Um Ano Bom

Um Ano Bom Ana Faria

Resenhas - Um Ano Bom

Sâmella Raissa 21/03/2015

Resenha original para o blog SammySacional

No livro de estreia de Ana Faria, conhecemos dois adolescentes, Christopher e Clara, em seu último ano de Ensino Médio. Ele, o garoto popular do colégio, que atrai a atenção de todas as meninas e, por isso, tem o hábito de ficar com cada uma delas sempre que pode, nunca tendo se apaixonado de verdade. Já ela, recém expulsa de um outro colégio da região, está para completar seus estudos no colégio particular onde o rapaz estuda, já no primeiro dia, porém, alcançando o rótulo de 'esquisita' pelos demais alunos populares do colégio, pela tintura forte de vermelho em seu cabelo e por seu modo mais despojado de se vestir. Por si só, Clara e Chris pareciam completamente opostos e era improvável que sequer uma boa amizade pudesse surgir entre eles, mas à medida em que passam a conhecer um pouco mais sobre o outro em sala de aula, os preconceitos que tinham um com outro anteriormente começam a se desfazerem, e tudo o que resta é um recomeço para os corações de ambos, uma vez marcados por fortes perdas.

Em Um Ano Bom, nos deparamos com uma narrativa leve e fluida, em meio ao cotidiano e aos conflitos internos e externos de dois adolescentes de personalidades e vidas distintas, que mesmo em meio aos problemas, acabam por conseguir identificarem-se um com o outro de alguma forma, e assim construírem uma relação inesperada que surpreende à todos. Mas não é tão fácil superar as dores passadas, e disso Clara entende bem, depois de ter sido abandonada pela mãe quando pequena, e tendo vivido todo esse tempo com o pai, com quem ainda tem suas dificuldades para se relacionar, o que ela mais quer é passar invisível no colégio. No momento em que vira o novo alvo de piadinhas de Jéssica e sua turma, porém, isso começa a ficar cada vez mais impossível, e uma vez que ela não pode revidar um gesto sequer, devido o seu histórico conturbado, a situação fica ainda mais complicada.

“— [...] Eu não sei muita coisa sobre Deus, mas de uma coisa eu tenho certeza, é mais importante agradar a Ele do que aos homens.”

Chris, por outro lado, resguarda um caráter doce e atencioso que, no entanto, tem se mantido apagado em meio à popularidade no colégio, e uma vez que conhece Clara, diferentemente do seu anterior interesse por outras garotas, ele espera aproximar-se de verdade dela, ainda que não reconheça bem seus sentimentos iniciais. Clara não é à favor dessa aproximação e tenta se esquivar, mas após se encontrarem por acaso em um show certa noite, o inesperado acontece e não dá mais para fugirem um do outro. E assim, entre dribles no colégio e encontros distantes, a relação de Clara e Chris vai sendo construída, à medida que ambos conhecem melhor um ao outro e passam a dar chance ao novo sentimento que os cerca. Chris, principalmente, encanta de imediato por sua amabilidade e carinho constante, não apenas com Clara, mas principalmente com sua mãe e irmão, a quem sonhar poder ajudar com as finanças de casa desde a morte prematura do pai, há alguns anos. Dessa forma, é impossível não se encantar pelo personagem e perceber que os seus sentimentos e emoções são tão sinceros e firmes, apesar de alguns deslizes.

Devido ao abandono sofrido no passado, porém, Clara já não enxerga os sentimentos do rapaz com muita segurança. Esse, particularmente, foi um dos pontos que mais me irritou na trama, pois apesar de todas as declarações e pequenas provas de amor por parte de Chris, Clara sempre acabava por chegar a um extremo e devanear que, mais cedo ou mais tarde, ele a largaria por outra e chegava a duvidar, inclusive, do caráter do rapaz, retomando o julgamento de 'garoto popular' e 'playboy do colégio'. Sim, eu sei que ela tem seus motivos para ser insegura dessa forma, e eu até gostei de ver a autora desenvolver personagens que são tão humanos e cometem erros e acertos o tempo inteiro, mas chega a ficar repetitivo os lamentos infundados da personagem nesses momentos. Fora isso, felizmente, a leitura se seguiu tranquila e sem maiores conflitos, e fui ainda mais capaz de me envolver com o jeito companheiro de Chris, que não apenas pelo romance como um todo, acabou por tornar-se mais um dos meus mocinhos preferidos.

