por ser ?complicado demais?, muito traumatizado, e daí vem a obsessão pelo irmão preso, a culpa direcionada aos pais, que são sempre ou ?muito protetores? ou ?insuficientemente presentes?, especialmente no caso do pai? Ari sempre terceiriza seus sentimentos, atrelando a origem deles às outras pessoas e transformando os em ódio e pensamentos autodestrutivos.
A relação dele com o pai é muito interessante. Ari constantemente tenta aproximar seu estado mental com o do pai, uma pessoa ?quebrada?, que não sabe se relacionar direito com outras pessoas. Porém, enquanto o pai realmente foi traumatizado pela guerra, Ari apenas sente medo de se aceitar e ser ele mesmo, uma pessoa capaz de socializar e amar, tanto quanto Dante, extrovertido, confiante e sociável. Tem um trecho do livro que traduz isso perfeitamente, em que Ari fala algo como: por dentro sou o Dante, isso me assusta, mas para o mundo eu sou o meu pai. E ao longo do livro, conforme tenta se entender, Ari vai se soltando bem aos poucos, e achei essa libertação da própria personalidade muito boa, especialmente quando vai se abrindo para novas amizades muuito sutilmente, primeiro gostando de ouvir a voz e ver o sorriso de suas amigas Susie e Gina, até estar realmente compartilhando sua vida.
Eu amei muito a forma como o autor aprofundou os sentimentos de Ari pelos sonhos, já que ele não consegue lidar com as emoções, a gente tem acesso ao subconsciente e começa a entendê las melhor por um plano mais abstrato, achei isso peeeeerfeito quando Ari sonha que estava no carro com Ileana e atropela Dante, porque estava olhando pra ela e não para a estrada, para o caminho!!!! perfeito. Tem um parágrafo que deixa essa ideia dos sonhos bem explícita: ?Às vezes acho que não quero descobrir o que penso de verdade. Não faz sentido, mas faz muito sentido para mim. Tenho essa teoria de que sonhamos porque pensamos em coisas sem termos consciência de que estamos pensando. E essas coisas, bem, elas nos assombram nos sonhos. Talvez sejamos como pneus cheios demais. O ar precisa escapar. Os sonhos são isso.?
O final eu achei corrido, desvia do caminho introspectivo e parece que todas as mudanças partem de iniciativas de pessoas terceiras. Gosto muito de quando os personagens de livros terminam completamente diferentes de quando começou a trama, acompanhar esse processo evolutivo da pessoa, quando bem trabalhado, é muito interessante, acho que o final enxuto deixou essa evolução do Ari a desejar, parece que o personagem muda muito radicalmente só no trecho final do livro, não ficou muito orgânica essa transição. Já o romance de Ari e Dante, apesar de deixar o leitor gritanu de ódio porque queria mais, não realmente me incomodou, pq entendo que esse não é o foco do livro e acho sensato deixar isso para o segundo.
O mais importante de tudo:::: a importância de fazer terapia e como o livro expôs que a auto descoberta não é fácil e a confusão que é tentar lidar com tudo isso sozinho. se puderem façam terapia bjs
MEU DEUS AMEI A RESENHA

Camilla Tavares 25/07/2021minha estante
Tu conseguiu botar td q eu achei do livro ai kkkk

Camilla Tavares 25/07/2021minha estante
Tb n gostei mt do final mas a jornada do livro eh linda e adorei as partes q tu descartou????

Kalinefeijó 25/07/2021minha estante

Arrasou kalineee

29/07/2021minha estante
Resenha perfeita

Silva 27/04/2021minha estante
Vai ter o segundo, sai em outubro

Thaissss 27/04/2021minha estante
Aí mds não creio

Ciro Braga 27/04/2021minha estante
Adorei o livro tbm, mas tive a impressão que o autor correu muito no final.

