Uma Janela no Tempo

Uma Janela no Tempo Lorena de Macedo

Resenhas - Uma Janela no Tempo

Fabio451 28/08/2021

Uma história interessante. Apesar de tratar da tradicional temática de viagem no tempo, a aborda de uma forma inteiramente diferente e enriquecedora, nos levando a pensar sobre como as decisões e acontecimentos em nossas vidas podem influenciar todo um futuro. Apesar de em alguns poucos momentos, a leitura parecer um pouco arrastada, é muito mais pelo estilo da época em que foi escrito do que por algum deslize da autora. Recomendo muito a leitura.

Deborah 10/05/2021

História fantástica
Esse livro é ótimo! Cheio de mistério, romance, ficção científica, tudo misturado, do jeito que eu gosto.
Autora foi muito criativa ao escrever a história de uma forma tão envolvente que a gente não consegue parar de ler!
Amei!
Recomendo!

Jaqueline.Sayumi 17/05/2020

Está muito mais para um drama familiar do que sci-fi sobre viagem no tempo. É uma leitura agradável e começa a caminhar mais a partir da metade da estória, também foi interessante acompanhar a forma como tudo se conectava, entretanto o aspecto viagem no tempo não foi tão explorado, sendo apresentado mais como um conceito do que como o fator principal de desenvolvimento da narrativa.

Daniela.Alvelos 01/05/2020

Leitura leve, que depois da metade você não quer mais largar.
Algumas partes ficaram sem amarração, mas a autora consegue trazer novos elementos com o passar do livro.

Dani 28/01/2016

Uma Janela no Tempo, Lorena de Macedo
Você já se perguntou o quê você faria se pudesse viajar no tempo e mudar algo em sua vida? Para Daniel Pope, essa pergunta é fácil de ser respondida. Sua irmã caçula desapareceu quando ele era ainda um garoto e, por causa disso, sua família nunca se recuperou. Quando Daniel vê em suas mãos a chance de voltar no tempo e consertar isso, não hesita e decide impedir que sua irmã desapareça, contando com ajuda de Cecília, uma jovem com quem iniciara uma estória romântica.
Mas, ao viajar pelo tempo e descobrir mais sobre sua família - coisas que nunca imaginara - Daniel percebe que as coisas não são tão simples assim. Uma coisinha só mudada pode alterar totalmente o mundo que conhece - para bem ou para mal.
Este é, com certeza, um dos melhores nacionais que já li. Sempre me interessei muito por viagens no tempo, então estava curiosa desde o início com esta estória. A autora criou um enredo incrível que mostra uma família destruída e como poderia ser ainda pior. Aborda a viagem no tempo de uma forma fascinante e há tantas reviravoltas e revelações, que devorei rapidamente todo o livro.
Os personagens foram muito bem construídos, cada um tendo sua própria estória, que ao ser contada, fascina ainda mais. Daniel, o personagem principal, me agradou muito, junto à Cecília. Os dois são muito espertos e formam um casal muito fofo. Há outros personagens de destaque, entre eles, Lacrimosa, que cuidou do pai de Daniel e dele mesmo. Cada personagem tem sua própria história e seus segredos, e as revelações nos deixam de queixo caído.
A autora escreve muito bem, sua narrativa não é arrastada nem confusa, como costuma acontecer em estórias com muitos personagens. Cada detalhe é muito bem explorado e as passagens do passado e futuro bem separadas. É muito chocante como detalhes aparentemente aleatórios estão tão ligados e acabam afetando várias outras coisas.
É uma estória impossível de largar, que contém fantasia, romances e intrigas, consequências e muita aventura. A leitura fluiu muito bem pois a cada capítulo há algo novo, que me prendeu, e o desfecho foi totalmente surpreendente, muito bem fechado. E ainda traz uma ótima lição. Recomendo, sem dúvidas!

