Autobiografia de Malcon X

Autobiografia de Malcon X Haley...

Resenhas - Autobiografia de Malcon X

Jayla.Antunes 30/10/2015

Todo afro-americano tem a obrigação de ler esse livro!
Essa autobiografia entrou para minha lista de livros que mais me impactaram. Sempre ouvi falar de Malcolm , muito brevemente, sem muitos detalhes, e as informações que sempre obtive ,eram focadas no conceito "violento" que ele defendia antes da reviravolta sofrida depois da visita a Meca, que é justamente a única que ele desejara ser lembrada com tanto afinco.
Como ele mesmo diz, sua vida sofrida passou por muitas mudanças bruscas. Vejo um líder extremamente sincero e honesto com sua ideologias, e convicto do que acreditava. Sempre se entregou por inteiro a tudo que fez na vida, seja quando foi pra casa da irmã em busca de uma vida melhor com menos preconceito , quando trabalhara como engraxate , quando fora um criminoso , um presidiário, um ministro do Islã, e depois líder dos negros.
Apesar de contar a história da vida dele, pude perceber que boa parte da luta que os negros sofriam não de distingue tanto da luta sofrida pelos negros americanos atualmente. E os contra-ataques também não são diferentes. Muitos dos pensamentos expostos por Malcolm , podem ser levados em consideração aos dias atuais.
Não consegui deixar de ter raiva do líder Islã, Eliljah Muhammad , aquele no qual Malcolm sempre foi muito grato, e que o apunhalou nas costas. Em todo o tempo me perguntei como um homem tão inteligente como Malcolm pode depositar sua vida nas mãos de um mentiroso impostor como Elijah , e como o Malcolm não percebeu a manipulação que sofria, durante todos aqueles anos ,ao mesmo tempo que apontava os graves problemas do cristianismo.
Não sei como foi a vida do Elijah, mas o pouco que sei ,é a de que ele era um hipócrita, e que não tinha direito nenhum de criticar,humilhar e difamar Malcolm, mesmo depois de tudo que ele fez pela nação do Islá, e por Elijah, inclusive escondendo o escândalo de adultério ,e reproduzindo a manipulação que o mesmo sofreu.
Malcolm percebeu o quanto era cego tarde demais, mas percebeu.
A última mudança, porém , não menos importante , quando ele "baixou a guarda" contra os brancos, e passou a defender uma ideologia mais pacífica ,não foi vista com bons olhos ao povo norte-americano, mas compreendida por quem mais lhe amava.
As pessoas o julgavam como incompreensivo , mas na verdade,ele sabia reconhecer que mesmo sendo extremamente inteligente, ainda assim, precisava aprender mais.
Sua morte aconteceu cedo demais. Malcolm voltara para o EUA com muito mais conhecimento, e muito mais informações a ser compartilhadas com os irmãos negros, a fim de caminharem juntos pela igualdade racial norte-americana. Se mostrara receptivo até com Dr.King (inclusive quando teve a breve conversa com a esposa dele ,dias antes da sua morte)demonstrando que não queria mais atacar quem era contra sua antiga ideologia violenta, mas queria ajudar como podia o movimento de direitos civis. Se Malcolm tivesse vivido mais alguns anos, poderia ter feito a tão sonhada revolução, com a ajuda certa, os investimentos certos, e os alvos certos , como ele mesma identificara e planejara.
Malcolm foi um homem brilhante.
Mas como nada é perfeito, não posso deixar de ressalvar a natureza machista do mesmo, e os seus comentários inferiorizando inclusive sua própria esposa.
Mas se tratando de direitos humanos ao povo preto, Malcolm X era perfeito!
Recomendo a leitura a todo ser humano, principalmente aos negros.
Mariana 30/10/2015minha estante
Jay vc tem esse livro pra baixar?

Jayla.Antunes 30/10/2015minha estante
Mari, sim ,tenho ! Se quiser, te passo por imbox no facebook !

Gi 15/10/2017minha estante
Boa noite, Jayla! Pode me
Passar o livro? gcp1981@yahoo.com.br

Jacky 09/04/2019minha estante
Jay, olha eu aqui em 2019 lendo seu comentário e louca pra ler essa biografia, e da forma q descreveu me parece mais incrível ainda! Por gentileza se ainda tiver o livro e poder me enviar eu ficaria mto grata! Meu e-mail é sjack2428@gmail.com ou me envia pelo Facebook Jacky Swanny

Phablo.Farias 01/07/2020minha estante
Amo minha raça, luto pela cor.
A vida desse homem é algo magnífico, em pouco tempo de sabedoria fez muitas coisas, o que nos falta é somente sabedoria, educação, podemos ser simples "ex presidiários", mas com leitura e conhecimento nem doutores poderão nós subjulgar.
O trecho que se refere as palestras e debates em universidades me fez ver que um diploma não vale nada quanto ao que somos.

Jujubinha 07/02/2023minha estante
Todos os americanos têm que ler isso.