Enquanto eu te esquecia

Enquanto eu te esquecia Jennie Shortridge

Resenhas - Enquanto eu te esquecia

Tigronna 17/08/2020

Ah gente, eu adorei esse livro, foi uma leitura tão agradável, tão leve apesar da história ser um tanto trágica... Mas o amor desse casal tava tão nítido que eu me apaixonei por eles

Eu Conto Um Conto 29/07/2015

Pensei bastante em como descreveria esse livro, que apesar de não ser um dos melhores que já li (com esse tema de perda de memória), não deixou de ser uma leitura muito especial.

Intenso, franco e incrivelmente emocionante. Enquanto eu te esquecia é um livro bastante delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.

Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Sua mente está totalmente em branco e sua determinação é descobrir o que a motivou a fugir poucas semanas antes de seu casamento. Pela capa e sinopse da trama, logo a gente imagina que se trata de um suspense sombrio, mas não é bem assim. Apesar das descobertas e reviravoltas, considero esse um livro bem simples e tranquilo.

Sabe quando um livro te passa uma sensação de tranquilidade? Foi exatamente o que senti. Os personagens são tão humanos e os sentimentos são expostos de uma maneira tão real e simples, que de cara a história conquista você. Amei a protagonista e a sua jornada em meio as suas descobertas e no geral gostei muito da narrativa da autora, que somente aos poucos vai entregando as peças do grande quebra-cabeça.

Eu particularmente até gosto de finais em aberto, que ficam por conta da imaginação do leitor. No entanto, nesse eu queria e senti que precisava saber mais. Mesmo com essa pequena insatisfação, recomendo muito, principalmente para quem gosta de livros com personagens maduros.

Leiam!

Danielle 12/04/2020

Embora seja um enredo já batido a falta de memória é um tema que sempre gostei de ler. A leitura é bem fluída, me peguei bem curiosa para descobrir sobre o passado de Lucie e foi bem agoniante descobrir o motivo que desencadeou tudo isso. Gostei muito da leitura.
Tati @escritoemlivros 12/04/2020minha estante
Fiquei empolgada para ler... Este livro está encalhado na estante :o

Danielle 20/04/2020minha estante
Estava na minha também ganhei em 2013. Inclusive li para um desafio chamado encalhado na estante. Rsrsr

Juu 31/08/2020

Enquanto eu te esquecia
NOTA: 4
E se você acordasse no meio da praia, dentro da água, com pessoas perguntando qual é o seu nome e você não se lembrasse?

É exatamente o que aconteceu com Lucie Walker. Ela não se lembra de nada dos últimos 49 anos, nem mesmo seu nome.

Encontrada nas águas geladas da Baía de São Francisco, ela é encaminhada para uma clínica psiquiátrica, onde os funcionários tentam encontrar a família de Lucie.

Após aparecer em um jornal, seu noivo a reconhece e vai busca-la.
Ao chegar na clínica Grady percebe que esta Lucie parada na sua frente não é a mesma que desaparecerá dias atrás, ela ainda é ela, mas algo mudou, ela parece vazia e perdida, mas isso não muda o que ele sente por ela e ele está decidido a ajudar ela a se recuperar de sua amnésia e fazê-la lembrar-se de como eles se amam.

Logo eles voltam para casa em Seattle, e Lucie está ansiosa com a volta acreditando que as memórias voltariam simplesmente por estar em um lugar familiar, mas não será assim tão fácil.

Aos poucos ela começa a fazer descobertas sobre seu eu do passado e nota que não é nada parecido com o que ela é agora.
Neste livro temos a procura de Lucie por si mesma, por seu passado e por suas relações pessoais, entre elas seu amor por Grady.

A história é contada do ponto de vista da Lucie,do Grady e da Helen,tia de Lucie.

Retirei uma estrela da nota, pois acredito que esperava mais da história, apesar de ter gostado muito penso que a autora poderia ter trabalhado melhor os traumas da personagem e a recuperação das memórias. Talvez com mais um ou dois capítulos poderia até ter sido cinco estrelas.

