Caminho Selvagem

Caminho Selvagem Lian Tanner

Resenhas - Caminho Selvagem

Nanda 29/11/2020

Foi um fim maravilhoso, para uma trilogia maravilhosa. Superou todas, e qualquer expectativa que eu tivesse sobre ele. Ainda fico abismada com o quão bom esse livro é.

UPanda 25/01/2018

Aquela trilogia que você respeita
Depois de acompanhar a trilha de Goldie Roth pelo Museu de Ladrões e pela Cidade de Mentiras, chegamos ao Caminho Selvagem já cheios de emoções. O livro já começa com um acontecimentos que te prendem à história para não soltar.
A escrita é fluida e o livro todo parece um climax da trilogia. Em todos os capítulos você vê eventos se desenrolando como uma grande estrutura de dominós que vão desmoronando e revelando uma figura que te deixa ansioso para descobrir o desfecho. E que desfecho! Muitos eventos que foram contado pela primeira vez no primeiro livro vão se revelar apenas nesses. A autora teve um cuidado incrível de deixar os livros com histórias fechadas perfeitamente, sem buracos, mas com ganchos que se desenvolveram nos outros livros.
Esse livro, em específico, traz conclusões incríveis e surpreendentes, de um jeito totalmente consistente ao enredo. O que eu senti um pouco de falta foi de uma participação mais ativa das outras personagens, ainda que não tenham sido deixadas totalmente de lado e tiveram suas histórias bem concluídas, o que faz com que o livro ainda seja perfeito.
Lian Tanner é definitivamente um gênio da escrita e essa trilogia é totalmente indicada para crianças, adolescentes e adultos que gostam de aventura. É definitivamente o tipo de leitura que você não se arrepende desde o primeiro até o último livro.

RenataSara 12/09/2014

Minha Opinião:
Hoje venho trazer para vocês minha opinião sobre o último livro da Trilogia Os Defensores da autora Lian Tanner e publicado aqui no Brasil pela nossa parceira Editora Farol Literário. Como esse é o final dessa grande aventura, primeiro quero contar um pouco mais sobre essa trilogia para vocês, principalmente para aqueles que ainda não a conhecem para, para somente no final compartilhar um pouco com vocês sobre meu ponto de vista referente Caminho Selvagem ultimo volume da trilogia.

A série Os Defensores conta a história da cidade de Jewel e suas crianças, esse é um lugar onde todos vivem acuados e com medo de que algum mal os atinja como no passado, principalmente a suas crianças. A protagonista dessa história é Goldie, uma garota de doze anos que finalmente esta prestes a ser liberta das acorrentes a que era submetida diariamente, pois todas as crianças de Jewel vivem presas com seus pais ou com guardiões e seguem cada um de seus passos e nunca os deixam sozinhos e para isso, as crianças vivem acorrentadas, tudo isso é visto de forma salvadora pela população, pois para eles estão protegendo seus filhos para que cresçam com segurança.

Logo no inicio do primeiro livro, acompanhamos o sofrimento de Goldie e sua angustia de sempre viver presa e não conseguir ser uma criança normal e muito menos ser livre. Mas tudo estava prestes a mudar, pois ela vai ser finalmente liberta, mas bem quando chega o grande dia, uma bomba explode em Jewel e todas as crianças voltam a ter que ficar presas, revoltada com o ocorrido ela resolve fugir e é ai que ela acaba conhecendo o Museu de Dust, um lugar enigmático, cheio de mistérios e segredos, onde ela irá juntamente de seus novos amigos Erro Dan, Toadspit, Broo, Pounce, Bonnie, entre outros, enfrentar vários perigos e pessoas realmente mas que só pensam em acabar com a cidade de Jewel e a falsa paz que la existe.

Cuidado, a partir daqui a resenha pode conter spoilers dos outros volumes da trilogia

Caminho Selvagem fecha com maestria a trilogia criada por Lian Tanner, neste livro Goldie, Bonnie e Toadspit estão finalmente de volta a Jewel e dessa vez eles tem como missão finalmente revelar a todos a verdade sobre o Orientador e acabar com seu poder em cima da cidade. Para isso eles enfrentam grandes aventuras, incluindo em alto mar e tem que fazer escolhas difíceis, principalmente Goldie que finalmente vai entender o porquê de sua relação ser tão estreita com a princesa Frisia e terá que tomar uma decisão que poderá mudar sua vida para sempre.

