Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Luneinhell 15/04/2024

Diferente do que eu esperava
Esse livro foi muuuito diferente do que eu acharia que ele fosse, mas até que isso me foi uma surpresa boa. Quando lia a sinopse desse livro (e tbm tendo visto um dos filmes antes de ler ele) eu tinha em mente que seria um livro frenético, cheio de ação, de aventura, de hackers e tudo o que o gênero cyberpunk tem de mais clichê. Isso é verdade, não tanto quanto eu imaginava, mas é verdade. O livro trata bastante sobre os questionamentos filosóficos e éticos do Rick, fazendo com que o leitor se questione junto com ele. Para mim foi um pouquinho difícil conciliar esses questionamentos com focar na narrativa do livro e na própria leitura (isso tem mais a ver comigo do que com o livro). É uma leitura bastante tranquila e pouco densa, que flui de um jeito gostoso, que prende e que mesmo depois de terminar de ler você ainda continua pensando um pouco sobre o livro. Eu achei o final meio brusco, daqueles que '' POW PEW ... acabou '' e fiquei com gostinho de quero mais.

Andre.28 14/04/2024

Uma boa premissa, personagens interessantes, exceto por algumas poucas escolhas de enredo
Sendo objetivo: o livro é bom, mas há partes que poderiam ser enxugadas. O fluxo narrativo é bom, embora o leitor precise comprar a ideia do autor. A premissa do caçador de androides é bem interessante, o mundo pós guerra que quase destrói a humanidade em um ambiente subdivido em classes artificiais é construído dentro de uma plataforma boa, um ponto positivo da narrativa. O ponto negativo, na minha opinião, foi o excesso de foco nos animais elétricos. Se voltasse a descrever a vida dos humanos remanescentes da poeira radioativa e a explorasse mais as descrições dos androides caçados eu acho que substituiria bem essas passagens e esse enfoque nos animais. Outro ponto positivo diz respeito ao mercerismo (uma espécie de religião misturada ao uso da fantasia como um "entorpecente), que foi muito sagaz, ambientado muito brilhantemente pelo autor. É um livro pra ser lido aos poucos, para se ir comprando a ideia, para ir se imergindo e percebendo os dilemas e nuances dos personagens.

Luisa Jordana 14/04/2024

Androides sonham com ovelhas elétricas?
Uma ficção científica muito interessante, mas que me surpreendeu pela profundidade do conteúdo e pelos sentimentos que me proporcionou. Sem falar nos questionamentos, que são os mesmos desde os primórdios da humanidade. O que faz de nós humanos? A empatia é nossa régua de humanidade, ou seria a vontade de viver? A nossa biologia nos torna mais importantes que outros seres e raças? A nossa necessidade de conexão com outros seres humanos é tão importante quanto nossa necessidade de conexão com a natureza em si, com outros seres? Todas essas perguntas tem apenas uma resposta?
Esses foram os questionamentos que essa leitura me trouxe, junto com um sentimento de melancolia e o medo que quase todos nós sentimos, que é o medo da solidão. Não apenas a solidão com relação à falta que sentimos dos nossos semelhantes, mas das outras criaturas que o avanço capitalista/tecnológico tanto se esforça para destruir.

anfenun 14/04/2024

O livro se iniciou um pouco confuso, pois eu tinha apenas uma vaga ideia do que se tratava. Depois que você entende os conceitos e o mundo que o livro retrata, tudo fica mais interessante e empolgante. Sempre há a dúvida do leitor do que é real ou não entre os personagens e até a própria realidade. É interessante o debate sobre o que é empatia e se isso é de fato um fator determinante sobre o que é "vivo" ou não.

Érica 11/04/2024

Curtinho mas cheio de boas sacadas
Eu acredito que todo livro que é lido e relido e relembrado, é porque tem seus méritos e, por isso, preciso encaixar em algum momento minha interminável lista de livros para ler.
Ficção científica não é um estilo que eu goste, mas é inegável que Philip K. Dick e suas obras são consagrados e a leitura deve valer né.
E valeu demais!
O livro é bem diferente do filme, que eu já tinha visto (o do Harrisson Ford pq sou das antigas), e achei infinitamente melhor, temos muito o que pensar sobre o que nos torna humanos, o que nos une como espécie, o que estamos fazendo com o planeta, solidão, fanatismo religioso, drogas, empatia, moral, depressão, satisfação pessoal e profissional... Ainda estou pensando sobre as diversas camadas do livro.
E amei o final aberto, sempre gosto de finais abertos pq a experiência da leitura perdura, podemos ficar imaginando finais, soluções, alternativas.