Paula 22/01/2016

Enquanto eu te esquecia vai contar a história de Lucie Walker, uma mulher que acabou de completar quarenta anos e está prestes a se casar. Infelizmente, Lucie não lembra de nada disso, pois foi encontrada na Baía de São Francisco, longe de casa, sem memória alguma. Ao ser levada para uma clínica psiquiátrica, recebe o diagnóstico: um tipo de amnésia que ocorre após algum trauma, como uma forma de proteção do inconsciente.

Através da repercussão do caso nos meios de comunicação, seu "futuro marido", Grady, consegue encontrá-la e levá-la de volta à Seattle, para uma casa e uma vida que ela não reconhece. Apesar de não se identificar com nada ao seu redor, resquícios do passado e a oportunidade de recomeçar do zero no presente vão construindo uma nova Lucie. É como se ela ganhasse uma chance de ser alguém diferente daquela pessoa mesquinha da qual não recorda.

Adorei essa premissa do livro, apesar de passar o tempo todo tensa, me colocando no lugar da protagonista. A narrativa é dividida entre ela, Grady e Helen, a única parente viva da Lucie. Já citei várias vezes, mas acho ótimo quando consigo ter vários panoramas de um mesmo enredo, isso proporciona um entendimento mais completo da trama.

A história da Lucie me tocou profundamente, o ritmo que a autora seguiu para narrar a história é acolhedor. Os personagens são muito bem construídos, com sentimentos reais e humanos, atitudes que você esperaria de pessoas de verdade.

Vi em outras resenhas que várias pessoas concordam comigo em relação à paz que Enquanto eu te esquecia passa. Fazia um bom tempo que eu não lia nada que me deixasse tão tranquila. Não sei vocês, mas eu sinto um grande alívio quando me deparo com livros assim, são muito agradáveis para o coração, principalmente quando quero descansar minha cabeça de histórias turbulentas.

Creio que o único momento em que a autora pecou foi o final. Sou uma pessoa que, no que diz respeito a livros únicos, gosto de desfechos que amarrem todas as pontas e não deixem margem de dúvida de como os personagens seguiram sua vida dali em diante. Em séries, tudo bem deixar algo inconclusivo para ter assunto nos livros seguintes, mas quando não haverá continuação, é frustrante não ter noção do que pode ter acontecido.

Ressalto que este é o meu ponto de vista, pois conheço várias pessoas que gostam desse tipo de final, e entendo a ótica delas. Afinal, funciona como um leque de alternativas para o leitor criar o que quiser.

Se você busca uma lição sobre recomeço, mudança de atitudes e o quanto sua vida poderia mudar vista de um ângulo diferente, este é o livro perfeito. Me fez pensar em coisas das quais, no futuro, eu poderia me arrepender, principalmente se eu olhasse para elas como outra pessoa. Recomendo!

Entrelivros_efilho 13/03/2020

📖❝Nem tudo que parece um mistério na vida vem de uma lembrança perdida. A vida é cheia de coisas que não conseguimos compreender.❞
ㅤㅤ
Lucie Walker foi encaminhada para uma clínica psiquiatra ao ser encontrada nas águas geladas da Bahia de São Francisco sem saber como foi parar lá, enquanto aguardava na clínica a chegada de Grady que diz ser seu noivo, não sabe como retomar a vida porque sua mente é uma página em branco e não se lembra de nada.
Em casa, é através de detalhes que ela vai vislumbrando a vida vazia sem amigos e sem família que vivia, e quanto mais ela vasculha o passado mais perto de descobrir o que de fato aconteceu para desencadear a amnésia ela fica.
--♡--
ㅤㅤ
Ano passado comprei esse livro pela capa e título e desde então fiquei na expectativa porque ainda não tinha lido nada com o tema, a história tinha tudo pra ser viciante, mas a construção do enredo é tão lenta que deixou a leitura monótona e cansativa, foi à pequena chama da curiosidade em saber qual o gatilho desencadeou a perda de memória de Lucie que me fez ir até o fim, fim esse que me frustrou com tantas pontas soltas, não sei se a intenção da autora era nos fazer imaginar possíveis desfechos, mas não gosto de finais em aberto e fiquei com a impressão que faltou publicar o último capítulo.
ㅤㅤ
Temos a visão de Lucie, seu noivo Grady e sua Tia Helen e todos são intrigantes, cada um com seus segredos e o que tornou a leitura um pouco interessante foi o suspense criado em volta disso, apesar da lentidão no desenrolar dos fatos, o plot twist demorar e eu não me apegar aos personagens torci muito para que o casal se acertasse.
ㅤㅤ
Apesar das ressalvas, esse é um livro que nos faz repensar nossas atitudes e na famosa frase: é preciso perder para dar valor, muitas vezes levamos a vida no automático sem viver de verdade, a vida é resultado de nossas escolhas e nem sempre temos a chance de recomeçar e fazer diferente, então é necessário sempre pensar antes de agir.
ㅤㅤ
Recomendo a leitura, pode ser que essa história tenha algo a te ensinar!