“— Não fique pensando no futuro. Acho que você está com medo de sofrer por amor. Mas isso é inevitável. Todo mundo que ama, acaba sofrendo de alguma forma. Mas não podemos nos privar de sermos felizes por causa do medo.”

Porque, apesar dos defeitos e erros constantes dos personagens, afinal, eles são humanos e são jovens, um dos pontos que, por outro lado, se destacam muito positivamente na trama é o amadurecimento dos personagens ao longo do enredo. A comparação entre quem eles eram e quem eles já passam a ser no final do livro é realmente significativa, e mais ainda, por ter sido um crescimento tão gradual, que desenvolveu-se muito bem ao longo dos conflitos vividos por eles, e que definitivamente culminaram na mudança de pensamentos e atitudes até o fim da história. Isso me agradou muito, pois tudo ocorreu muito naturalmente, e era como se eu estivesse assistindo a um filme, de tão fluida que a narrativa se seguia, me levando ao ponto de pausar a leitura apenas quando era realmente necessário, pois não queria largar o livro.

Vale ressaltar que os personagens principais desenvolvem, também, uma relação especial com Deus ao longo do enredo, o que foi um dos pontos com os quais eu particularmente me identifiquei muito, pois sou cristã. No entanto, a autora conduz tudo com tanta leveza, mas ao mesmo tempo tanta sensibilidade, que mesmo para quem não é da mesma religião vai ler com calma e vai gostar da mesma forma. E, no fim das contas, agradeço imensamente à autora pela oportunidade de ter conhecido, lido e me apaixonado por uma história que, apesar de breve, deixa sua marca de forma especial, com uma história que encanta o leitor e deixa boas e significativas mensagens e lições no decorrer de seu desenvolvimento. Eu me envolvi muito com o romance de Clara e Chris e, por muitas vezes, identifiquei-me muito com os personagens, até me ver com um sorriso no rosto após a conclusão da leitura. É um livro que eu certamente recomendo para quem gosta de um romance leve e inspirador, mas não menos intenso e marcante, à seu modo.

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2015/03/Resenha-UmAnoBom.html

LAPLACE 06/12/2014

Um Ano Bom - Ana Faria
A personagem Clara é, de longe, a minha favorita! Ela não é a protagonista inocente que costumamos nos deparar, sofredora, que fica morrendo de amores por algum garoto e está sempre chorando pelos cantos e se perguntando porque o mundo a odeia. Clara é uma personagem forte, decidida e que muitas vezes toma as decisões que você não espera.

A garota passa por muita coisa, e quando parece óbvio que ela seguirá por determinado caminho, Clara nos surpreende com seu autocontrole e faz algo completamente diferente. Isso meio que nos deixa revoltados, pois aguardávamos outra reação, mas no fundo sabemos que aquela foi a melhor escolha.

Ana Faria, a autora, fez bastante uso de diálogos rápidos, onde os personagens trocam curtas frases sem interrupções. Gosto bastante de diálogos e apreciei esse uso. E as conversas dos jovens são aceleradas, então acredito que esse emprego conectou mais a obra com o universo juvenil. Além dos temas bem atuais que o livro aborda, como o amor, amizade, relação entre pais e filhos, perdão, bullying e outros mais.

É um livro completo, os professores que o analisarem para adotarem em suas turmas nos colégios não irão se arrepender.

