Ditadura à Brasileira - 1964-1985

Ditadura à Brasileira - 1964-1985 Marco Antonio Villa

Resenhas - Ditadura à Brasileira - 1964-1985

Leonardo.Broinizi 25/08/2021

Uma boa introdução ao assunto.
Um bom resumo de acontecimentos políticos do período da ditadura.
Linguagem clara, algumas opiniões que causaram polêmica, mas nada, a meu ver, absurdo.
Indico a quem não tenha conhecimento profundo sobre o período e queira começar a compreendê-lo.
Mas claro, pra se aprofundar no assunto, depois tem que ler a obra de Elio Gaspari, aliás, que foi citada recorrentemente neste livro.

Fabricio268 01/04/2023

Importante para entender um pouco do nosso passado recente.
Ao terminar a leitura o leitor chegará a seguinte conclusão: a ditadura militar no Brasil não foi um período bom e tranquilo para o país e a população. Foram anos turbulentos com alguns avanços e melhoras em certos setores. Erros e barbáries também aos montes ocorreram ao longo do regime. Um fato que mancha nossa história. Mas o ponto principal que já comentei é que se a revolução ocorresse pela esquerda a situação teria sido muito, muito pior. Hoje não seríamos metade do país que somos.

Victtoria6 16/09/2014

21 Anos de Ditadura ?
O autor Marco Antonio Villa estabelece uma visão imparcial, na medida do possível, de um período que a maioria das pessoas apresenta visões radicalistas de BEM X MAL, HERÓIS X VILÕES.
O autor mostra as visões positivas e negativas de cada governo do período do Regime Militar e o heroísmo exacerbado que é aplicado á esquerda atuante neste processo do regime a redemocratização.

Felipe1503 28/06/2020

Bosta
É um livro feito exclusivamente para polemizar e agradar aqueles que se mostram a favor da ditadura militar brasileira.
Villa escreve de forma cronológica, uma pesquisa realizada em revistas, jornais, documentos públicos e livros.
O livro é totalmente voltado ao campo político. Descreve dança de cadeiras em partidos, reuniões partidárias, boicotes e perseguições interiores nos partidos e grupos políticos da época.
Não trás análise a cerca da sociedade. Não descreve em nada sobre a população e condições de vida do povo brasileiro durante o regime. Então se alguém o lê buscando isso irá se decepcionar. Pois só encontrará nomes de políticos e o que eles faziam.

O mais curioso desse livro é que sua proposta principal é dizer que não houve ditadura no Brasil fora do período de vigor do AI-5. Villa destina o último capítulo para cuspir essas idiotices e loucuras. Porém ai entra o fato curioso, pois esse último capítulo ridículo se contradiz ao livro inteiro kkkk.
Durante o livro Villa fala sobre várias prisões arbitrárias, cassações de cargos de deputados e senadores, censuras, repressões violentas contra estudantes e grevistas, incluindo mortes e chega ao ponto de citar torturas que foram realizadas antes do AI-5.
Mesmo assim, ele tem a cara de pau de se contradizer em sua própria obra dizendo que não houve ditadura fora do AI-5, mostrando o quão bosta é como historiador.

Começa por uma análise antes do golpe, onde Villa já se mostra um historiadorzinho de bosta, que desconsidera inúmeros fatos que levaram ao golpe militar, incluindo a Guerra Fria, intervenção Norte-americana e revoluções na América Latina. Para Villa, o golpe foi único e exclusivamente brasileiro.

O livro detalha alguns eventos isolados, todos na política. Têm muitas citações de discursos, reportagens de jornais e atos, decretos e emendas institucionais que Villa usa para dar densidade no livro e encher linguiça.

Muito pouco é falado sobre ações da esquerda e Guerrilha armada.
Relata principais obras efetuadas pelo governo ditatorial.
Algumas poucas passagens sobre a atuação da Igreja católica.
Anderson 20/10/2023minha estante
putz, eu comprei esse livro numa promoção baratinha na leitura sem nem ler a orelha do livro, e fiquei chocado quando cheguei em casa e li algumas páginas. Vai agora ele vai acender a churrasqueira aqui em casa :)

Cleberson 18/04/2021

O autor detalha os fatos ano a ano, sempre com muitas citações e fontes de trabalhos de quem viveu esse período, o que se é de esperar de um historiador.
Esse período é um dos mais controversos da história brasileira e latino-americana e, por isso, um dos mais distorcidos, especialmente na atualidade. Sendo assim, se você quer entender de fato tudo o que aconteceu sem ler mais nenhum outro livro, talvez este seja o ideal.