Tia Mari 27/04/2021minha estante
NOSSA SÉRIO? não sabia

Eu tô ansiosa para o 2 kkk

Tia Mari 27/04/2021minha estante
O final foi corrido demaissss fiquei muito puta

Silva 27/04/2021minha estante
Eu fiquei tipo ?"Cade a outro página?" kkk

Silva 27/04/2021minha estante
O nome do segundo vai ser " Aristóteles and Dante Dive Into the Waters of The World

Ciro Braga 27/04/2021minha estante
Foi assim mesmo. Rsrs

Brenda 13/12/2021

Livro muito bom, aborda diversos tempo, como, por exemplo a xenofobia e a homofobia, achei um livro incrível pra faixa etária de 14/15 anos, trás a realidade de um jovem Emo (brincadeira, mas se ele fosse dos anos 2000 provavelmente ele seria Emo). A leitura é fluida, dá pra ler todo em um único dia (não recomendo isso, pois esse livro deve ser muito bem apreciado). O único problema de Aridante é a Transfobia (por isso não dei 5 estrelas). NÃO CUSTA NADA LER ESSE LIVRO POR PDF.
lispectoreana 13/12/2021minha estante
realidade de um jovem emo KKKKKKKKKKKKKKKKKKK amei

mundinfeysand 13/12/2021minha estante
Eu julguei as cenas transfobicas como algo daquele tempo, afinal, o livro é ambientado a anos atrás, as pessoas pensavam de forma diferente. Mas sério, leia o segundo, chega a ser muito mais bonito e emocionante que esse primeiro.

malu 13/12/2021minha estante
como a mundinfeysand disse, o livro de passa em outra época e era (infelizmente) comum cenas transfóbicas, n é q o livro seja transfóbico e tal

lispectoreana 13/12/2021minha estante
teve umas cenas que o ari se referiu a prostituta como "ele" se eu não me engano, mas pela forma como eu interpretei, era um menino dos anos 80 (e nessa época ainda tinha muito preconceito sobre isso) e ele não entendia, pq assim que você lê o segundo dá pra ver que o ari já aprendeu sobre pq ele sai corrigindo todo mundo que se refere a ela dessa forma :)

Brenda 13/12/2021minha estante
@mandinfeysand - o problema é que o autor compactua com esse pensamento. Aquela cena foi desnecessária, ele podia falar qualquer outro motivo para o Bernardo ter sido preso, sem contar que ele não tem a obrigação de retratar tudo que acontecia naquela época

Brenda 13/12/2021minha estante
@malu - O livro é sim transfobico, pois tem uma cena transfobica, onde os personagens principais (tecnicamente os mocinhos) falam isso como se fosse uma naturalidade, além do autor ter esses pensamentos, e um ótimo exemplo é o 2° livro, pois o Dante poderia simplesmente falar que gosta de ser menino, ao invés de falar que gostava de ter pênis (ele não precisa falar do pênis dele, da mesma forma quem no livro um não precisa se referir a travesti pelo pronome masculino)

Brenda 13/12/2021minha estante
@mary - ainda não terminei de ler o livro dois, mas espero que ele realmente aprenda sobre isso

mundinfeysand 13/12/2021minha estante
@Brenda Realmente entendo seu pensamento, e de certa forma concordo, ele poderia ter inventado mil motivos para a prisão do Bernardo... enfim, tomara que você goste do segundo, eu particularmente gostei muito mais.

laura 23/08/2021minha estante
nao ta aparecendo o final poxa. mas eh assim ?

UE PQ NÃO APARECE

laura 23/08/2021minha estante
não aparece meu final desisto ?

FOI

NAO FOI

UGH DESISTO

ritacamara 06/06/2021

Livro extremamente raso
Eu já li muitos livros com personagens chatos, com síndrome de "sou legal demais, todas as pessoas são entediantes" mas isso aqui é intragável, porque além do personagem ser um porre, a história também é monótona, a sensação que dá é de que o autor escreveu tudo correndo, só tem diálogos (péssimos), os poucos pensamentos e sensações do personagem são super clichês e do meio pro fim eu pulei diversos monólogos e li só os diálogos, porque não fazia diferença nenhuma pro entendimento da história. tô feliz que terminei, guerreeeiraaaaa
irys. 06/06/2021minha estante
eita

