A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Duda 02/06/2022

Li A Menina Submersa e olha no que deu
Cansativo demaaais; o livro é muito confuso e n dá p entender direito algumas partes (embora acho q tenha sido proposital por conta do problema da personagem principal)
mas é isso, achei muito confuso, cansativo e monótono.

Betinha 29/06/2015

A Menina Submersa
Esse livro é diferente de todos que eu já li, não sabia muito bem o que esperar dele quando comecei a ler e o livro foi ainda mais estranho do que eu imaginava.
Foi interessante ter a visão da protagonista como narradora, mas em alguns momentos eu fiquei bem confusa, claro que eu entendo que essa era mesmo a intenção da autora, mas isso me perturbou um pouco. Mesmo sem saber o que esperar eu imaginei que seria um livro de terror, mas não é, não que isso seja ruim, apenas era a única coisa que eu esperava desse livro e me enganei até nisso, pois os fantasmas desse livro não são os convencionais.
A leitura flui bem, mas em alguns pontos fica um pouco arrastada. No geral classifiquei como um livro bom, apenas.

Eu recomendo esse livro para quem gosta de histórias com personagens bem exóticos, pois a Imp é assim, bem diferente e única, e é a visão dela sobre o mundo que é apresentada no livro.

Bruh Rafaela 07/09/2021

Pior lleitura do ano
Imp é uma garota que sofre de alguns distúrbio psicológicos, que se envolve em uma de suas alucinações, onde se perde entre o que é real e o que não é real. Então resolve escrever sobre essas experiencias.
O livro é muito descritivo, a autora dá muitas voltas, sai diversas vezes do enredo principal, cria muitas coisas ao mesmo tempo, deixando a história massante e confusa. Parece que até a própria autora se perdeu e vai jogando um monte de citações para preencher o livro, mas que nada acrescentar de modo positivo a história.
Tinha abandona o livro justamente por ser massante e tediante, mas dei uma segunda chance para finaliza-lo. Minha opinião não mudou ao finalizar, apenas reforçou o que já tinha concluído. Final sem sentido como foi o livro todo.
gigi 07/09/2021minha estante
Senti o ódio só de ler

diliterando 04/08/2020

Que livro Original
Livro: A Menina Submersa?
Autor: Caitlín R. Kiernan?
Editora: @darksidebooks?
Pg: 320?
????????
Eu não sei por onde começo essa resenha..tive a impressaoquando finalizei a leitura da última página que foi intensa, complexa e precisava de tempo para digerir e assimilar tudo que foi lido.?
Conhecemos a Índia Morgan Phelps (Imp)que descobre ter uma doença psicológica a esquizofrênia hereditária. Ela decide escrever suas memórias, que o livro que lemos.?
A narrativa é feita em 1° pessoa por ela, mas muitas vezes parece ser feita por outra pessoa outra personalidade da mesma pessoa ou até 2 outras. O Livro não tem ordem cronológica, nem sentido ou contexto. É uma leitura perturbadora, confusa, em uma mente de pensamentos desordenados dentro de uma mulher tentando superar e conviver com a doença.?
Imp se confunde e nós confunde em seus pensamentos, não sabe se é real ou não, as coisas que ela vê. Como a assombração do quadro A Menina Submersa: A Eva que a persegui e a fez se auto mutilar e atentar a sua Vida.?
É um livro sobre assombração SIM ou talves NÃO, mas acima disso é uma leitura sobre essa doença psicológica e as consequências sérias que ela pode causar em alguém até a loucura em meio a surtos, toques.?
?Quando eu entendi que para finalizar bem a leitura eu precisava pensar com a Imp se colocar em seu lugar em pensamentos sem sentidos, nas suas confusões de tempo ou espaço por mais absurdo que poderia parecer. Entender que existe pessoas distintas escrevendo a mesma narrativa. Somente assim a leitura fez sentido visceral para mim?
Imp luta pela sua salvação em meio aos seus surtos.?
Imp esta submersa em seus pensamentos psicóticos, ?
?A autora Kiernan faz um labirinto cheio de obsraculos na cabeça de quem adentra nesse universo confuso de Imp.?
É um livro que surpreende, confunde, questiona e é original.?

Eliene.Lyka 02/11/2020

Um livro intrigante, complexo e de difícil interpretação. Com vários contos dentro da trama em si. Foi um tanto cansativa a leitura para mim, mas não é totalmente ruim. Talvez flui melhor para outros tipos de leitores.

Bebella Barbosa 07/04/2021

Incrível e difícil
É uma história muito original com várias referências pop existentes e criadas pela autora, é muito interessante, porém, cansativa demais.