Mario Pordeus 01/09/2016

Isento
Se o conceito de isenção realmente existisse, no que não acredito, este conceito estaria aplicado a esse livro.

Foi o livro mais equilibrado que já li a respeito do Regime Militar de 64-85, destacando seus pontos positivos e negativos, os bastidores, os motivos, os podres do outro lado, entre outras informações.

Leitura extremamente recomendável.

Lorenna Maia 13/10/2021

"Nós torruramos para não fuzilar." - Hélio Ibiapina
Bom, o que dizer sobre um livro que se contradiz inteiro no capítulo final? Villa simplesmente fala o livro todo sobre as torturas da ditadura e no fim diz que não houve ditadura fora do AI-5.

Aliás, a maior prova que Villa não é um bom historiador é a frase do capítulo final: "a participação dos Estados Unidos nos acontecimentos de 1964 é ínfima." p.370.
Tipo, o que???? Você já estudou o básico de história?

No geral, fala muito sobre políticos da época mas não analisa a sociedade como um todo. É bem organizado cronologicamente, mas não é uma ditadura que acrescenta tanto.
Lorenna Maia 21/10/2021minha estante
eu escrevi errado no final, quis dizer "não é uma leitura que acrescenta tanto".

Afonso74 03/09/2014

Mais didático que o esperado
Marco Antonio Villa "se vende" como um historiador polêmico e de posições fortes, mas creio que esse trabalho decepcionará aqueles que conhecem o tema e buscam um novo enfoque sobre o período 1964-85. Ao contrário disso, o livro é um bom sumário do período em questão escrito em um tom quase didático e, salvo pelo último capítulo, raramente se assemelha a um ensaio crítico.
Aqueles que pegaram em armas, sequestraram e mataram em nome de uma utópica revolução comunista vem há algum tempo ganhando projeção, prestígio e dinheiro a partir desses supostos atos heróicos. Enquanto isso, os também criminosos, militares torturadores, tentam esconder esse passado e se deparam apenas com a Comissão Nacional da Verdade.
Esperava um livro na linha dos "Guias Politicamente Incorretos" que explicasse essa contradição em relação aos personagens e instituições desse período. No entanto, o que tive em mãos foi uma pálida, embora justa, defesa dos brasileiros e políticos que, dentro do MDB, resistiram à ditadura aceitando as limitações de suas ações.

Fábio Perrucci 03/01/2021

Uma análise profunda dia 21 anos de regime militar
O livro traz uma profunda análise político econômica, fracassos e cicatrizes dos 21 anos do regime militar brasileiro, um período a ser estudado, guardado, mas jamais repetido. Ditadura nunca mais!
#livro #historia #hiatoriabrasileira #brasil

Tiago Queiroz 09/12/2020

Um livro introdutório sobre o regime militar
O livro basicamente é uma enumeração dos atos governamentais e da situação econômica e social do Brasil, ano a ano, durante o regime militar. A obra aborda muitos eventos, mas senti algumas lacunas, como:

1 - a influência norte-americana no golpe de 64 e junto aos governos militares posteriores ao golpe (O autor chega a afirmar que não existiu)
2 - as disputas entre as diferentes correntes políticas dentro do exército antes do golpe que se digladiaram para disputar quem daria o golpe
3 - a perseguição aos militares rivais dos que tomaram o poder
4 - os subterfúgios de artistas e, principalmente, jornalistas para driblar a imprensa
5 - mais detalhes sobre a militância clandestina de Carlos Lamarca

Para citar apenas os mais relevantes.

Em suma, não considero o livro ruim, mas está longe de ser a obra definitiva acerca do tema. Eu o recomendo para quem busca uma obra curta e superficial para um rápido estudo desse período ou à guisa de introdução para estudos mais aprofundados.

