Enquanto eu te esquecia

Enquanto eu te esquecia Jennie Shortridge

Resenhas - Enquanto eu te esquecia

Paula 22/01/2016

Enquanto eu te esquecia vai contar a história de Lucie Walker, uma mulher que acabou de completar quarenta anos e está prestes a se casar. Infelizmente, Lucie não lembra de nada disso, pois foi encontrada na Baía de São Francisco, longe de casa, sem memória alguma. Ao ser levada para uma clínica psiquiátrica, recebe o diagnóstico: um tipo de amnésia que ocorre após algum trauma, como uma forma de proteção do inconsciente.

Através da repercussão do caso nos meios de comunicação, seu "futuro marido", Grady, consegue encontrá-la e levá-la de volta à Seattle, para uma casa e uma vida que ela não reconhece. Apesar de não se identificar com nada ao seu redor, resquícios do passado e a oportunidade de recomeçar do zero no presente vão construindo uma nova Lucie. É como se ela ganhasse uma chance de ser alguém diferente daquela pessoa mesquinha da qual não recorda.

Adorei essa premissa do livro, apesar de passar o tempo todo tensa, me colocando no lugar da protagonista. A narrativa é dividida entre ela, Grady e Helen, a única parente viva da Lucie. Já citei várias vezes, mas acho ótimo quando consigo ter vários panoramas de um mesmo enredo, isso proporciona um entendimento mais completo da trama.

A história da Lucie me tocou profundamente, o ritmo que a autora seguiu para narrar a história é acolhedor. Os personagens são muito bem construídos, com sentimentos reais e humanos, atitudes que você esperaria de pessoas de verdade.

Vi em outras resenhas que várias pessoas concordam comigo em relação à paz que Enquanto eu te esquecia passa. Fazia um bom tempo que eu não lia nada que me deixasse tão tranquila. Não sei vocês, mas eu sinto um grande alívio quando me deparo com livros assim, são muito agradáveis para o coração, principalmente quando quero descansar minha cabeça de histórias turbulentas.

Creio que o único momento em que a autora pecou foi o final. Sou uma pessoa que, no que diz respeito a livros únicos, gosto de desfechos que amarrem todas as pontas e não deixem margem de dúvida de como os personagens seguiram sua vida dali em diante. Em séries, tudo bem deixar algo inconclusivo para ter assunto nos livros seguintes, mas quando não haverá continuação, é frustrante não ter noção do que pode ter acontecido.

Ressalto que este é o meu ponto de vista, pois conheço várias pessoas que gostam desse tipo de final, e entendo a ótica delas. Afinal, funciona como um leque de alternativas para o leitor criar o que quiser.

Se você busca uma lição sobre recomeço, mudança de atitudes e o quanto sua vida poderia mudar vista de um ângulo diferente, este é o livro perfeito. Me fez pensar em coisas das quais, no futuro, eu poderia me arrepender, principalmente se eu olhasse para elas como outra pessoa. Recomendo!

Sansanshow 20/01/2016

CHATISSIMO
"Enquanto eu te esquecia" A historia de Lucie Walker que perdeu a memoria e foi parar nas aguas geladas da Baia de São Francisco. Bom esperava mais desse livro..Sinceramente não gostei uma leitura cansativa muito cheia de detalhes foi um parto pra terminar. Quase abandono, mas como eu não sou de desistir facil das coisas consegui terminar ALELUIA.

Clã 03/01/2016

Clã dos Livros - Enquanto eu te esquecia
"Nem tudo que parece um mistério na vida vem de uma lembrança perdida. A vida é cheia de coisas que não conseguimos compreender."

Enquanto eu te esquecia vai trazer a história de Lucie e Grady, noivos que 2 meses antes do casamento passam por uma situação desagradável e triste, o desaparecimento de Lucie.

Após oito dias desaparecida, Grady encontra Lucie em um hospital, na ala psiquiátrica, sem memória alguma de seu passado.

Logo que eles se reencontram no hospital percebi que este livro teria muito daquele romance que não importa o que aconteça, sempre existirá.