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2014/05/resenha-uma-janela-no-tempo-lorena-de.html

Rox 05/10/2015

Opinião do blog Doce Sonho Alado!
Meu interesse por esta obra é óbvio (pelo menos para quem me conhece): entre um dos seus assuntos principais estão as viagens no tempo. Entretanto, este romance não fala só sobre isso, também discursa sobre escolhas e suas consequências, arrependimentos e como não é possível mudar um destino uma vez que este já está determinado.
Demorei um pouco para entrar no ritmo da história, em parte por causa do vocabulário mais formal, que dificultou um pouco a naturalidade dos primeiros acontecimentos. Outra coisa é que eu não tinha entendido bem a época em que a história se desenrolava, mas isso pode ter sido por culpa minha mesmo, tive a leitura interrompida por causa de outros livros que estava acompanhando. Mas a partir da metade do enredo já estava bastante curiosa sobre o que iria acontecer com os personagens e comecei a deslizar mais nos parágrafos. Além do drama principal do jovem Daniel Pope também há histórias paralelas que se entremeiam e completam o enredo principal. Talvez alguns leitores se incomodem com a mudança brusca de assunto, no começo, mas depois que as peças do quebra-cabeça vão se encaixando fica bem mais interessante.

Para mais informações, acesse:

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/10/livro-uma-janela-no-tempo-edicao-kindle.html

arleyfranca 06/08/2015

Incrível
Sou fanático por ficção cientifica e fantasia. Comecei ler essa obra, digna, exatamente por esse motivo. Mas o que encontrei em seu miolo não foi exatamente o que buscava.
Uma narrativa muito bem escrita, que prende o leitor e faz você viajar na vida de Daniel e de seu familiares.

Um drama onde faz você entender que com certeza uma coisa leva a outra.

Quem busca um romance de ficção pesada, onde o protagonista viaja no tempo em todo momento, este não é livro pra você. Mas antes de começar a lê-lo, também não era um livro pra mim.

Joe de Lima 28/07/2015

Sinceramente, tive de fazer um esforço para ler até o final. O plot é interessante, mas acaba sendo um dos maiores MacGuffins que já vi. O drama é na verdade um dramalhão digno de novela mexicana

Aione 04/12/2014

O tempo é, certamente, um assunto capaz de chamar a atenção de qualquer um. Quem nunca desejou regressar ao passado e mudar algum acontecimento de sua vida? Quem nunca imaginou o quanto a mudança de um fato passado acarretaria no futuro? Baseado nessa premissa, Uma Janela No Tempo se desenvolve, trazendo ao leitor uma complexa trama de romances e dramas.

UmaJanelaNoTempo2

É notório o quanto a escrita de Lorena de Macedo é bem trabalhada e construída. A autora não poupou sua narrativa de um vocabulário rico, que mescla a primeira com a terceira pessoa e traz ao leitos a visão de diferentes personagens.

Ainda, fiquei admirada com a complexidade de toda trama, que traz uma verdadeira teia de fatos intimamente ligados uns aos outros. Também, a complexidade de seus personagens é algo a se destacar, bem como a intensidade de suas emoções e as diferentes nuances de suas personalidades.

Apesar da história ter me agradado, tive um difícil envolvimento com ela, principalmente nas 100 primeiras páginas, as quais acabaram sendo arrastadas para mim. Demorei a engrenar na leitura e, mesmo quando isso aconteceu, mantive certo distanciamento que não me permitiu me envolver realmente com a história e as personagens.

Também, acredito que a sinopse poderia ser revista, uma vez que prepara o leitor com uma expectativa que difere do que realmente acontece. Ao iniciar a leitura, estava esperando por viagens no tempo capazes de alterar o rumo dos acontecimentos, como, por exemplo, no filme Efeito Borboleta, ou então viagens que fossem revelar segredos ocultos no passado. Contudo, embora de fato aconteçam certas viagens, apenas uma realmente é descrita – e já nas páginas finais -, enquanto as outras são superficialmente citadas. O que pude compreender é que as viagens mencionadas na sinopse, na realidade, são metafóricas, consistindo muito mais nas lembranças das personagens do que em regressos literais. Ainda assim, acredito que valha a pena uma revisão.

Aliás, a revisão geral do livro deixou bastante a desejar, sendo um ponto importante para a editora em futuras impressões. Encontrei diversos erros ao longo de toda a história e em grandes quantidades – o que é uma pena, visto que desvaloriza não apenas o belíssimo trabalho de diagramação da editora quanto o próprio trabalho da autora.

