Poética e Tópicos I, II, III e IV

Poética e Tópicos I, II, III e IV Aristóteles

Resenhas - Poética e Tópicos I, II, III e IV

JoAo 12/10/2023

POÉTICA E TÓPICOS I II III E IV
Dos três livros esse foi o mais complexo e que eu fiquei com dificuldade de entender porém gostei bastante porém o em outra oportunidade vou ler de novo para entender melhor.

Luiz 28/01/2022

Um linha bem organizada, porém, difícil de ser entendida.
"Poética" é o primeiro livro exposto, Aristóteles expõe uma visão bem crítica e muito bem fundamentada sobre as diversas artes, tragédia, comédia, poemas épicos, entre outros. É um livro, de certa forma, de fácil entendimento, pelo fato que o filósofo não faz muito "arrodeio" pra explicar sua ideia, ele expõe ela de maneira clara, expondo, com exemplos, a maneira com que um texto deve ser escrito, a organização dos personagens, do cenário, da estrutura poética, e por aí vai. É um ótimo livro e, segundo o próprio prefácio, foi um modelo bastante seguido pelos escritório posteriores a Aristóteles.

O segundo livro, os tópicos I, II, III e IV, são bem mais difíceis de entender, por mais que sejam muito organizados, bem divididos, e com ótimos exemplos, fato esse que facilita um pouco o entendimento. É um livro que vai tentar buscar a essência das coisas, o estudo aprofundado da gramática, e a separação das coisas em suas classes. Aristóteles até ensina como vencer um debate, mostrando como argumentar sobre o tema, tendo um conhecimento da divisões das coisas, das suas classes e dos seus propósitos. É uma experiência bastante boa, e entrega uma ótima visão, através de uma mudança de perspectiva.

Vale a leitura.

Herick 07/01/2021

A primeira parte do livro, Poética, até é mais entendível. A segunda parte quando começa a falar dos tópicos já é bem complexa de entender.

Siqmari 17/10/2022

A primeira metade do livro trata a respeito da poesia e seus gêneros, onde Aristóteles analisa suas características e critica a forma com que o poeta expõe os acontecimentos, ele classifica certos pontos importantes que não podem ser esquecido na formação de tragédias e epopeias, também compara as duas apontando traços que fazem uma ser superior à outra.

Na segunda metade, Aristóteles expõe os principais tópicos da argumentação, explicando sua importâncias e como devem ser usados na defesa de uma tese. O filósofo aponta quais argumentos são válidos e quais não são, dizendo o porquê e apresentando exemplos de situações onde eles falham.

O livro é complexo e de leitura lenta, não é uma obra onde você passa os olhos pelas frases e consegue captar todo o contexto. Todo o conteúdo reque um estudo, apesar dos assuntos não serem absurdos, a maneira que eles são desenvolvidos reforça a popularidade da filosofia grega.

Volnei 19/03/2017

Aristóteles
Esta obra é iniciada com a biografia de Aristóteles, nos mostrando quem foi este filosofo grego que nasceu na cidade de Estagira, parte da atual Macedônia em 384 a.C., cerca de 15 anos antes da morte de Sócrates, ocorrida por volta de 399 a.C., Aristóteles produziu uma imensa obra até hoje usada nos meios acadêmicos. Ele foi também o primeiro a estudar os animais antes mesmo de Darwin e o primeiro a usar a técnica da dissecação neste estudo . Por séculos foi a maior autoridade do pensamento mundial, sendo superado somente por Francis bacon em 1620. Foi com Aristóteles que Alexandre o Grande aprendeu a observar e tentar entender a realidade a sua volta . Mesmo sua obra tendo chegado até nós de forma incompleta, ela foi capaz de influenciar muitos pensadores. De acordo com Aristóteles por natureza o homem tende a desejar conhecer.Ao finalizar esta leitura podemos perceber que aquilo que o filosofo chama de poesia esta mais voltado a área teatral. Em vários momentos há descrições de cenas ligadas ao meio. Uma excelente obra sobre a linguística, alem de questões estéticas que tem como principal alvo a qualidade do texto."

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

letisia 20/04/2023

Nem bom, nem ruim
Durante a leitura dele, eu só conseguia pensar que estava em uma aula de teatro, depois de gramática, e depois de direito. foi muitas sensações estranhas, mas eu absolutamente não gostei de estar em uma aula de novo. foi bem tedioso, então feliz que cheguei ao fim. ah, e essa edição é horrível, absolutamente nunca comprem!

Erick 21/05/2020

Filosofia: um caminho para entender o mundo!
Um ótimo livro, principalmente por se tratar de Aristóteles. Uma obra que apresenta pontos importantes sobre escrita, linguagem e principalmente sobre a qualidade dos textos escritos. Um bom caminho entender o pensamento aristotélico.

Heloyse 14/12/2022

Complexo
Esse livro achei mais complexo do que os outros dois que o acompanham no box, principalmente por ser mais técnico, mas alguns tópicos são bem interessantes.
Sinto que terminei a leitura sabendo menos do que quando comecei hahaha

Cris.Olczyk 16/01/2024

Maçante
Aristóteles em poética apresenta pontos sobre linguagem e linguística, questões estéticas e qualidade do texto.

Em tópicos ele entra na dialética, sendo esta uma construção da ciência para o debate.

Esperava mais pela iminência do autor. Achei uma leitura extremamente maçante e repetitiva, pessoalmente, não recomendo.