Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Robson 19/04/2014

Ahhh, aquela velha sensação de que você não vai conseguir transmitir nem metade da sua opinião sobre um livro em uma resenha. Sim, o culpado de eu estar sentindo isso é o recém-recrutado para a lista de queridinhos Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, do renomado Benjamin Alire Sáenz. Eu tenho tanto para dizer sobre o livro, que essa resenha acabará sendo mais emocional do que propriamente crítica e, por enquanto, posso dizer que é o melhor Young Adult realista que eu já li em toda a minha vida.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo foi, com toda a certeza desse mundão, o livro que mais me impactou e me fez refletir sobre o que eu fiz da vida até o presente momento. O autor é mestre ao retratar as dificuldades que um garoto em plena puberdade enfrenta, detalhando dignamente suas batalhas internas e, com isso, me emocionando facilmente. Essa é uma parte extremamente pessoal, mas durante as poucas horas de leitura (sim, eu não consegui largar o livro), eu tive aquela sensação maravilhosa e extremamente emocionante de que o autor, na verdade, estava escrevendo a minha vida ali, era como se Aristóteles me desse as rédeas de sua história e ela se tornasse minha. Eu acho que nem preciso dizer o quão profundamente isso me emocionou, não é? Mas eu vou dizer mesmo assim. Eu praticamente morri desidratado de tanto chorar com o livro, recordando momentos bons e ruins que eu passei e sabendo que já havia enfrentado as mesmas guerras internas que Ari e Dante estavam enfrentando.

Dito isso, eu preciso dizer a vocês que Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um daqueles livros que terá um significado diferente para cada pessoa. E não, isso não é uma coisa ruim, afinal, para cada pessoa ele trará uma lição diferente e sentimentos mais diversificados ainda, conquistando um publico bem diversificado. Se este ano a editora Seguinte tem uma aposta e essa aposta dará certo, com toda certeza esse livro é Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo.

Benjamin Alire Sáenz narra a história dos garotos, Ari e Dante, de maneira simples, impactante e completamente envolvente. Além de ter recebido uma narrativa impecável em primeira pessoa, pude ter a honra de ler um livro em que o personagem era o real narrador, se é que vocês me entendem. Em momento algum me pareceu uma história imaginada por um autor, mas sim um garoto real narrando suas angustias, seus medos, seus sentimentos e suas dúvidas. Isso tornou a coisa bem natural, me surpreendendo ainda mais.

Em momento algum o enredo tecido por Benjamin se torna tedioso, ele narra competentemente as transições de Ari para a vida adulta e as batalhas enfrentadas por ele. O autor foi tão fiel ao seu personagem, que eu simplesmente me emocionava a cada cena, a cada frase reflexiva que surgia na mente de Ari e por isso, acabei quotando o livro praticamente inteiro. O brilho textual de Benjamin simplesmente honra todos os prêmios que ele recebeu e eu quero deixar claro aqui, eu quero que ele ganhe muitos outros prêmios.

Aristóteles e Dante são dois personagens únicos, Benjamin deve ter passado noites e mais noites em claro para chegar ao resultado final destes dois garotos. Enquanto Aristóteles é um garoto inseguro, deslocado e completamente questionador, Dante é inteligente, seguro de si e totalmente amigável. A amizade dos dois acontece de uma forma bem inusitada e convincente e a partir deste momento, os dois começam a descobrir mais sobre si mesmos (daí que vem o termo segredos do universo) e começam a perceber que podem ajudar um ao outro a vencer suas batalhas internas. Eu não tenho nem mesmo uma vírgula para falar mal dos dois e posso afirmar que me identifiquei muito com eles.

Antes de mais nada, tenho que avisar para vocês que o livro levanta questões sobre homossexualidade e eu simplesmente achei lindo a editora Seguinte expandindo ainda mais o assunto dentro do mercado editorial brasileiro. O romance por trás de todos os assuntos discutidos durante o caminhar do plot é emocionante, convincente e arrebatador. Sim, eu chorei litros com tudo e o final foi o que mais me impactou.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um drama adolescente/familiar que definitivamente veio para impactar desde o publico jovem, até o publico adulto que precisa entender um pouco melhor a cabeça de seus filhos adolescentes. Eu, com toda certeza indico para todos.

