O Arqueiro e A Feiticeira

O Arqueiro e A Feiticeira Helena Gomes

Resenhas - O Arqueiro e A Feiticeira

Doug 12/03/2021

Bom livro
Leitura bem fluída. Fantasia do livro tem uma mistura Harry Potter e Star Wars e
Mitologia Greca. Porém bom livro para ler vale pena.

Tati Ricci 29/03/2021

Uma grata surpresa
Eu cheguei a essa série meio sem querer.... mas fiquei muito feliz por encontrar livros de fantasia de uma autora nacional. Com muitas referências, que uma jogadora de RPG só poderia gostar....

No começo dá história fiquei um pouco sem saber o que achava, mas depois, me envolvi completamente nessa aventura.

Thomas é um menino muito inteligente e curioso (que adora as alturas), que vive com os andarilhos. Mesmo sendo um bom garoto, as pessoas a sua volta preferem evita-lo e até o tratam mal. Thomas nascei em 31/10, na noite do mortos.

Passado e futuro se misturam... e a história vai se desenrolando.... muitos pontos são fáceis de pescar durante o livro, mas isso não diminui nenhum pouco a leitura. Há obra é bem diferente do que estamos acostumados.., uma mistura de medieval e ficção científica ... tecnologia e espadas.

Confesso que essa mistura não parecia me interessar, mas gostei de como ela aconteceu.

Inclusive há uma mistura na narrativa, mas vozes dos personagens: arcaico e contemporâneo... depende de quem fala... gostei!

E deu vontade de continuar lendo... bom... adoro uma série .. e essa vou continuar!

Luiza Boldt 07/08/2022

Fazia tempo que eu não lia uma fantasia infanto-juvenil e essa me prendeu e me agradou muito. Confesso que demorei um pouco para absorver os nomes todos, mas já esotu ansiosa para saber os proximos capitulos da historia de Thomas, Vince e Erin.

Descontrolados 25/04/2014

Conhecendo um clássico
Primeiramente, devo dizer que ler este livro foi um grande desafio para mim. Não que o livro não seja interessante, pelo contrário, mas pelo fato de ser um e-book. Sou daqueles que ainda preferem ler da forma tradicional, com o livro impresso; mas devo admitir, é tentador ter em suas mãos, em um único dispositivo eletrônico, toda uma biblioteca. Sem contar a facilidade de poder ler em qualquer lugar, a qualquer momento e de forma bem discreta. Começo aqui a primeira resenha que já fiz, de um e-book!

Devo destacar que O Arqueiro e a Feiticeira não é uma obra qualquer. Trata-se de um marco da literatura fantástica nacional, o primeiro livro de fantasia já publicado por um escritor brasileiro dentro do seguimento, conforme narra Raphael Draccon no prefácio. Esse mérito, pertence à jornalista, professora e e escritora Helena Gomes, responsável por criar esta que foi a primeira saga de literatura fantástica brasileira: A Caverna de Cristais.

Thomas é um garoto curioso e esperto que vive às margens da corte do Rei Arnon com um grupo de andarilhos. Apesar de ser bondoso e caridoso com todos que o cercam, o garoto se sente cercado por olhares de reprovação de pessoas que acham que ele não é uma criança normal. De certa forma, essas pessoas estão certas: ele não é uma criança comum. O que elas não sabem é que o garoto é realmente especial. Na verdade, nem ele mesmo sabe, mas está prestes a descobrir. Sem aviso ou escolha, Thomas embarcará em aventuras incríveis que revelarão segredos surpreendentes sobre o seu passado e o futuro da humanidade.

A primeira coisa que preciso destacar são as homenagens e referências nítidas à obras da literatura fantástica internacional e filmes de ficção científica, em especial, Star Wars, a lenda de Rei Arthur e a obra de J.R.R. Tolkien. São, em grade parte, homenagens sutis, que levam ao leitor a relembrar estas outras grandes obras que influenciaram toda uma geração de escritores do seguimento fantasia.

No que diz respeito a obra por um todo, podemos notar diversos pontos clichês na história criada por Helena Gomes. Na verdade, não sei se era intenção da autora fazer algum suspense sobre as ligações existentes entre alguns personagens, bem como os seus destinos, mas para um leitor mais acostumado à esse tipo de literatura, facilmente irá identificar esses pontos e confirmá-los no decorrer da leitura.

Entretanto, os clichês são facilmente ofuscados pela rica construção desenvolvida por Gomes neste livro. Estamos diante de uma obra extremamente original, que mistura história medieval e ficção científica. Pode parecer até estranho, mas lhes garanto que a mistura não apenas combina, mas produz um efeito interessante, não somente sob o ponto de vista literário, mas também no aspecto reflexivo, fazendo o leitor questionar os caminhos traçados pela atual forma de sociedade e seu futuro.

No começo, o leitor poderá se sentir perdido, pois o prólogo da primeira parte do livro já nos introduz um trecho da história que só começará a fazer sentido no decorrer da trama. O desenrolar da obra é feito de forma gradual e muito agradável ao leitor, onde Helena Gomes teve um minucioso cuidado de construção da história e dos personagens.