Eita atrás de eita

Rabo_do_Cardan 06/06/2021minha estante
O propósito do livro era uma leitura simples, sem muitos detalhes mesmo, amg, era pra focar no que Ari pensava é apenas, acho que por isso não é detalhado

ritacamara 06/06/2021minha estante
mas aí é que tá, ele não pensa nada kkkk diversas páginas onde acontecem coisas que seriam interessantes pra gente saber o que tá se passando na cabeça dele, não tem nenhuma descrição, só os diálogos, que também não são grande coisa. isso, no meu caso, me afastou como leitora, porque quando o livro parecia que ia explorar e desenvolver um drama REAL aí aquilo passava como se não fosse nada, enquanto outros dramas de adolescente que tem em literalmente todo livro, ele descrevia vaaaarias vezes. enfim, não consegui e juro que tentei

Rabo_do_Cardan 06/06/2021minha estante
Poxa, que pena, eu gostei bastante, vai lançar o #2 em outubro, talvez esse te surpreenda

ritacamara 06/06/2021minha estante
amg, eu acho que o livro talvez não seja pra minha idade ou sei lá, então não tenho vontade de ler a sequência. mas eu sei que muita gente adora, foi por isso até que eu comecei a ler, eu respeito, mas eu parei por aqui

Robin 07/06/2021minha estante
mds finalmente alguém que acha o ari um porre, literalmente ele que estragou o livro pra mim, reclama demais insuportável concordo super

Lucas 29/06/2021minha estante
Primeira resenha que retrata exatamente o que eu senti. Tive os exatos mesmos sentimentos, sinto que o autor falhou em descrever as dúvidas que passavam pela cabeça de Ari nos momentos certos, sem falar da escolha em separar os personagens por meio livro e dois acidentes que só deixam a história mais monótona com todo o processo de recuperação

Laiz.Rodrigues @viajenestemundo 06/04/2021

Lindo, comovente e NECESSÁRIO!
Leitura extremamente fluida e gostosinha. Mas, confesso que na primeira metade do livro, achei o Ari meio chatinho, apesar de que quanto mais fui lendo, fui entendendo as questões que ele tem e fui me afeiçoando mais. Os outros personagens são muito cativantes, o DANTE É TUDOOH.

- O livro aborda temas muito importantes, como descoberta, aceitação, toda a questão LGBTQIA+. O autor trata o assunto com muita leveza, e principalemnte pela época em que se passa a história acaba sendo mais ainda interessante, digamos assim, até mesmo pela ambientação do livro.

- um dos pontos altos pra mim é ver a relação dos dois personagens com suas famílias, como que essa relação pais-filhos é complicada e há vários tipos, essa parte foi maravilhosa.

- Esse é um livro extremamente importante e NECESSARIO, justamente pelo sua temática e pelo o público-alvo, acredito que muitos adolescentes vão se identificar com a história, trazendo muita força e coragem para os mesmos.

- Minhas 2 "ressalvas":
1) o final apesar de ter sido bom e um quentinho no coração, achei relativamente muito corrido, muito rápido, queria que tivesse se prolongado e desenvolvido melhor.

2) Não é bem uma ressalva, mas acho que por não ser da comunidade lgbt e não ter mais 15 anos, talvez eu não tenha me conectado 100% com a história desde o começo, então não senti aquele sabor de favoritado e perfeição. Mais pela questão da faixa etária do que pela questão do tema, com certeza!
sacerda :) 06/04/2021minha estante
concordo com tudo, só não com a nota que deveria ser 5 estrelas favoritado... mas respeito.

sacerda :) 06/04/2021minha estante
nem todo mundo tem intelecto o suficiente para entender esta obra por completo.
por obséquio, releia, pois leu errado.

sacerda :) 06/04/2021minha estante
disse a fã do chaol. não venha criticar o meu ari não.

sacerda :) 06/04/2021minha estante
disse a fã de o duque e eu

sacerda :) 06/04/2021minha estante
tá mudando a nota de duque e eu pq?????

PairA 06/04/2021minha estante
Mds, esse livro é muito perfeito?
Eu, como lésbica, me identifico 100% com a história e chorei em quase todos os parágrafos ksksks
Fico triste que você não tenha se conectado com o livro:/
Acho que, por você não ser da comunidade LGBTQIA+, ela não tenha pegado muito no seu emocional ou feito você se identificar; mas o livro é realmente muito bom e extremamente relevante.
Acredito que esse livro não tenha exatamente uma faixa etária, porque já vi muita gente com 25, 30 anos chorando horrores e se conectando com a história.
Algumas pessoas não gostam do Ari, mas eu amo ele e consigo me entender admiravelmente bem com ele. Em sua narrativa, parecia que ele estava conversando diretamente comigo, sabe? Eu conseguia vê-lo em minha frente.

