Operação Satiagraha

Operação Satiagraha Protógenes Pinheiro Queiroz

Resenhas - Operação Satiagraha

loucoporleitura 02/02/2014

OPERAÇÃO SATIAGRAHA.
Imagine um país, onde muitos roubam, e quase sempre fica por isso mesmo, muitas vezes por falta de vontade política, de interesse ou até mesmo por falta de alguém com coragem e disposto a correr todos os riscos envolvidos em tentar mudar esse quadro. Continue imaginando, eis que surge alguém disposto a tudo para mudar essa situação, com coragem para prender um grande bandido, algo nunca feito nessas proporções nesse país e ele consegue essa proeza, prende o bandido (duas vezes por sinal), mas de uma hora pra outra essa pessoa deixa de investigar e passa a ser investigado e o bandido com a ajuda desse sistema viciado consegue inverter o jogo. Piada? Não.

Então pare de imaginar e leia esse livro OPERAÇÃO SATIAGRAHA, que fala do mesmo assunto do livro OPERAÇÃO BANQUEIRO, só que o Satiagraha foi escrito pelo delegado responsável pela operação, e se em Operação Banqueiro temos uma leitura um pouco mais complexa, chegando a investigar a árvore genealógica de um dos principais envolvidos (entrando na história o Antônio Conselheiro e uma divergência com o trisavô de um dos investigados) em Operação Satiagraha temos uma leitura mais fácil e acessível ao povo brasileiro , embora ache que os dois livros se complementem.

O delegado Protógenes Queiroz recebe a incumbência de desencadear uma operação que mexeria com muitos interesses, investigação a pedido da própria presidência , pois um famoso banqueiro ameaçava chantagear o poder.O único pedido do delegado foi que o diretor geral da Polícia Federal se mantivesse no cargo até o fim da investigação (o que não ocorreu).
O livro conta alguns detalhes interessantes de como o delegado escolhe sua equipe, como faz campana e algumas outras coisas bem interessantes, o medo que pode tomar conta de um policial, beirando a loucura.
Tirando o nome do delegado, todos os outros nomes estão trocados, inclusive de meios de comunicação, e não vou ser eu a contar quem é quem, mas nada que uma pesquisa sobre o assunto na internet não seja capaz de elucidar.

O livro é dividido em 3 partes:
*INVESTIGAÇÃO: A maior parte do livro, onde é detalhada toda a preparação, os grampos, as conversas ouvida pela equipe e toda a dificuldade que Protógenes teve ao levar adiante as investigações. As propostas de transferência que o delegado recebeu e sua postura ao recusar as mesmas.

*CAPTURA: Como se deu a parte final da operação a prisão dos envolvidos, a ameaça dos superiores se o delegado deixasse a base, os 2 habeas corpus obtidos pelo banqueiro em plena madrugada , apenas algumas horas após ter sido preso

*PERSEGUIÇÃO: A parte mais revoltante do livro, onde o delegado nos conta em detalhes o que aconteceu com ele e sua família, seu filho já maior de idade que precisava dormir com o pai devido ao trauma sofrido. Conta uma vez que a própria PF foi a casa do seu filho e ele ameaçou se jogar de sua janela com medo, o atentado ao carro do filho, a recusa de ser feita a perícia no mesmo , ou a vida do irmão de Protógenes , que mesmo sem estar envolvido na investigação perdeu o emprego e segue até hoje nessa situação até hoje, somente por ter o mesmo sobrenome do delegado.

As vezes Protógenes parece ser meio louco (ele foi com algemas ao escritório do seu chefe para lhe dar voz de prisão, pois o mesmo atrapalhava as investigações) , mas ele sempre parece ser sincero, inclusive em entrevista recente na Record News, onde desmentiu informações contidas no livro ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES.
Um livro que pode iluminar algumas questões desse mundo que não temos acesso, onde ocorrem coisas que nem imaginamos, de leitura rápida e agradável (li em 2 horas seguidas) mesmo que você não acredite, ele pode ser lido como uma grande obra de ficção que não fica nada a dever aos livros policiais americanos.
Mas que pode te chocar um pouco ao saber que o que ocorre na história é realidade , e ocorreu naquele país imaginado no começo do texto, e concluir que esse mesmo país também é conhecido como BRASIL.

