O Livro do Chá

Resenhas - O livro do Chá

1 | 2 | 3 | 4

William LGZ 14/07/2022

Cultura japonesa para ocidentais
Um excelente livro para conhecer mais profundamente o Japão tradicional, de escrita que embora traga intensas reflexões também é de bem fácil leitura. Gostei muito da experiência.

Apesar de focar na tradição da cerimônia do chá, o autor pincelou sobre diversos temas relacionados à este como arte, arquitetura, zen-budismo, taoísmo, entre outros, e isto foi o que mais me encantou pois tenho um grande interesse por esses temas.

Mas acho que mesmo para aqueles não tão chegados nesses assuntos esta será uma obra bastante válida pelo conhecimento e outra visão de mundo que traz, certamente sugiro à todos lê-la!

Carina 04/09/2016

Quanta filosofia cabe em uma xícara de chá?

Nesta obra, de 1906, temos, em poucas páginas, muito mais do que a descrição do ritual do chá no Japão - o livro é um verdadeiro compêndio de boa parte da filosofia oriental. Conceitos difíceis, como a diferença entre o taoísmo, o budismo, o xintoísmo, ficam claros como a água - fervente - pelas palavras de Okakura.

A redação da obra é direta e simples - como uma boa cerimônia do chá deve ser. Assim, a aproximação com a cultura oriental fica muito mais viável. O que era extravagante passa a ser compreensível e o que era exótico passa a ser visto como indispensável.

Os lados ocidental e oriental se complementam; mais do que explicar seus valores, o autor faz um apelo à compreensão entre os povos. Ainda que suas críticas aos ocidentais - mesmo hoje bastante pertinentes - apareçam em boa parte do livro, o que prevalece é o discurso pelo entendimento, tolerância e aprendizagem com as demais culturas.

Aldrison 16/06/2023

Chanoyu, uma cerimônia para o agora
Não costumo ler sobre a cultura do Japão, senão por alguns trechos soltos de literatura espiritualista, porém esse livro foi um grande achado. Não imaginava haver uma cerimônia assim tão bonita e que nos colocasse diante da verdade ímpar sobre nós mesmos. Foi maravilhoso poder encontrar esse livro e compreender o que é a cerimônia do chá. Simplesmente perfeito. Leiam!

Caroline 13/04/2021

Um bom livro escrito como se o papel e a composição das palavras fossem em si uma própria cerimônia do chá.

Eder Ribeiro 08/11/2022

Viagem filosófica
Uma viagem filosófica da cultura ancestral japonesa tendo como pano de fundo a milenar cerimônia do chá. Uma leitura rápida e de fácil compreensão.

Verona 13/07/2022

Livro maravilhoso! Uma verdadeira aula não só sobre o chá e seus conceitos, mas também sobre cultura, filosofia, flores e principalmente história.

Carolina 20/04/2023

A Cerimônia da Beleza
Este livro reflete o caráter conservador do Japão numa série de regras de decoração e etiqueta. Em certas ocasiões assume uma postura de "cruzada contra o Ocidente", o que é compreensível, haja vista ter sido escrito por alguém que resistia à por vezes nefasta influência britânica em sua ilha. A linguagem é usada em alguns momentos apenas para instruir e em outros de forma poética. Creio que sua leitura agradará a todos os simpatizantes da cultura japonesa.

Meus históricos de leitura com citações e comentários estão postados no grupo "Históricos de Leitura - CCR".

eduardabuainain 14/05/2021

"Quanta filosofia cabe em uma xícara de chá?"
Ainda fico chocada ao constatar que o livro foi escrito em 1906. Possui ensinamentos ainda muito úteis atualmente, além de nos fazer analisar o mundo por uma outra perspectiva, utilizando a cerimônia do chá e a cultura oriental como instrumentos para isso.
Certamente levarei esses aprendizados para a vida.

baby targaryen 25/04/2023

Chanoyu
Contando um pouco sobre a importância da tradicional cerimônia do chá no Japão, o autor traz aqui uma bela e impressionante narrativa. Livro pra quem gosta e tem interesse sobre a cultura dos japoneses e como a cerimônia influencia a vida do povo, desde vestimentas a modo de viver e pensar.
"Harmonia, respeito, pureza e tranquilidade."

