Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Marleyzao 21/01/2024

Um futuro não tão distante
Segunda leitura, nota 4 de 5?
Uma leitura abstrata e algumas vezes até difícil de entender, uma história distópica de um futuro que talvez não esteja tão distante, apresenta questões sobre a humanidade e até sobre inteligência artificial e robôs.
Afinal rick é um humano ou Androide?

Tati Bertoldo 19/01/2024

Blade Runner
ANDROIDES SONHAM COM OVELHAS ELETRICAS? Um livro que mostra um mundo pós apocalíptico onde todos os animais morreram. E o bem mais precioso que um humano pode ter é um animal, porém muitos não conseguem ter animais vivos então partem para animais elétricos. Esse livro mostra também a "vida" de Androides fabricados para servir humanos. O autor escreve muito bem os personagens e seus desejos. Deixa evidente suas falhas também. Trás um enredo que para mim que nunca li ficção científica algo maravilhoso e inovador. Recomendo.

Mendonca9 16/01/2024

A única que me lembro de sentir a ler este livro foi : confuso , confuso e mais confuso.
Talvez não o melhor para se começar a ler ficção cientifica.

thaysp20 14/01/2024

Mas afinal, andróides sonham com ovelhas elétricas?
Se nem o autor da obra sabe responder a pergunta quem dirá eu, uma simples leitora, que, em suma, só gostaria de deixar aqui o meu comentário sobre o livro: você se deixa levar pelo universo criado muuuito facilmente, apesar de ficar um pouco perdido no início. É uma obra com uma passagem do tempo fluída e você fica intrigado sobre o que vai acontecer em seguida.
Como é de se esperar, a temática como apontada pela ?orelha do livro? e também mencionada por meu amado em uma troca de ideias sobre a leitura, é envolta sobre a problemática: ?é interessante como os andróides acabam por ser mais humanos do que os próprios humanos?.
Ademais, gostei da parte extra sobre o autor, o significado do termo ?blade runner? (e de onde tiraram), além de descobrir que a melhor cena do filme não estava escrita no roteiro, e sim foi improviso do ator.

Italo.Lima 13/01/2024

Você sente empatia?
Aqui quero falar sobre dois pontos distintos, o primeiro é sobre a obra de um ponto filosófico, nessa questão o livro me agradou muito, com reflexões sobre empatia, o que é a vida, quem somos, para onde vamos, etc. ele aborda essas questões de maneira simples e que te faz a todo instante refletir sobre elas.
Já na questão de “mundo” eu não achei tão inovador, claro acredito que para época deve ter sido surreal e eu entendo isso, mas acho que o meu problema foi que li esse livro depois de outras ficções (series robôs do asimov, carbono alterado, etc.) e isso jogou minhas expectativas muito alto, veja o mundo aqui apresentado é ótimo não estou fazendo nenhuma comparação com outras obras, apenas explicando o por que acredito que não tenha me impressionado muito. Me incomodou mesmo nesse mundo foi o fato dele ser tecnológico de mais para algumas coisas e muito arcaico para outras, ao mesmo tempo que carros voam e armas são a laser, os andys só são descobertos com um teste de palavras. Enfim recomendo a leitura, é um livro que faz juiz a fama que tem, ainda mais se tratando de colocar o leitor para filosofar.

JSGuedes 12/01/2024

Diferente do que eu esperava
Eu não assisti o filme, mas por ser um clássico eu ouvi algumas coisas sobre a história, então comecei a leitura com certas expectativas, e foi diferente e mais complexo do que eu esperava. Gostei bastante, principalmente das partes que tem surpresas, vem de um jeito tão jogado no meio do diálogo que me fez reler várias vezes kkkkk

Tati Freitas 10/01/2024

Eu sou muito fã do filme Blade Runner, que por coincidência estreou no ano em que eu nasci, foi um dos filmes que fez eu me apaixonar por ficção científica, mas por algum motivo nunca tinha lido o livro. Preciso dizer que tinha um pouco de medo do livro, ou me fazer odiar o filme, ou me decepcionar, mas nada disso aconteceu. Acredito que sejam obras complementares, a ideia principal é a mesma, assim como o conceito, as duas obras deixam no ar a pergunta "O que nos faz humanos?" e o mais genial é que nenhuma delas nos dá uma resposta, mas nos deixa com a reflexão. Me apaixonei pelo livro, tanto quanto sou apaixonada pelo filme.