"Ficaram juntos como que ligados; seus braços sabiam aonde ir, seus corpos sabiam como se mexer para acolher o outro. Ele repousou o rosto no cabelo dela. A cabeça de Lucie sabia onde se aninhar em seu pescoço macio; ela inalou e reconheceu o cheiro. Maravilhou-se com isso, que seus corpos parecessem conhecer um ao outro tão bem, mesmo que sua mente ainda estivesse tentando descobrir pistas para fazer com que tudo se encaixasse."

Com o desenvolver do livro vamos compartilhar as fases de adaptação de Lucie a sua vida e sua relação com o seu noivo, um relacionamento que já tem 5 anos.

Lucie, quando retorna para sua casa, busca qualquer coisa que faça com que suas lembranças retornem. Seu médico disse que com o contato com pessoas que ama e objetos familiares, pelo menos uma porcentagem de sua memória retornaria. Mas não deixou de mencionar que talvez a amnésia fosse permanente.

Então todos os dias, a protagonista tenta se reencontrar. Andando por sua casa, mexendo em suas coisas, caminhando pela vizinhança. Outra coisa que Lucie busca com todas as forças é algum membro da sua família.

Grady busca fazer com que ela se lembre do quanto ele a ama e tenta deixá-la confortável em sua própria casa, sempre deixando espaço para que não a force a fazer nada que não gostaria.

Além disso, ele tenta se adaptar a algumas características que começa perceber em sua companheira, após a perda da memória.

"Perguntas tão difíceis, percebeu, porque as respostas eram muito importantes. Eles apenas estavam juntos - novamente - há questão de semanas, mas seus sentimentos por ele vinham de algum lugar mais profundo. Ela se encolheu ao constatar que seu amor por Grady era desenvolvido e maduro, nem um pouco uma novidade."
O livro tem narrativa em primeira pessoa e é dividido em capítulos, alguns narrados por Lucie e outros narrados por Grady. O que é bem interessante, pois várias vezes temos a visão de ambos de uma situação vivenciada.

Qualquer coisa que eu diga vai tirar o gosto da descoberta ao ler o livro. O que posso dizer que é um livro que envolve o drama da situação em que se encontra a protagonista, porém a autora conseguiu levar de forma tranquila e em vários momentos me peguei rindo com as situações em que envolviam Grady e Lucie, ainda mais quando lia a versão de um e logo depois a versão dela.

Quando comecei a ler esta obra, pensei que seria parecido com outros dramas/romances que envolvem pessoas que perdem memória depois de algum acontecimento estresse/trauma. Mas devorei o livro e superou as minhas expectativas.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/12/resenha-enquanto-eu-te-esquecia-de.html

Larissa Benevides 19/12/2015

Enquanto eu te esquecia - Jennie Shortridge
Logo que eles se encontram no hospital percebi que este livro teria muito daquele romance que não importa o que aconteça, sempre existirá.
Lucie, quando retorna para sua casa, busca qualquer coisa que faça com que suas lembranças retornem. Seu médico disse que o contato com pessoas que ama e objetos familiares pelo menos uma porcentagem de sua memória retornaria. Mas não deixou de mencionar que talvez a amnésia seja permanente.
Grady busca fazer com que ela se lembre do quanto ele a ama e tenta deixá-la confortável em sua própria casa, sempre deixando espaço para que não a force fazer nada que não gostaria.
Além disso ele tenta se adaptar a algumas características que ele começa perceber em sua companheira após a perda da memória.
O livro tem narrativa em primeira pessoa e dividido em capítulos narrados por Lucie e outros narrados por Grady. O que é bem interessante, pois várias vezes temos a visão de ambos de uma situação vivenciada.
Qualquer coisa que eu diga vai tirar o gosto da descoberta ao ler o livro. O que posso dizer que é um livro que envolve o drama da situação em que se encontra a protagonista porém a autora conseguiu levar de forma tranquila e em vários momentos me peguei rindo com as situações em que envolviam Grady e Lucie, ainda mais quando lia a versão de um e logo depois a versão dela.
Quando comecei a ler esta obra, pensei que fosse ser parecido com outros dramas/romances que envolvem pessoas que perdem memória depois de algum acontecimento stress/trauma. Mas devorei o livro e superou as minhas expectativas.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/

