Abnara

Abnara Josiane Veiga

Resenhas - O Pilar

Silvia.Souza 04/02/2018

Bom...
Assim como em um comentário que li, devo dizer que só iniciei esse livro por ser da Josiane. Afinal, sou fã de seus trabalhos... Ainda bem que a autora nos avisa antes da história iniciar, que escreveu esse livro na adolescência... E realmente dá para perceber pois é bem diferente de tudo que já li dela... Dito isso, preciso dizer que Emma é extremamente chata e irritante... Preguiçosa, medrosa e diria até um pouco mesquinha... A história realmente é bem juvenil, mas valeu a pena ter lido...

Sâmella Raissa 23/01/2015

Mini-resenha exclusiva do blog SammySacional - Coluna [Leiturinhas de Kindle]

No romance juvenil de Josiane Veiga, acompanhamos a trajetória de Emma, uma adolescente comum, residente de um internato, e que odeia ler. Durante uma aula de Português, porém, ela é obrigada a fazê-lo, mas antes que consiga perceber, é tragada para o universo mitológico de "O Pilar". Agora, dando vida a Abnara, suposta heroína do enredo e aquela que livrará seu povo da ruína imposta pelo deus Ares, ela precisará vencer seus próprios limites se quiser chegar ao final da história e, ao mesmo tempo em que continuará viva, irá retornar - ou ao menos, é isso que ela espera - para casa. E a jornada que há princípio era apenas enfadonha para alguém tão despreparada como ela, logo mais, tende a mostrar-se mais ousada e interessante...

"— Eu sabia que você ia voltar, Endy.
— Sentiu saudade?
A ironia me irritou."

Já no início do livro, a autora faz uma nota onde comenta que O Pilar foi um de seus romances escritos ainda quando mais nova, e, sendo assim, não mexeu muito na estrutura geral do enredo para manter a característica de seu escrito antigo. Ressalva feita, prossegui com a leitura e, bem... ok, eu sei que desde o início não estava esperando uma história épica de mitologia e romance. Esperava me envolver tranquilamente com o livro e seus personagens, apenas, mas, no fim das contas, isso não aconteceu. Eu sei que trata-se de uma narrativa mais jovem, em primeira pessoa na visão da Emma e tal, mas ela me irritou muito nesse livro. Sim, eu sei que a mudança para um mundo novo que ela desconhece completamente é muito abrupta e ela não faz nem um pouco o tipo de protagonista durona e lutadora, mas, durante um bom tempo, tudo o que ela fazia era reclamar e ser bem irritante. Também não fazia muito esforço para, ao menos, tentar se proteger e reclamava, inclusive, com aqueles que a salvavam - tinha um motivo ou outro, claro, mas parecia que, no fim das contas, nada era o suficiente para ela. Quando ela começa a se aproximar dos demais personagens, porém, ela é colocada contra a parede por Endy, que não cede nenhum pouco às suas irritações. Apesar do personagem ter uma boa presença no livro e conseguir enrolar um pouco o leitor, deixando a incerteza sobre o que fará a seguir, no geral, não consegui me envolver nem com ele e nem com os demais, o que deixou a leitura um pouco vaga, apesar de alguns momentos, principalmente à respeito de Sayas, terem sido realmente muito bons, como a amizade entre ele e Emma no decorrer da história. Concluindo, eu esperava me envolver um pouco mais com o livro, mas, apesar das ressalvas feitas e de o amadurecimento da protagonista ter soado um pouco forçado demais para mim, no final, ainda assim, é uma leitura que cumpre bem seu entretenimento e que apresenta um desfecho agradável.

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2015/01/LeiturinhasDeKindle-17.html

Cassia 03/02/2014

Surpreendendo seus leitores, Josiane Veiga lançou “O Pilar”, um livro escrito quando ela ensaiava seus primeiros passos como escritora profissional – quando estava com cerca de quinze anos de idade.

É a história de Emma, uma menina que por força das circunstâncias vai parar dentro da história de um livro que apanhou para ler na biblioteca de sua escola, e vive uma sucessão de aventuras, enquanto busca desesperadamente manter-se viva e encontrar uma maneira de voltar para a sua realidade.

Na apresentação de sua obra, Josiane nos informa que, salvo algumas pequenas adaptações e correções para os dias de hoje, não mexeu em nada na estrutura da história – uma informação que leitores mais atentos costumam observar com cuidado, pois há muitos ‘escritores’ que alegam estar trazendo a seus leitores obras antigas ‘originais’, mas que, na realidade, não passam de textos menores, reformados, tentando iludir dando a impressão de que a criatura sempre foi um gênio precoce da Literatura.

Não é o que se vê aqui. A honestidade permeia o livro, onde se percebe a evidente empolgação de uma escritora iniciante, numa trama boa, mas ainda carecendo de maturidade e consistência. Talvez a característica mais forte da narrativa – e um traço evidente no estilo de Josiane de escrever - é a criação de personagens fortes e interessantes: é impossível você não conhecer Emma e logo ser cativado pela garota, que está longe de ser a mocinha típica desse tipo de história (aliás, numa outra característica da autora, a personagem, em vários momentos, ironiza o tipo de garota/situação geralmente encontrado em histórias de aventura).

Outro ponto positivo é que, apesar de se tratar de uma obra infanto-juvenil, não tem ares de pretensão (uma armadilha que muitas vezes pega o escritor iniciante, que quer impressionar o seu leitor, mostrando um imenso domínio da língua/técnica de escrita), e nem subestima o leitor mais novo. É um daqueles textos gostosos, que você pega pra ler e não larga enquanto não vê o fim.

Ao terminar a leitura de O Pilar, fica fácil entender como a autora acabou se tornando um dos expoentes da literatura BL nacional, além de se destacar em outras modalidades literárias: nota-se um evidente talento precoce, que só se aperfeiçoou com o passar do tempo. E nos deixa curiosos, indagando-nos: se com tão pouca idade, ela já tinha tanto potencial como escritora, até onde poderá chegar?