Lina DC 04/10/2014

"Um ano bom" é situado no universo jovem, onde os personagens vivem cheios de inseguranças e imposições sociais, onde existe as pressões que os grupinhos realizam e o medo constante de se tornar um pária.
Christopher é um dos garotos populares da escola: bonito, inteligente, carismático, anda com o grupinho que mais se destaca. Apesar de à primeira vista parecer um estereotipo, ele surpreende o leitor com sua falta de arrogância e verdadeira preocupação pelos amigos.
Acontece que ele também possui as suas imperfeições, mas elas eram imperceptíveis até a chegada de Clara.
Clara é a aluna nova que quer ser invisível. Seu objetivo é ir as aulas, se formar e seguir em frente. Não quer fazer amigos e muito menos chamar a atenção. E é aí que a ironia reside pois imediatamente desperta o interesse de Christopher.
Quanto mais ela recusa as ofertas de amizade de Christopher, mais intrigado ele fica. E a partir desse momento, a vida dos dois sofrerá grandes mudanças.
A história é contada em 35 capítulos e conta não apenas a vida escolar dos dois, mas também a familiar.
Christopher é criado por sua mãe, uma pessoa amorosa e compreensiva, pois seu pai faleceu. Ele ainda tem um irmãozinho mais novo, o Rafael, que é uma fofura só.
Clara teve uma infância complicada. Sua mãe Juliana a abandonou e Augusto, seu pai, tornou-se um homem amargurado e rude.
Na escola Clara ainda tem que lidar com o ciúmes de Jéssica Monteiro, uma ex-ficante de Christopher que acredita ser a pessoa mais especial do mundo.
O livro traz algumas lições muito importantes para o leitor, como não deixar mágoas nos corroer e aprender a seguir em frente quando sofremos uma perda ou uma ofensa. O livro também fala sobre defendermos os mais fracos e que ficarmos omissos diante de uma situação difícil não nos torna isentos das consequências.

"- Sempre que eu converso com você eu me sinto mais forte, mais animado e mais apaixonado. Mesmo em todas as vezes que você me repeliu." (p. 80)

A história é leve e refrescante. Os protagonistas apresentam o amadurecimento que essa fase da vida nos concede, mas também um crescimento pessoal quando eles começam a encarar o mundo pela perspectiva do outro.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos (como por exemplo nas páginas 10, 55 e 78). Por questões pessoais, gostaria que a fonte fosse um pouquinho maior.

"- Então o que eu penso de você é verdade.
- Como assim?
- Que você é um idiota.
- Eu? Por quê?
- Porque eu não conheço nenhum garoto que seja bonito e inteligente ao mesmo tempo, e já que você é bonito...
- Então sou um idiota." (p. 33)

Paula Juliana 02/08/2014

Resenha: Um Ano Bom - Ana Faria

''Certamente nós leitores sempre buscamos um ponto final nas histórias. Queremos que elas tenham início, meio e fim. Mas a vida real nem sempre é assim, as coisas muitas vezes terminam antes mesmo de começar, ou acabam sem mais nem menos. E, quando pensamos que terá um meio, um enredo, algo que poderemos recordar com carinho, o destino dá um basta. Dificilmente nossos sonhos são realizados e, quando há um fim, nem sempre é feliz.''

Confesso, que não sei bem como começar essa resenha. Passei o dia de ontem com um livro, que foi uma grande surpresa para mim. Ele é um romance juvenil, um romance que vêm com um gostinho de ''Um amor para recordar'', um romance que de tão simples, sincero e bonito. Se fez um desafio para resenhar. Estou falando do gostoso romance Um ano Bom, da talentosa autora nacional Ana Faria.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e espero que venha muitos trabalhos dela por aí para que eu possa apreciar.

Um ano Bom, conta como Clara e Christopher se apaixonam.
Chris um garoto popular. Bem sucedido em tudo socialmente. Ele é aquele garoto! Aquele que sempre tem no colégio de todo mundo. O atleta, popular, o líder do grupinho fechado, o mais bonito, o que todas as meninas suspiram. O que pode ter a garota que quiser!