Agora, sem sombra de dúvidas, eu levarei esse livro para a vida toda, ele me fez refletir sobre tudo o que eu fiz e me fez enxergar a mim mesmo com outros olhos.

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-aristoteles-e-dante-descobrem-os-segredos-do-universo/#comment-9186
Tainara 27/10/2014minha estante
eu amei esse livro, super recomendo!

Lucas 20/11/2014minha estante
Robson, compartilho inteiramente dos seus sentimentos com relação à esse livro. Esse livro mudou minha vida de maneira que não posso explicar. Li em inglês primeiro, e acabei de terminar de ler em português novamente. Chegando nos capítulos finais eu queria interromper a leitura, porque eu não podia chorar tudo de novo haha mas eu terminei. E quero lê-lo mais vezes durante minha vida.

Rapha Écool. 16/11/2017minha estante
Estou apaixonado pela sua resenha, comecei a ler o livro ontem e já estou na pagina 261, amando demais!!!
Parabéns.

Ewerton.Nascimento 17/12/2019minha estante
Conheci esse livro por acaso através de uma mera sugestão de compra, o título me chamou a atenção e decidi ler a sinopse, algo que me despertou bastante interesse, agora, vendo tua resenha a respeito do livro, se eu tinha alguma dúvida que eu deveria comprar esse livro, essa dúvida já não existe mais.
Obrigado por compartilhar toda essa experiencia a respeito da leitura.

bia :) 29/12/2020minha estante
meu deus exatamente o que eu senti, ia escrever uma resenha mas simplesmente vc falou tudo que senti sobre esse livro, obrigada

shimizu 17/02/2021minha estante
vai ter continuação esse ano AAAAAA espero q publiquem logo depois do lançamento um em português

Meri 04/04/2021minha estante
Eu estava em ressaca literária e então minha amiga me indicou esse livro, não poderia ter voltado ao hábito de ler de melhor forma, ri, chorei, passei raiva, e fiquei muito boiola pelos personagens. A leitura é boa e a conexão dos personagens me deixou bem ansiosa sobre o desfecho, acompanhar o desenvolvimento deles foi perfeito. Super amei.

Fernanda309 18/04/2021minha estante
Que resenha mais perfeita pra falar sobre um livro mais que perfeito...

Maks 09/06/2021minha estante
Eu achei esse livro muito bom. Acho que o que mais me prendeu foi o fato de como ele fala de sentimentos. Como ele se comporta com a família e o por que dele ser assim. Foram coisas q você reflete bastante. Você ver como ele é analisador perante as coisas, o fato dele comparar a família do Dante com a família dele, Sobre como ele tenta juntar as peças sobre o pai. É algo que eu fiquei muito chocado.
E achei cheiroso quando ele fica mal por não chorar pelo pássaro como o Dante chora. O Ari parece não saber lidar com os sentimentos, mas na verdade, a própria família parecia não exibir isto não o ensinaram isso. Então foi algo que ele cresceu com isso para si.
Uma das partes que eu também fiquei muito mal foi quando ele para no hospital e todos começam a agradecer e meio que a "dar mais atenção a ele", e ele fica irritando. Me lembro que eu fiquei tipo," mas por que você está irritado, eles simplesmente querem agradecer...", Mas então ele meio que fala que não gostava daquilo porque parece que para ele eles não estavam lá pelo Ari, e sim pelo "herói Ari". E isso foi uma das coisas que mais de deixou meio mal, pois parece que é como se ele falasse "eu queria atenção por ser o Ari e não por ser o herói Ari".
Não sei se vocês entenderam, mas foi um dos livros que eu já li e fiquei tipo "WOOW!!". (Desculpa qualquer erro de digitação ou de pontuação.
Não comentei do beijo do pai, mas... Cara kkkk leiam!)

Quel<3 10/06/2021minha estante
Eu amei esse livro tem uma leitura muito gostosinha mas o que eu mais gostei no livro é o jeito deles de falarem sobre a vida me fez refletir várias vezes e eu amo quando um livro faz isso me deixa pensado por horas e horas sobre algo que parece bobo

nanda:) 22/07/2021minha estante
E se

Esse livro é perfeito!

Mari 11/09/2021minha estante
Qual a classificação etária?