A leitura de Caminho Selvagem é obrigatória para quem acompanhou essa trilogia, pois todas as nossas dúvidas são solucionadas nesse livro, entendemos o porquê de cada uma de nossas dúvidas e vivemos ainda com mais intensidade essa grande batalha que ira se desenvolver no último livro da trilogia.

A escrita da Lian continua encantadora, nos transportando para dentro dessa aventura, parece que estamos ali ao lado de Goldie ou Toadspit batalhando junto com eles e isso é o mais encantador, como a autora conseguiu escrever um livro de literatura infanto juvenil com tanta aventura e fantasia, principalmente com um texto puro e sem apelação que merece ser lido desde por uma criança até por um adulto (como eu). Tenho que elogiar também a diagramação e ilustração do livro, pois ele é todo ilustrado e só isso já é um convite a parte para entrar nesse mundo de fantasia.

Termino essa resenha convidando a todos para embarcar nessa aventura, conhecer o mundo de Goldie e companhia e se aventurar por essa turma que só espera conseguir salvar o Museu de Dust, sua cidade e principalmente sua esperança por um mundo melhor.

Confira em nosso blog as resenhas de Museu de Ladrões vol.01 e Cidade de Mentiras vol. 02 * *

site: http://amordelivros.blogspot.com.br/2014/09/resenha-caminho-selvagem-os-defensores.html

Mila F. @delivroemlivro_ 06/07/2014

Final de trilogia confortável...
Os Defensores: Caminho Selvagem foi publicado originalmente em 2009 com o título The Keepers: Path of Beasts e se trata do terceiro e último livro da trilogia Os Defensores, cujos livros antecessores foram Museu de Ladrões e Cidade de Mentiras. Escrito pela australiana Lian Tanner a trilogia chega ao fim de uma maneira coerente e bizarra.
A narrativa continua exatamente de onde parou o livro anterior Cidade de Mentiras, os defensores do Museu de Dunt voltam para Jewel e a encontram tomada pelo irmão da Protetora, os Mercenários e os Guardiões. Tudo está um caos e toda a população vive com medo.
Goldie, Toadspit, Bonnie, Mouse, Snew, Olga Ciavolga, Herro Dan, Broo e Morg começam imediatamente a bolar estratégias para voltarem a tomar Jewel das mãos tirânicas do irmão da Protetora, e nesse ínterim tentam acalmar o Museu que está constantemente irritado e a ponto de soltar as pragas, guerras e todas as coisas ruins na cidade.
Goldie, nesse livro também tem que se defender de sua mentira, para sair de Spoke, tiveram que fazer parte da grande mentira, mas Goldie não deixou a grande mentira lá, dentro dela continua a princesa Frisia que anseia por vingança e sangue derramado, Goldie terá que lidar com isso.
Em Caminho Selvagem, temos uma história mais agitada e aventureira, só que a maior parte dela se dá por conta das estratégias de guerra. Lian Tanner escreveu uma trilogia que é completamente surreal e ao mesmo tempo convence o leitor e o faz se imaginar dentro daquela história. Quando leio Os Defensores sempre tenho a impressão de que Lian escreveu esta história se divertindo muito.
Gostei de ver o quanto os personagens evoluíram durante a trilogia e o quanto o poder da amizade e da união deles tornou tudo possível. Esta história de aventura resguarda doses intensas de amizade e seu valor.
Os Defensores: Caminho Selvagem (não só este livro, mas toda a trilogia) é muito divertido e merece ser lido sem grandes pretensões, além do mais o leitor deve abrir a mente para as coisas mais bizarras, é um mundo novo e tudo o que acontece ali é inédito então é aventura na certa.
Em suma, vou ficar com saudade desta trilogia, mas achei que ela terminou de uma maneira brilhante, embora o último livro não tenha se tornado meu favorito reconheço que se trata de um excelente desfecho. Portanto, vale a pena conferir!

Camila Márcia

site: http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/