A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Vivian 06/04/2020

Alguém me explica pq eu n entendi.
Me senti uma analfabeta

A.Maia 09/07/2018

A Menina Submersa: Memórias
Ao iniciar a leitura, não apareciam os seres fantástico que eu queria ver (mencionados na sinopse: "verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por licantropos e sereias") e, conforme as páginas foram passando, mais lentamente eu fui lendo, quase o abandonei. Perseverante, pensando que os seres apareceriam e que a melhor parte do livro ainda estava por vir o continuei e, quando o terminei, foi uma total decepção.

Eu nunca havia lido algo desse gênero e me fez muito mal lê-lo. Eu sou daquelas que sente tudo o que o personagem sente, eu realmente entro na história. Acredito que aquele que não entra no lugar do personagem possa vir a gostar mais e aproveitar melhor. Destacando que é um thriller psicológico.

Um livro extremamente denso, uma narrativa assustadoramente arrastada, uma história com uma energia imensamente pesada e depressiva. Onde a personagem possui uma doença mental e o aprofundamento nos pensamentos e sentimentos são intensos.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Ana.Santos 01/02/2015

Abandonei
Eu odeio abandonar um livro, mas esse não tem consegui ler, ele estava me dando nervoso. Não é o tipo de leitura que prendeu a minha atenção, é confuso, não sei explicar onde se enquadra o gênero, não é terror, não é romance, enfim para mim não deu.

Carol 08/06/2020

Interessante
Eu já tinha lido algumas resenhas do livro, acabei criando expectativas demais e talvez por isso tenha sido tão decepcionante. Não foi um livro fácil de ler.
No geral, achei a idéia interessante e reconheço o trabalho da autora, não deve ter sido fácil escrever da forma como ela fez. Se eu tivesse que escolher uma palavra pra definir eu diria: confuso.

Gabriela 20/12/2020

Muito Romance Dark no Livro A Menina Submersa
Esse livro é uma história de fantasmas, uma história de fantasmas com uma sereia e um lobo. É afirmando isso que Caitlín R. Kiernan começa sua obra: A Menina Submersa - Memórias, um romance psicológico, sombrio e arrebatador.

Minha história de amor com A Menina Submersa começou antes mesmo de eu ler a sinopse, aliás eu nem cheguei a ler a sinopse quando comprei o livro, ele me atraiu como uma mariposa é atraída pela lâmpada.

Talvez tenha sido efeito da capa caprichosa da DarkSide, talvez tenha sido coisa de alma mesmo: estava predestinada a ler esse livro, quem sabe. Seja como for, A Menina Submersa estava na minha mente muito antes de eu saber sobre o que se tratava a história.

Comprei o livro pela internet, e nem fui a primeira a lê-lo. Na época minha namorada, estava passando a semana na minha casa e pegou ele para ler. No primeiro capítulo ela disse que eu ia me apaixonar pela história, e estava certa, A Menina Submersa é de longe meu livro favorito.

Quando enfim comecei a lê-lo mergulhei de cabeça no mundo de Imp, me envolvendo com as personagens a cada página lida, sofrendo com seus traumas, suas dores, suas angústias, tentando desvendar suas camadas e seus mistérios.

As Personagens de A Menina Submersa: Memórias

índia Morgan Phelps, Imp - A Menina Submersa: Memórias. (Foto: Kyle Cassidy)índia Morgan Phelps, Imp - A Menina Submersa: Memórias. (Foto: Kyle Cassidy)
índia Morgan Phelps, Imp - A Menina Submersa: Memórias. (Foto: Kyle Cassidy)
O livro é narrado pela personagem principal Índia Morgan Phelps, chamada por todos de Imp, que já deixa claro no começo do livro que tem esquizofrenia, algo que é chamado por ela de “maldição da família Phelps”, visto que sua mãe e sua avó, tidas como loucas, cometeram suicídio.

Imp, encontra na escrita, não como se fosse virar escritora, mas como quem escreve um diário, uma forma de reconstruir seus pensamentos que envolvem Eva Canning, uma figura misteriosa em sua vida, que vira quase uma obsessão, afetando sua vida profissional, pessoal e seu relacionamento com sua namorada, Abalyn.

