Labirinto de Espelhos

Labirinto de Espelhos Josué Montello

Resenhas - Labirinto de Espelhos

Georgeton.Leal 17/08/2023

Uma ode a São Luís do Maranhão
Essa é a primeira vez que leio um romance ambientado em um lugar que conheço pessoalmente. Não seria exagero falar que as ruas e bairros descritos por Montello são velhos conhecidos meus e posso dizer que os mesmos ainda preservam um pouco daquela áurea clássica que a capital maranhense tinha no passado. Sem sombra de dúvidas, a cidade de São Luís é o grande destaque desse livro.
"Labirinto de Espelhos" narra a história da rica Tia Marta e seus parentes, os quais aguardam impacientemente pela morte da idosa na esperança de conseguir alguma parte na herança. Justamente por isso, a trama apresenta um embaraçado jogo de interesses por trás das motivações dos familiares da velha senhora. A propósito, o título do livro aparece na seguinte passagem que narra uma das costumeiras visitas que os parentes faziam à sua tia:

"Havia ali, nessas ocasiões, uma espécie de labirinto de espelhos humanos, diante dos quais se refletia a mordacidade de Tia Marta."

Em toda obra vemos o quanto a escrita do autor é elegante sem nunca ser pomposa, o que proporciona uma leitura bastante agradável. Há surpresas cômicas e pontos de virada adequados com o desenvolvimento da história, deixando os elementos da mesma bem coesos. Falando nisso, algo que me pegou de surpresa foi o prelúdio do romance (intitulado "Na paz da noite") que pensei a princípio ser apenas um conto à parte tamanha é sua concisão.
Montello com certeza merecia mais destaque e tem sido injustamente esquecido tanto pelos críticos como pelos veículos literários nos últimos anos. Apesar dos esforços da Casa Josué Montello em republicar algumas de suas obras, ainda há muito que fazer para resgatar tantas preciosidades da bibliografia do autor, as quais hoje em dia só podem ser encontradas nos sebos ou em antigas livrarias.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/08/uma-ode-sao-luis-do-maranhao.html

Beto | @beto_anderson 11/05/2021

Projeto Lendo Josué Montello - Livro 3
O terceiro livro do autor é bem diferente dos outros dois anteriores. Uma trama com um humor afiado, que mostra a crueldade, sordidez e tantos outros sentimentos presente no homem que ambiciona o dinheiro alheio. Vale a pena, especialmente pelo retrato de uma época feito pelo autor para mostrar uma São Luís antiga e provinciana. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Barbara Hellen 07/06/2020

@cactosliterarios
A antiga São Luís, com seus sobrados de azulejos, carruagens e ruas de paralelepípedos, tão conhecida por suas histórias, reaparece na nossa imaginação a partir da narrativa de Josué Montello. Para mim, ler brasileiros já é uma experiência incrível! Imagina a minha empolgação em ler um maranhense...

Apesar do regionalismo, a narrativa é bem atual. Em Labirinto de Espelhos, uma família luta pela herança de Tia Marta. A velha não morre nunca, reclamam os familiares. E aí vemos todos esses relacionamentos e acontecimentos, para descobrir por fim quem ficará com todo o dinheiro que ela possui. Achei muito divertida a leitura e também gostei muito da escrita de Josué Montello – pretendo ler outros livros do autor depois. Mas sigo com aquela certeza: romances brasileiros são os meus preferidos.

site: www.instagram.com/cactosliterarios

><'',º> 13/06/2019

Sobre o autor
O escritor Josué Montello nasceu na cidade de São Luís, Maranhão, no dia 21 de agosto de 1917. Seu pai, Antônio Bernardo Montello, era descendente de italianos e sua mãe, Mância de Souza Montello, tinha origem portuguesa.

Cursou o primário na Escola Modelo Benedito Leite e o secundário no Liceu Maranhense. Quando aluno do Liceu, dirigiu o periódico A Mocidade, onde publicou seus primeiros trabalhos.

Aos 15 anos, passou a integrar a Sociedade Literária Cenáculo Graça Aranha, em São Luís, da qual participavam escritores maranhenses ligados ao modernismo. Também nessa época, inicia sua atuação na imprensa, passando a colaborar com os jornais maranhenses A Tribuna, Folha do Povo e O Imparcial.

Recebeu diversos títulos honoríficos e vários prêmios, entre os quais podem ser destacados: o Silvio Romero de Crítica e História (1945), Arthur Azevedo de Teatro (1947) e Coelho Neto de Romance (1953), da Academia Brasileira de Letras; Fernando Chinaglia de Romance (1965), Intelectual do Ano (1971) e Oliveira Martins (2000), da União Brasileira de Escritores; Nacional de Romance (1979), do Instituto Nacional do Livro; Grande Prêmio da Academia Francesa (1987); Guimarães Rosa, de prosa (1998).

Labirinto de Espelhos foi publicado em 1952

Fonte:

site: basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=871%3Ajosue-montello&catid=45%3Aletra-j&Itemid=1

><'',º> 13/06/2019

Em "Labirinto de espelhos" o imortal maranhense Josué Montello cria um de seus personagens mais conhecidos -- a rabugenta Tia Marta, que insiste em não morrer - para contar uma história de caráter universal na qual os sentimentos de poder, cobiça, amor e compaixão se misturam ao cotidiano da vida dos habitantes de São Luís.

Fonte:

site: livralivro.com.br/books/show/331487?recommender=I2I

Bit 14/03/2011

Os personagens desta pequena obra-prima passada no Maranhão são uma viúva rica e seus parentes pobres que esperam a sua morte. A viúva tem consciência de que todos lhe fazem a corte na esperança de serem destinatários de sua fortuna. Em meio a situações cômicas que retratam a inveja humana, a velha sobrevive à ira dos pretensos herdeiros.

Iza 14/11/2010

à espera do testamento
O romance gira em torno de D. Marta, viúva, rica, austera e irascível e de quem todos- parentes e agregados- esperam sua morte e principalmente, sua herança. E ela resiste firme, com invejável saúde.
O autor relata sobre a vida, os sonhos, os dramas, de cada um dos personagens que gravitam em torno de D. Marta. E todos eles, dia após dia, sôfregos, de olho na herança que irão receber. E no final de tudo terão uma grande surpresa!!! Que só poderia vir desta cruel mulher, D. Marta!