E terminar com a expressão de Protógenes:

"Pertenço a um sistema que está ativo, assim como eu. É aquilo: uma vez integrante da área de inteligência, você nunca sai. Não lhe é permitido sair. Você pode ficar adormecido,mas excluído nunca. Assim como o Morcegão não dorme, eu também não durmo"

Conheça essas e outra resenhas em: www.loucoporleitura.com.br

site: www.loucoporleitura.com.br
Jutreviz 28/05/2014minha estante
Eu amei esse livro!!! Mistura de admiração e NOJO!!!

Sofia 19/05/2020

Um livro sobre a mãe distante da Lava Jato
Recomendo este livro a todos que querem entender como funciona a PF e a Justiça no Brasil. Uma grande operação, muito mais interessante que a Lava Jato, que foi silenciada por chegar muito perto de acabar com o esquema de corrupção que governa o Brasil

Brendon Diehl 10/12/2014

Com muita coragem, o ex-delegado da polícia federal e atual deputado federal pelo PCdoB, Protógenes Queiroz, relata em sua obra os dramas e dificuldades para se prender os grandes criminosos do país, os banqueiros e políticos corruptos. O livro Operação Satiagraha refere-se a operação de mesmo nome efetuada pela Polícia Federal para prender o banqueiro Daniel Dantas, história que já foi retratada em outro livro, "Operação Banqueiro", de Rubens Valente. Com conivência dos próprios comandantes da Polícia Federal, tentativas de assassinato de Protógenes e ameaças a sua família, o ex-delegado passou por cima de todas essas barreiras e no fim conseguiu prender o banqueiro, que pouco tempo depois foi solto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, mas Protógenes, prevendo essa manobra, já havia preparado um 2º mandado de prisão, e prende pela 2ª vez o banqueiro Daniel, que viria a ser solto novamente por Gilmar Mendes em menos de 48 horas, numa artimanha de habeas corpus que não se vê com cidadãos comuns e pobres. O caso segue até hoje gerando polêmicas e questionamentos sobre o caráter da justiça brasileira.

Inlectus 17/07/2014

Excelente.

Leitura altamente recomendável.

Renato Monteiro 08/02/2015

História intrigante
História intrigante, prende o leitor do início ao fim. Leitura rápida, daqueles livros que você não larga enquanto não termina. Aborda a história de uma das operações mais famosas da polícia federal sob a ótica do delegado que presidiu o inquérito.

Matheus.Perie 15/08/2015

Bom livro que conta a maior operação da polícia federal já realizada. Para quem deseja se "aprofundar" no assunto, recomento fortemente o livro "Operação Banqueiro" de Rubens Valente. Além de mostrar documentos, Valente trata os "personagens" pelo nome, coisa que Protógenes Queiroz não fez.

Rafa 23/02/2016

Alguma vez já se sentiu vivendo em torno de bandidos? O tempo todo? Bom, Protógenes vai lhe indignar, e mostrar o quanto nosso país é corrupto e sem escrúpulos, a máquina estatal está toda corrompida.

A coragem de Protógenes em relatar cada detalhe é admirável, citando nomes fictícios, porém se fizer uma rápida pesquisa no google, consegue colocar cada pontos em seus "is". O homem que deveria ter o respeito de todos, que não é corrompido que passa por dificuldades entre seus próprios filhos para tentar proporcionar aos cidadãos brasileiros uma vida mulher.

O livro mostra a corrupção em seus mínimos detalhes,a loucura, e o verdadeiro país onde se vive..

Viva Protógenes!

Rigamont 27/08/2017

Um raio x da corrupção
O autor narra sobre uma das maiores operações contra a corrupção que assola o Brasil.

Argemiro.Nascimento 28/05/2018

Uma operação abafada pelos criminosos
É impressionante sempre se ver frente a frente com o mal e observar que o mal prevaleceu sobre o bem.
Os indícios, escutas e atitudes corroboram para os crimes de fato.
Porém diante das burocracias, do cor rompimento institucional e do descaso com o dinheiro público punimos bons servidores e enriquecemos bandidos que hoje contribuem com o câncer que corrói a república brasileira.

Não vamos desistir de querer um pais justo e menos corrupto, não vamos desistir de ter esperança.

Parabéns ao autor e que você continue com seu trabalho de combate ao crime organizado.

"O país se edifica sobre o sangue de quem põe a própria liberdade em jogo para que os filhos da pátria possam viver a justiça que amanhã irá florescer".
Autor: Eu...