Enquanto lia as narrativas de Imp, buscava a todo o momento encontrar a razão e a lógica nos fatos principalmente por cair a todo momento em um mundo sobrenatural. Perguntava-me se seria tudo uma criação da mente de Índia ou se suas memórias estavam apenas confusas, chagando ao ápice de acreditar que se tratava mesmo de uma história de fantasmas.

Mas a conclusão que cheguei estava exposta desde o começo em uma pequena nota da autora: “Este livro é o que é, o que significa que ele não pode ser o livro que você espera que seja” - CRK.

Do começo ao grande final, a verdade é que até hoje quando penso em Imp, Abalyn e Eva, tenho a mesma sensação de quando terminei de ler A Menina Submersa, um vazio e uma saudade imensa dessas personagens.

Beijos de fogo.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/post/muito-romance-dark-no-livro-a-menina-submersa

eve. 31/05/2022

minha armadura contra a realidade perversa
preciso começar dizendo que não foi nem um pouco fácil de ler esse livro. insisti nele três vezes até começar a entender, porque entender completamente acho que me vai mais algumas leituras ainda. influenciou também o fato de que eu fiz minha primeira leitura aos 15 anos, quando ainda não havia descoberto a influência das doenças mentais sobre minha própria vida.
a menina submersa trata-se de memórias datilografadas de uma garota esquizofrênica chamada imp, em que o relato se transforma num mistério cheio de dúvida e confusão para o leitor, a partir do fato de que ela é uma narradora não-confiável, narrando entre fantasias, alucinações e realidade.
o que me fez insistir não foi apenas o fato de que a capa é maravilhosa e o título atraente, mas também pela escrita ser muito boa, inteligente e sutil. eu me encantei pela imp e sua personalidade desde a primeira página, ficando comigo por muito tempo, por dentro, ao ponto de que me reconheci nela imediatamente, razão pela qual é um dos meus livros favoritos.
fui diagnosticada dentro do espectro esquizoafetivo três anos mais tarde, o que também se tornou terapêutico na releitura e me fez entender uma parte de mim, mesmo que ela continuasse a se resvalar na minha própria incoerência. e confesso que foi devastador.
a menina submersa é minha armadura contra a realidade perversa, a racionalidade fria e aos sonhos partidos ao meio. sempre que me sinto mal, ansiosa ou incompreendida, me lembro de que pessoas como imp existem (mesmo se tratando de um personagem fictício) e que sempre vai haver meu mantra de setes.
é difícil e complexo, mas recomendo para aqueles que se rendem à fantasia, à incoerência e aos mistérios humanos que se formam de incógnitas.

eu_vieiramanda 04/03/2023

Definitivamente não entendi nada dessa história, achei o livro bem confuso, apesar de não ser ruim como um todo. É história para se ler uma vez na vida e esquecer que leu.

Jade Lacerda 28/02/2015

Uma Menina, meu Fantasma.
Assim como a água, a narrativa transcorre com mudanças de estado. Em um momento é pura calmaria e noutro torna-se confusa e agitada, como uma enorme tempestade. E nesse processo, nos afogamos.
Fiquei tão imersa nesse livro que por momentos cheguei a duvidar da minha própria sanidade, tamanha fora a conexão que senti com a confusão interna em India Morgan Phelps (Imp). Ela possui uma vida sofrida e uma mente ferida, não apenas por ter esquizofrenia, mas também por ter perdido sua mãe e sua avó para tal doença.
Marcada por suicídios e fatos que nem sempre são fatos, Imp tenta entender sua própria história tentando encontrar paz interior. Não há dúvidas de que este é mais um daqueles seletos livros que te mudam no processo da leitura.

Caitlín R. Kiernan, por meio de Imp, fala sobre obras que se tornam fantasmas. Tenho motivos para acreditar que A Menina Submersa tornou-se o meu, pois plantou em mim a romântica ideia de morrer no mar.