Giulia Miranda @giuumirandaa 17/08/2021

A menina submersa
Tem algumas partes boas, mas no geral ? doidera de mais, chegando até a ser irritante para quem está lendo.

eve. 31/05/2022

minha armadura contra a realidade perversa
preciso começar dizendo que não foi nem um pouco fácil de ler esse livro. insisti nele três vezes até começar a entender, porque entender completamente acho que me vai mais algumas leituras ainda. influenciou também o fato de que eu fiz minha primeira leitura aos 15 anos, quando ainda não havia descoberto a influência das doenças mentais sobre minha própria vida.
a menina submersa trata-se de memórias datilografadas de uma garota esquizofrênica chamada imp, em que o relato se transforma num mistério cheio de dúvida e confusão para o leitor, a partir do fato de que ela é uma narradora não-confiável, narrando entre fantasias, alucinações e realidade.
o que me fez insistir não foi apenas o fato de que a capa é maravilhosa e o título atraente, mas também pela escrita ser muito boa, inteligente e sutil. eu me encantei pela imp e sua personalidade desde a primeira página, ficando comigo por muito tempo, por dentro, ao ponto de que me reconheci nela imediatamente, razão pela qual é um dos meus livros favoritos.
fui diagnosticada dentro do espectro esquizoafetivo três anos mais tarde, o que também se tornou terapêutico na releitura e me fez entender uma parte de mim, mesmo que ela continuasse a se resvalar na minha própria incoerência. e confesso que foi devastador.
a menina submersa é minha armadura contra a realidade perversa, a racionalidade fria e aos sonhos partidos ao meio. sempre que me sinto mal, ansiosa ou incompreendida, me lembro de que pessoas como imp existem (mesmo se tratando de um personagem fictício) e que sempre vai haver meu mantra de setes.
é difícil e complexo, mas recomendo para aqueles que se rendem à fantasia, à incoerência e aos mistérios humanos que se formam de incógnitas.

Jess 22/05/2022

Confuso e intenso
Tentei por 3 vezes começar esse livro, mas só consegui terminar nessa última tentativa. Uma leitura confusa como a mente de um esquizofrênico. Foi um desafio, de verdade, mas foi muito bom terminar. Imp, você é incrível, mesmo no meio dos teus delírios e via amor em você.

Max 16/10/2021

Não é um livro de terror
Eu coloquei no Google "livros de terror" e por algum motivo este apareceu, comecei a ler pois gostei do nome e quase entrei numa ressaca literária. Apesar disso não desisti e o livro começa a ficar mais rápido de se ler da metade pro final.

Aline BS 07/11/2020

Suicídio e esquizofrenia
ATENÇÃO: alerta de gatilho: esse livro fala sobre suicídio. Esta é a questão central.
Também: esquizofrenia, identidade de gênero, etc.
O livro é o diário de Imp (india Morgan Phelps), não é uma historia estruturada e linear.
O leitor é tragado para dentro da mente de Imp, vê com seus olhos.
Ela e louca (como se auto intitula) e tem 2 versões dos acontecimentos em suas memórias, uma em julho outra em novembro, uma história com sereia e outra com lobos. Ambas as historias tem uma figura principal no foco de sua obsessão: Eva Canning.
Também ao seu lado há sua namorada/ex namorada Abilyn.
É uma história forte e delicada, pra ser lida com muita atenção. É cheia de metáforas e duplos sentidos. Boa parte deles a propria Imp explica. É altamente psicológica. Nem tudo narrado aconteceu. O que é real ou não cabe a você desvendar de acordo com o progresso da leitura.
Ela tem histórico de esquizofrenia e suicídio na familia. Varios fatores ao longo de sua vida contribuíram para agravar seu estado. Conversas sobre suicídio, hábitos, contato com obras, crenças específicas (ou a falta delas), etc. Se houvesse um filme desse livro, certamente seria cult.