Nandara.Secco 06/01/2024

1 - Uma ficção científica
Para o desafio 2024 do @bloglivrada, eu deveria escolher, como primeiro livro, um dos meus gêneros favoritos: uma ficção científica. Assim, uni a velha vontade de ler este clássico a um desafio - o que sempre é interessante e funciona como um incentivo para ler mais.

Sobre PKD não tenho o que dizer. Acho genial a forma como ele nos faz questionar o que é real em nossa própria realidade, recurso que nos deixa atordoados enquanto leitores, atônitos. Muitas vezes, refleti: o que nos torna humanos? Nossas paixões? Medos? Capacidade de sermos empáticos (será?) Nossa fé? E tudo isso é mesmo o que nos faz superiores a outras formas de vida?

Enfim, o mais legal: não encontrei respostas.

Charles.Araujo 03/01/2024

Incrível
O único favorito de 2023, demorei um pouco pra escrever a resenha pra eu ter certeza que gostei. É muito envolvente e impactante, eu não consegui parar de ler.

Eliane406 01/01/2024

Androides sonham com ovelhas cibernéticas?
Hesse em O Lobo da Estepe disse:"E se algumas almas humanas, singularmente dotadas e de percepção sensível, se levanta a suspeita de sua composição múltipla, e, como ocorre aos gênios, rompem a ilusão da unidade personalística e percebem que o ser se compõe de uma pluralidade de seres como um feixe de eus, e chegam a exprimir essa ideia, imediatamente a maioria as prende, chama a ciência em seu auxílio, diagnostica esquizofrenia e protege a humanidade para que não ouça um grito de verdade dos lábios desses infelizes."

Assim, é Philip K.Dick, o escritor genial, com 44 livros, cerca de 121 contos e uma obra mastodôntica - Exegesis de 8000 páginas, de escrita automática. Sua obra levantou questões que anteciparam o futuro e o tornou um autor referência importante do século XX.

Para K.Dick, a realidade pode não ser o que parece e podemos estar a ser manipuladas na nossa percepção. Profetizou uma sociedade hipertecnológica que controla o indivíduo, inventou o cyberpunk antes dos computadores se tornarem eletrodomésticos, criou a base da Matrix sem conhecer a internet, etc. Foi o escritor que melhor compreendeu o nosso tempo estando fora dele.

Em "Os Andróides Sonham com Ovelhas Eletrônicas?" , posteriormente, "Blade Runner", em que o título original é uma incógnita que nos leva a pensar sobre onde nasce a empatia. Um livro que fala de moral, questões humanas e poder em alta escala. Tudo se trata de controle; até que ponto necessitamos estar vinculados as emoções alheias, alinhar níveis de soberania. Porque suprir nossos sentimentos, se podemos confrontá-los e viver com eles. Seres humanos vivendo realidades que necessitam de um controle para saber quem são ou mesmo não ter que lidar com a realidade.O que determina, afinal, nossa condição de ser humano!?

Viccesar 31/12/2023

O que nos torna humanos e nos define como tal?
A principal questão do livro é essa. Philip K. Dick nos coloca em um mundo pós-apocalíptico, devastado por uma guerra, com androides e tecnologias futuristas, tudo isso para perguntar: o que nos torna humanos?
Para fazer isso, o autor nos apresenta ao Deckard, um caçador de recompensas que ?aposenta? droides para sobreviver. As situações vividas pelo protagonista vão nos deixando cada vez mais pensativos, e, a partir de um certo ponto, melancólicos.
O livro não se arrisca em dar respostas, mas apenas questionamentos, então, em alguns momentos, dá a impressão de que o autor deixa essas questões ?vazias?.
A escrita faz o leitor mergulhar no cyberpunk, sentindo a opressão de um mundo defeituoso e de uma sociedade doente, onde ter um animal real é questão de orgulho e um elétrico de vergonha, seja lá qual for a razão disso.
Porém, o livro atinge seu ápice no terceiro ato, onde o escritor mexe com estruturas levantadas no início da história, fazendo com que o leitor não saiba no que acreditar.
Em suma, ?Androides sonham com ovelhas elétricas?? é um livro que faz uso magistral da estética cyberpunk para fazer o leitor, assim como o protagonista, duvidar das complexidades fundamentais da existência humana.

Gihwest 28/12/2023

Particularmente gosto desse livro, a forma como ele expõe e crítica ao ser humano, afinal, o que nos torna unicos, será mesmo essa "empatia"?
são apenas isso?
É bem intrigante a trajetória.