Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Gihwest 28/12/2023

Particularmente gosto desse livro, a forma como ele expõe e crítica ao ser humano, afinal, o que nos torna unicos, será mesmo essa "empatia"?
são apenas isso?
É bem intrigante a trajetória.

Dry 21/12/2023

Será que androides sonham com ovelhas elétricas?
É uma boa pergunta, apesar de acreditar que não. Para uma sociedade de humanos que sonha com animais reais, é muito estranho pensar que mesmo escrito em 1968, a realidade deste livro parece mais atual ainda para os dias de hoje. A visão de Philip K. Dick além de futurista, foi sem dúvidas muito certeira, assim como a fluidez de sua escrita, a qual eu podia jurar que se desenvolveria de uma forma muito mais lenta.
É claro que houveram partes como a "Merce" que não ficam muito claras, mas também não tiram a grandiosidade de Androides, sonham com ovelhas elétricas. Obs; Essa edição tem extras incríveis de comparativos com o filme (Blade Runner) que foi inspirado neste livro.
Emerson Meira 22/12/2023minha estante
Ótima resenha! ????? Tive impressões parecidas, achei bem fluida e leve de ler, além dessa edição que é linda e bem completa mesmo ? Fiquei com vontade de ler outras obras dele ?

Dry 22/12/2023minha estante
Emerson, eu também estou morrendo de vontade de ler mais obras dele, um autor realmente fascinante! ????

Emerson Meira 22/12/2023minha estante
Dizem que "O homem do castelo alto" é muito bom ? Vou ver se encaixo na lista pra ano que vem ?

Dry 23/12/2023minha estante
Está na minha lista também ??

Bianca Martins 20/12/2023

Estarias Chorão errado?
''Quem é de verdade sabe quem é de mentira", será?

De certa forma é angustiante ler ficções cientificas do século passado, pois até hj, todas que eu li foram assertivas demais com a realidade de hoje e para a qual estamos caminhando, e bom, isso não é legal... nenhuma dessas ficções enxergou algo bom acontecendo...

A leitura para mim não foi muito fluída e acabei me distraindo em algumas partes que precisei reler para prestar atenção, mas a história foi bem pensada e sinto que a intenção não era trazer grandes plots (talvez naquela época eram grandes, mas hj em tempo de black mirror não foram), mas sim a reflexão sobre as situações.

Não assisti o filme e confesso que não fiquei com vontade.
Recomendo a leitura.

jessicalimao 14/12/2023

Uma ótima surpresa
Não tenho palavras para descrever o quanto adorei esse livro, muito bem escrito, viciante...não parei até a última página

Makomon 13/12/2023

Você acredita que androides tem sentimentos?
Não é mistério para quase ninguém a importância gigantesca dessa obra para a nossa cultura pop. Como o próprio autor escreve na carta ao final do livro: "Ele nao é ficção, é futurismo."

O livro tem uma leitura muito gostosa. Com descrições e pensamentos muito bem escritos, que não cansam em sua maior parte.

O protagonista também é muito interessante. É cheio de conflitos internos que vão surgindo conforme ele trilha o seu destino triste e cruel.

Infelizmente o livro peca em algumas coisas, como o desenvolvimento de outro personagem de destaque e a entrega de um climax mais impactante. Sem contar também que achei o início e o fim da obra bastante arrastados.

Embora tenha problemas, recomendo muito a leitura. É um livro cheio de idéias super interessantes - apostando em um futuro deprimente (e bastante realista) - que nada mais são do que um palco para os questionamentos sociais e filosóficos que o autor busca pôr na mesa.

helodoll 12/12/2023

Blade Runner
Em Blade Runner, a obra-prima de Philip K. Dick, somos transportados para um futuro pós-apocalíptico, onde a Terra, devastada por uma guerra nuclear, enfrenta a extinção da vida animal. Nesse cenário, Rick Deckard, um caçador de recompensas, protagoniza uma jornada existencial, caçando androides rebeldes e desencadeando uma reflexão filosófica profunda sobre a natureza da vida, solidão e identidade.

A escrita de Dick, marcada pela profundidade psicológica e abordagem filosófica, constrói um mundo distópico vívido e desconcertante. A edição da Aleph, com sua tradução precisa e acabamento de qualidade, eleva ainda mais a experiência literária, tornando "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" uma leitura essencial para entusiastas de ficção científica e para todos que buscam contemplar as complexidades fundamentais da existência humana.

jessyca59 10/12/2023

Perfeito e maravilhoso
ja to ansiosa para ler mais coisas do Phillip K Dick
adorei o final e como foi bem imprevisível. passei o livro inteiro certa de que ia acontecer uma coisa e foi bem diferente me deixou bem contente.