O livro, aliás, é dividido em duas partes. A primeira, intitulada Quarta Era, nos apresenta a maioria dos personagens e desenvolve a história do personagem central, Thomas. A segunda parte, intitulada Traidor, se dedica ao clímax da trama e o desenrolar das descobertas de Thomas e do futuro da humanidade.

Algo que me chamou a atenção neste livro foi a peculiar escolha de narrativa feita por Helena Gomes. De um modo geral, estamos acostumados com leituras que abusam muito de narrativas na primeira e terceira pessoas; entretanto, Gomes optou por misturar uma narrativa arcaica, na segunda pessoa, presente nas falas dos personagens, à uma narrativa contemporânea, em sua voz ativa. Achei a ideia bem criativa e uma escolha muito feliz, em vista do período retratado no livro.

Não poderia deixar de comentar sobre a belíssima capa desenvolvida por Guilherme Rodrigues para esta edição digital do livro. Na minha humilde opinião, esta é a mais bela capa que essa preciosidade da literatura nacional já teve algum dia. Créditos também devem ser dados à editora Rocco, pela excelente diagramação e a escolha da fonte utilizada no texto.

Com uma construção impecável de personagens e cenários, uma trama que obriga o leitor a continuar compulsivamente a história, página após página e uma gama de referências à filmes e livros do gênero fantasia de grande sucesso entre nos anos 80 e 90, O Arqueiro e a Feiticeira é no fim um livro para todas as idades, pois agrada desde os mais jovens, fãs de livros de aventuras, até os mais velhos, que terão um grande sensação de nostalgia ao se deparar com as referências que constroem esse livro.

Ao final, o leitor terá duas reações: a de desejar desesperadamente ler a continuação da história e a de pensar seriamente em jogar RPG, pois a trama inspira uma boa partida!

Por Diego Cardoso

site: http://programadescontrolados.com/resenha-o-arqueiro-e-a-feiticeira/
Isabele Alves 21/08/2014minha estante
Eu não sou muito de RPG mas confesso que amei não só a escrita de Helena, como também o enredo e como ele praticamente nos obriga a ler até o final.
Ganhei o ebook em um sorteio e, ao ver a capa e o titulo, não senti lá aquela "vontaaaade" de ler.
Só resolvi ler depois de ver que não tinha "nada melhor pra fazer" e me surpreendi completamente. Para quem pensa em ler um dia, adianto que a escrita é tão interessante, que você se sente dentro do cenário observando todos os acontecimentos.
Rocco... traga esse livro ao físico que tenho certeza, comprarei.

Alves 16/08/2021

Fantasia nacional fantástica
Dizer que eu amei ACDC é pouco. Me envolvi pela trama desde o início e me impactei pela construção dos personagens. (Gente, como que não ama o Thomas, a Erin e Vince?)
A narrativa é muito interessante e os plots surpreendentes! Vale muito a pena.

Se engana quem pensa se tratar de uma história infanto-juvenil, o primeiro livro da série, com 421 páginas, nos apresenta a um universo complexo, tecido por uma trama com muitas múltiplas referências nerds, de ficção científica, RPG e fantasia.

Em O arqueiro e a feiticeira acompanhamos a história de Thomas, o filho de uma andarilha que morreu ao dar à luz, na Noite dos Mortos. Thomas foi amparado pela família de Sabina, Jon e a menina Shannon, também andarilhos que vez ou outra divertiam a corte do rei Arnon, em eventos importantes em Britanya.

Quando Thomas começa a apresentar comportamentos estranhos, que Jon insistia em atribuir à bruxaria, foi decidido que o melhor seria enviá-lo a um Monastério, onde trabalhava o irmão de Sabina, para ser ensinado pelos monges. É ai que a vida do garoto começa a mudar. Thomas descobre ter certos dons e visões que falam de um passado nem tão distante assim e que revelam uma parte importante do sua própria vida.

Já adolescente, Thomas, vivendo na Ilha Média, na casa de Mark de Duham, nobre que o acolheu quando decidiu sair do Monastério em busca de averiguar se o que suas visões diziam era verdade, conhece Erin, filha de Mark, com quem passa a manter uma amizade próxima e que ajudará muito no futuro, na guerra que está por vir.

No meio do caminho, conhecemos personagens odiosos como Savac, enigmáticos como Vince de Angelis ou com uma vibe bem “mestre dos magos”, como Dines. Cada um desses, nos ensina algo diferente e significativo para o enredo. Com uma trama estarrecedora, cheia de plot twist e que nos prende do inicio ao fim, o primeiro livro da série garante uma leitura apaixonante e cativante.

