A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Flávia 05/07/2020

Não tem o menor sentido, amei
Este livro é o que ele é, e não o que você espera dele.

Foram 15 dias de uma leitura nada fácil mas, em nenhum momento, desistir dela era uma opção. Não dá pra dizer que é um livro que conta a história de alguém porque não consigo definir a ordem de todos os acontecimentos e nem se eles são reais.

India Morgan Phelps (ou Imp) é uma mulher esquizofrênica, que tem como sua parceira uma mulher trans (Abalyn) e que perdeu sua mãe e sua avó para o suicídio, por conta também da esquizofrenia.

Minha opinião sobre Abalyn é que ela é descrita com uma qualidade impressionante e se tornou uma personagem favorita. Amei conhecer um pouco de sua história e um pouco de sua personalidade.

Imp tem suas memórias registradas da forma como ela as guarda e é (literalmente) fantástico conhecer mais detalhes dessas lembranças. Imp é uma artista e não tem um controle temporal de suas memórias, passa por diversas alucinações e cria associações tão fortes com obras artísticas e com sua trajetória de vida, que tudo chega a se misturar.

Acredito que qualquer coisa revelada além disso sobre as memórias acabam estragando um pouco a experiência do livro porque é realmente muito interessante duvidar do que está acontecendo e viajar no que a India realmente narra como sendo sua verdade.

Parece muito confuso (e é), mas é um livro cheio de mulheres incríveis, sem estereótipos, com mensagens grandiosas e isso compensa o fato de ser um pouco arrastado e cansativo. Não é muito fácil lê-lo rápido, mas é uma experiência muito além do que se imagina.

Isa 04/11/2020

É um livro bem confuso, ela conta umas coisas no final que era pra ter contado no meio, mas isso não deixa o livro ruim, só deixa ele mais único, ele não é NADA do que eu imaginei que fosse. Um ponto muito positivo dele é a diversidade, não só pela esquizofrenia que a protagonista tem, mas também por que ela é uma mulher lésbica, e tem uma namorada chamada Ablyn, que é trans. Eu amei de paixão o livro, acho que se tornou um dos favoritos da vida, vale muito a pena a leitura.
Stefani36 04/11/2020minha estante
Ansiosa para iniciar essa leitura!

Ju 12/09/2021

?o amor está observando alguém morrer?
a personagem principal sofre de esquizofrenia, então a escrita dela é bem confusa pela mesma não saber se o que escreve é real ou factual, o que me deixou com mais curiosidade pra saber o final das histórias.
embora não tenha adorado o livro, gostei da forma como a autora fala sobre suicídio sem disseminar ideias erradas.

Gih 06/10/2015

A menina submersa
Livro lindo, capa maravilhosa, porém a história é muito complexa, leitura difícil, em alguns momentos pensei que para alguém conseguir chegar até o fim do livro, precisariam fumar um bazeado bem grande. Li até a metade e abandonei, não consegui continuar, mas em breve irei tentar novamente.
Kelli ( kell_msa) 22/10/2015minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pensei isso tbm, achei a leitura beeeem chatinha, minha leitura ta parado, falta 50 pagina spara terminar

rindo demais com essa resenha

*Ticí* 20/06/2016minha estante
Kkkkkkklkkkk....pensei isso tb. Kkkkkkklkkkk
Desisti tb da leitura.

Lia Cavaliera 23/09/2017minha estante
Realmente livros que são feitos em fluxo de consciência não são para todo mundo. Esse livro é montável e tem uma personagem não confiável, mas são camadas e camadas de subtexto e simbolismo.
Enfim, realmente não é um livro para qualquer pessoa. Eu, por exemplo, amei e é um dos meus livros favoritos, releio todos os anos e sempre encontro coisas novas nele, que não percebi na primeira leitura. E, sim, é um livro que demanda certo estudo, um livro que te passa dever de casa. Não é pro público descompromissado, que lê por ler.
Tanto que ganhou um dos prêmios de terror mais importantes atualmente.
Mas, é aquilo, gosto é gosto...

