Arquivos

Arquivos James Dashner

Resenhas - Maze Runner: Arquivos

All Star 12/09/2020

Maze Runner: Arquivos (James Dashner)
Esse livro curto revela algumas coisas que passaram antes em branco, e também complementa alguns acontecimentos dos livros da saga.

Agnes 12/03/2014

Livro desnecessário.
Como disse nas minhas outras resenhas, adorei o primeiro e o segundo livro da série, mas o terceiro foi tão mal feito e sem respostas que me baixou muito a credibilidade da série. O prequel é uma história legal até, principalmente pela presença de uma certa personagem.

Mas esses arquivos? Sem utilidade. Quero dizer, claro que haviam muitas perguntas sem respostas mas, se ele respondeu no livro? Não.

Na verdade, o livro inteiro é só coisa que já sabemos.

A primeira parte são os cientistas do CRUEL e seus comentários cronologicamente desde o Labirinto. Tá, legal, mas a gente já sabia de tudo que eles falaram. E também sabíamos que Thomas e seus amigos estavam sendo avaliados.

A segunda parte são cartas. Tem algumas curiosidades legais, até, mas o maior fato é a explicação de como surgiu o Fulgor. Genial, Dashner, só uma coisa: VOCÊ CRIOU UM PREQUEL DE 400 PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA. Então ou você não inclui isso ai nos Arquivos e coloca questoes de verdade ou deixa mas não faz o prequel! Oras

A terceira parte são memórias recuperadas. São 3 "histórias" de tipo 4 páginas cada uma. Mas, de verdade, só é uma história. Por que?

1. A primeira é uma lembrança da infância de Thomas que já havia sido públicada online.
2. A segunda é o Caçarola recuperando as memórias
3. A terceira é uma prova extra do Minho que nem devia ser considerado como memória recuperada porque isso acontece entre Prova de Fogo e Cura Mortal, e não do passado dele. Também não acrescenta nada.

OI? CADE AS MEMÓRIAS DO MINHO? DA TERESA? DO NEWT CARAMBA! Ele simplesmente esqueceu que o Newt existiu?

Acho que também nem passou pela cabeça que colocar informações sobre o Grupo B seria muito mais legal que 70% do que ele colocou ai.
Lorran 09/06/2014minha estante
Não respondeu nada pra mim! Queria tanto saber das memórias da Teresa que fez ela realmente mudar de ideia sobre o CRUEL. Chateado com o James :(

thiagovscls 17/09/2014minha estante
Tenho a impressão de que ele tentou fazer uma espécie de Lost, mas assim como Lost, o final foi muito zz.

Luciana 23/07/2016minha estante
Também achei totalmente desnecessário.

Laís 16/10/2016minha estante
Acabei de ler e concordo plenamente contigo. Que livro inútil. Que arrependimento.

Rodrigojean 07/09/2017minha estante
ta certa esses arquivos foram meio desnecessários

Well 07/04/2021

Um bom extra...
Os locais, passando por relatos sobre o surgimento do Fulgor e pelas lembranças de alguns dos personagens mais importantes da história. Com diálogos entre médicos e funcionários sobre o comportamento dos clareanos é possível formar uma opinião concreta sobre os objetivos do C.R.U.E.L.
Apesar de não alcançar todo o objetivo de responder todas as perguntas (Já que não são poucas) ou sanar todas as dúvidas, o livro permite um olhar diferenciado para os acontecimentos dos volumes anteriores trazendo diferentes pontos de vista e ângulos de observação para a trama. Vale apenas conferir esse livro.
Como possui um perfil esclarecedor e revelador recomenda-se ler esse volume apenas após ter concluído a leitura de toda a saga.
Porém eu já iniciei ele após o término do volume 3 A cura mortal. E não me atrapalhou em nada.

Vitória 21/02/2022

Eu gostei bastante do livro. Ele é curto, tem uma narrativa diferente e você consegue ler em menos de 1 hora.

Parece que realmente está lendo e-mails confidências de verdade. É como entrar dentro do CRUEL, me senti o Mark quando ele acha o celular em ?Ordem de Extermínio? e lê praticamente as mesmas coisas que lemos nesse livro.

Esclarece várias coisas da história de como tudo começou, além de proporcionar pontos de vista não mostrados antes.

Muito bom! O livro te deixa mais curioso ainda pra entender tudo que aconteceu depois das explosões solares.

Isis Costa 27/10/2020

Informações extras
O livro pode ser pequeno mas as informações que trás são enormes. Além de complementar vários trechos dos livros da saga, também explica, de certa forma, como tudo começou, saber mais sobre o CRUEL, o Fulgor, sobre alguns personagens. Ver que cientistas eram capazes de matar em nome da ciência e banalizar as mortes por causa do "fracasso de determinada experiência", só confirmou ainda mais que o CRUEL nunca foi bom.

Achei bem legal que o livro é separado por memorandos/arquivos do CRUEL, senti como se estivesse achando pequenos fragmentos de uma grande empresa mesmo. Foi uma ótima leitura e recomendo a todos que leiam a saga

Paola 04/07/2021

leia por último
esse acrescenta informações sobre o cruel e o modo de operação deles, o que me deixou com mais ódio ainda. recomendo ler esse livro depois de ler todos da saga pq tem diálogos e outras coisas do último livro.

