Leitura Super Rápida

Leitura Super Rápida AK Jennings

Resenhas - Leitura Super Rápida

Juliana 24/04/2014

Usei as técnicas ao longo da leitura...
E terminei o livro em 40 minutos! Ele dá boas dicas de como ler mais rápido focando em leituras técnicas e boas dicas de memorização e estudo. Um livro rápido, simples e que quebra alguns paradigmas na nossa forma de ler.

Lorenz Goldoni 02/04/2021

Pouco pratico
Livro que dá algumas dicas , mas ajuda muito pouco em técnicas de leitura .......

Rodrigo 27/07/2020

Realmente a leitura foi rápida, já conhecia algumas coisas e outras não. De todo modo vou suar as técnicas somente pra alguns tipos de leituras, afinal tem certos livros que eu quero demorar o máximo possível lendo.
mika 28/07/2020minha estante
nossa rodrigo mas tu me tira umas coisas do cu pra ler né

Rodrigo 28/07/2020minha estante
sim sim isso pq vc ainda nao viu nada

Felipe.Camargo 04/07/2021

75° Livro do ano: Leitura super rápida, AK Jennings

Utilizar meu tempo de leitura de descobrir novas técnicas, encontrei este livro e resolvi o explorar. Ele não traz nenhuma grande revolução, mas mostra alguns métodos interessantes, tanto na leitura quanto na síntese.

Incrível que uma das táticas mostradas é a comunicação daquilo que foi lido, o que justamente procuro fazer com essas breves resenhas!

Com esse livro atingi a minha meta de 75 livros até a metade do ano! ?

Wagner 10/04/2021

Livro pequeno porém ideal
Muito bom o livro. Muitas dicas e a objetividade é o ponto principal deste livro.

Bruno Mancini 22/04/2021

Não é lá estas coisas
Pois o que uso mesmo é fixar um número de páginas que devo ler por dia a partir da soma dos livros que separei no ano e pronto, mantendo este número de páginas consigo ler mais de 12 livros por ano. Tente isto você verá que é fácil.

Gui 15/09/2020

Muito bom para iniciar
O livro traz conceitos bem práticos, que no entanto não percebemos no nosso dia a dia de leitores. Facilita bastante a aceleração da leitura sem perca de entendimento.

Phelipe Guilherme Maciel 06/03/2017

Superficial e dispensável
Vejo algumas pessoas que leem muitas páginas diárias, 200, 300 páginas. Outras, como eu, leem de 70 a 100 páginas diárias, alguns muito menos, 20 a 30 páginas diárias.
Busco entender como ler mais utilizando melhor meu tempo, e se possível sem perder compreensão do texto.
Este livreto é totalmente dispensável, ensina algumas trilhas do tipo ler em forma de Z, ler a primeira e ultima palavra de cada linha, e pegar todo o resto na visão periférica, ler do topo para o final, enfim.
Atalhos.
Acho que podemos concordar que a leitura, mais que suplantar páginas, deve ser superar a si próprio, refletir, absorver, crescer. A escritora critica quem relê trechos de livro. Deveria ter parado ali. Realmente o foco não é maximizar seu potencial como leitor, é te transformar numa máquina - se é que o método dá certo - de ler páginas e mais páginas, simplesmente por ler.
Questões de alta reflexão lançadas em diversos livros complexos não podem ser lidos dessa forma.
Posso estar sendo ignorante no assunto, e se estiver, alguém mais iluminado que eu pode me indicar livros que embasem esse pensamento simplista da escritora, que achei absurdo.
O que percebo é que na verdade, a quantidade de páginas está muito relacionada com a complexidade do conteúdo. Quando leio livros de alta complexidade de compreensão, dificilmente supero as 50, 60 páginas diárias. Quando leio livros considerados simples hobbies, consigo ler no mesmo tempo 100, 120 páginas diárias, no espaço de 3 a 4 horas diárias que consigo dedicar à leitura.
Posso dizer que este livreto não me acrescentou nada de bom.
R o s e 06/03/2017minha estante
Concordo! Sempre que leio livros de compreensão mais fácil (pra mim, claro) devoro mesmo as páginas. Mas quando pego aquele livro, que nem "Anos de Solidão", (rsrs) sempre demoro mais pra terminar de ler, porque sinto necessidade de reler partes, de fazer links aqui e ali, de fazer conexões extra textuais e tals.

R o s e 06/03/2017minha estante
*Cem anos de solidão

Phelipe Guilherme Maciel 06/03/2017minha estante
Claro, Rose! Isso que nos faz melhorar como seres humanos, é a releitura, a reflexão, o ir e voltar... São "as pedras no meio do caminho"... Não consigo engolir nada do que foi escrito nesse livreto. Dispensável demais.