site: https://www.instagram.com/p/B9pv1TWDLyc/

Vanessa Freitaas 13/02/2022

Excelente
Uma história maravilhosa que prende totalmente a sua leitura até o fim . Maravilhosa ... Vale muito à pena ?

Mara 12/11/2014

Grady- ela suspirou- Sinto muito fazer tudo errado, escolher todas as coisas erradas, não me lembrar de como ser igual a ela. Estou tentando, mas... Não espero que você me ame do jeito que a amava, de verdade, não espero. Só... – Lucie fechou os olhos, contendo as próprias lágrimas.
Ao ver a capa desse livro, confesso que fiquei muito encantada, e ao ler o título e a frase de chamada " O que a memória apagou, o coração recorda..." pensei logo que se tratava da história de superação de um término de relacionamento, pois quem já não passou por isso e continuou lembrando mesmo quando não devia e o melhor era esquecer?! Mas na verdade, Enquanto eu te esquecia ( Editora Única, 384 páginas) nos traz a história de Lucie Walker, uma mulher de 39 anos que inicia o livro nas águas geladas da Baía de São Francisco e não se lembra de quem é ou como foi parar lá. A Lucie é resgatada pelos banhistas da praia e encaminhada para uma clínica psiquiátrica. Na clínica ela descobre que tem um noivo, quando ela mesma não recorda nem o que fez uma hora atrás. O livro é narrado em terceira pessoa, mas a cada capitulo, sob o ponto de vista de Lucie, de Grady (seu noivo) e de Helen ( tia de Lucy), com exceção do primeiro capítulo.

No seu retorno para casa, a Lucie vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, da mulher que não cumprimentava os vizinhos,que não gostava de flores, que não contava sobre sua vida ao próprio noivo. Como acontece com alguns personagens que perdem a memória, em outros livros que já li com essa temática, a Lucie tem flashs e recordações de lembranças antigas, de coisas que não fazia mais, porém não recorda de fatos que há tão pouco tempo eram presentes em sua vida.

No outro lado da história também há Grady, que não sabe o que fazer para auxiliar a Lucie recuperar a sua memória, até porque ele é tão inseguro do amor dela por ele, que tem receio de que ao se lembrar do que ocorreu, a Lucie não queira mais ficar com ele. No decorrer do livro me senti muitas vezes frustada e angustiada, porque o Grady não conseguia ajudar a Lucie e eu pensava comigo mesma: Como eles poderiam estar de casamento marcado e ele não conseguir ter uma diálogo coerente com a Lucie, falar do que gostavam de fazer, como se conheceram, como eles eram juntos?! E ela também não parecia ter pressa, ter interesse em ter sua memória de volta.

As partes sob o ponto de vista da Tia Helen achei um detalhe desnecessário e que poderia ter sido gasto contando mais sobre o relacionamento de Grady e Lucie e suas vidas. Detalhes básicos não foram explicados, me deixaram curiosa e no escuro. E quando os segredos da infância e da família de Lucie foram descobertos, se tornaram chocantes demais e até arrisco dizer um pouco fora de contexto dentro do universo que a história estava sendo construída.

Confesso que o que mais gostei de verdade no livro e o que me fez continuar a leitura entretida, foi a forma como o Grady demonstrou amar a Lucie. De uma forma, pura, intensa, insegura e sensível. Alguns de seus pensamentos e atitudes me deixaram muito encantada.

- Que merda, Lucie, só quero fazer o que é certo, mas não sei como. Não sei o que você quer. Só quero estar com você, ajudar, e... Merda. – A voz ele ficou mais baixa, quase uma sussuro: - Eu te amo pra caramba, nem sei se deveria estar dizendo isso.