Apesar de não ter conseguido me envolver com a história como eu esperava e de ela própria ter sido um pouco diferente da minha expectativa, achei admirável o trabalho da autora, não apenas pelo esmero de sua escrita, mas, principalmente, pela complexa história criada por ela. Sem dúvidas, uma obra que vale a pena ser conferida.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2014/12/02/resenha-uma-janela-no-tempo-lorena-de-macedo/

Lina DC 10/04/2014

"Uma janela no tempo" é dividida em cinco partes: "ninho vazio" - 1946 a 1947; "A roda da fortuna" - 1947 a 1956; "Pontes de Einstein-Rosen" - 1956; "Na saúde e na doença Edmundo Hans Shume" - 1915 a 1956 e "O tempo não para". Narrado em terceira pessoa, o livro traz a perspectiva do "e se..." E se fosse possível voltar no tempo para alterar um acontecimento horrível que marcou a vida de diversas pessoas?
É assim que conhecemos a família de Alexander com sua esposa Carmélia e seus adoráveis filhos Daniel e Lulu. Lulu é uma princesinha que é o coração da família com a sua ingenuidade e jeitinho de boneca. A vida da família vai de vento em popa, até que em uma terrível série de acontecimentos a menininha desaparece.
De uma vida com uma perspectiva brilhante, a família passa por momentos de dor e dificuldades. O leitor irá acompanhar os anos seguintes ao sumiço de Lulu, principalmente pela perspectiva de Daniel, que se torna um jovem rebelde e sofrido, que se culpa por todas as desgraças que surgiram após esse momento tão importante.
Conhecemos ainda a história de Lúcia Cambré, mais conhecida como Lacrimosa. Uma mulher de fibra que teve uma vida muito difícil e tomou decisões que alteraram toda uma família. Lacrimosa trabalhou quase que a vida inteira para a família Pope e praticamente criou Alexander e seus filhos, tornando-se mais do que uma simples babá.
A vida da família Pope mescla-se em alguns momentos da história com a história da família de Edmund Hans Shume, um pintor muito famoso e amigo de infância de Erick Vander Pope, tio de Alexander.
Conforme o leitor avança na história, observa que os destinos entrelaçam-se em alguns momentos de maneira sutil, mas com resultados avassaladores.
É Erick Vander Pope que é o personagem que traz em sua história pessoal elementos chaves para a construção do texto. Seu trabalho com Einstein, suas escolhas e no final a sua presença na cidade de Esplendor no começo do livro são decisivas durante todo o percurso da história. E para aqueles que estão curiosos, é ele quem tem maiores informações sobre a máquina do tempo.
Os personagens apresentados no texto são bem humanizados, construídos de forma convincente e movidos pelos sentimentos como cobiça, ganância, culpa, amor e perdão.
O livro leva o leitor a discutir sobre as escolhas da vida e avaliar se voltar atrás realmente trará um futuro melhor.
Uma trama perfeitamente enredada, personagens cativantes e histórias sobre encontros e desencontros e a força do verdadeiro amor. São esses os elementos de "Uma janela no tempo".
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. O trabalho interno do livro está lindo, cheio de detalhes e chama realmente a atenção. Existem alguns erros de digitação e gramática, mas nada que influencie ou dificulte o entendimento da obra e a capa é simplesmente belíssima.

"O pretérito será sempre imperfeito aos olhos do descontente que busca no futuro o que com frequência poderia viver no presente se não fosse a cegueira de sua insatisfação". (p. 24)
Pamela V 24/06/2015minha estante
No fim, após a leitura, comparando com a sinopse você indicaria este livro?

