Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Louise 17/03/2024

??
Gostei muito do livro, deu vontade inclusive de ler os outros que ele escreveu. É em alguns momentos um pouco difícil de entender algumas palavras mas depois faz sentido. Muito bom!!

Renato.Ghirelli 17/03/2024

Uma breve história do tempo
Stephen Hawking nos descreve literalmente a história de como se foi evoluindo descobertas cientificas e como se foi formulando as teorias.

Aponta quais trabalho de pesquisa foram feitas por cada cientista e também qual época.

Muito bom o livro, ótimo para quem está começando a se interessar mais aprofundamente por física.

Paulinhaka 16/03/2024

Jornada Fascinante pelos Mistérios do Universo
Stephen Hawking nos convida a uma jornada extraordinária pela vastidão do universo, desvendando os mistérios que o cercam. Através de uma linguagem clara e acessível, mesmo para leigos, o autor tece um relato empolgante sobre as teorias que tentam explicar a origem, a evolução e o destino do cosmos.

Do Big Bang aos buracos negros, da relatividade geral à mecânica quântica, Hawking nos guia por um tour intelectualmente estimulante, sem perder de vista a beleza e a grandiosidade da ciência. O livro é um convite à reflexão sobre o nosso lugar no universo e a importância da busca incessante por respostas.

Para quem se interessa por astronomia, física ou simplesmente por desvendar os segredos do cosmos, "Uma Breve História do Tempo" é uma leitura obrigatória. Uma obra que aguça a mente e expande os horizontes, inspirando-nos a explorar as infinitas possibilidades do universo!!

Vinicius39 09/03/2024

Abre a mente
Com certeza é um assunto denso! Falar sobre universo, tempo-espaço, buracos negros, teorias da relatividade não é fácil! Tanto pros cientistas quanto para as pessoas leigas! Eu achei super interessante mas preciso ler umas 3 vezes mais para absorver todo o conhecimento que o livro apresenta!

AndrA374 05/03/2024

Excelente
Uma Breve História do Tempo? é uma obra fascinante que consegue tornar a complexa temática da cosmologia acessível ao grande público. Este livro mergulha nos mistérios do universo, desde a natureza do espaço e do tempo até os buracos negros e as teorias do big bang, de maneira engajante e compreensível. É uma leitura recomendada para todos os que se interessam pelos segredos do cosmos, oferecendo uma viagem enriquecedora através dos conceitos fundamentais da física sem necessitar de um conhecimento prévio avançado na área. A habilidade do texto em desmistificar temas científicos complexos e apresentá-los de forma clara e envolvente é, sem dúvida, seu grande trunfo.

Isabella2101 20/02/2024

Essa leitura fez parte da minha era astronômica e em busca de respostas pessoais pela ciência. O que mais me surpreendeu no livro foi conhecer melhor a história do Stephen Hawking. Uma leitura bem técnica (no meu caso que sou leiga no assunto), mas me trouxe muitas reflexões. O trecho final é de longe uma das minhas frases literárias preferidas.

Leitor Pro 19/02/2024

Boa Leitura
Gostei do livro, o autor faz uma breve passagem do conhecimento sobre o universo conforme a passagem do tempo desde à época dos grandes filosóficos que falavam sobre como o mundo e o universo deveria funcionar até as descobertas recentes da ciência, assim conseguimos ver pela ótica do tempo como o conhecimento humano e a ciência vem se aprimorando com base nas observações dos eventos do que podemos ver.

César. 16/02/2024

QUE LIVRO FANTÁSTICO
Esse livro expandiu de maneira absurda os meus conhecimentos científicos e históricos sobre o percurso da ciência. Amei cada parte dele, apesar de não ter entendido tudo de primeira kkkk. Ainda vou ler mais vezes pra aprender mais.
Recomendo muito esse livro, ele explica de maneira mais simples teorias absurdamente complexas. AMEI.
Obrigado amor por esse presente, esse livro se tornou favorito pra mim antes de eu sequer te começado a ler.??
sassaleitora 18/02/2024minha estante
muito feliz que vc gostou!!

livrosepixels 12/02/2024

Somos todos passageiros nesse trem....
A ciência é algo que me fascina desde muito cedo. E mais do que isso, também me fascina saber que somos tão breves nesse universo tão vasto. Isso pode resultar em várias crises existenciais, mas o melhor mesmo é aproveitar essa passagem tão breve que teremos por tudo isso aqui.

Apesar de ser um livro de física e outras áreas complexas, Hawking tem o dom de saber dialogar com o público leigo, explanando as temáticas de cálculos, teorias e conceitos de uma forma simples e compreensível. Este é, inclusive, o livro de divulgação científica mais lido da história.