Rfgaugustin 04/02/2023

Finalmente acabei... Levei um tempinho para finalizar esse livro pq pra mim chegou num ponto em que não fluía mais, devido à confusão instaurada entre o que é real, verdadeiro e factual (vai por mim, não são sinônimos).

A história é um mergulho na mente de uma pessoa esquizofrênica que acredita ter cruzado com uma sereia.

Acompanhamos suas digressões sobre os acontecimentos, sua relação com a namorada e o impacto de tal crença na sua vida.

Tem frases bem profundas aqui, bem bonitas.

Cabe ao leitor decifrar: essa é realmente uma história de fantasmas ou é uma história sobre saúde mental?

ArianehM 01/07/2020

É confuso mas é claro
O livro todo é bem confuso, mas ao longo vai se explicando, a maneira que a narradora conversar com o leitor é incrível.

Imp é bastante confusa e em momento algum se demostrar ser confiável, inclusive ela fala que não lembra de muita coisa e que vai inventar algumas coisas para preencher as lacunas.

Imp tem esquizofrenia e está se tratando, perdeu a mãe cedo e nunca teve algum laço afetivo com o pai, logo no começo ela se envolve com Abalyn e uma meio que ajuda a outro nas adversidades da vida, porém Imp tem um assunto inacabado com a Eva, no qual ela chama de história de fantasmas.

O livro trás várias reviravoltas e demostra com exatidão os surtos da Imp, que levam você a entender por completo o surto junto com ela.

Novack 02/07/2020

Um livro pra explodir seu cérebro do começo ao fim
Este livro é o que é,
O que significa que ele pode não ser,
O livro que você espera que seja.

Kel 30/04/2020

Confuso mas interessante!
Confesso que comprei esse livro pela beleza dele pq ele é maravilhoso nessa imensidão de pink, Darkside é Darkside! Ao longo da leitura confesso que parei e recomecei pq é dificil lê-lo se está de cabeça quente, pq ele é difícil e confuso, tem que prestar atenção senão vc se perde mesmo pq a personagem tem esquizofrenia! Mas o legal dele é justamente esse desafio de leitura, nunca tinha lido algo assim, as vzs vc se pega pensando, ué mas parece q isso não foi assim, aí fica pensando se é a personagem esquecendo ou vc que não prestou atenção. Mas a IMP é cativante e a experiência vale a pena!

Jessyka.Gentini 25/05/2020

Uma leitura desafiadora...
Esse livro foi um desafio, porém ele nos coloca na mente de uma pessoa com esquizofrenia, nos mostrando o sofrimento delas, não sabendo o que é real e o que é criação de suas mentes.
O leitor fica confuso, assim como quem sofre dessa condição.
Ele entrou para os meus favoritos sim, por que realmente é difícil passar para o leitor com tanta exatidão como o personagem esta se sentindo.
No decorrer da leitura nos perguntamos, quem é India Morgan? além de uma garota que vive atormentada por seus fantasmas? quanto mais lemos mais acumulamos perguntas sem respostas, outra delas é qual dos personagens com quem ela interage são reais?
É impossível obtermos respostas quando nem a personagem sabe responde -las.
Porém o mais importante nos é passado, o objetivo principal foi atingido com perfeição na minha opinião.

Cilleni 25/02/2020

Confuso
Foi isso que a escritora quis mostrar. A mente confusa de uma pessoa doente. Leitura difícil

Tawana 04/02/2022

Leitura bem mais difícil do que imaginei.
Levei quase dois meses para concluir essa leitura, a história é bem promissora mais o desenrolar da narração é bem complexo.
É um livro que exige atenção plena a diversos detalhes, depois do meio do livro tive a sensação que teria que ler novamente para entender o final, e confesso que deveria rs, mas como não abandono livros, apenas conclui a leitura.

O livro fala sobre fantasmas, sereias, lobos, resumindo fantasias de uma mente complexa de uma esquisofrênica, ou seja, bem confuso do começo ao fim.
Aqueles que quiserem ler, apenas desejo melhor sorte do que eu nessa leitura.