Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

fabiofabiofabio 24/04/2024

Razoável
Acredito que esse livro seja para quem procura uma leitura relativamente leve e tranquila. suponho que boa parte do aspecto mundano do texto seja influência da editora aleph, que carrega um teor de "simplificado" em suas obras publicadas, fazendo com que, na minha opinião, todas pareçam ter sido escritas pela mesma pessoa (li blade runner após jurassic park e outros livros publicados pela aleph, e tive essa impressão de "padrão").
a história é interessante e os personagens são razoavelmente compreensíveis, porém rasos. assim, posso dizer que a adaptação para o cinema dirigida por ridley scott e que a sequência dirigida por denis villenueve fizeram um trabalho extraordinariamente melhor em retratar o mundo e o enredo.

Lari Soler 23/04/2024

Blade Runner
Gostei do livro, apesar de ter ficado confusa em grande parte dele. Comecei a entender melhor o que estava acontecendo ao ter mais noção do universo em que ele está inserido.

Eduardo.Staque 21/04/2024

Gostei pra caramba! Melhor do que eu esperava!
Fiquei com medo de terba mesma pegada de O Homem do Castelo Alto, mas felizmente foi melhor.

Eu não sabia o que esperar da trama, pois estava com o filme na cabeça e me surpreendi por ser bom, e um podendo complementar outro.

É uma leitura bem fácil, filosófica e um pouco melancólica por conta de todaa a ambientação e o comportamento dos personagens.
Interessante a discussão sobre o físico, metafísico, real, sintético, podendo pensar no analógico e no digital, a busca pela identificação e a proximidade o real e o vivo, a indagação de quem tem o direito de definir o que é vida e quais são os critérios usados para poder definir isso e como pode mos identificar tudo isso.

Vou querer ler mais livros do PKD, parece que a ficção científica dele é mais "light", ou mais palatável e fácil de digerir do que outros autores, mas mesmo assim pode se considerar uma ficção mais pesada.

Ondas Superficiais 19/04/2024

Isto não é uma resenha - Blade Runner
Um romance futurista que te prende facilmente do início ao fim, a leitura é fluída e bem simples, sem palavras difíceis e acessível ao entendimento de diferentes públicos. É aquele tipo de enredo para começar e terminar na tarde do mesmo dia, a história em si gira em torno apenas de um dia.
A trama conversa muito com as atitudes da sociedade atual, que apenas consome e consome e não percebe que no fim tudo é lixo, tudo o que vem do homem e é feito para o homem, no fim, é apenas lixo.
"É um princípio universal que opera por todo o cosmo, o universo inteiro está se movendo na direção de um estado final de total e absoluta bagulhificação. Fenômeno que, no limite, nada mais significa do que a capacidade de as coisas criadas pelo homem tomarem o lugar dele."

Luneinhell 15/04/2024

Diferente do que eu esperava
Esse livro foi muuuito diferente do que eu acharia que ele fosse, mas até que isso me foi uma surpresa boa. Quando lia a sinopse desse livro (e tbm tendo visto um dos filmes antes de ler ele) eu tinha em mente que seria um livro frenético, cheio de ação, de aventura, de hackers e tudo o que o gênero cyberpunk tem de mais clichê. Isso é verdade, não tanto quanto eu imaginava, mas é verdade. O livro trata bastante sobre os questionamentos filosóficos e éticos do Rick, fazendo com que o leitor se questione junto com ele. Para mim foi um pouquinho difícil conciliar esses questionamentos com focar na narrativa do livro e na própria leitura (isso tem mais a ver comigo do que com o livro). É uma leitura bastante tranquila e pouco densa, que flui de um jeito gostoso, que prende e que mesmo depois de terminar de ler você ainda continua pensando um pouco sobre o livro. Eu achei o final meio brusco, daqueles que '' POW PEW ... acabou '' e fiquei com gostinho de quero mais.