Bia 10/10/2017minha estante
Deve ser uma das edições mais lindas que tenho, mas abandonei também. Pretendo continuar mais frente, tem tanto livro que eu quero ler, achei que seria um desrespeito comigo e com os outros livros se me forçasse a terminar essa leitura.

Claudia Cordeiro 05/12/2019minha estante
Boa sorte. Tô fora

amanda3913 03/06/2021

A menina submersa
Fiquei perdida em vários momentos. Realmente acho que não é meu tipo de leitura, é meio denso e difícil de entender. No msm momento que eu não queria parar de ler, a leitura não fluía. Enfim, o livro não rolou pra mim, mas essa capa é maravilhosaaa
Biia 03/06/2021minha estante
Comprei pela capa e me arrependi também!

amanda3913 03/06/2021minha estante
Pelo menos um livro bonito a gente tem kkkkkkkkk

Biia 03/06/2021minha estante
Pensando por esse lado é verdade né HUAHUAH

Livros e Ivaílton 21/11/2021

Amor em todas as formas! ??
Esse livro traz tantas reflexões... A arte que é expressada em nosso dia a dia é ofuscada pela superficialidade. E as nossas emoções são encobertas por meros momentos de prazer.

A protagonista principal tem um gênio espetacular. A forma como ela vê os problemas e a forma em que ela os reage é o verdadeiro significado de ser um humano. De assumir as emoções.

ju jules 17/07/2021

Submersa na narrativa
Sem sombra de dúvidas esse livro merece as cinco estrelas e o favorito que dei a ele.
No começo a narrativa foi um fator que eu achei que me impediria de entrar de cabeça na história, já que não segue uma linha linear dos fatos, até porque tem toda a questão dos problemas psicológicos e a desconfiança na memória que a Imp passa para a gente, mas a partir do momento em que você passa a entender como a mente dela funciona, você não consegue mais largar o livro.
Amei a forma que se desenrolou a história dela com a Abalyn e com as duas histórias da Eva, a autora soube expressar muito bem as emoções em cada momento. Exatamente por expressar tão bem, é necessário que tenha cuidado pra ler porque ela aborda muitos temas sensíveis e que podem gerar um gatilho em quem lê.
Por fim, achei fascinante a forma que ela abordou um relacionamento lésbico e a relação de uma das personagens ser transgênero de forma natural, sem fazer um alarde sobre a situação.
Amei o livro e recomendo demais!

Mila 17/09/2020

Impecável
Eu simplesmente amei esse livro, a história é tão cativante, a forma como a autora conseguiu montar os pensamentos da Imp. Este livro é algo único, muito diferente de tudo que já li, pode por um pouco confuso, mas é porque nós acompanhamos tudo no ponto de vista da Imp e ela é uma personagem que tem sempre algo passando pela sua cabeça, algo aflige e ela não quer falar. Em alguns momentos parece que você está lendo um diário de verdade, pois as emoções eu achei tão bem representados. Falei, falei e falei, para chegar na conclusão de que todo mundo tem que ler esse livro.
Só de bônus aqui nos temos um romance lésbico e uma personagem trans, e é tudo muito bem tratado, com naturidade, simplesmente perfeito.

Thauany 22/09/2022

Cult/ 7 7 7 7 7 7 7/sereias e lobos
Eu não consegui me conectar com a narrativa, não entendi várias partes do enredo e fiquei decepcionada porque tinha expectativa de favoritar este livro, já que ele aborda temas que eu gosto (situações mentais e sereias) mas não rolou.
Algumas frases são muito bonitas e as cenas que mostraram o ?surto? da Imp é muito bem escrito, da pra se imaginar na posição de alguém que tem condições psiquiátricas, mas foi só isso que consegui absorver da história.
No todo, apenas uma edição lindíssima para se ter na estante mas que agrega pouco.

Carolina Tonglet Monzi 25/07/2020

Impressionante
A delicadeza e a sensibilidade da escrita desse livro é impecável!
Me senti dentro da mente da protagonista, me identifiquei com diversos pensamentos e passagens.
Absolutamente maravilhoso!!!

Gih 10/10/2020

Um livro de tirar o fôlego
Entrar nos pensamentos mais íntimos de Imp é confuso, sombrio, mas maravilhoso.