Bruna 08/12/2015

Esquecer para se lembrar
Me surpreendi com a história. Começa de maneira fraca, repetitiva e sem grandes esclarecimentos mas chega um momento em que você acaba se envolvendo fortemente com a história e infelizmente, como relatado em muitas resenhas, o final deixa a desejar. Poderia ter mais um capítulo, mais uma confirmação. Mas a vida segue, para nós e para a Lucie.
O livro bem mais do que a história em si, é a busca pela verdade e por um auto-conhecimento a ser moldado, quem você realmente é? O que determina o que somos e a atitude que tomamos? Como nossas vidas são determinadas e o quanto somos frágeis por trás da armadura que se veste no dia a dia.

Juliana 24/11/2015

Enquanto eu te esquecia - Jennie Shortridge
Enquanto eu te esquecia possui um texto delicado,intenso e simples.
Lucie Walker é uma mulher chegando aos 40 anos,bonita e bem sucedida,noiva de Grady,um homem bonito,inteligente e amoroso.
Um dia encontram Lucie na gelada baía de São Francisco,sem lembrar nada de sua vida antiga.Quando Grady finalmente a encontra e a leva para casa,ela tenta mudar sua antiga vida, ao perceber a pessoa triste e sem vida que era . Fora isso há a construção de um novo amor por Grady, que se torna um estranho morando sobre o mesmo teto.
Os personagens são adoráveis. Desde os secundários, até os principais, são tão verdadeiros e sinceros em seus sentimentos que se torna fácil gostar deles.
No entanto, senti falta de uma maior interação entre Grady e Lucie. Esperava mais romance e afetividade entre eles, afinal ele precisa conquista-la uma segunda vez e acho que isto deveria ser mais explorado no livro.
O quebra-cabeça só é montado no final do livro,a forma como a autora escreve nos prende na história, ela escreve de uma forma clara, simples e concisa.
O final não correspondeu a minhas expectativas, mas isto porque não gosto quando os autores deixa o final para nossa imaginação. Esperava mais dele, me decepcionei.
O filme trata sobre a oportunidade de ter uma segunda chance e mais do que isso, sobre se entregar ao amor de verdade, de forma pura e intensa.
No mais, é um livro que vale a pena ser lido, mas sem grandes expectativas.

site: http://www.livrosemcontexto.blogspot.com

Edna 21/11/2015

Mistérios bons
"Nem tudo que parece um mistério na vida vem de uma lembrança perdida.A vida é cheia de coisas que não conseguimos compreender" A leitura desse livro é leve e tão parecida conosco, com nossos trajetos, nossas idas e vindas, nossos amores, nossa vida com suas tragédias e maravilhas, mas que nos traz uma mensagem que encanta; quando Lucie perde a memória, aos poucos ela vai tentando revivê-la, reencontrar um mundo perdido e consegue ser uma pessoa total e infinitamente melhor que foi antes. Então entendi que muitas mudanças misteriosas acontecem ao longo de uma vida, mas sempre devemos extrair delas a essência necessária para ser melhor.

Bblbbl 14/11/2015

Romance superficial pouco desenvolvido
O livro é bacana, mas acredito que o romance entre Grady e Lucie poderia ter se desenvolvido mais.

Eu Conto Um Conto 29/07/2015

Pensei bastante em como descreveria esse livro, que apesar de não ser um dos melhores que já li (com esse tema de perda de memória), não deixou de ser uma leitura muito especial.

Intenso, franco e incrivelmente emocionante. Enquanto eu te esquecia é um livro bastante delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.

Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Sua mente está totalmente em branco e sua determinação é descobrir o que a motivou a fugir poucas semanas antes de seu casamento. Pela capa e sinopse da trama, logo a gente imagina que se trata de um suspense sombrio, mas não é bem assim. Apesar das descobertas e reviravoltas, considero esse um livro bem simples e tranquilo.