Andre.28 14/04/2024

Uma boa premissa, personagens interessantes, exceto por algumas poucas escolhas de enredo
Sendo objetivo: o livro é bom, mas há partes que poderiam ser enxugadas. O fluxo narrativo é bom, embora o leitor precise comprar a ideia do autor. A premissa do caçador de androides é bem interessante, o mundo pós guerra que quase destrói a humanidade em um ambiente subdivido em classes artificiais é construído dentro de uma plataforma boa, um ponto positivo da narrativa. O ponto negativo, na minha opinião, foi o excesso de foco nos animais elétricos. Se voltasse a descrever a vida dos humanos remanescentes da poeira radioativa e a explorasse mais as descrições dos androides caçados eu acho que substituiria bem essas passagens e esse enfoque nos animais. Outro ponto positivo diz respeito ao mercerismo (uma espécie de religião misturada ao uso da fantasia como um "entorpecente), que foi muito sagaz, ambientado muito brilhantemente pelo autor. É um livro pra ser lido aos poucos, para se ir comprando a ideia, para ir se imergindo e percebendo os dilemas e nuances dos personagens.

Luisa Jordana 14/04/2024

Androides sonham com ovelhas elétricas?
Uma ficção científica muito interessante, mas que me surpreendeu pela profundidade do conteúdo e pelos sentimentos que me proporcionou. Sem falar nos questionamentos, que são os mesmos desde os primórdios da humanidade. O que faz de nós humanos? A empatia é nossa régua de humanidade, ou seria a vontade de viver? A nossa biologia nos torna mais importantes que outros seres e raças? A nossa necessidade de conexão com outros seres humanos é tão importante quanto nossa necessidade de conexão com a natureza em si, com outros seres? Todas essas perguntas tem apenas uma resposta?
Esses foram os questionamentos que essa leitura me trouxe, junto com um sentimento de melancolia e o medo que quase todos nós sentimos, que é o medo da solidão. Não apenas a solidão com relação à falta que sentimos dos nossos semelhantes, mas das outras criaturas que o avanço capitalista/tecnológico tanto se esforça para destruir.

anfenun 14/04/2024

O livro se iniciou um pouco confuso, pois eu tinha apenas uma vaga ideia do que se tratava. Depois que você entende os conceitos e o mundo que o livro retrata, tudo fica mais interessante e empolgante. Sempre há a dúvida do leitor do que é real ou não entre os personagens e até a própria realidade. É interessante o debate sobre o que é empatia e se isso é de fato um fator determinante sobre o que é "vivo" ou não.

Érica 11/04/2024

Curtinho mas cheio de boas sacadas
Eu acredito que todo livro que é lido e relido e relembrado, é porque tem seus méritos e, por isso, preciso encaixar em algum momento minha interminável lista de livros para ler.
Ficção científica não é um estilo que eu goste, mas é inegável que Philip K. Dick e suas obras são consagrados e a leitura deve valer né.
E valeu demais!
O livro é bem diferente do filme, que eu já tinha visto (o do Harrisson Ford pq sou das antigas), e achei infinitamente melhor, temos muito o que pensar sobre o que nos torna humanos, o que nos une como espécie, o que estamos fazendo com o planeta, solidão, fanatismo religioso, drogas, empatia, moral, depressão, satisfação pessoal e profissional... Ainda estou pensando sobre as diversas camadas do livro.
E amei o final aberto, sempre gosto de finais abertos pq a experiência da leitura perdura, podemos ficar imaginando finais, soluções, alternativas.

Jenny 11/04/2024

"Que trabalho esse meu, pensou Rick. Sou um flagelo, como a fome ou a peste. Por onde eu passo levo uma maldição antiga."

Camila2071 09/04/2024

Ruim
Só terminei pra completar um desafio pq pra mim não funcionou de maneira alguma. Não é meu estilo de livro e não recomendo.

juju 04/04/2024

Existe algo muito estranho e comovente nos humanos
Um dos melhores livros que eu ja li, penso nele o tempo todo e fico voltando varias vezes nos meus próprios pensamentos tentando nao deixar nada para tras.

?Você tem que estar com outras pessoas. Para que possa se considerar vivo?
Cuico 22/04/2024minha estante
Perfeito