Jenny 11/04/2024

"Que trabalho esse meu, pensou Rick. Sou um flagelo, como a fome ou a peste. Por onde eu passo levo uma maldição antiga."

Camila2071 09/04/2024

Ruim
Só terminei pra completar um desafio pq pra mim não funcionou de maneira alguma. Não é meu estilo de livro e não recomendo.

juju 04/04/2024

Existe algo muito estranho e comovente nos humanos
Um dos melhores livros que eu ja li, penso nele o tempo todo e fico voltando varias vezes nos meus próprios pensamentos tentando nao deixar nada para tras.

?Você tem que estar com outras pessoas. Para que possa se considerar vivo?

Luiz Namur 01/04/2024

Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas...
"Blade Runner" é uma obra-prima da ficção científica escrita por Philip K. Dick. O livro, intitulado "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?", mergulha os leitores em um mundo distópico pós-apocalíptico onde humanos e androides coexistem.

A história se desenrola em uma Terra devastada, onde a maioria dos seres humanos emigraram para outros planetas. Os poucos que permaneceram enfrentam um mundo decadente, habitado por animais sintéticos e androides. O protagonista, Rick Deckard, é um caçador de androides, responsável por "aposentar" (destruir) os modelos mais avançados que se rebelam contra sua servidão.

A narrativa levanta questões profundas sobre a natureza da humanidade, empatia, identidade e moralidade. A linha entre humanos e androides se torna cada vez mais tênue à medida que Deckard se confronta com suas próprias convicções e o significado de ser "humano".
Brujo 07/04/2024minha estante
Adorei a referência ao filme no título da resenha !!!

maxzz 01/04/2024

Isidore tem o meu coração.
Só sei que o único personagem que eu amei foi Isidore..
Ele é tão querido ://
Sinto uma grande dó dele, ele é bom demais para um ser humano :(
todos trataram ele tão mal, se eu tivesse na história eu o trataria tão bem, daria a ele uma aranha de estimação, reconheceria cada conquista, e cada avanço que ele fez ao decorrer dessa história..
Te amo Isidore

Bruno763 31/03/2024

O que nos torna humanos?
É interessante como uma leitura densa e melancólica nos leva a questionamentos como "Qual o limiar da humanidade?" e "O que é humanidade?".

Através de personagens melancólicos e ambíguos vivemos uma jornada na busca de não só androides fugitivos, mas também de um sentido para vida. Um sentido para ser humano. As narrativas encontradas no livro giram em torno da humanidade, seja pela perspectiva dos androides e até dos seres humanos, como a empatia afeta a tomada de decisão e o lado emocional que parcialmente pode ruir mesmo sendo humano.

O fato é que existe uma linha tênue entre ter e não ter humanidade, tal fato é colocado em prática ao ver humanos que perderam sua humanidade, isso é explorado de forma interessante na narrativa, quando os próprios androides demonstram uma mínima empatia para com seus iguais e os seres humanos não para com seus semelhantes.

Blade Runner é uma obra densa, entretanto os questionamentos que ela leva o leitor a ter sobre sua própria humanidade e o que faz dele humano é que torna a leitura uma ótima escolha.

Rafael1366 27/03/2024

BLADE RUNNER
Uma narrativa repleta de questionamentos morais, éticos e religiosos, a trama faz o leitor refletir sobre o que nos torna humanos, o que não nos tornaria humanos, nossos vazios, o desgaste e a morte de tudo, o significado de estar vivo, a natureza das coisas e as dependências dos seres humanos.
No livro, tudo gira em torno da empatia, e o ótimo protagonista, Rick Deckard, nos leva numa viagem dentro de seus diversos questionamentos sobre seu trabalho, sua vida particular e seus desejos.
Os personagens são bons, a leitura não fica arrastada em momento algum, algumas coisas são difíceis de se entender em um primeiro momento, porém, as diversas camadas e assuntos abordados por este livro o fazem incrível.
Vale a leitura.