Clara! É a novata. Vinda para a nova escola porque foi convidada a se retirar da antiga escola - leia-se EXPULSA. Ela não é a menina convencional, não é a patricinha, a bonitinha, a riquenha. Ela é toda diferente, com seu cabelo tingido de vermelho, com sua personalidade quieta - meia raivosa, com suas roupas ''não to nem aí''. Ela não é uma menina que não se olhe. E Chris a olhou!

Enquanto a menina mais bonita da escola a tachou de a Esquisita e o grupinho dos populares a olha torto. Chris se vê instigado a chegar perto dessa garota. Ele quer conhece-la melhor, e não é para pregar uma peça, humilha-la, ou zombar. Ele não é nenhum babaca, ele quer decifrar essa menina. A sua menina! E é aí que nosso romance mega fofo começa.

''Sim. Ele é bonito, diferente dos outros, único, é disciplinado e inteligente, mas ao mesmo tempo é rebelde e feroz. Mesmo quando está rodeado de pessoas e companheiros de jornada, ele se senti sozinho e nunca confia em ninguém totalmente.''

É um livro muito gostoso mesmo de se ler. Ele me conquistou e me fez ir lendo, lendo e lendo e terminei em um dia! A Autora fala de muitos assuntos, tendo como pano de fundo o romance.

Clare é atacada na escola, sofre preconceito porque é diferente da maioria. Acho que todo mundo já conheceu alguém que sofreu, ou presenciou alguma cena de humilhação na vida. Sabem como o ''ser diferente'' incomoda as pessoas?

É triste! Mas a adolescência é um período difícil para alguns! Sempre vai ter o cara mais bonito da escola - nem sempre ele vai olhar para você como nos filmes e livros. Sempre vai ter aquela vadia que vai te incomodar. Algumas vezes você vai ser ridicularizada, ou porque você é nerd demais, ou porque é tímido demais, ou podre, ou você não se veste como as demais pessoas, ou se comporta como as demais, ou sua família é estranha, você é estranho, ou você não é bom o suficiente em esportes, ou é gordo, ou magro demais. O fato é que as pessoas podem ser cruéis.

Clara foi abandonada pela mãe quando ainda era pequena. Criada pelo pai, que por causa da rejeição - ou não, ficou cada vez mais frio. Ela sempre teve problemas de aceitação. Não se achava bonita, antissocial, introspectiva, mais muito, muito inteligente! Gostava de ler, de escrever, tinha suas notas sempre boas.

Tudo que ela queria nesse ano, era que ele passasse logo! Para que ela enfim se tornasse adulta e livre! Um ano Bom!
Bem... O relacionamento com Chris, a descoberta do amor, próprio inclusive, a família, a fé, as descobertas e superações que a vida pode proporcionar fazem Clara mudar e dar uma bela lição para nós leitores.

Chris é um fofo! O típico menino da literatura, dos filme fofo de cinema, enfim... Ele deu UMA mancadinha durante a história toda e de resto, foi um amor sempre! Apaixonante!

Uma coisa que gostei muito foi a relação dos personagens com Deus. Como a autora soube falar de Deus, da fé sem parecer piegas, foi muito especial e transmitiu uma mensagem muito bonita.

Os personagens são muito bons e divertidos. O casal protagonista apaixonante. A vilã um pé na bunda, mas muito legal o final, principalmente o dela. Os secundários fofos também, aproveitando para levantar a bandeira da gravidez na adolescência e a importância da amizade!

Super Indico! Para mim foi uma leitura leve, gostosa e agradável. Me fez refletir sobre muitos temas, aproveitando as situações algumas boas e divertidas do último ano do colégio e abordando temas mais polêmicos e que devem ser discutidos! Um livro sobre crescimento, amizade, família, amor, perdão e liberdade!

''Eu amo você! Você é a única garota que eu amo e a única que eu quero. Quero sonhar, fazer planos, viver, confiar, me entregar. Quero você cem por cento.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/08/resenha-um-ano-bom-ana-faria.html