Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Nado 28/06/2020

Fantástico
Ler uma obra de Stephen Hawking pode ser prazeroso para qualquer pessoa. O físico, que venceu os limites de uma deficiência, tem uma sensibilidade única para se dirigir ao leitor, para explicar temas e casos tão complexos da ciência.

A.Maia 11/04/2020

Uma Breve História do Tempo
É uma leitura bastante rica a qual o autor exemplifica cada situação abordada. A física pura e aplicada se deslancha pelas páginas, estas contêm algumas ilustrações do que está sendo explicado e argumentado. Um livro bem imersivo em seu conteúdo muito bem estruturado, é possível perceber em cada linha o quanto o autor tem domínio do assunto, embasando cada capítulo nas teorias de outros estudiosos; incluindo filósofos e físicos famosos que deixaram uma remessa de informações provocando uma abertura da mente. Os estudos mencionados, possuem como principal objetivo resolver questões intrínsecas para a humanidade. Mostrando para seu leitor o quanto as teorias são mais aprofundadas e complexas do que se pensa.

Me deparei com os estudos exatos realizados para se entender como o universo pode ser visto, inclusive as linhas de raciocínio para chegar até uma determinada resposta. Possui uma linguagem mais acessível, e até um glossário em seu fim, mas também é uma leitura a qual exige atenção a cada palavra. Penso ser importante que o leitor goste de física e esteja familiarizado com conceitos e fórmulas básicas, assim a compreensão será garantida e o que consta nas páginas será de grande valia.

Confesso que em algumas partes eu tive de voltar e ler novamente para entender, tornando todo o seu conteúdo ainda mais intrigante. É possível perceber o quanto, com o passar dos anos, as teorias são alteradas e melhoradas. A cada momento novas situações são descobertas e implementadas ao que já se tem. Quem gosta de assuntos imersos em física, é bacana ler cada capítulo e fazer anotações para não esquecer seus detalhes. É um livro que vale ouro diante de tanta informação importante!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Lista de Livros 27/11/2023

Lista de Livros: Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking
Parte I:

“A fim de falar sobre a natureza do universo e discutir questões como se ele tem um início ou um fim, devemos esclarecer o que é uma teoria científica. Vou adotar a visão simplória de que uma teoria é apenas um modelo do universo — ou uma parte restrita dele — e um conjunto de regras que relacionam as quantidades no modelo às observações que fazemos. Ela existe apenas em nossas mentes e não possui qualquer outra realidade (seja lá o que isso possa significar). Uma teoria é considerada boa se satisfaz dois requisitos: descreve de forma adequada um grande número de observações com base em um modelo que contém apenas poucos elementos arbitrários e faz previsões precisas sobre os resultados de futuras observações. Por exemplo, Aristóteles acreditava na teoria de Empédocles de que tudo era feito dos elementos: terra, ar, fogo e água. Isso era bastante simples, mas não se traduzia em previsões precisas. Já a teoria da gravitação de Newton se baseava em um modelo ainda mais simples, no qual os corpos atraíam uns aos outros com uma força proporcional a uma grandeza chamada de massa e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. E, contudo, ela prevê os movimentos do Sol, da Lua e dos planetas com alto grau de precisão.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Os buracos negros são apenas um caso, de uma quantidade razoavelmente pequena na história da ciência, em que uma teoria foi desenvolvida em grande detalhe como modelo matemático antes de haver quaisquer evidências observacionais que a comprovassem. Na verdade, esse era o principal argumento dos detratores dos buracos negros: como alguém poderia acreditar em objetos para os quais a única evidência eram cálculos baseados na duvidosa teoria da relatividade geral? No entanto, em 1963, o astrônomo Maarten Schmidt, do Observatório Palomar, na Califórnia, mediu o desvio para o vermelho de um objeto fraco aparentemente estelar na direção da fonte de ondas de rádio chamada 3C273 (ou seja, fonte número 273 do terceiro catálogo de Cambridge das fontes de rádio). Ele descobriu que o desvio era grande demais para ser causado por um campo gravitacional: se fosse um desvio gravitacional, o objeto teria de ser tão massivo e estar tão próximo de nós que perturbaria as órbitas dos planetas no Sistema Solar. Isso sugeria que, na verdade, o desvio para o vermelho havia sido causado pela expansão do universo, o que, por sua vez, significava que o objeto estava a uma distância muito grande. E, para ser visível de tão longe, o objeto devia ser muito brilhante; em outras palavras, devia estar emitindo uma quantidade imensa de energia. O único mecanismo no qual as pessoas conseguiram pensar que seria capaz de produzir quantidades tão grandes de energia parecia ser o colapso gravitacional não só de uma estrela, mas de toda a região central de uma galáxia. Foram descobertos inúmeros outros “objetos quase estelares” semelhantes, ou quasares, todos com grandes desvios para o vermelho. Mas todos estão longe demais e, assim, são difíceis de observar a fim de fornecer evidências conclusivas dos buracos negros.”
“Quando se publicou um livro intitulado ‘100 autores contra Einstein’, ele replicou: “Se eu estivesse errado, bastaria um!””
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/11/uma-breve-historia-do-tempo-parte-ii-de.html

Nat.Rizzo 03/10/2021

Estou muito mais interessada em física!!
Esse livro é incrível, explica de um jeito relativamente fácil sobre questões difíceis da física e facilitou muito minha leitura!! Com certeza esse livro me mudou!