Sue.Bampi 16/08/2020

Um livro para enriquecer os curiosos da Série.
Gostei bastante das informações expostas pelo James Dashner. A série Maze Runner merecia mais detalhes, principalmente das motivação dos membros do C.R.U.E.L., não são muitas, dadas as proporções do livro, mas são importantes. Além disso, gostei do formato e diagramação, remetendo a arquivos mesmo. Nos faz sentir como se revirássemos arquivos fragmentos e espalhados em busca de novas informações, mas depois de ler tudo, ainda nos deixa incompleto aos fatos que nortearam e conduziram os personagens da série, ao conhecido final.

Nathan Soares 21/12/2020

Em Os Arquivos temos acesso aos documentos e memorandos trocados entre a equipe do CRUEL. Vemos como se dá os planos de criação do labirinto e dos testes com os imunes.

Milly 04/05/2021

Qualquer coisa que me faça odiar mais o CRUEL já ganha 4 estrelas
Eu amo esse tipo de livro, que traz arquivos e aprofundamento nos próprios universos, principalmente se for de sagas que eu fiquei viciada (vulgo Maze Runner kkkk). Foi uma leitura muito rápida, gostei bastante de conhecer umas memórias de alguns personagens, eu não sabia que tinha, então foi uma surpresa quando li.
Lendo essa saga eu reparei duas coisas:
1- o ser humano vê um trem que pode dar muito errado e fala: hmmm vou fazer, afinal, o que pode dar errado? PS.: dá tudo errado
2- o mais assustador de Maze Runner é o quão próximo ele pode estar da nossa realidade, porque sinceramente, muita coisa aqui eu não duvido q facilmente poderia acontecer kkkkk.

Tamara Ferraz.As3Artes 23/01/2023

Interessante
É um livro curto e rápido de ler. Foi interessante saber como tudo deu início nos bastidores. Se você é curioso como eu, vale a pena.

kethlin 18/06/2021

Recomendo pra quem já leu todos os livros :)
Fico feliz de ter lido ele depois de "O Código da Febre", alguns diálogos são transcritos de lá e eu ficaria meio perdida se não tivesse essas informações.
É bem rapidinho de ler, gostei disso e também de saber os dados finais do teste do Minho no CRUEL.

William 17/11/2020

CRUEL é bom ou não?
Mazer Runner - Arquivos é um livro bem curto, 72 páginas, onde contém arquivos explicando alguns acontecimentos antes e durante os eventos de Maze Runner. Os arquivos ajudam a esclarecer alguns mistérios. Ele nos faz refletir se os meios justificam os fins. Pessoalmente não consigo aceitar nenhuma das justificativas do CRUEL em usar as pessoas como cobaias, sacrificando-as para suas pesquisas, para descobrir uma cura para o FULGOR. Toda as vidas merecem ser preservadas.
Lendo um artigo na internet: Matar uma pessoa para salvar outras cinco vidas são justificável? Teve um parágrafo que me lembrou os pesquisadores do FULGOR: “Alguns estudos, como os realizados por Guy Kahane, da Universidade de Oxford (Reino Unido), constataram que as pessoas favoráveis ao sacrifício de uma pessoa para salvar muitas outras costumam ter menos dificuldade para fazer mal a outras pessoas em sua vida cotidiana mesmo que isso não conduza a um bem comum maior.” Fica a pergunta para você: CRUEL é bom ou não?
Leonardo 09/02/2021minha estante
Eu acho que isso depende das circunstâncias. Não da pra sair generalizando as coisas.
E eu também odeio o CRUEL assim como quase todo mundo.
Nessas horas eu penso em uma frase que li em algum lugar, "Ele é o que você seria se tivesse vivido as mesmas circunstâncias.
Concordo que não justifica. Mas também a pessoa que faz algo assim, está convicta e não busca uma justificativa e, não busca justificativas dos outros.

Ratinha de Biblioteca 25/11/2021

A gente lê na expectativa de obter algo a mais do restante dos livros da série. Mas, são "documentos" e relatos de experiências curtíssimos em nada diferente do que foi lido ao longo da história.

Stephany 19/08/2020

Saudades dessa história
Faz uns anos já que li os livros da série e Maze Runner foi aquele livro que me ingressou no mundo literário da distopia. Depois dele vieram outros, mas essa história me marcou muito e assim como o Thomas, eu sempre quis saber mais sobre o CRUEL e sobre o vírus (Fulgor) que se alastrou: o que aconteceu de verdade? Como tudo era antes? Do labirinto, dos Imunes, da loucura.
E aqui contém algumas explicações de tudo isso, mas principalmente mostra que o CRUEL nunca foi bom, não que eu ainda tivesse dúvidas em relação a isso, só que aqui estão algumas provas de até onde eles foram capazes de ir; cientistas matando pessoas em nome da ciência desde sempre, banalizando as mortes como experiências fracassadas, apenas isso. Ética, moral, nada disso entra em pauta, muito menos a vida das pessoas, são só cobaias.
Recomendo a leitura pra quem como eu, queria saber mais sobre o antes do Labirinto.

Fabricio 28/10/2021

Esse é bem curto, mas te faz voltar em cada um dos anteriores...
Como as memórias voltam instantaneamente, as cenas, parece que você visualiza tudo que leu em câmera acelerada ao máximo.
Contém e-mails, registros e arquivos do decorrer da história.
Faz parte da série, então ler é obrigatório, claro