Laura 21/09/2021minha estante
Aristóteles e Dante é maravilhoso! Além de ter um romance super fofo também tem presente representatividade, descoberta, e fala, na verdade nua e crua, como a sociedade pode ser cruel. Recomendo muito!

Ju 20/10/2021minha estante
Meu livro favorito depois de VBSA li em basicamente dois dias ou menos pq as história me prendeu muito recomendo d+++

Gael 18/11/2021minha estante
Você disse tudo que eu senti ao ler esse livro ??

Helga 18/11/2021minha estante
Que texto mais bem escrito, parabéns!! Li um outro comentário a pouco, tão ruim, que não consegui entender nada. Ainda bem que apareceu seu texto tão cheio de emoção que me fez ficar muito curiosa com a leitura. Gratidão.

fran 12/12/2021minha estante
livro incrível! cheio de poemas curtos e significantes

Isa 30/12/2021minha estante
Eles se beijam no final? Por favor respondam

Anna.ComUmN 30/12/2021minha estante
Senhor, que resenha... estou sem palavras, é brilhante. Eu necessito desse livro, pra ontem.

Paulo 05/01/2022minha estante
eu acabei de terminar o livro e ele é simplesmente perfeito, a leitura n é cansativa e vc se prende na história, consegui ler ele em um dia so de tão boa que a história e a escrita, recomendo muito

Pam 23/01/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso eu amoo mas o autor é problemático aaaa q ódio

Byazitta.dantas 02/08/2022minha estante
Uma leitura mt gostosinha

Sarez 11/11/2022minha estante
Simplesmente incrível, não tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse livro, principalmente o desenvolvimento dos personagens

alice.pessoinha 22/11/2022minha estante
Apenas uma obra de arte, melhor livro

Val 31/12/2022minha estante
Livro fantástico várias emoções mergulhei na leitura espero ter a oportunidade de ler a continuação dessa história de amor

Dann 06/01/2023minha estante
Gente, que livro perfeito
Eu poderia dizer mil coisas e nem isso seria capaz de descrever
Na verdade li esse livro a um bom tempo, e tô no segundo da saga porém só entrei nesse app agr
O Dante inspirou meu nome depois de perceber ser um menino trans ! ?

Laura 10/01/2023minha estante
um ótimo livro quero mto ler a parte dois

Maria 29/01/2023minha estante
sensível, natural e emocionante. um livro extremamente humano. nunca vou me esquecer desse.

Day 05/02/2023minha estante
Eu amei verdadeiramente esse livro. Procurando o dois, mas não consigo baixar em pdf de jeito algum.

clarencioootimista 03/03/2023minha estante
faaaala mesmo Robson

Henrique603 27/05/2023minha estante
O tanto que eu me identifiquei com os personagens desse livro não tá escrito, amei muito, só cuidado com os gatilhos.

Maria 04/07/2023minha estante
Li em dois dias literalmente,recomendo super, estou lendo o dois e também estou amando, chorei mas valeu a pena, simplesmente incrível

JJFelix 18/09/2023minha estante
Amei esse livro em todos os sentidos. Lindo de mais.

letAcia972 29/11/2023minha estante
tem plot??

Ana Lua 12/12/2023minha estante
Eu amo tanto esse livro
Estou relendo pela 3 vez. ????

cyberick 06/01/2024minha estante
Esse livro foi devorado por mim tão rapidamente, mas por algum motivo não senti anseio pelo segundo. Tenho a sensação de que foi um bom final. É uma leitura muito fluida, talvez pela grande quantidade de diálogos e pelos capítulos minúsculos.

Há momentos em que os personagens irritam, principalmente o Aristóteles. Até mesmo o autor ne estressou em um momento, colocando-os para dizer coisas transfóbicas. (entendo que o livro se passe nos anos oitenta, mas mesmo assim, devia ser pensado em como esse momento poderia estregar a experiência de leitura de uma pessoa trans ou travesti.)

Foi desconfortável para mim ler, mas simplesmente prefiro fingir que essa cena nunca aconteceu.

Pupkimi 11/02/2024minha estante
Cara se eu achar esse livro na minha estante foi por ti, porque só de ler essa resenha já quiz ler (sou apaixonada por filosofia )

Juju.Ricardo 06/03/2024minha estante
Lindos, meus filhos!!!

euindy 26/02/2022

"?UM DIA VOU DESVENDAR TODOS OS SEGREDOS DO UNIVERSO" ?
Apesar de ter amado a história, não posso deixar de dizer que é sim um livro problemático, não dá pra negar a transfobia que existe nele...