Eu nunca fui muito fã desse tipo de assunto mas esse livro despertou meu interesse com toda certeza! Me encontro muito mais disposta a estudar questões da física agora!!

Renan.Menchik 20/01/2022

UM PASSEIO DE MÃOS DADAS COM HAWKING PELA COMPLEXIDADE DO UNIVERSO
Uma Breve História do Tempo, escrita pelo consagrado Dr. Stephen Hawking, trata-se de uma obra instigante e recheada de muito conhecimento, o que agregará ao leitor uma nova perspectiva da ciência que observa o Universo e estuda seus fenômenos.

DA PROPOSTA DA OBRA

Claramente a obra propõe-se aqueles leitores que tem interesse em sair dos "folclores culturais" de conhecimento acerca do Universo e do Espaço-Tempo e, de maneira bem contundente, chocar-se com o que realmente sabemos como humanidade sobre essa "malha de tempo" em que vivemos. Você será muito bem conduzido pelo Dr. Stephen Hawking pelos temos mais complexos e assombrosos do nosso universo, passará do ponto de só ter aquela "noção" de existência e poderá compreender princípios fundamentais dos eventos estudos. Claramente a obra propõe-se a oferecer conhecimentos gerais, quase de maneira popular (e esse "quase" trataremos mais a frente) sobre temas complexos que envolvem o Universo.

DA ESCRITA DO AUTOR

Hawking é muito dinâmico em sua escrita, busca dar acesso ao leitor, até porque sua missão é dar mais fácil acesso a conhecimentos que não são de fácil acesso. Leia-se "fácil acesso" como uma forma de descomplicar o complicado. Com toda habilidade empregada, o Autor faz o possível, mas emperra na "linguagem" (abordaremos no tópico abaixo). De maneira geral o livro é bem escrito, tem uma estrutura bem desenvolvida e não dificulta seu leitor neste aspecto.

DA LINGUAGEM

Aqui temos um dos pontos mais críticos da obra, e tal dificuldade é EXTREMAMENTE COMPREENSÍVEL quando contemplamos o grau de COMPLEXIDADE dos temos abordados e a vontade do Autor de simplificar a temática que é, por natureza, complexa.
E aqui nós temos a explicação do "QUASE popular", pois, em que pese o esforço, a linguagem para leigos acaba afogando o leitor, pois o livro tem uma enxurrada de informações que para leigos é demais, mesmo dentro da proposta do livro.
Em suma, a linguagem é acessível até certo ponto, de maneira uniforme, ou seja, ele começa um tema de maneira bem simplista e vai o tornando denso gradativamente até que você percebe que está nadando em aguas profundas e já não absorve a totalidade da ideia.
Creio que se você já for "iniciado" nessa área, a linguagem é SIMPLES e de fácil compreensão, mas para leigos é um desafio em algumas partes.
NÃO DEIXE DE LER POR ISSO, pois, como exporei a frente, a leitura é VÁLIDA E PRODUTIVA.

DO CONTEÚDO E EXPLICAÇÕES

Aqui você terá um show, Dr. Hawking é um gênio que viveu nos tempos modernos, uma mente acima da média e, de maneira bem objetiva, uma pessoa com ânimo sem igual para transmitir o conhecimento que carrega consigo.
Você passeará por temas altamente instigantes, como a relatividade do tempo, buracos negros, a física quântica e suas complexidades, entre outros, basta ler o sumário e você ficará empolgado, não preciso gastar muitos caracteres para lhe convencer, o Dr. Hawking já fez isso quando escolheu o conteúdo e sua abordagem, delicie-se.

CONCLUSÃO

Uma Breve História do Tempo trata-se de um livro inspirador para aqueles que querem adquirir conhecimento acerca do Universo em que vivemos, tomar ciência e noções bem consolidadas do que sabemos sobre o tempo, espaço e o mundo microscópico, fica a crítica acerca da abordagem linguística e, de certa forma, acerca de como expor alguns pontos mais complexos, porém, trata-se de minhas impressoes pessoais e limitadas, como este leitor que lhe escreve.
NOTA 4
mpettrus 09/03/2022minha estante
Essa obra do Hawking foi um dos livros mais interessantes que li esse comecinho de mês de março. Concordo que a linguagem ser compreensível, mas também faço uma ressalva que se o leitor não tiver conhecimento básico dos conceitos de Física, o leitor poderá não compreender a linha de raciocínio do autor. No mais, esse livro é muito bom.

Renan.Menchik 10/03/2022minha estante
De fato o livro é uma experiência sensaciona, mas sua ressalva é muito importante, o leitor que não tem um conhecimento básico de Física ficará perdido em alguns exercícios de raciocínio propostos por Hawking!