Sabe quando um livro te passa uma sensação de tranquilidade? Foi exatamente o que senti. Os personagens são tão humanos e os sentimentos são expostos de uma maneira tão real e simples, que de cara a história conquista você. Amei a protagonista e a sua jornada em meio as suas descobertas e no geral gostei muito da narrativa da autora, que somente aos poucos vai entregando as peças do grande quebra-cabeça.

Eu particularmente até gosto de finais em aberto, que ficam por conta da imaginação do leitor. No entanto, nesse eu queria e senti que precisava saber mais. Mesmo com essa pequena insatisfação, recomendo muito, principalmente para quem gosta de livros com personagens maduros.

Leiam!

Sil 04/07/2015

Resenhas :: Enquanto eu te esquecia
Sabe quando você lê um livro e não sabe definir se gostou ou não? Estou me sentindo assim em relação a este livro e para ser sincera não sei exatamente o que dizer sobre ele. É um sentimento de vazio, mas não aquele vazio que dá quando você lê um livro incrível e vai sentir falta, mas um vazio sem explicação.

O livro é narrado em terceira pessoa pela perspectiva de três personagens: Lucie, Grady e Helen.

Nossa protagonista é uma mulher de sucesso que está prestes a completar quarenta anos e a se casar, porém após um colapso nervoso ela some por alguns dias e é encontrada na Baía de São Francisco, muito longe de sua casa, e para piorar ela está com amnésia. Começamos a leitura já sentindo a angustia de Lucie quando se da conta que não sabe onde está e quem é. As próximas páginas seguem esse ritmo ao ser informada de que ela tem um noivo que em breve irá busca-la.

Se imagine na seguinte situação: Sua vida inteira foi apagada da sua mente. Você não se lembra de NADA. Nem ninguém que conviveu com você. Imagine a desconfiança que você teria ao se ver de frente a um estranho, que diz ser seu noivo, diz que te ama e que vai te levar para a casa. Eu fiquei com medo por ela, ou sei lá… por mim, vai que né? O futuro tá aí.

Por outro lado temos Grady, o noivo desesperado pelo reconhecimento da amada. E mais uma vez eu falo se imagine na seguinte situação: Você tem um noivo que te ama e estão prestes a se casar, porém por uma briga idiota algo da errado e ele some por uma semana e quando volta não se lembra de quem você é, o que você significa para ele, o que vocês viveram juntos. Não se lembra do amor. Meu Deus! É muito angustiante você tentar fazer com que a pessoa se lembre de você e de sua vida anterior ao colapso e ao mesmo tempo tentar protege-la das coisas ruins que aconteceram. E é isso que Grady faz durante toda a narrativa: Tenta proteger Lucie. O passado de Lucie é um mistério para Grady, ele não sabe nenhum detalhe sobre a sua infância ou adolescência e ela nunca se esforçou para contar, portanto ele não pode ajuda-la quando é questionado sobre isso e ao mesmo tempo ele deseja esconder o pouco que sabe, pois isso sempre a assombrou.

Lucie era uma mulher séria, de poucos (ou nenhum) amigos, sistemática e tudo precisava ser exatamente do seu jeito. Grady é total oposto. Fica difícil entender os motivos que levou ela a se apaixonar por ele e vice-versa, mas o fato é que eles fazem um belo casal; Apesar de todos os problemas. Com a chegada do casamento a relação entre os dois foi ficando cada vez mais conturbada e dúvidas começaram a surgir. Não acho que seja justificável a fuga de Lucie, mas sabe quando às vezes temos vontade de fugir de tudo? Ela só fez o que a maioria tem vontade.

Durante boa parte da trama Lucie se pergunta se Grady vai continuar a amando, pois obviamente ela não é a mesma mulher por quem ele se apaixonou. A nova Lucie é simpática, alegre (é estranho dizer assim, mas acho que pode definir bem ela), seus gostos são mais simples, comuns. Ela não se importa mais com cuidados de beleza (a antiga Lucie tinha trocentos cremes para rejuvenescimento e coisa e tal) e tem uma paixão diferente pelas coisas da vida. Grady acha esse comportamento estranho e sabe que está perdendo Lucie, mas não deixa de se apaixonar pela nova Lucie pois ela é muito melhor.