Berg 27/07/2020

Uma obra mordaz, irretocável, pungente ao coração dos incapazes de fazer qualquer autocrítica, é o que já posso dizer. Hoje, quando finalizei a leitura, como é de costume, fiquei refletindo sobre o teor do texto. Cheguei à conclusão de que foi um dos livros não fictícios mais equilibrados que já li. A tal da disputa de narrativas é sorrateira na questão de que, quando você está defendendo o seu lado, raramente sua análise será realmente sóbria. Isso conversa um pouco com o conceito de “Lugar de Fala”. Aqui é exceção. Bacharel e licenciado em História, mestre em Sociologia e doutor em História, professor Villa consegue, na minha leitura, destrinchar de maneira devidamente imparcial todo o cenário histórico-político do período militar (1964-1985). Já no subtítulo, o autor já mostra a que veio, expondo categoricamente que “o regime militar brasileiro não foi uma ditadura de 21 anos. Não é possível chamar de ditadura o período de 1964-1968 (até o AI-5), com toda a movimentação político-cultural. Tampouco os anos de 1979-1985, com a aprovação da Lei da Anistia e as eleições para os governos estaduais em 1982”, indo, portanto, de encontro ao que a gente costuma consumir por aí, não é mesmo? A escrita é extremamente acessível e o nível de detalhes é altíssimo. Já separa aí o marca-texto, ok? Contamos ainda com inserções de discursos, links de matérias jornalísticas e fotos oficiais. Tamanha riqueza de modo algum pressupõe um texto chato e enfadonho. Não. É tudo coloquial, simplificado, contextualizado. Acho muito difícil acertar o tom desse jeito, quando o assunto é tão dissidente. Muito bom. Pessoalmente, sempre acompanhei o trabalho do professor Villa como comentarista político e este livro, sendo o primeiro dele que li, veio pra ratificar minha positiva opinião sobre seu trabalho. Muitas releituras virão, antevejo.

Dadá 20/03/2022

Como assim não foi ditadura por 21 anos???
O livro é bom...narra anualmente a movimentação politica da época.

Porém quando chega na opinião do autor ele alega q só houve ditadura a partir do AI5

irei colocar a definição de ditadura.
O que é ditadura? Segundo o dicionário Oxford: governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, com supremacia do poder executivo, e em que se suprimem ou restringem os direitos individuais.

Segundo Brasil escola: Ditadura Militar é o regime político no qual membros das Forças Armadas de um país centralizam política e administrativamente o poder do Estado em suas mãos, negando à maior parte dos cidadãos a participação e a decisão nas instituições estatais.

Como dizer q não houve ditadura?
Ou o livro quis agradar apoiadores da ditadura, intervenção militar ou é um negacionista

Marcos 04/10/2015

“A história se repete mas a força deixa a história mal contada”
A frase do título, tirada de uma canção dos Engenheiros do Havaí (Toda Forma de Poder) expressa exatamente o que acontece, sempre aconteceu e sempre acontecerá, quando a história é contada por quem detém o poder em determinado momento. A versão “oficial” sobre o período militar e tida como verdadeira pela maior parte da população atual, é uma história deturpada, distorcida, que pinta os guerrilheiros que queriam tomar o poder no Brasil pela violência como coitadinhos que só estavam querendo restabelecer a democracia. A luta armada ocorrida nos anos 60 e 70 pouco ou nada contribuiu para a devolução do poder, pelos militares, aos governos civis que os sucederam. Este livro é leitura *obrigatória* por todo brasileiro que se interesse por política e que queira sequer tentar discutir a política atual do país.

Uma crítica à editora que publicou o e-book: há diversos problemas de formatação. Os parênteses e as aspas são seguidos por espaços e há alguns poucos erros de português. Se fosse um livro autopublicado seria quase natural, mas em um livro publicado por editora isso não pode acontecer de forma alguma – afinal, para que servem mesmo as editoras?

Humberto.Martins 31/01/2024

Interessante
O livro traz abordagens precisas sobre o período da ditadura brasileira. Sendo assim, serve como um bom direcionamento àqueles que querem conhecer melhor um pouco desse período histórico para o nosso país.

Alexandre663 14/12/2016

ótimo
Indicado pros " esquerdistas romantizados " - que no nesse assunto a maioria parece ser- e pros direitistas mais extremistas que dizem coisas como " na ditadura só se f* quem era vagabundo " ou " o regime de 64 não era uma ditadura " . Enfim , o Villa mandou benzão !