é sobre isso

Laiz.Rodrigues @viajenestemundo 06/04/2021minha estante
Eeei, os comentários anteriores eram zueiras kkkkk
Mas, emfim, acredito sim que tenha pessoas mais velhas que se identificam talvez por serem lgbt também ou não.
Mas, olha eu chorei sim viu, ali no final foi bem pesado e senti muito, só não chorei horrores, mas isso é com todos os livros, não sou muito de chorar com livros.
O Ari como eu disse, fui cada vez mais entendendo ele, mas não foi um personagem que me conquistou 100%.

maltchik/ 19/04/2024

Nada de mais
Talvez eu n faça parte do público pra esse tipo de história. É tanto draminha adolescente toda hora, que em alguns momentos achei até tosco. Eu não aguentava mais as lamentacões do protagonista.
Maior parte do tempo foi tedioso e na reta final até que ficou um pouco mais interessante.
Será que o José de uns 15 anos atrás aproveitaria melhor essa livro? Provavelmente.

Deixarei minha bateria pra dramas adolescentes para meus sobrinhos e pra quando eu ter filhos, n gastarei mais com esse tipo de leitura.
Michela Wakami 19/04/2024minha estante
Já vou passar longe desse.?????

maltchik/ 20/04/2024minha estante
Kkkkkkkk se quiser ficar com tédio eu recomendo

Michela Wakami 20/04/2024minha estante
Socorroooo ????

Amarga.romana 20/04/2024minha estante
Comecei esse e também larguei por achar o personagem principal tosco. Mesma coisa aconteceu com ?Os dois morrem no final?

maltchik/ 20/04/2024minha estante
Amarga.romana obrigado, mais um que n gastarei meu dinheiro ?

laurx0 20/04/2024minha estante
tenho a continuação desse mas quanto mais eu vejo sobre, menos vontade tenho de ler ?

maltchik/ 21/04/2024minha estante
laurx0, se for como o primeiro... recomendo q n perca seu tempo ?

ceci124 06/04/2022

quero descobrir todos os segredos do universo
Primeramente é preciso deixar claro a explícita transfobia no livro que reflete o autor. Agora sim, se não fosse a prolemática, o livro seria fantástico, toda a questão de autodescoberta que ocorreu graças à presença de Dante, me identifiquei bastante com ambos, tinha momentos que eu ficava: "vocês estão falando das suas vidas ou da minha?", muito incrível a amizade dos dois, nunca tive uma que chegasse perto disso, mais uma coisa para aumentar minhas expectativas. Só me fez pensar como cada um tem suas guerras internas que nem sempre resolvemos sozinhos. Enfim, se não fosse o problema envolvendo o autor eu daria mais estrelas.
Bruna.Ivan 06/04/2022minha estante
Eu me identifiquei muito com o dante(em todos os aspectos msm) e o livro tinha TUDO para ser perfeito, pena q ué tem esse problema aí do autor né(nem sei se vou comprar o 2, pq n quero dar dinheiro para esse transfóbico mas quero saber Oq acontece com eles)

Bruna.Ivan 06/04/2022minha estante
Esse ?ué? saiu sem querer KKK

ceci124 06/04/2022minha estante
o dante também foi o que eu mais me identifiquei até falei para minha namorada que ela é o ari e eu sou o dante, ate na questao de aparencia somos muitos parecidos, obriguei ela ler. eu tambem to zero vontade de comprar o 2, nem de ler, se pelo menos tivesse vontade de ler, eu leria em pdf pq o autor não merece, o pior que os fãs ja avisaram ele, mas ele ta cagando pra isso, que nem uma aí que nao querendo citar nomes começa com J.K e termina com Rolling

ceci124 06/04/2022minha estante
o ué é muito eu digitando rápidoKKKKK

KKKKKKK

Bruna.Ivan 12/04/2022minha estante
Eu ainda n encontrei ngm q se pareça com o Ari(eu tenho alguma características dele mas isso n conta)??

?Começa com J.K e termina com Rowling? KAKKAKAK