CITAÇÕES:
? "Fantasmas são essas lembranças fortes demais para serem esquecidas, ecoando ao longo dos anos e se recusando a serem apagadas pelo tempo."
? "Mas a parte triste das janelas é que a maioria delas abre para os dois lados. Elas permitem que você olhe para fora, mas também deixam que alguma outra coisa que acontece olhe para dentro"
?"Dualidade. A mutabilidade da carne. Transição. Ter de esconder o seu eu verdadeiro. Máscaras. Segredos. Sereias, lobisomens, gênero."
?" Sempre há um canto de sereia que te seduz para o naufrágio. Alguns de nós podem ser mais sucetiveis que outros, mas sempre há uma sereia."
?"Por isso odeio a expressão "troca de sexo". Ela é enganosa. Ninguém nunca trocou neu sexo. Eles simplesmente deixaram a carne mais em linha com a minha mente. Com meu gênero. "

Leandro 30/08/2014

Um livro que não mereceu ser publicado
Um livro que já começa com uma narrativa não tão inteligente, vai passando pelas ideias ''fortes'' e de impacto, vai indo por palavras bem amadoras, descrições que tentam prender atenção. Mas como falei, só tentam.
Comprei pelo que o Neil Gaiman falou e para ajudar a editora
Darkside. Pelo jeito, não adiantou nada, pois me deu vontade de trocar. Agora, estou com o Entremundos, do Neil Gaiman, em mãos e pretendo ler ele.

Gabriela 20/12/2020

Muito Romance Dark no Livro A Menina Submersa
Esse livro é uma história de fantasmas, uma história de fantasmas com uma sereia e um lobo. É afirmando isso que Caitlín R. Kiernan começa sua obra: A Menina Submersa - Memórias, um romance psicológico, sombrio e arrebatador.

Minha história de amor com A Menina Submersa começou antes mesmo de eu ler a sinopse, aliás eu nem cheguei a ler a sinopse quando comprei o livro, ele me atraiu como uma mariposa é atraída pela lâmpada.

Talvez tenha sido efeito da capa caprichosa da DarkSide, talvez tenha sido coisa de alma mesmo: estava predestinada a ler esse livro, quem sabe. Seja como for, A Menina Submersa estava na minha mente muito antes de eu saber sobre o que se tratava a história.

Comprei o livro pela internet, e nem fui a primeira a lê-lo. Na época minha namorada, estava passando a semana na minha casa e pegou ele para ler. No primeiro capítulo ela disse que eu ia me apaixonar pela história, e estava certa, A Menina Submersa é de longe meu livro favorito.

Quando enfim comecei a lê-lo mergulhei de cabeça no mundo de Imp, me envolvendo com as personagens a cada página lida, sofrendo com seus traumas, suas dores, suas angústias, tentando desvendar suas camadas e seus mistérios.

As Personagens de A Menina Submersa: Memórias

índia Morgan Phelps, Imp - A Menina Submersa: Memórias. (Foto: Kyle Cassidy)índia Morgan Phelps, Imp - A Menina Submersa: Memórias. (Foto: Kyle Cassidy)
índia Morgan Phelps, Imp - A Menina Submersa: Memórias. (Foto: Kyle Cassidy)
O livro é narrado pela personagem principal Índia Morgan Phelps, chamada por todos de Imp, que já deixa claro no começo do livro que tem esquizofrenia, algo que é chamado por ela de “maldição da família Phelps”, visto que sua mãe e sua avó, tidas como loucas, cometeram suicídio.

Imp, encontra na escrita, não como se fosse virar escritora, mas como quem escreve um diário, uma forma de reconstruir seus pensamentos que envolvem Eva Canning, uma figura misteriosa em sua vida, que vira quase uma obsessão, afetando sua vida profissional, pessoal e seu relacionamento com sua namorada, Abalyn.

Enquanto lia as narrativas de Imp, buscava a todo o momento encontrar a razão e a lógica nos fatos principalmente por cair a todo momento em um mundo sobrenatural. Perguntava-me se seria tudo uma criação da mente de Índia ou se suas memórias estavam apenas confusas, chagando ao ápice de acreditar que se tratava mesmo de uma história de fantasmas.

Mas a conclusão que cheguei estava exposta desde o começo em uma pequena nota da autora: “Este livro é o que é, o que significa que ele não pode ser o livro que você espera que seja” - CRK.

Do começo ao grande final, a verdade é que até hoje quando penso em Imp, Abalyn e Eva, tenho a mesma sensação de quando terminei de ler A Menina Submersa, um vazio e uma saudade imensa dessas personagens.

Beijos de fogo.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/post/muito-romance-dark-no-livro-a-menina-submersa

Vivian 06/04/2020

Alguém me explica pq eu n entendi.
Me senti uma analfabeta

Brunoalv182 01/09/2020

Confuso e diferente de tudo que já vi...
O livro é ótimo, confuso e diferente assim como uma mente de alguém com uma doença igual da personagem principal.
É muito bom para saber como alguem com esse tipo de problema se lembra ou não, dos momentos em que viveu.
Só não esperem um final esclarecedor! :X
Isadora Martins 01/09/2020minha estante
Amo esse livro!