Confesso que Enquanto te esquecia não me deixou apaixonada e nem entrará na minha lista dos melhores do ano. E a todo momento durante a leitura, eu esperava ansiosamente que a memória de Lucie retornasse, temia que o livro terminasse antes que isso acontecesse. E claro que não irei dizer o que ocorreu, mas posso dizer que ao chegar ao final do livro, percebi que ele cumpriu seu papel. A Lucie estava aproveitando sua oportunidade de recomeçar. E é isso que esse livro nos faz, nos deixa com vontade de poder recomeçar o que não gostamos em nós, no nosso emprego, em nossa amizade, em nossos relacionamentos. Nos questiona se gostamos de ser quem somos e da maneira que vivemos.

Leia o texto original no blog Menina da Bahia: Menina da Bahia: Enquanto eu te esquecia - Jennie Shortridge http://www.meninadabahia.com.br/2014/05/enquanto-eu-te-esquecia-jennie.html#ixzz3ItmVQo00

Hannah - Raposa literária 11/11/2020

| ??????? | ???????? ?? ?? ????????
? Nem tudo que parece um mistério na vida vem de uma lembrança perdida. A Vida é cheia de coisas que não conseguimos compreender ?
Livro: Enquanto eu te esquecia
Autor: Jennie Shortridge | @
Editora: Editora Única | @
Nota: 3,5/5?'s
Olá docinhos! Esse livro é um dos muitos que me encantei pela capa e título - sim, compro livros pela capa-, a expectativa da leitura foi grande o que deixo-me um pouco sem foco, a leitura foi rápida e fácil. Vamos de resenha?
Lucie Walker é a nossa protagonista, a conhecemos perdida em São Francisco, sem memória e sem ter noção de como foi parar ali. A história de Lucie é de autoconhecimento e superação.
Entre seu processo de recuperação e descobertas, vamos conhecendo a antiga Lucie pelos olhos de seu noivo Grady, e sua tia Helen. No desenrolar da história entendemos seus traumas e o possível motivo para a perda de memória.
A nova Lucie é uma surpresa agradável para todos, mesmo seu noivo não sabendo como agir a essas mudanças, ela vai querer continuar com os planos do casamento? Ainda o ama? Quer estar com ele? Grady se ver em um labirinto sem fim, sem saber como se portar ou o que contar a ela.

Tia Helen tem esperanças que sua sobrinha volte a ser a garotinha doce que outrora fora, com sua saúde debilitada e temendo não ter tempo suficiente para isso, ela conduz a situação com delicadeza esperando que Lucie entenda as entrelinhas.
? A leitura desse livro era a muito esperada, minha expectativa estava nas alturas. Apesar do enredo ser bom e prender o leitor, a conclusão deixou -me insatisfeita. O mistério sobre o que causou a perda de memória de Lucie é o que incentiva o leitor a continuar, porém as informações dadas deixam algo em aberto como se tivéssemos que acompanhar a vida inteira da protagonista para fazer algum sentido.

Apesar desse ar misterioso o livro não é só isso, encontramos uma mulher perdida que talvez tenha se perdido mais de uma vez, um homem com medo de não ser o suficiente, uma senhora que nunca percebeu o que estava diante dela. A desconstrução e reconstrução desses personagens fazem a leitura valer a pena.
Leiam, se já leram me contem o que acharam!
? Será que pelo menos ela era boa para ele? Se fosse essa pessoa que estava começando entender que era, por que teria querido se casar com ela? ?

Evelyn 15/01/2017

Pra fazer refletir.
Posso dizer que janeiro tem sido bom para as leituras de lazer. Hoje terminei mais um livro, o qual também me fez refletir bastante. Gosto de livros que nos trazem certo tipo de reflexão, como esse, em especial. O tipo que te faz refletir como você tem levado a sua vida. Você é a pessoa que gostaria de ser? Quer dizer: Você é a pessoa que quando criança gostaria de ser?

A história é sobre Lucie, uma mulher adulta prestes a completar 40 anos e se casar com o homem da sua vida. Lucie, aparentemente, tinha uma vida boa, era bem sucedida até que... Perde completamente a memória, sendo encontrada por seu noivo alguns dias depois de seu desaparecimento em um lugar totalmente ao contrário de onde morava com ele.