A maneira como a autora constrói a personagem, a sua vida, a percepção da realidade a sua volta é totalmente incrível e palpável.

A leitura realmente se torna confusa diversas vezes, justamente por se tratarem de pensamentos, não obtendo uma linearidade, mas conforme o livro prossegue você entende a maneira como Imp funciona, no que ela gosta, acredita, e tudo fica mais compreensível.

Amei a forma como esse livro parece ter me sugado para dentro dele. Amei conhecer as peculiaridades de Imp e conseguir adentrar em sua mente.

Estrela 03/03/2023

É um livro interessante o suficiente que eu não queria largar, mas definitivamente não é pra mim, por isso três estrelas.

Gosto de livros simples, podem até ser profundos, mas o nível de desconexão e complexidade desse é muito além. Chegou um momento que larguei a mão de tentar entender, muita maluquice e abstração.

Foi uma leitura arrastada, parte por ser um livro físico e eu não ter como ler de noite/escuto, mas grande parte por ter uma narrativa arrastada, por vezes com parágrafos que ocupavam 4 páginas. Um outro ponto que me incomodou foi alguns erros de tradução, mas é que sou chata com isso.
Aline Maia 05/07/2023minha estante
Tive que migrar pro Kindle para ler e ainda assim cochilava no meio dos capítulos eternos kkkkk

isapoirot 22/02/2021

?? você sabe que nunca terá certeza do que aconteceu?
? sim, agora eu sei. eu sei disso.
? e consegue conviver com isso?

imp é uma menina esquizofrênica. ou maluca, como ela mesma prefere dizer. ela não tem certeza de que viveu o que sua memória mostra; não sabe quantas eva canning conheceu, nem quando abalyn esteve com ela. não sabe se existem sereias e lobisomens. não tem certeza de quem são seus lobos.
mas está tentando escrever uma história de fantasmas. a sua história. que seja verdadeira e factual.

por incrível que pareça, esse livro me prendeu. confesso que ainda não sei se compreendi o que li, mas provavelmente não. assim como imp, não terei certeza para afirmar o que realmente aconteceu. mas cada suposto acontecimento é muito bem narrado e encaixado.

e queria apenas ressaltar o brilhantismo da autora em conseguir manter o fio da meada, em conseguir se lembrar de cada fantasma que assombra India durante sua trajetória, de saber o que cada coisa e pessoa representa. deve ter sido um trabalho árduo manter em mente a construção dos quadros, das crônicas, da arte, do real e do irreal. apesar de não ser um favoritado, ou uma narrativa que tenha exatamente me marcado, admiro a conclusão desse trabalho tão louco e complicado

7/7/7/7
7/7/7
Helenapessoa 23/02/2021minha estante
Vixi amg será q vou gostar?

isapoirot 24/02/2021minha estante
talvez vc demore um cadinho só, mas eu te empresto se quiser!

Helenapessoa 24/02/2021minha estante
Ahhhh blz amg??

Kelly @foinumlivro 30/06/2020

Ainda tentando entender
Confesso que foi um dos livros mais diferentes que li nos últimos tempos! A narrativa não é fluida e confesso que tive que parar variar vezes para absorver tudo que estava acontecendo, mas vale a pena insistir na leitura.
Começamos o livro sabendo que entraremos na mente de Imp que sofre de esquizofrenia mas não tem como explicar como é essa experiência!
O livro é meio confuso e confesso que tem alguns capítulos que não fazem sentido (principalmente quando os surtos da protagonista ficam mais frequentes) mas estou apaixonada.
Você acaba o livro sem saber se o que aconteceu é real ou se aconteceu só na cabeça de Imp e começa a questionar sua própria sanidade mental mas eu juro que vale a pena ler.
Thays 30/06/2020minha estante
Eu tô com esse livro há tanto tempo encalhado na estante, começo a ler e paro, volto a ler e paro. Depois de ler isso, vou tentar mais uma vez

Kelly @foinumlivro 30/06/2020minha estante
Tenta sim! Ele não é fácil de ler realmente mas vale a pena!