FrankCastle 09/06/2017minha estante
Olá, Phelipe! Acabei de ler o livro. Acredito que eu tenha mais ou menos o mesmo trato com a leitura que você expressou, entretanto, se me permite, gostaria de deixar outro ponto de vista sobre essa obra.

Se você reparar, logo na introdução o autor(a) deixa claro no primeiro parágrafo seu apreço pela leitura por prazer, fala positivamente em "perder" várias horas lendo e relendo passagens brilhantes.

E, logo em seguida, faz uma contraposição entre textos que serão lidos na vida profissional e romances, alertando que o estilo de leitura entre um e outro seria bem diferente. Logo, acredito que ele não volta estas dicas para livros de "lazer", mas mais para livros que somos obrigados a ler ou que não teremos tempo hábil, como na faculdade, em que tudo é muito corrido e temos várias disciplinas: praticamente impossível ler a bibliografia na íntegra de cada uma delas.

No caso dos livros mais voltados a vida profissional, realmente ele parte para uma visão mais pragmática, com "atalhos". Mas acredito que esse estilo que ele segue seja muito útil para algumas vertentes de leitura, como aquelas fases iniciais em que selecionamos os livros e quais trechos deles usaremos numa pesquisa, artigo ou monografia.

Muitas vezes, usamos dezenas de livros para esses trabalhos, de forma que seria contraproducente ler todos na íntegra, para depois saber quais iremos utilizar. Tem um pouco a ver com a ideia que ele expõe de "Ver a floresta, e não apenas as árvores". De procurar entender o assunto como um todo primeiro, para conseguir o entendimento mais amplo e depois focar nas especificidades.

Repare que, em dado momento ele traz um subtítulo "Leia Três Vezes" e descreve 3 fases de leitura. Acho que o livro é mais indicado para esta primeira fase e é nela que acho que é mais válido o fato de não retroceder. Pois, muitas vezes, alguma dúvida ou obscuridade que temos pode ser esclarecida no final de um capítulo, momento em que as peças "se encaixam".

Enfim, acabei me alongando. Recomendo "Como Ler Livros" de Mortimer Adler. Não é um livro sobre "Leitura Dinâmica / Leitura Rápida", mas fatalmente irá trazer muitos elementos tratados nestes livretos, porém com muito mais profundidade. Mortimer Adler classifica os vários níveis de leitura: elementar (saber ler), inspecional (esta que você vai lendo orelhas, início e fim de capítulos, salteando bastante), analítica e a sintópica (esta última seria em um nível bem extremo... algo como um "projeto de vida" ao analisar o livro profundamente, esgotando tudo).

Phelipe Guilherme Maciel 04/07/2017minha estante
Frank, obrigado pelo excelente comentário. É uma boa observação! Eu irei procurar o livro que você me indicou para ler! Abraço

Vanilton 19/07/2017minha estante
Achei o link do livro indicado pelo Frank, pra quem precisar...

Phelipe Guilherme Maciel 17/08/2017minha estante
Vanilton, obrigado por compartilhar o link. Irei utilizar, com certeza! boas leituras.

Adriano Garcez 27/06/2018minha estante
Então você pulou partes do livro, pois é dito que a leitura suja não serve para ler romances ou livros muito técnicos. Enfim, é um livro superficial, mas prático ao extremo, por isso gosto tanto.

Phelipe Guilherme Maciel 28/06/2018minha estante
Adriano, se não serve para ler romances e livros técnicos, o que resta? Basicamente para você fazer leituras rápidas de filtragem para pesquisas? Talvez seja isso. Ler rapidamente vários textos para filtrar o que deve ser lido com calma e o que pode ser dispensado. Porque ler romances e livros técnicos é praticamente a principal atividade de leitores. Então seu próprio comentário responde, esse livro não serve para grandes coisas, mesmo. E não, o fato de eu não gostar de um livro que você gosta tanto, não significa que eu tenha pulado partes do livro. Da mesma forma que eu não gostar de los hermanos e legião urbana não significa que eu não tenha entendido as letras. Esse purismo de quem gosta de algo e acha que todos os que não gostaram não compreenderam, é coisa que deveria ser exclusividade de religioso em relação ao seu Messias.

Adriano Garcez 28/06/2018minha estante
Você não disse muita coisa com coisa, mas vamos lá: pelo visto você não lê revistas nem jornais ou blogs. E quando disse sobre os livros, me refiro aos livros muito técnicos, muito densos. Usei a leitura rápida (SQ3R) para o estudo de alguns livros de engenharia e funcionou surpreendentemente bem, alterando a velocidade quando necessário.