Lucie descobre mais sobre si mesma do que talvez, em sua completa "lucidez", pudesse saber.

No início, achei o livro um pouco chato, cansativo, páginas que iam se arrastando. Mas chegando na metade, ele toma proporções completamente diferentes do que pensamos que o livro seria (uma completa decepção). Para a minha surpresa, ele nos prende completamente em seu enredo, nos deixando, quem sabe, mais aflitos do que a própria Lucie que tenta a todo custo descobrir mais sobre si mesma. Sobre quem era antes de perder a memória e o porquê de tais acontecimentos que serão citados.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que me deixa um pouco aflita, pois tenho a sensação de que não consigo me conectar perfeitamente com o personagem, mas ao ir passando os capítulos, isso não se torna nenhum problema, pois ele conta com capítulos separados por personagens importantes que farão a diferença na história de Lucie. E o melhor de tudo é que você acaba conseguindo essa tal conexão e um entendimento maior sobre como tal personagem se comporta e o que sente.

Eu indico bastante para quem gosta de refletir após ler e no final acabar entendendo que você é o que e quem quer ser e que, felizmente, nunca é tarde pra mudar. :-)

Stéphanie 23/02/2023

Eu curti o livro. + O final foi decepcionante.
Achei q o autor enrolou demais.
+ Foi um livro bom pra passar o tempo.

Larissagris 24/06/2022

ENQUANTO EU TE ESQUECIA (JENNIE SHORTRIDGE)
? Ela era uma folha de papel em branco, mas estava agindo como uma pessoa que tivesse um passado, um presente e uma identidade. Era como se estivesse observando de fora, sentindo a dor de outra pessoa com um impacto tão visceral como se fosse nela mesma. Contudo, era isso mesmo. Pista um. (Pág. 19)

? "Ninguém gosta da família toda. Isso não quer dizer que a pessoa não seja da família." (Pág. 63)

? O que ela queria dele? Alguma coisa, alguma coisa além disso, ainda que tivesse insistido que era apenas uma hóspede na casa. Alguma sensação de familiaridade, um desses olhares que mostrasse que estava tudo bem entre os dois, que tinham algum nível de ligação, mesmo que ela não conseguisse se lembrar disso. (Pág. 118)

? Alguma coisa estava acontecendo dentro de si, que ela não entendia muito bem. Estaria se apaixonando por um estranho pela primeira vez, ou se lembrando dos sentimentos passados? Ou estaria simplesmente desesperada por uma ligação, sendo ele sua única opção? (Pág. 185)

? Tinham voltado para trás, e Lucie não sabia como ir em frente outra vez. Ela queria o que não lhe pertencia, o amor que ele mantinha precioso para a antiga Lucie. (Pág. 296)

? Ele sabia; sabia que a dor dela era pior do que a dele, mesmo que desse para se pensar que não se lembrar fosse uma benção. No entanto, isso a assombrava. Se ela nunca mais se lembrasse de nada, poderia nunca voltar a se sentir uma pessoa de verdade. (Pág. 312)

? "Nem tudo que parece um mistério na vida vem de uma lembrança perdida. A vida é cheia de coisas que não conseguimos compreender." (Pág. 376)

? O que é amor, ela conjecturou, e o que é lembrança? Onde é que os dois se intersectam e quando deixará de importar qual veio primeiro? (Pág. 379)

Priscila 02/01/2022

Levei 6 anos para ler esse, sempre que começava a leitura, eu achava desinteressante. Até que fiquei sem nada para ler e não tive como escapar. Leitura fácil, após umas 10 páginas ele te prende. Tem romance, mistério. Retrata muito sobre nós, que ao invés de se abrir, preferimos deduzir o que o outro sente. Não gostei do final, mas nada é perfeito.

Jass 24/02/2021

Uma história boa, não é uma história extraordinária, mas é um livro bom pra passar um tempo, pra se distrair e ler algo diferente, não é tão calmo mas achei uma leitura leve, descontraída, confesso que não é o tipo de livro que me prende, mas é interessante. Indico pra quem quer provar algo novo, ler com calma e sem muitas expetativas.