Vanessa Meiser 22/03/2014

balaiodelivros.blogspot.com.br
Quem me conhece e acompanha o blog já sabe que sou maluca por capas bonitas e eu arrisco dizer que esta é uma das mais bonitas de toda a minha estante. Não adianta me criticar, eu me rendo mesmo a uma capa caprichada e melhor ainda quando o conteúdo faz justiça à diagramação, este é um destes casos, definitivamente.
Uma Janela no Tempo obviamente traz à tona o tema ''viagem no tempo''. Este sempre foi um tema que me chamou muito a atenção, sou da época em que os filmes "De Volta Para o Futuro" eram febre entre crianças e jovens. Recentemente li o livro (e depois vi o filme) "A Mulher do Viajante no Tempo" e consolidei minha simpatia pelo tema, hehe.
Outro ponto que me agradou bastante neste livro foi o fato dele se passar inicialmente em 1946. Gosto muito de histórias que se passam em meados das décadas de 40/50/60, tenho uma quedinha (quedona) por tudo o que retrô.
A história se passa na cidade de Esplendor. Erick Vander Pope depois de ter sido dado como morto há muitos anos, surpreende a família ao aparecer na mansão do sobrinho Alexander. Uma rápida aparição que acabou por mudar o rumo da família de Alexander Vander Pope, sua esposa Carmélia e de seus filhos Daniel e Lucinda que naquela época eram crianças. Daquele dia em diante nada mais seria igual, mudanças drásticas começariam a ocorrer já no dia seguinte à visita surpresa.
Em conversa particular e confidencial, Erick conta ao sobrinho seu grande segredo e pede que ele fique de posse de um estranho relógio que aparentemente não funciona. Este relógio, segundo ele, é uma máquina do tempo criada por Albert Einstein e com as substâncias corretas, pode proporcionar viagens ao passado, sempre ao passado, nunca ao futuro.
Claro que Alexander a princípio não acredita na loucura que o tio está contando, mas mesmo assim aceita ajudá-lo a esconder o relógio e acobertar seu paradeiro, sustentando a versão de que Erick Vander Pope está morto há muito tempo.
Acontece que esta conversa não foi tão particular quanto eles pensavam, Daniel, escondido atrás da porta, escutou tudo o que foi dito e registrou cada detalhe do segredo do tio, inclusive o paradeiro do relógio.
Daniel e Lucinda têm uma boa relação, mas uma boneca de pano pertencente à Lucinda ocasiona uma briga entre eles no dia seguinte á visita do tio Erick. A menina acredita que seu irmão pegou sua boneca e sai à procura dele na floresta ao redor do palacete em que moram. Lucinda não voltou mais para casa. Daniel sabe que a irmã estava na floresta atrás dele e se culpa por não ter conseguido trazer a menina para casa.
O desaparecimento de Lucinda é um mistério sem solução, não há pista alguma da criança. Aos poucos à polícia vai deixando de acreditar que ela ainda possa ser encontrada e isto vai fazendo com que a família se desestruture um pouco a cada dia.
Daniel é consumido pela culpa de não ter socorrido sua irmã. O pai, ao ver sua família despedaçada, se entrega à bebida e vai gradualmente depredando o patrimônio dos Vander Pope. Sem saber mais como agir com o filho, ele envia Daniel para um internato e aos poucos cresce a distância entre eles. Daniel passa muitos anos no internato e quando volta à Esplendor já é um jovem de 17 anos disposto a viver sua vida da melhor forma possível. Ele não tem boa relação com o pai e decide não ir morar com ele.
O garoto consegue um emprego numa floricultura de um simpático casal. Nesta mesma época ele conhece Cecília, uma jovem jornalista que com seu jeito arredio e sincero, chama muito a atenção de Daniel e os dois acabam por se aproximar.
Depois de um tempo trabalhando na floricultura, ele é chamado para cuidar do jardim de um famoso pintor (Edmund) que depois de uma temporada fora do país, está também de volta à cidade com sua esposa Isadora, a filha Juliana e Helena, tia de sua esposa. Juliana está com leucemia em estado avançado e naquela época, a transfusão de sangue ainda estava em fase de testes e não era realizada no Brasil. Alguns mistérios rondam a família de Edmund e há um motivo muito forte para que ele tenha trazido Juliana tão doente para o Brasil.
Ao mesmo tempo, Alexander procura o filho e conta-lhe a história do misterioso relógio. Daniel pede para que o pai deixe com ele o objeto já que está na cidade um desprezível detetive empenhado em pegar o relógio. Alexander então passa à Daniel a missão de proteger o invento e eis que chega o momento em que o garoto se faz a fatídica pergunta: Se pudesse voltar no tempo e mudar o passado, o que ele mudaria?