Silas-sama 15/04/2022minha estante
Excelente obra! Hawking é sensacional

Cleber Rode 22/05/2021

Um livro técnico, mas fácil de entender
É um livro com uma excelente escrita, apesar de conter vários termos técnicos, o autor faz uma interessante relação com situações do cotidiano, de forma que a leitura se torna muito gostosa. O livro ainda conta com um leve humor entre suas páginas.
Ohana 22/05/2021minha estante
Adoro este livro!

Nati 02/05/2022

Uma breve história do tempo
Se você se interessa por ciência e quer saber mais sobre o universo, esse livro pode ser uma ótima escolha!
Não vou ser o tipo de pessoa que fala que a leitura foi fácil e rápida. Eu levei meses para ler!
E considero o tempo razoável pela forma do livro?Ele trata sobre buracos negros, princípio da incerteza de Heisenberg, o espaço-tempo, a expansão do universo e diversos outros assuntos interessantes, mas complexos, para quem se interessa por física e/ou astronomia.
Por fim, recomendo a leitura desse livro, pois explica de uma forma bem clara os assuntos debatidos.
Maria 02/05/2022minha estante
Gosto muito do Hawking e tenho interesse nessa obra, mas justamente por ser uma leitura densa e devagar acabo deixando para depois.

Nati 02/05/2022minha estante
Falam que o livro ?breves respostas para grandes questões? do hawking flui mais rápido. Pode ser uma boa dar uma chance pra ele

JoAo 17/08/2023

UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO
Devo admitir esse livro foi mais complicado que o anterio skskskskks, porém consegui entender o máximo que pude e minha curiosidade pela física só aumentou.
QUEIJO460 01/09/2023minha estante
As exatas não são fáceis.

JoAo 01/09/2023minha estante
Exatamente porem devo dizer que é minha grande paixão.

Gilberto Alves 01/06/2020

Não é um livro para todos
O começo do livro realmente excita e encanta, pela "facilidade" que você absorve o assunto, mas conforme você adentra aos capítulos, muitas vezes parecia se tratar de um livro científico, das épocas de faculdade.
O livro é bom? Na verdade é excelente, mas não espere que você vai sair entendendo 100% do que leu...
Eu diria que fiquei em torno de 50%, e fiquei feliz hahaha
Paulo.Sakumoto 01/06/2020minha estante
Bom saber, obrigado

Mauricio Gonçalves 11/04/2021

Complexo mas compreensível
O livro traz um resumo muito bom da história no campo da física, da origem ao que nos espera no futuro. É interessante poder acompanhar algumas linhas de raciocínio para chegar às conclusões, bem como se perguntar como alguem pensou nisso.

Uma preocupação que tive durante a leitura foi o fato de se tornar cada vez mais dificil para a humanidade compreender todas as abordagens e teorias, devido à expansão da quantidade de conhecimento. Felizmente, ou infelizmente, tem um trecho do livro dedicado a essa preocupação, que pode surgir espontaneamente durante a leitura.

Sim, é necessário um conhecimento prévio para fazer a leitura do livro. Caso nao tenha concluído o ensino médio com um consideravel entendimento de física e química, ou não seja entusiasta de ciência ou até mesmo ficção científica, sugiro mudar de leitura.

Esta ultima afirmação torna o livro de certa forma engraçado, pois nas primeiras páginas o autor descreve o que é uma elipse, e pessoas que não sabem a definição de elipse provavelmente não chegarão ao próximo capítulo.

Marcio.Rocha 29/12/2022

O mundo é um lugar desconcertante
Se eu disser que entendi tudo, estarei mentindo. Mas se eu disser que não foi uma leitura encantadora, eu estarei mentindo mais ainda.
O livro é maravilhoso e também muito instigante, diversas vezes parei para pesquisar, querendo saber mais. Mas tudo isso de uma forma muito leve.

Babi 16/05/2022

Me senti a Penny escutando o Sheldon falar sobre ciênciaKKKK
Adorei, simplesmente fascinante a perspectiva de Hawking na ciência. E como esse homem é brilhante! A linha de raciocínio é tênue e tem uma narrativa simples de entender, só não garanto lembrar depois kkkk
Annie Bitencourt 08/06/2022minha estante
Quando chegou no assunto de teoria das cordas eu me senti pior que a Penny kkkkk

Babi 17/06/2022minha estante
Exatamente Annie KKKKKKKK

Dickar 04/05/2021

Amor pelo universo.?
Stephen Hawking fez um ótimo trabalho explicando todas as leis do universo.
Sempre fui e sempre serei muito fã dele.

Deise Ane 14/05/2021

Do spin eletrônico para além de Andrômeda
Uma Breve História do Tempo, bem como os outros livros de divulgação científica do Stephen Hawking consegue descrever com sutileza desde conceitos relacionados ao átomo e suas subdivisões até a complexidade que é um astronauta ao se deparar com a borda de um buraco negro.
Um livro interessantíssimo para quem quer compreender sobre como evoluimos científicamente e de onde viemos, porém, para quem ainda não aprendeu ou nunca teve contato com a área e atomistica poderá sentir dificuldade na compreensão.
Vale cada palavra da leitura.