MrsMon 28/08/2014

Uma boa estória.
Thomas era um menino q cresceu sendo hostilizado pelos andarilhos por ter nascido no dia dos mortos(31 de outubro), acusado de ser amaldiçoado e por isso q sua mãe morreu ao dar a luz. Sua mãe foi considerada ladra, quando na noite em q Thomas nasceu ela apareceu no acampamento dos andarilhos a procura de alimento. Sabina a mulher de Jon, líder dos andarilhos, criou Thomas como seu filho. Sabina e Jon tinham uma filha chamada Shanon. Uma menina linda q dançava muito bem. Eles se apresentavam em festas, em praças, fazendo truques circenses e danças por alguns trocados, em uma época de muita miséria para o povo. Thomas era visto como um menino esquisito, q se envolvia sempre em alguma confusão, e era castigado por isso. Jon sempre implicava com Thomas, por qualquer coisa. Sabina, Shannon e Tuc, eram os únicos q tratarem Thomas com um pouco de dignidade. Por não aguentar mais as traquinagens de Thomas, Jon tenta inserir-lo no monastério. Thomas tenta entender alguns acontecimentos de sua vida, embora muito novo, mas cheio de acontecimentos estranhos e sem sentido. E começa a busca por respostas. Uma época de muita ignorância, e uma busca em mantê-la. Onde a tecnologia muitas vezes é vista como bruxaria.
Tem muita estória e muitos outros personagens, mas não quero dar spoilers.
Quando comecei a ler, não me empolgou muito, embora tenha sido uma boa leitura. Começou a melhorar no meio do livro, quando começou a ter mais ação. Tem um toque de mistério q prende a atenção, o q será q aconteceu, com quem q realmente está a vdd. Em alguns momentos conta estórias de outros personagens, q no começo eu não entendia bem onde eles se encaixavam, mas não me confundiu. Consegui numa boa colocar em segundo plano, e no decorrer da estória ia completando as lacunas q esses personagens deixou.

"A saga poderia ser explicada como o brilho multifacetado dos cristais refletidos em cada ponto da caverna. Nada é realmente o q parece ser. Histórias misturam-se e trazem outras a tona. Cristais q confundem, iludem, escondem dramas pessoais, alegrias, alianças, amores, ódio, laços q atravessam gerações, tempos, mundos e renascimentos." (autora: Helena Gomes)

Etnan 04/07/2020

Leitura Obrigatória (LO)
O Arqueiro e a Feiticeira
Helena Gomes
Término: 04-07-2020 21:26

Thomas é um menino estranho de origens misteriosas que viaja com um grupo de andarilhos a fazer apresentações em festivais no reino de Britanya, uma terra de costumes medievais que esconde mistérios para lá de intrigantes. Sua vida muda ao ser levado a viver em um monastério após visões e transes que lhe conferiam título de 'criança amaldiçoada', em meio àquele grupo maltratado e supersticioso. Sua vida muda ao ter visões relacionadas a eventos do passado que o fazem partir em uma jornada de descobertas lhe colocando no centro de um conflito colossal entre reinos de outros mundos que ameaçam a raça humana.

Com uma linguagem magnífica, a autora nos seduz a viver, nas páginas, a aventura de Thomas, imprimindo em nós sentimentos maravilhosos no desenrolar da trama.

Fimbrethil Call 26/02/2015

Muito divertido
Muito divertida essa aventura que mistura um monte de histórias diferentes num mundo mágico, criando uma história sensacional.

Ivy.K 19/03/2020

Uma bela surpresa
Comecei a leitura sem muitas expectativas. Como fanática por literatura fantástica, e leitora viciada, é difícil encontrar algo que nos surpreenda. Mas que bela surpresa foi este livro! Traz todos os elementos necessários para nos cativar e manter nosso interesse. Mais ainda por se tratar de uma autora brasileira!
Leitura mais que recomendada!!!

Marina.leituras.da 25/07/2020

Eu realmente adorei essa história, achei bem diferente e intrigante. A autora faz uma mistura entre a era de Arthur e o mundo como conhecemos hoje, no começo fiquei um pouco confusa porque os personagens falavam de uma forma mais rebuscada, com verbos na 2º pessoa, mas no decorrer da história tudo vai ficando mais claro e bem explicado.

O que gostei muito também, foi a personagem feminina, Erin, que não é como uma garota nobre comum. Ela prefere calças a vestidos, sabe lutar com espadas, gosta de explorar e aprender coisas novas, é realmente uma personagem forte e não admite ser deixada pra trás nas aventuras.

A autora fez muito bem em fazer com que ela não temesse em se meter nas confusões e que Thomas não se oposse a ela ir com ele. Ele não usa aquela mesma desculpa esfarrapada que vemos em outras histórias de que seria muito perigoso para a personagem feminina, pelo contrário, Thomas fica feliz que a garota queira acompanhá-lo.

Outro personagem que adorei muito foi o Vince, mas não posso comentar muito porque vou acabar dando muito spoiler, só o que digo é que ele é mais descontraído que o Thomas, ele tenta dar uma de galã do reino, já que é um famoso cavaleiro, mas no fundo, quando ninguém está por perto ele se torna só mais um jovem que faz o possível para agradar aqueles que esperam um comportamento adequado dele. Vince acabou se tornando meu personagem favorito.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2020/07/resenha-o-arqueiro-e-feiticeira.html