E eu disse que você pulou partes do livro porque você deve ter pulado a introdução, onde é dito para qual fim a leitura rápida é destinada.

Não disse em momento algum que é um livro que deve ser referência; eu disse que é superficial, mas serve muito bem como um ponto de partida para aprender técnicas de leitura. Creio que o 1º capítulo, sobre hábitos a serem abandonados, é excelente. O método Z é um pouco absurdo, mas serve para skimming. Já na parte de estudos, percebe-se que é dito sobre o método SQ3R, que é um ótimo método para "leitura suja".

Enfim, se não gostou do livro, tudo bem, mas dizer que as técnicas apresentadas são inúteis e que por isso o livro é dispensável porque não serve a você, já é demais.

Adriano Garcez 28/06/2018minha estante
PS: sua velocidade de leitura já é bem rápida. Leio na mesma velocidade (uma página a cada 1,5-2 minutos). Só gostaria que você entendesse que para diferentes leituras, diferentes meios, e é justamente o que é abordado no livreto.

Phelipe Guilherme Maciel 29/06/2018minha estante
Adriano, não é demais meu comentário, pois esta resenha são impressões de um leitor sobre sua leitura de um livro para quem se interesse em ler. Não é uma crítica de algum profissional que pode influenciar os potenciais leitores do livro a desistir dessa leitura, por exemplo.
Eu realmente compreendo o que você diz no sentido de que cada texto pode exigir determinado método de leitura, e exatamente por isso peguei este livreto para ler. E não gostei muito das propostas. Recebi aqui nos comentários algumas dicas de outras leituras do tema que no futuro posso tentar me aventurar novamente, mas no geral só quis registrar que os métodos propostos não me foram uteis para o meu perfil de leitor.
E só para suplantar a curiosidade...
Revistas leio muito pouco. Normalmente quando leio revista, é por alguma matéria muito interessante. Jornais não leio também, por falta de tempo. Costumo ouvir o noticiário nas rádios, durante o transito matinal e algumas noticias online. Também não gosto de blogs.

Mario Pordeus 30/09/2016

Muito superficial
Realmente a leitura é super rápida! Haha' (esse trocadilho é irresistível).

Tão rápida que chega a ser superficial. O autor cita várias dicas, como deixar de ler de novo o que já foi lido, não ler palavra por palavra e extinguir a "voz" quando lemos. Ele explica que o cérebro é capaz de ler na mesma velocidade em que pensamos, e não que falamos (onde há pausas que retardam a leitura).

Também é recomendado que se "pule" algumas partes do texto que se sabe que não vai acrescentar muita coisa. Além disso, ele aconselha uma pré-leitura de livros, onde o leitor deve fazer uma viagem sobre o sumário, os capítulos etc.

É um livro com algumas dicas válidas, mas achei um tanto superficial.

Para quem é acostumado a ler, você naturalmente passa a ler de forma mais rápida. Mesmo sem saber, eu já executava várias das dicas. Outra coisa que acho importante frisar: a respeito de não voltar o texto ou pular páginas, a meu ver isso às vezes prejudica a compreensão total e irrestrita do livro.

Fabiane.Gomes 17/03/2021

Guia
É um livro que te ensina técnicas de leitura e memorização. Gostei bastante, embora algumas coisas achei meio inviáveis.

Flávio 19/04/2020

Ajuda!
O livro dá uns toques legais, mas nada assim muito fora do comum. A leitura desse livro sem mesmo usar as técnicas, foi feita em apenas um dia, portanto, queira ou não, não me custou "perder o tempo", até me ajudou, compensa!

MarcosZ 11/06/2016

Descreve todas as técnicas
Livro bem básico, bem curto, mas traz todas as técnicas de leitura dinâmica. Se quiser se aprofundar em alguma delas vai ter que ler um livro mãos específico. Vale a leitura por ser rápida(desculpe o trocadilho!) e mostrar as técnicas existentes. No final indica bibliografia sobre o tema.

PatrAcia423 30/08/2016

Resumo
Vale a pena ler como feedback. Como o amigo já comentou, caso queira se aprofundar no assunto existem livros mais técnicos. Gostei muito do "Mentes Brilhantes" do brasileiro Alberto Dell'isola.

Milena 15/06/2022

leitura super rápida
livro bem curtinho com técnicas para ler mais rápido e dicas de memorização, vou aplicá-las nos estudos