Aristóteles e Dante é um livro super fofo, com capítulos curtinhos que me fizeram devorá-lo. Muita gente o panfleta como um livro de romance, mas na verdade isso não é o foco. Ele é um livro que fala sobre amor, amizade e autodescobertas.

Foi lindo acompanhar o desenvolvimento da amizade deles. Ari é tudo o que o Dante não é, eles simplesmente se completam. O vínculo que os dois desenvolveram é muito lindo.

"Como eu poderia ter vergonha de amar Dante Quintana?"

Me apeguei muito rápido a eles, e ao decorrer do livro fui me indentificando muito com os os dois.

Mas o que começa como uma história linda e fofa se torna extremamente problemático quando vamos chegando próximo do final do livro.

Há um caso claro de transfobia, além de ser utilizado os pronomes errados para se referir a personagem, isso leva a cenas mais violentas.

Pra piorar o autor continua a história como se nada tivesse acontecido.

Enfim, vi algumas pessoas também falando que é por causa da época e tals e não. Mano é um livro LGBTQIA+ então um livro que se trata de uma sigla que abrange tantas pessoas, não deveria tratar nenhuma parte dessa maneira.

É isso??
Georgia39 28/02/2022minha estante
Concordo

eu . 28/02/2022minha estante
ENTÃO não entendendo como um livro que era pra apoiar lgbtq+, acaba sendo uma coisa que tem transfobia

euindy 28/02/2022minha estante
@alex sim sim sim, desnecessário

isa__ 28/02/2022minha estante
queria saber se no segundo livro ele muda e tals sla

euindy 28/02/2022minha estante
@isa__ cara nem sei, e tbm nem sei se vou lerr

giovznnw 01/03/2022minha estante
eu tinha bastante vontade de ler esse livro, mas o fato da transfobia juntando ao fato do autor ter justificado ele escrever essas atrocidades com "a época em que o livro se passa" no segundo livro me deixou completamente sem vontade cara

Wess 13/01/2023minha estante
O livro é muito bem ambientado. Mesmo sendo focado em personagens homossexuais, ainda assim tem homofobia, então por quê não teria outros tipos de preconceitos?
A história é contada por um recém adolescente dos anos 80 sem acesso a informações (ele mesmo acaba sendo homofóbico consigo mesmo por causa disso), é de se entender ele utilizar os pronomes errados. E a cena do irmão dele é muito pesada, mas isso era muito comum (ainda é). Mesmo sendo algo totalmente repugnante, ainda assim é algo presente na história e na vida real.
Isso não deveria impedir ninguém de ler o livro, é simplesmente incrível, e essa parte do enredo é só mais uma das várias que te farão sentir a história.

labbacchio 27/10/2021

I can teach you how to swim, if you want
Não sei como vou começar isto. Não sei como conseguir colocar a perfeição desse livro em palavras.

Ari e Dante foi a maior quebra de expectativa que tive até agora, mas não se pode dizer que isso é algo ruim. Puts, eu tava esperando um romance LGBTQIA+ clichê de melhores amigos que se apaixonavam. Tudo, tudo nesse livro foi uma surpresa para mim. A forma de Ari pensar, a evolução e o desenvolvimento de seus pensamentos ao longo do livro, o desenrolar de sua relação com Dante. Foi tudo incrível, realmente incrível.

Ari é perfeito. Dante é maravilhoso. Eles são como o sol e a lua, é como se fossem os dois extremos do universo, e precisam se unir para que se tornem completos. Aristóteles e Dante definitivamente completam-se.

Claro que, antes que você ache que estou falando de um puta romance, devo deixar claro que não está nem perto de ser um livro romântico. Tudo está quase que 100% focado na visão de Ari do mundo. A visão de Ari de seu mundo. Sua forma de pensar, suas dúvidas, os mistérios que não consegue desvendar... muitas coisas. Também tem sua amizade com Dante, mas isso é parte dos mistérios que Ari está tentando desvendar.