Lorena criou um enredo tão perfeito, tão casadinho, que cada um dos acontecimentos ligam-se a outros e todos estão incrivelmente interlaçados de forma que somente uma pessoa extremamente competente poderia fazer. Cada linha, cada palavra é muito importante para a trama. É imprescindível estar focado na leitura afim de não perder o fio da meada.
Este é um daqueles livros que te tiram o sono e te deixam ligado na tomada. Aqui temos uma mescla de drama, ficção, romance e investigação policial em doses generosas. Pode parecer clichê, mas a verdade é que Uma Janela no Tempo prende MESMO o leitor. Sério, não dá pra parar de ler, a cada página você quer saber mais e mais e chegar logo ao desfecho do grande dilema de Daniel que precisa correr contra o tempo e tentar mudar o destino, ou não.
Sem mais palavras para descrever este livro, eu encerro esta resenha dizendo com todas as letras que ADOREI A HISTÓRIA e que sem dúvida já é um dos melhores livros que li neste ano!!!!
Maristela 30/03/2014minha estante
Não conhecia o livro nem a escritora mas gostei muito do que li na sua resenha e pretendo ler o livro em breve.

Andréia 30/03/2014minha estante
Adorei a resenha, mto boa!!! Vou ler o livro com certeza!

Fabiana Strehlow 22/04/2014minha estante
Realmente, o livro nos encanta primeiramente, pela bela capa!
E ao ler a resenha percebo que o livro é no todo muito bonito. Trazendo-nos um enredo apaixonante e que com certeza, nos fará refletir muito.
Eu quero ler!

Giseli 09/12/2014minha estante
Assino embaixo tudo que escreveu... É realmente um dos melhores livros que já li... Perfeito... Merece um segundo volume...