Vitória L 10/12/2023

Putz bom demais, me fez ficar refletindo dias após o término do livro, gostei muito. Só n dou 5 estrelas pq acredito que não o compreendi totalmente (mas aí é falha minha msm kkkkkk)

Laísa 08/12/2023

Comecei a ler após assistir o filme e me surpreendi com tantas diferenças! As obras possuem apenas os mesmo personagens/elementos, mas se desenvolvem de formas bem diferentes. Minhas partes favoritas foram os momentos em que o autor me fez desacreditar da realidade que o Deckard até então trazia como verdadeira e me questionar se ele estava mentindo ou sendo enganado. Os plots twists fizeram o livro ganhar um tempero a mais.

Ed Bortolotte 08/12/2023

É impressionante como você pode ser impactado duas vezes pela "mesma obra".
Depois de muito anos apreciando Blade Runner apenas pelos filmes (suas muitas versões) e todo o poder de influência que teve na minha vida desde a adolescência, que me fez gostar tanto desse gênero de cyberpunk ( com Akira e Ghost in the shell e posteriormente na literatura com Neuromancer)...

Ler o livro me abriu uma perspectiva tão diferente e rica de cada personagem e da obra em geral que fiquei me questionando porque demorei tanto tempo para isso.
Vemos aqui um Deckard e uma Rachel completamente diferentes ( na verdade todos estão bem diferentes da versão cinematografica) E as questões, sobre realidade e identidade são muito mais profundas e interessantes do que no filme, que por sua vez é mais dinâmico e te arremata pelo visual.

Blade Runner é um daqueles raros casos que o filme e o livro são parecidos e muito distintos ao mesmo tempo. Um completa o outro... E todos tem um grande valor.

Simplesmente leiam... E cuidem dos seus bichinhos de estimação!

Henrique 06/12/2023

O que é o ser humano ?
Após ler este livro pude deparar-me com esta questão, no ínicio é apresentado o conceito sobre os androids e sua versão que cada vez mais aproxima-se da perfeição, mas nunca pensamos na essência do homem e a diferença entre o mesmo e as demais raças.

Ao decorrer da obra pude observar a semelhança dos traços e como as "diferenças" estavam cada vez mais estreitas, o unico diferencial entre nós é o sentimento , mas e se chegar um momento em que os androids se tornem também sentimentais ? , poderá ter uma dificuldade para saber quem é quem ?.

A complexidade dos sentimentos que o homem possui derivado de uma empatia gerada pela semelhança é que faz com que questionemos se somos realmente humanos,o livro aborda este paradigma com grande maestria e através de diálogos entre o personagem principal e a Rachael Rosen destaca esta complexidade.

No final Blade Runner apresenta um reflexão interessante sobre o tema ao mesmo tempo que explora tais complexidades, enriquecendo ainda mais a discussão e também abordando tópicos filosóficos sobre o existencialismo.

Manuh 30/11/2023

Muito além da ficção científica
Sempre ouvi falar sobre Blade Runner, mas não tinha ideia do que estava por vir.

Leitura fluida, envolvente com temas profundos.

E aí, já parou para pensar:

Andróides sonham com ovelhas eletrônicas?

Fantha_exe 25/11/2023

Um clássico da literatura de ficção científica
Quando comprei esse livro não esperava encontrar uma história tão boa. Por várias vezes me vi terminando um capítulo e já indo pro próximo, ansioso por descobrir os próximos passos da história

Nágela Soares 24/11/2023

Revolucionário
Eu amei. O universo criado pra contar a história de Androides sonham com ovelhas elétricas? é fenomenal! Fictício, mas totalmente possível. As questões filosóficas acerca de O QUE nos faz humanos, cada detalhe montado pra contextualizar a narrativa, os objetos, os personagens, o modo como a tecnologia foi retratada, tudo foi revolucionário e achei a escrita do autor bem imersiva, me senti completamente naquele universo (Talvez pq de certa forma eu já esteja kk). Eu gostaria de sentir a sensação de ler esse livro na crescente do tempo desde o seu lançamento, cada nova vez lida, seria como adentrar de pouquinho em pouquinho no universo do livro. Cada vez menos ficção, cada vez mais realidade.
cristian_yuri 24/11/2023minha estante
É realmente uma obra incrível

Tracinha De Livros 24/11/2023minha estante
Nossa, agora fiquei com muita vontade de ler esse kkkkk já add na lista kkkk