O livro não mostra um adolescente completamente irreal e clichê. Ari é só Ari, e isso é o mais incrível nele. Ari erra, Ari sente, Ari não sabe como se expressar, Ari tem problemas em entender seus pais, Ari tem problemas em entender a vida. Ele é apenas um adolescente normal ? bem, nem tanto ? lidando com os problemas de sua vida, e ele tem Dante ali com ele. É isso, e apenas isso.

Todavia, mesmo que não te pareça tão interessante falando simplesmente que o livro trata da evolução dos pensamentos de um adolescente, leia. Dê uma chance, ao menos tente ler. Não vejo como alguém poderia deixar de gostar desse livro, mas se você não gostar pelo menos vai ter dado uma chance ? acho que é o importante, não é? Bem, é o que penso.

Esse livro é genuinamente maravilhoso e eu recomendo muito, tipo, MUITO mesmo.

Como eu havia dito no início, não consigo colocar em palavras tudo que achei sobre esse livro. Foi simplesmente perfeito demais ? em um nível que comecei hoje e acabei hoje mesmo, mesmo tendo simulado amanhã ? para resumir essa perfeição em uma resenha boba.

Por fim, gostaria de terminar a resenha falando sobre o lado polêmico do livro. Bem, acho que todos sabem da suposta problemático relacionada à transfobia em Ari e Dante, mas venho aqui para dizer que, na minha visão, o livro não é transfóbico. Antes de aprofundar minha opinião, quero deixar claro para qualquer militante que sou uma pessoa trans e estou em local de fala. Olha, eu consigo entender porque alguns veem a famigerada cena como transfóbica, e o real ponto é que a cena tem, sim, um toque de transfobia; mas, no meu ver, esse é o ponto principal dela. O livro se passa nos anos 80, cara, o que vocês esperavam? Eu entendo que todos tiveram uma mente bem aberta em relação à homossexualidade, mas, gente, vocês tão querendo comparar o quanto a homossexualidade era abordada ao quanto a transgeneridade era? Ari estava fugindo de todo e qualquer assunto relacionado a comunidade LGBTQIA+, era óbvio que ele não saberia. Época e personagem amedrontado, vocês querem mais explicações?

Enfim, estou editando essa resenha quase um ano após ler, e Ari e Dante continua sendo um dos meus livros favoritos. Realmente recomendo muito!
lou 28/10/2021minha estante
Eu simplesmente odeio que vendam esse livro como romance! O livro envolve apenas lá pelo final, mas esse tipo de coisa acaba afetando nas críticas das pessoas com o livro. É triste, porque esse é um dos meus livros favoritos, e tem que ser lido com atenção, e não esperar um romance. Eu amei o livro e a sua resenha de todo meu coração.

labbacchio 02/11/2021minha estante
cara, eu jurava que tinha respondido esse comentárioKKKKK

nao serio, eu pensei na resposta e não respondi, mds

concordo com tudo que vc disse, e obg por comentar

Josi 06/11/2021minha estante
Tô doida pra ler esse livro?

labbacchio 06/11/2021minha estante
leia!! vale mto a pena, serio

Danilo Neiva 06/11/2021minha estante
Existe a gente antes e após esse livro. É simples mas é surreal

Marcely 06/11/2021minha estante
Livro INCRÍVEL?

labbacchio 06/11/2021minha estante
SIMMM!!! PFT

lua 06/03/2022minha estante
(talvez eu esteja te stalkeando, só talvez) só gostaria de dizer que VOCÊ PRECISA LER O SEGUNDO LIVRO!!!! se toda a evolução do ari é incrível já nesse primeiro livro, vc não imagina no segundo, de vdd

Danilo Neiva 06/03/2022minha estante
exatamente, Lua, é mais lindo ainda!!!

labbacchio 07/03/2022minha estante
@lua EU JA LI EH UM DOS MEUS FAVS

labbacchio 07/03/2022minha estante
@Danilo Neiva sim!!! coisa mais linda do mundo

Bele 19/07/2022minha estante
sim!!! o pior é que muitas pessoas que ainda não leram o livro acham que ele é transfóbico. O autor apenas relatou um ato de tranfobia, e o culpado foi até preso.

labbacchio 22/07/2022minha estante
@Bele exatamente!!!!!