O livro começa abordando sobre o que entendemos por tempo e espaço, como nossa percepção mudou ao longo dos anos, desde Copérnico até os tempos atuais (no caso do livro, mais ou menos anos 80), e vai avançando por outros diversos assuntos, como teoria da relatividade, buracos negros, velocidade da luz, etc.

É interessante notar que o livro não é revisado com as últimas atualizações da ciência, então, alguns anacronismos podem ocorrer durante a leitura, como por exemplo, ideias envolvendo a Teoria M, conhecimento geral sobre buracos negros (que nos últimos anos foram maiores), ondas gravitacionais (detectadas em 2015, no livro são apenas teorias), mas isso em nada tira o brilho da leitura, afinal, o autor não tinha como prever o futuro, ainda que muitas das ideias discutidas no livro se provaram corretas anos depois (e algumas levemente alteradas).

Sem dúvida é uma leitura muito graciosa e se você se interessa pelo tempo e espaço, pelo universo em si e tudo o que ele abrange, vai curtir tudo o que tem aqui. Se não entende desses assuntos, também não tem problema, lê com calma que aos poucos ficará fascinado pelos mistérios que nos cercam.

Somos breves, então é melhor aproveitar a passagem ;)

site: instagram.com.br/livrosepixels

Tomomi 09/02/2024

Adorei!! O autor explica os conceitos de uma forma que fica simples de entender até para quem não está familiarizado com o tema, trazendo informações intrigantes e interessantes ?

William236 05/02/2024

O pergaminho em branco
Quando pensei em ler esta obra de Hawking, visei não apenas ampliar conhecimentos científicos e técnicos acerca da física, mas também obter respostas quanto à influência de um ser divino, uma força imensurável e sobrenatural que hipoteticamente moldou o universo e a raça humana.

No entanto, ao acompanhar os raciocínios e contextos da formulação da maior tese que o mundo já viu, compreendi que as respostas nem sempre chegam, apesar do brilhantismo do autor e de seus mencionados colegas físicos (Heisenberg, Oppenheimer, Einstein...).

A conclusão de Stephen acerca do funcionamento do universo é: "Quando os humanos entenderem o mecanismo por trás do universo, compreenderão a mente de Deus".
A frase citada acima só reforça a pequenez intelectual e existencial dos humanos, bem como pede que sejamos humildes em admitir que não sabemos de tudo, e não vamos saber.

Resta a cada um escolher acreditar.

LAvia511 31/01/2024

Apaixonante
Mais um livro sensacional escrito pelo Stephen Hawking, acho abordagem dele muito simples e de fácil compreensão, na minha opinião pessoas leigas conseguem entender o conteúdo, além de ser extremamente informativo Stephen é muito engraçado dei boas risadas nas piadinhas dele durante o livro.

Pedro 31/01/2024

Simplificado mas, ainda assim, complexo
Sempre tive grande curiosidade sobre o universo e, em particular, sobre a teoria de buracos negros. Li esse livro tentando entender um pouco do tema, mas nas primeiras páginas confirmei o que suspeitava: esse tema é nada trivial. Achei a leitura densa (apesar de a única equação apresentada ser a famosa e = mc^2) e me perdi em muitos trechos, mas ainda assim recomendo a leitura, para curiosos e leigos como eu.

Carla Cristina 29/01/2024

Um livro incrível
Indico demais pra quem quer descobrir mais sobre o tempo e o universo. realmente um livro bem interessante

Sofia136 29/01/2024

Um livro muito importante para entender a física quântica
Esse é um livro de explodir a cabeça!
Boa parte dos assuntos eu já conhecia, pois eu já tinha noivado falar em sala de aula. Mas mesmo assim, esses mesmos assuntos foram aprofundados com fatos e exemplos mais complexos.
Realmente a escrita de Stephen Hawking é bem didática, mas acredito que você deva gostar de física ou já ter tido um estudo prévio.
De todas as teorias que foram apresentadas as minhas favoritas foram a essência da Mecânica Quântica e o princípio da incerteza, pois são probabilidades que irão apontar determinados aspectos do universo, não é algo único. Também gostei da teoria da dupla partícula/antipartícula, é um pouco complexa, mas se ler irá entender, o legal é que elas se completam ou se anulam.
Além disso, entender mais sobre a formação de um buraco negro foi bem legal!! É um aspecto do universo que não foi explorado em ?campo?, só por observação, mas é muito louco pensar em sua existência.
Acredito que o mais interessante na aula que nos é dada nesse livro, é sobre os questionamentos que os cientistas procuraram e continuam a procurar sobre as incertezas do universo.
Ah, é muito engraçado como as teorias unificadas sempre EXCLUEM a gravidade! ???