Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Irving Bruno 07/02/2024

Senti vontade de tr@ns4r com uma andróide...
Pois bem, esse livro me fez pensar
no que de fato no faz humanos,
diante da possibilidade de termos,
em um futuro próximo, Androides
quase indistinguíveis de nós mesmos.

Além disso, me fez pensar o que é estar
vivo de fato, onde robôs filosofam enquanto
boa parte da população mundial é alienada
e só vive para produzir, reproduzir e consumir,
à espera da morte.

Outra coisa que me pegou são as relações
amorosas, já que haverão, provavelmente,
Androides, com as características sexuais
do jeito que cada pessoa particularmente
gosta. Um prato cheio para uma sociedade
hedonista, né?!

Tudo isso me deixa curioso e me inspira!
Espero voltar a ler esse clássico novamente
para tentar entender melhor o que é o
Mercerismo rsrsrs

Caio Cruz 03/02/2024

O criador e a criatura
O livro por si só começa com um prefácio que me deixou cismado com o autor, de forma que não sabia se iria ler um clássico ou uma alucinação de LSD; Entre o gênio e o louco há o escritor; pois bem, eis que a história surpreendeu em sua construção, coesão e proposta.

O livro trazido como um clássico da ficção científica traz uma história simples, porém, complexa, com personagens originais e únicos, que acertam, erram, são frágeis e corajosos, capazes de mudar de opinião.
O plano de fundo tão desolador acaba trazendo uma angústia, uma aflição do que é e do que estará por vir e quando temos esperança nas alternativas que as tecnologias proporcionarão vêm um capítulo cheio de mais desesperança.
Após o livro veio o filme, em seguida o selo de clássico e então essa edição da Aleph, maravilhosa e trabalhada, com artes originais, contextualizadas com a leitura. Os textos finais trazem perspectivas e explicações que poderiam ser massantes, mas achei muito boas visto que tornou o conjunto muito mais rico.

Resumindo, leitura muito boa, começa um pouco devagar, mas se desenvolve super bem, trazendo algumas reflexões muito importantes até os dias de hoje, e se é chamado de clássico é porque quem for ler vai sentir como um livro da metade do século passado pode ser tão atual.

ErivkSamsa 03/02/2024

Intrigante e Atraente
Uma obra que no começo não me prendeu por conta de conteúdos futuristas que me fazia distrair da leitura, mas que após reler novamente e mais atento a tudo me deixou muito imerso na historia e nos personagens, o livro entrega bem os personagens e nos ajuda a imagina-los para projetar suas ações e interações com a mente, a troca de momentos entre Deckard e Isidore traz uma angustia boa de querer continuar a ler para ver como vai acabar oque acontecerá com eles mais a frente, como Deckard começa a ter sentimentos a frente da obra que me faz ficar mais apegado ao personagem e o carisma ingênuo de Isidore, sem contar os próprios androides que aparecem na obra e como são demonstrados por ela, é melancólico e tão profundo o universo desse livro e a ignorância do ser humano como se exala pelo universo é amedrontador, com certeza esse livro me prendeu bem
viva o mercerismo

mari.rsp 02/02/2024

Nunca pensei que leria Blade Runner e eu fiquei realmente surpresa com a leitura, muito fluída e interessante, gostei bastante

@eu_rafaelfa 02/02/2024

Filosófico
Peguei pra ler esse livro na curiosidade, e logos no primeiros capítulos eu quase desisti da leitura, é lento e sem aparentemente nada importante.
E é aqui que me enganei, do meio pro fim a leitura fica tensa e envolvente. Além que fazer bons questionamentos filosóficos com o que nos foi apresentado lá no início do livro. Muito bom!

Léo 02/02/2024minha estante
Boa resenha. ?
Adoro esse livro e os filmes.

Gael3805 31/01/2024

Humanos sempre serão humanos
Pessoas sempre vão ser pessoas. Seja no planeta terra como conhecemos, seja numa terra futurista e abandonada.

Os dilemas e instintos sempre serão iguais, mesmo em contextos diferentes, mesmo sem nenhuma similaridade entre ambientes, os pontos de ruptura são sempre os mesmos, porque eles partem da essência humana que independe de qualquer outra coisa.

Em um mundo onde parte da raça humana foi deixada para trás na terra após uma guerra, acompanhamos um protagonista que é quase obcecado por animais, uma vez que estão quase extintos no mundo atual, ter um animal de verdade é a maior motivação de vida para ele, que ganha dinheiro caçando androides rebeldes, que vivem entre a sociedade terrestre disfarçados de humanos.

Eu gosto muito da forma como é feita essa mistura de elementos. Uma terra abandonada e assolada por destroços e poeira tóxica ao pé em que os humanos que ainda a habitam precisam encontrar um novo ritmo de vida que faça sentido e tenha propósito, vivendo na escassez de muitos recursos e tendo que conviver com androides humanos e animais.

A empatia humana é a coisa mais importante nesse novo mundo. É o sentimento mais poderoso que existe ao ponto de literalmente conectar milhares de pessoas ao usarem suas máquinas buscando conexão, propósito e se sentirem melhores. Além disso, a empatia é também uma das únicas coisas que diferencia humanos de androides.

Esse sentimento é o ponto central da existência coletiva, e quando ele deixa de fazer tanto sentido e se confunde, é aí que o protagonista começa seu dilema. E é uma jornada bastante interessante de se acompanhar. Ter sua segurança em risco, seu trabalho em cheque, seus valores e sentimentos questionados em meio a uma paranóia e incerteza crescente.