Brubss_Books 08/01/2024

LINDO
Eu amei mto, foi uma experiência maravilhosa e totalmente diferente de outro livro de romance, foi assim uma experiência dolorosa,gostosa,impressionante,triste. Esse livro traz tudo isso e muito mais. É aql livro em q em um momento tá todo fofo mas do nada acontece algo trágico, gostei dos "plots" gostei de crescer junto com o Ari, e ver ele cada vez mais perceber q o amor da vida dele tava do lado dele. Me surpreendi com o acidente do Ari mas ainda mas com o do Dante. Leiam se vcs quiserem rir em uma página e na próxima estarem chorando litros?
Delrey 08/01/2024minha estante
eu amo tanto esse livro ?

bibia 16/01/2021

juro que tá sendo bem difícil escrever essa resenha, eu comecei o livro AMANDO demais, achava o protagonista muito igual a mim e amava tudo, mas pro meio eu fiquei com um ódio do Ari que quase pensei em largar o livro de tanto ódio dele. Em algumas horas eu não entendi nada doque tava acontecendo dentro da cabeça dele e fiquei com muita pena do Dante. Depois fui entendendo os problemas do Ari, mas mesmo assim achei super irritante a maneira que foi descrita isso. Eu não classificaria isso como "romance" porque literalmente não tem uma cena assim (não significa que eu não gostei!!!!) Agora falando bem, eu amei completamente a escrita do livro e a diferença e semelhança dos personagens, e a amizade deles. O modo como o Ari ama o Dante e não percebe e o modo carinho que o Dante fica ao lado do Ari.

Luiza 25/10/2021

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo ?
Esse livro é maravilhoso!
Eu amei conhecer o Ari e o Dante e a história deles.
O livro está sendo narrado em primeira pessoa pelo Ari e nos conseguimos tão facilmente nós conectar com ele, que com o tempo de leitura, parece que você sente o que o Ari sente. O personagem do Ari é muito complexo e acho muito difícil você ler esse livro e não conseguir se indentificar, pelo menos um pouco, com ele.
Sobre o Dante, só sei que ele é totalmente o que o Ari não é. É impossível não se apaixonar pelo personagem e suas "loucuras". O Dante não liga para o que os outros pensam e falam sobre ele. Ele simplesmente é ele (e é extraordinário por isso).
Essa história seria perfeito se não fosse pela cena transfóbica, que sinceramente, achei que seria desenvolvida ao decorrer do livro.
Apesar da problemática, quando terminei o livro, só queria dar uma abraço no Ari e no Dante.

"Poemas são como pessoas. Algumas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende... E nunca entenderá" - Aristóteles/ Benjamin Alire Sáenz

Natália 30/05/2021

As diferenças podem nos completar !
Eu preciso de alguém que me ensine a nadar kkkkkk
Eu gostei muito do livro é sensível, tocante, reflexivo e nos trás várias questões importantes.
Foi muito legal ver o Ari e o Dante se descobrindo, enfrentando seus próprios conflitos internos e amadurecendo. Amei os dois, as diferenças completaram um ao outro.
Pra mim a leitura foi muito boa e envolvente. Recomendo!

bivecchia 15/08/2021

esperando ansiosamente pelo 2
eu terminei ele em 3 dias e eu estou falando para todas as pessoas que eu conheco o quanto ele é incrivel.

eu comecei a ler pq era gay mas a historia é mais um coming of age que um romance gay em si.

é mt fofo eu chorei durante o livro inteirinho de fofura e as vezes de tristeza mas incrivel da mesma forma
Bia 15/08/2021minha estante
eu amo tanto esse livro! ?

Cacau 15/08/2021minha estante
Esse livro tem um lugar especial no meu coração! Amo tanto ?

mah 15/08/2021minha estante
esse é meu livro favorito da vida :)

Mandioca 15/08/2021minha estante
livro favorito da vida

Karina 15/08/2021minha estante
Vai ter continuação deste livro?

b3llysz 13/03/2021

JURO gente esse livro me deixou com o coração quentinho do começo ao fim. O amor do Dante e do Ari é tão puro, sabe? de aquecer o coração de quem lê. Um livro rápido e MUITO fluído de ler, os capítulos são muito curtinhos mas demorei pra ler de propósito, amei todos os personagens e vou guardar todos em um potinho?
vulgo_leitora 13/03/2021minha estante
Aí eu ainda tô lendo,e tô amandooooo