Lucas G. Garcia 09/09/2012

A cultura nas palavras de um grande escritor.
O livro do chá (お茶の本) mostra a harmonia e a beleza do chaismo. Ele introduz o leitor à cultura chinesa para explicar a origem do chá e dar base e fundamentação à cerimonia atual japonesa. Ramificações do budismo são explicadas de maneira clara para que aqueles que não se aprofundam nos estudos das religiões orientais possam entender seus princípios. O livro convida o individuo a refletir a partir dos conceitos da cerimonia do chá e não apenas a conhecê-los. O livro é extremamente bom, logo plenamente recomendável para qualquer um que se interessar na compreensão da cultura japonesa como um todo.
Cayo 11/10/2016minha estante
Obrigado por me oferecer esta leitura maravilhosa.

bardo 11/02/2024

O Livro do Chá de Kakuzo Okakura é um livro bastante curioso que pode enganar o leitor que subestime suas pouco mais de cem páginas. Certo que o texto do autor seja composto de ainda menos páginas, por trás de sua aparente simplicidade existe uma densidade que certamente não será compreendida na primeira leitura.
O texto não se descortina totalmente numa primeira leitura porquê o que o autor pretende é algo que ele mesmo admite ser quase impossível, uma tradução da cerimônia do chá e da própria cultura japonesa para nós ocidentais não iniciados. É um desafio e tanto a despeito da erudição do autor.
Por meio dos preceitos do chá somos apresentados a detalhes da cultura chinesa e japonesa que podem nos ser completamente desconhecidos. Kakuzo nos apresenta também algumas noções sobre o Tao e suas diferenças em relação ao confucionismo e ao próprio budismo que são bem esclarecedoras.
É curioso como o texto, distante de nós mais de um século consegue reverberar questões de nossa atribulada vida online, alienada e cada vez mais estéril. Lemos as preocupações do autor sobre o conflito entre cultura oriental e ocidental e é difícil não sentir uma atualidade amarga. Também não é difícil imaginar a canibalização de trechos do texto transfigurados em textos de pseudo coachs por aí.
Seja como for O Livro do Chá é um convite a se conhecer a cultura sino japonesa e resgatar alguns de seus valores que as transcendem. É uma obra extremamente útil para quebrar um pouco nosso estranhamento ao ler autores orientais.
A edição da Estação Liberdade inclui um prefácio e um posfácio de Hounsai Genshitsu Sen (ele mesmo um mestre do chá), ambos muitos esclarecedores. O primeiro ao nos apresentar o autor, e não passará desapercebido ao leitor a nítida admiração pela legado de Kakuzo. Já o posfácio completa e elucida alguns pontos que podem ter ficado um tanto nebulosos no texto principal.

Lorrany Moura 03/07/2020

O livro do chá foi escrito quando o Japão vivia uma crise de identidade cultural - fruto do afluxo de ideias e instituições ocidentais - e contribuiu para consagrar Okakura como um dos grandes defensores da cultura tradicional japonesa. Escrito em inglês com o intuito de transcender as fronteiras de seu país, a obra cumpre seu objetivo ao construir uma ponte cultural entre o Ocidente e o Oriente. Aqui, Okakura nos convida a conhecer a chanoyu, a tradicional cerimônia japonesa do chá, mas vai além. O livro nos conta a trajetória da bebida ao longo dos séculos e a influência da filosofia do chá (ou chaísmo, termo utilizado pelo autor) no estilo de vida dos japoneses, seus lares, hábitos, costumes, cozinha, arte e literatura: (abre aspas)A cerimônia chanoyu oferece um abrangente modelo de vida. Serve como constante lembrete dos valores básicos de um povo através do tempo, valores esses que emergem da sabedoria e da expressão milenar das tradições asiáticas. (fecha aspas)
Com uma escrita poética e repleta de reflexões filosóficas, Okakura também apresenta ao Ocidente as escolas e os mestres do chá, as peculiaridades dos aposentos utilizados nas cerimônias, a relação da chanoyu:com o taoísmo e o zen, os quatro princípios que norteiam o tradicional ritual (harmonia, respeito, pureza e tranquilidade) e o poder contido na simplicidade, na disciplina e na repetição. Gostei bastante do prefácio e posfácio, que me conduziram ao entendimento mais amplo da obra e também adorei a arte escolhida para compor a capa. Mas apesar da relevância e dos ensinamentos do livro, senti a leitura um pouco arrastada em alguns trechos históricos e nas descrições técnicas sobre a preparação da chanoyu

Cris 19/08/2022

19.08.2022
Uma forma de disseminar a cultura oriental no ocidente e mostrar o fundamento da cerimônia do chá, bem como seu significado. Possui como princípio a harmonia, respeito, pureza e tranquilidade. Para efeito de conhecimento: "Em 1610, houve o primeiro carregamento de chá para a Europa, por meio dos navios da Companhia Holandesa das Índias Orientais. O chá se tornou conhecido na França em 1636 e alcançou a Rússia em 1638. A Inglaterra em 1650."

fsamanta (@sam_leitora) 11/07/2010

Excelente introdução à cerimônia do chá. Escrita por um japonês em 1906 para que os estrangeiros entendessem essa filosofia - ou pelo menos tentassem, não tão prejudicados pelos preconceitos de outros trabalhos. O que ele fale sobre arte continua extremamente atual.
Thara 20/12/2011minha estante
Pena que tão sucinto. Eu adoraria ler mais do mesmo.

Malu 25/08/2022

Uma leitura gostosa e fácil que apresenta vários elementos da cultura oriental em torno da criação da cerimônia do chá.

1 | 2 | 3 | 4