Helen. Quem é Helen? Helen é a tia de Lucie, a mulher que praticamente a criou mas ambas se distanciaram quando Lucie fez dezoito anos e saiu da casa de seus tios. A narração de Helen é bem chata, pois ela é uma senhora amargurada com a vida e não é para menos. Lamenta por seu marido morto e por nunca ter tido filhos; e para piorar sua sobrinha amada sumiu de sua vida. Helen é uma idosa que vive sozinha, trabalha em um cassino e é voluntária em uma escola lendo para as crianças; Vê no problema de memória de Lucie uma chance para reaproximação. Ela não é uma mulher ruim, só lhe aconteceu coisas na vida que ainda não foram enterradas e isso a assombra por muitos anos.

Apesar de ser um livro adulto a narrativa é bem simples e a autora consegue prender o leitor a cada capítulo. Inúmeras vezes me peguei tentando adivinhar o que realmente aconteceu com Lucie, não apenas durante a semana que ela ficou desaparecida, mas também durante toda a sua vida. Imaginei coisas, fiz teorias mas no final fiquei um tiquinho decepcionada com a falta de emoção que senti ao ver toda a verdade sendo jogada na minha cara. Independente disso é um livro bacana, que levanta certas questões sobre quem nós somos quem nós conhecemos e o que pode mudar em nossas vidas em tão pouco tempo.

site: http://cantaremverso.com/2015/01/28/resenhas-enquantoeuteesquecia/

Debyh 01/07/2015

Simplesmente sou fascinada por livros que falam sobre memória, lembranças e coisas do tipo. Já cheguei a ponto de ler livros sobre histórias relatadas por neurologistas e coisas do tipo. Sim, eu amo esse tipo de coisa, amnésia e afins é comigo mesmo. Então quando esse livro surgiu para pedido na parceria com a Editora Única eu o escolhi sem hesitar.
Por essas e outras livros que contenham a palavra “esquecer” ou “lembrar” ou qualquer coisa da espécie, me desperta o interesse por pura curiosidade e, lógico, sendo assim já li muita coisa sobre muita gente esquecida, e que se lembra, ou não, não sei, não lembro direito hehehehe
Esse tipo de linha de história, sobre perder a memória e tal, em algum ponto parecerá com alguma outra coisa que já li. Então para mim o mais legal é ver como será escrito isso, como será o desenvolvimento do personagem com aquele fato. Veja bem, algumas coisas serão obviamente parecidas, mas isso não quer dizer que será um clichê, é nesse ponto que o autor tem que fazer a diferença.
Em resumo, a personalidade (ou a falta dela) do personagem e como ele reagirá fará toda a diferença de como fluirá a história. Em “Enquanto Eu Te Esquecia” Lucie “acorda” em um lugar estranho, não entende o que faz ali e percebe também que não sabe quem é. Após alguns dias alguém que a conhece a encontra, o problema é que Lucie não o conhece mais. Sendo que essa pessoa não é ninguém menos que seu próprio noivo, Grady, a pessoa com qual ela mora.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/enquanto-eu-te-esquecia-jennie-shortridge/

Portal JuLund 26/06/2015

Enquanto Eu Te Esquecia, Resenha, @UnicaEditora
Gente quando li o título desse livro m encantei com a possibilidade do mistério. Adoro um! Existe o mistério, mas não em doses tão altas quanto o esperado, mas isso não tira a capacidade do livro te envolver na história.

Lucie, foi encontrada dentro da baía, estava parada lá dentro há pelo menos meia hora, algumas pessoas que observaram aquilo acharam estranho, alguém chega para ajudá-la, mas ela não sabe responder questões básicas tais como seu nome, porque está ali… Ela fica perdida em si e não consegue responder a nada.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/enquanto-eu-te-esquecia-resenha-unicaeditora

Diana 24/06/2015

O livro conta a história de uma mulher que perde a memória e tem uma chance para recomeçar a vida e também se redescobrir. A história é interessante, triste e ao mesmo tempo divertida. Porém, falta alguma coisa. Talvez algumas páginas a mais, pois esperava mais do final.