@laracastrobr 13/03/2021minha estante
esse livro é tudooooo

vulgo_leitora 13/03/2021minha estante
Só não tô lendo pq meu carregador quebrou mas eu faço um bololo e leio kkkkk

Leticia.Mendes 29/01/2022

Completamente apaixonada.
Estou rendida por esses dois, principalmente pelo Dante, amei sua personalidade, com certeza tenho um crush nele (Por mais que ele está em outro time) e Ari por mais que não admita tem um coração enorme, e é incrível o que ele faz pelas pessoas que ama, estou muito boiolinha com esses dois. ? (O Bernardo parece o Bruno de encanto)
sharafaela 29/01/2022minha estante
meu deus, nunca pensei no Bernardo como Bruno... faz muito sentido

Ana Bê 17/01/2021

Meu livro preferido
Olha, é difícil falar sobre ele, foi o livro em que eu me vi nele, no personagem, nos seus dilemas, suas frases.. Esse livro é perfeito, se um dia sair uma adaptação, duvido que consigo atingir a mesma perfeição. Confesso que tem um trecho que me incomodou um pouco e pode causar gatilho em certas pessoas e que não gosto muito dele. Mas, tirando isso, não tem palavra que o defina, ele te entende, e vc, ele. É sereno e caótico ao mesmo tempo, com frases que vc leva pra vida, que podem parecer vagas, mas não são. Ele é perfeito ??
Sui30 17/01/2021minha estante
Meu deuuus, dei de presente no amigo secreto no fim do ano e tô doida pra ler.

Roberta 17/01/2021minha estante
Gatilho sobre o quê?

Gloria Herondale 17/01/2021minha estante
aiii simm. Geral dizia que eu tinha que ler e o quanto é bom. Eu demorei, por ficar com medo de esperar muito e não alcançar. Mas quandt li... O tipo de livro quw você fica feliz por ter lido. Amo Ari ??? Perfeito

Marshluiz 17/01/2021minha estante
Livro super perfeito amo pra caramba ???

Daniele 17/01/2021minha estante
Faz uns dois anos que li esse livro e achei lindo ?

Beatriz 11/09/2021

Um livro perfeito!
Desde o momento em que comecei a ler sentia que era uma leitura diferente, uma leitura que eu queria a todo minuto. Esse foi um livro que cativou meu coração desde a primeira linha e sempre me prendia (não me encontrei em momento algum com preguiça de ler). Adorei descobrir sobre os sentimentos de Ari e observar seu desenvolvimento como pessoa, com sua família e amigos. Dante sem dúvida é um dos meus personagens preferidos, uma alminha pura e sorridente (me identifiquei muito). Os erros, decisões, escolhas e atos de cada um dos garotos ensinam muitas coisas sobre a vida e situações que podemos enfrentar. A relação entre Ari e Dante é de outro mundo, e confesso que me encontrei com raiva em momentos em que eles brigavam, mas é uma linda amizade, mais forte do que o melhor lutador de MMA do mundo.
Um livro cheio de reflexões e um escrita fluída e apaixonante. Se você está afim de ter mais um livro favorita do na sua estante, te recomendo este de olhos fechados.
???????

yasmim 15/07/2021

Li esse livro em 9 horas de tão levinho meo a maior parte dele é só diálogo! É bom demais, um dos meus favoritos, to ansiosa pra ler o dois!

Thiago Neiva 07/11/2019

Um dos meus livros favoritos da vida
Aristóteles é um cara complexo, solitário e completamente extrovertido. Dante é mais aberto e não tem medo de colocar seus sentimentos para fora, um é o oposto do outro, e, dessa forma, eles se completam.

Li o livro em três dias, posso dizer que a leitura foi extremamente fluída e boa. Não tenho o que reclamar, eu gostei de praticamente todos os personagens e da escrita do autor. Eu, que estou acostumado com livros de terror e com Stephen King, me emocionei e saí de minha zona de conforto. E, assim, posso dizer que essa foi uma bela decisão, não me arrependo nem um pouco, planejo ler outros livros do autor e outros do mesmo gênero. A história de Ari e Dante simplesmente me fizeram ver o mundo de um jeito diferente, aqueceu o meu coração e me fez uma pessoa mais evoluída.

Esse livro é, com certeza, indicado para todos, especialmente para os garotos que aprenderam a jogar o jogo da vida com regras diferentes.