É também muito interessante o contraste com a realidade. A obsessão do protagonista em ter um animal de verdade, de carne e osso, sendo que parece algo tão banal pra quem lê. Além disso, acho que em uma interpretação mais profunda dá até pra concluir que essa busca dele nada mais é do que uma busca por si mesmo, por mais humanidade.

Acredito que alguns pontos poderiam ser melhor explicados, ainda assim é uma experiência espetacular.

Ana (: 31/01/2024

Mas afinal, eles sonham com ovelhas elétricas?
N sei pq eu tinha abandonado esse livro antes, mas estou feliz q dei uma segunda chance. Uma leitura cativante e maluca é o q define esse masterpiece da ficção científica

Pedro P. R. 24/01/2024

Vale a pena
Blade Runner, ou Androides sonham com ovelhas elétricas? Que é seu titulo original, eu tive minha segunda experiência com a escrita de Philip K. Dick, livro publicado pela editora Aleph com um ótimo conteúdo extra de encerramento.

Essa é uma leitura que esteve na lista do meu kindle para ler faz um tempo. Uma obra que adquiri já tem quase dois anos pelo kindle unlimited e que finalmente conseguir ler. Em parte a seleção dela para a leitura se deve graças ao filme de mesmo nome que vi anos atrás, lembro de ter gostado, mas que não lembro de quase nada da historia kkk

Seguindo essa resenha de trás para frente, vou comentar algo sobre o conteúdo extra presente no final, que fala tanto da última entrevista do autor antes de falecer, assim como uma comparação livro-filme. As duas obras são diferentes, em mais de uma forma, mas ao mesmo tempo, se completam, enriquecendo a experiência do leitor. Algo um pouco raro de acontecer.

No livro, acompanhamos um caçador de recompensas que trabalha para a policia “aposentando” andróides que tentam se misturar na sociedade da Terra em um futuro( que hoje já seria nosso passado) diatópico.

Esse personagem nos apresenta boa parte do enredo, envolvendo assuntos sobre fé e cresças durante sua busca pelos andróides fugitivos e nesse momento vemos o talento de K Dick que nos apresenta algo e logo em seguida nos faz duvidar de tudo que já sabemos ao lado do personagem.

É um livro bom que recomendo para quem gosta de ficção cientifica.

Paulinha 22/01/2024

Reflexivo e surpreendente
Ficção científica recheada de reflexões psicológicas, espirituais e filosóficas: o que é, de fato, ser humano? Essa pergunta (ao meu ver) permeia toda a narrativa e vai se conectar com outros questionamentos, sobre o que nos move, qual o papel da tecnologia, o que é estar vivo, o que é certo ou errado, qual o limite entre a fé e a realidade.

Gosto de como Philip K. Dick inicia sua obra, lançando mão de uma escrita fria, rebuscada e sintética, o que ajuda a criar uma atmosfera estranha: de uma terra envolta em uma poeira tóxica, onde há humanos afetados por ela (dito especiais), que são tratados com desdém, animais tecnológicos, colônias em marte e, claro, andróides. Inclusive, essa maneira artificial de conduzir a história, a princípio, logo nas primeiras 20 páginas, não me cativou, mas, depois entendi que era o objetivo do autor e engatei na leitura. Então, vamos conhecendo e entendendo essa Terra futurística e precária através de Rick Deckard, um caçador de androides que recebe a difícil missão de eliminar 6 robôs, tão inteligentes que podem se passar por humanos aos olhos dos menos experientes. Nesse percurso, somos surpreendidos ao perceber que tudo é mais complicado do que parece. O final é eletrizante e as descrições que Dick dá das coisas, locais e situações nos transportam para a história.

É interessante também como o autor se antecipou e fez algumas previsões sobre o surgimento de tecnologias atuais, como as chamadas por vídeo, por exemplo ( que ainda não tinham se desenvolvido na época em que ele escreveu a história, em 1968). Não vou entrar no mérito entre o filme, adaptado por Ridley Scott e o livro, pois, acredito que um complementa o outro e que, por isso, são diferentes entre si.

Vale muito a leitura!

A louca do livro 21/01/2024

Eu demorei bastante pra concluir essa leitura, bem demorada mesmo! Porém eu gostei, com certeza a experiência seria melhor se a leitura tivesse sido mais fluida pra mim?

Ivy 21/01/2024

Andróides sonham com ovelhas elétricas?
Sou fascinada por livros que me fazem pensar, refletir e ter crises existenciais? Quando essas reflexões estão em contexto de ficção científica então, perfeito! Obviamente já tinha assistido Blade Runner, que é a adaptação de Ridley Scott pro cinema, mas em nada tirou o brilho da leitura! Como o autor mesmo disse em vida, um complementa o outro. E claro que a película é fantástica, porque dá vida às imaginações do autor, entretanto, a leitura é superior no sentido das reflexões filosóficas, psicológicas e espirituais. Uma pena que o autor não viveu para ver sua obra completa no cinema e faleceu no auge do reconhecimento artístico, vai ver, como ele mesmo disse, ele não se sentiria bem vestindo um smoking, ele era feliz de camiseta?

Marleyzao 21/01/2024

Um futuro não tão distante
Segunda leitura, nota 4 de 5?
Uma leitura abstrata e algumas vezes até difícil de entender, uma história distópica de um futuro que talvez não esteja tão distante, apresenta questões sobre a humanidade e até sobre inteligência artificial e robôs.
Afinal rick é um humano ou Androide?