Letícia 06/03/2014

Uma janela no tempo - Aprendendo para a vida
Querido diário, poderia começar eu ao reproduzir nesta singela resenha as minhas impressões sobre este livro fantástico intitulado "Uma janela no tempo". Quando vocês olham para o livro, primeiramente entram em contato com uma capa muito sugestiva, pensam... Olham de novo e o título parece prender-lhe até que já não pode mais relutar e sua única escolha é abri-lo... Quando fazes isto, ah! Depara-se com mais surpresas e não, não se pode parar... Você não tem escolha! Tem que lê-lo imediatamente, pois tamanha é a curiosidade despertada que simplesmente não consegue desgrudar-se dele!
A escritora Lorena de Macedo tem 30 anos, é mineira do Triângulo, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, o que lhe confere certa experiência com a escrita e em 2012 publicou seu primeiro romance pela Editora Literata/SP, uma trilogia denominada Essência e cujo volume I foi lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Saindo deste contexto de Essência, a autora nos presenteia com uma obra mais do que bem escrita intitulada Uma janela no tempo. Ótimo, ao pegar o livro aparenta ser apenas mais uma história como muitas outras envolvendo viagens no tempo, mas enganam-se meus caros leitores, enganam-se! Já nas primeiras páginas é possível perceber que a obra tem um grande potencial, pois Lorena não escreve a esmo, suas palavras são meticulosamente escolhidas entrelaçando o leitor em cada linha, em cada página e em cada capítulo. Não se pode parar de ler nem um instante, pois somos tragados para o interior do palacete da família Pope e envolvidos nos mistérios e segredos que estes carregam. Onusto de sentimento, mistério e engenhosidade, o livro nos proporciona, além de uma leitura agradável, uma lição de vida. Os personagens de Lorena são extremamente bem construídos, tanto que, duvidamos se eles realmente não existiram e tal proeza é mais do que relevante, pois, segundo Anatol Rosenfeld é "a personagem que com mais nitidez torna patente a ficção, e através dela a camada imaginária se adensa e se cristaliza." (p.14)
A pequena cidade de Esplendor é o palco de toda a trama, Erick Vander Pope após ter sido dado como morto resolve levantar da tumba e fazer uma visita ao seu sobrinho-neto, Alexander Vander Pope, e tal visita acarreta uma série de consequências que marca a vida da família para sempre. Lucinda e Daniel são filhos de Alexander e Carmélia, e como todos os irmãos, vivem se provocando. Depois de uma chuva intensa, Daniel sai para dar uma volta na floresta que circunda o palacete da família e sua irmãzinha foge das criadas para persegui-lo, acreditando veemente que o mesmo roubou-lhe a boneca de pano. Mais pela manhã, Daniel havia encontrado um bilhete que ele mesmo escreveu com uma anotação extra pedindo para que não saísse de casa, mas ao ignorá-lo, acabou atraindo a irmã para o perigo. Lucinda acaba desaparecendo, como se tivesse sido tragada pela terra e ninguém, jamais a encontra. Desesperada, Carmélia começa a definhar e morre, restando apenas Daniel, carregado de culpa e o pai, dizimado pelas desgraças familiares.
Alexander começa a beber e Daniel não consegue deixar de se sentir culpado, ele passa mais tempo sozinho aos cuidados de Lacrimosa do que em companhia do pai e com o passar dos anos, cresce e torna-se um garoto muito problemático, o que o faz ir parar em um internato. Lá Daniel aprende a portar-se direito e envolve-se em inúmeras aventuras ao lado de seu melhor amigo Bento Solano. Porém, nem tudo dura para sempre e é chegada a hora de Daniel retornar para casa. O adolescente, a priori, se vê em um beco sem saída, pois não se dá bem com o pai e as lembranças que carrega no peito são muito fortes. Então, o destino oferece-lhe uma chance ao lado de Danaana e Albertino na floricultura Martinelli, pois, estranhamente, Daniel desenvolvera habilidades para a jardinagem no seu período de interno. A vida começa a prosperar novamente, e uma certa mocinha da cidade chamada Cecília Vieira começa a povoar os pensamentos conturbados do jovem Daniel. Mas, se os leitores pensam que a partir dai a história acaba se tornando um romanceio clássico, também enganam-se! Lorena nos surpreende com a chegada de um pintor na cidade que acaba gerando situações inusitadas que, são essenciais para o clímax da trama. Inclusive, Daniel descobre o verdadeiro significado da visita de seu antepassado Erick Vander Pope e toma conhecimento do relógio criado por Albert Einstein que, supostamente, poderia voltar no tempo. Em um ritmo alucinante, a autora nem nos dá tempo de respirar, vai desvendando os mistérios que a muito nos deixa perdigados tudo de uma só vez. E a questão que não cala é: se você pudesse voltar no tempo e fazer tudo de novo, o que mudaria?
Daniel se vê diante desta questão e a angústia sentida por ele é sentida também por nós que não sabemos mais o que é certo e o que é errado.
Destaco que adorei o enredo, a criatividade e a originalidade com que a autora nos apresenta fatos tão cotidianos, pois, a fantasia neste livro é um pano de fundo. O livro é palpável e conseguimos nos ver na obra, algo que considero relevantíssimo. Porém, devo também ressaltar que há algumas passagens que considero completamente desnecessárias, como a explicação das vidas de personagens como Lancelin Honório Callado e Carmina Cruz. Simplesmente parecem-me desconexas e fora do contexto. Também o fato de que o livro é narrado em pontos de vistas e quando você está extremamente envolvido com um acontecimento, Lorena nos interrompe de forma abrupta para jogar outro ponto de vista, tornando, em alguns momentos, a leitura um tanto confusa. Logo, a narração onisciente múltipla torna-se muito "múltipla" ao invés de ser um pouco mais "seletiva" e concentrar-se em um núcleo menor de personagens para dar mais fruição ou, nas palavras de Roland Barthes, juissance a obra.
Contudo, nem mesmo este fato nos faz desistir de levá-la até o final, pois é tão bem escrita que fatos como este poderiam passar despercebidos. Lorena nos envolve do começo ao fim sem perder a elegância e veracidade de sua história. Abusa de flashbacks e flash forward, mas sem perder o fio da meada, o que torna o tempo cronológico sutil ao psicológico. O espaço transita na obra, demonstrando claramente as marcas de um Brasil pós-guerras no embalo do som das jukeboxs e o motor das lambretas, onde o povo lutava por derrubar tabus e as mulheres começavam a ganhar espaço em uma sociedade machista.
Logo, eu recomendo este livro com toda certeza! E mais, afirmo que, sem sombra de dúvidas, é um dos melhores livros que li em minha vida. Sem mais! Deixo o convite em aberto aos leitores que, como eu, gostam de um livro interessante, atual e bem escrito.
Até a próxima!

site: http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/