A força dos quietos

A força dos quietos Jennifer Kahnweiler

Resenhas - A força dos quietos

Giuliano.Nascimento 16/07/2020

Livro demonstra através de algumas técnicas que não precisa ter uma personalidade dominante para ser persuasivo.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 14/08/2015

Um pequeno guia para introvertidos
"Como influenciar, convencer pessoas e vender ideias quando somos quietos?" Essa é uma dúvida de muitas pessoas introvertidas e quietas, grupo no qual eu me incluo. Como fazer com que as outras pessoas me ouçam, conheçam e avaliem as minhas ideias, se eu falo pouco? O livro A força dos quietos pode nos ajudar nesse problema.

Muitas vezes, o líder dos alunos de uma sala de aula, das reuniões familiares, de um grupo de amigos ou de uma empresa, é uma pessoa extrovertida. E o livro mostra como as pessoas introvertidas também podem se fazer serem ouvidas, sem ter que fingir que são extrovertidas.

O livro é bem organizado e tem uma linguagem clara e de fácil compreensão, onde cada uma das seis forças que os introvertidos podem utilizar para serem Influenciadores Silenciosos vai sendo explicada numa ondem sequencial. Há algumas perguntas em cada capítulo (e espaço para que o leitor possa respondê-las no próprio livro) para aumentar a compreensão dos temas.

Para escrever a obra, a autora pesquisou bastante, entrevistou várias pessoas de diferentes áreas, e usou trechos das entrevistas para exemplificar o que estava falando. Dois casos me chamaram especialmente a atenção: o primeiro é o da produtora de cinema Nina Jacobson, que para conseguir os direitos autorais para a adaptação da trilogia Jogos Vorazes da escritora Suzanne Collins, pediu que um amigo que elas tinham em comum (e com quem Nina já tinha trabalhado) desse seu feedback sobre seu trabalho para a escritora.

O outro caso é sobre Haley Kiipatrick, uma adolescente que, por ser introvertida e não ter muitos amigos no Ensino Médio, decidiu fazer algo para que as coisas fossem diferentes para sua irmã mais nova. Haley criou um projeto em sua escola onde alunas do Ensino Médio se reuniam com alunas do Ensino Fundamental para tirar dúvidas e aconselhar as garotas mais jovens sobre essa nova fase que elas enfrentariam. O projeto ganhou o nome de Girl Talk, se tornou uma ONG e, até 2012, já havia atendido mais de 40 mil garotas e estava presente em 43 estados nos Estados Unidos.

O livro está cheio de outros exemplos que mostram como podemos tirar proveito de nossas qualidades como introvertidos, planejar e colocar em prática ações que vão nos ajudar a sermos capazes de influenciar (num bom sentido) as outras pessoas, sem precisarmos levantar a voz e ser o centro das atenções o tempo todo. Independente da área em que você atua, seja na empresarial, de tecnologia, saúde, educação, literatura, cinema... o livro A força dos quietos certamente terá algo que você possa aproveitar.

"Apesar de modestos, Cook e Wirtz são reconhecidos por muitas pessoas como influenciadores eficientes. Eleanor Roosevelt, Charles Darwin, Mahatma Gandhi, Abraham Lincoln e Rosa Parks foram também Influenciadores Silenciosos. Assim como Warren Buffett, Condolezza Rice, Steven Spielberg, J. K. Rowling e Mark Zuckerberg." (página 39)

" (...) o improviso funciona bem para as questões irrelevantes, mas quando algo é importante de verdade, não há substituto para o adequado planejamento." (página 102)

Gostei da capa do livro, bonita e colorida. A diagramação está ótima, com margens, espaçamento e fonte de bom tamanho; as folhas são amareladas e não encontrei erros de revisão.

A força dos quietos é um bom livro, uma leitura rápida, que certamente vai ajudar pessoas que falam pouco a melhorem o resultado de suas interações com os outros. É uma boa indicação também para os extrovertidos, para que conheçam mais uma forma de agir.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/08/resenha-livro-forca-dos-quietos.html

Joyce 20/06/2014

Resenha do blog Entre Páginas e Sonhos
Eu sou introvertida e quando vi esse livro, logo fiquei interessada porque é sempre bom conhecermos novas estratégias para se destacar no mundo, mesmo sendo reservada e quieta. Ser introvertido é diferente de ser tímido. Timidez é produto do medo e da ansiedade em situações sociais, enquanto a introversão se refere simplesmente à fonte de energia de uma pessoa.

No ambiente de trabalho, os ocidentais dão muito valor para quem fala muito e gosta de holofotes, porém os quietos também sabem se destacar e suas habilidades são influenciadoras. Influenciar não é forçar, mas aprender com os outros e negociar uma solução compartilhada, por isso os introvertidos são beneficiados porque são pacientes, planejam e perseveram.

Os quietos ou influenciadores silenciosos são aquelas pessoas que fazem tudo acontecer sem utilizar técnicas de face a face. O segredo é não tentar imitar os extrovertidos porque a chance de dar errado é enorme, mas sim aprimorar suas qualidades. O livro não ensina a se tornar extrovertido, mas como os influenciadores silenciosos podem fazer até mais diferença do que os que não são.

Os obstáculos à influencia silenciosa são (concordo realmente):

- Foco em equipes;
- Ter de falar sobre ideias e realizações;
- A pressão para agir de modo extrovertido;
- Tomar decisões rápidas;
- Reduzidos limites de privacidade;
- Ser interrompido.

As características dos introvertidos (me vejo em todas hahaha):

- Gostar da solidão;
- Pensam antes, falam depois;
- Guardar as emoções;
- Focar a profundidade;
- Deixar que os dedos falem;
- Agir discretamente;
- Manter assuntos privados... privados.

Segundo a autora, os quietos possuem seis forças que dão origem ao processo de influência silenciosa:

1) Momento de silêncio
2) Preparação
3) Escuta atenta
4) Conversas focadas
5) Escrita
6) Plano de mídias sociais

No livro, temos um teste para sabermos quais forças precisamos aprimorar, pois juntas seus poderes multiplicam, mas não é necessário ser bom em todas. Depois temos capítulos para cada força com casos reais, dicas práticas e até aprender quando o excesso pode se tornar uma ameaça.

As dicas e toques são bem diretos e específicos, o que facilita na hora de colocar em prática. Eu aprendi muito com o livro e pretendo aprimorar as minhas forças que não são necessariamente só úteis para o mundo corporativo, mas também podem ser usadas em outros campos da vida.

A narrativa está bem didática e de fácil leitura. As páginas são amareladas e a diagramação está caprichada com gráficos e divisões do texto. Recomendo para os introvertidos que querem ter um lugar ao sol nesse mundo feito para os extrovertidos.

site: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/