Acesso à Justiça

Acesso à Justiça Mauro Cappelletti ; Bryant Garth

Resenhas - Acesso à Justiça

Evilanne 03/05/2011

Agregou mais conhecimento...
Em uma primeira vista, o livro até parece aquele tipo que é feito com linguagem rebuscada, mas não. Os primeiros capítulos foram mais satisfatórios, fazendo análises curtas e grossas dos problemas de acesso à justiça e prováveis fatores que contribuem para tais problemas. Depois vem uma completa explanação dos meios desenvolvidos no mundo (especialmente Europa, EUA) para resolverem a questão. São diversos os mecanismos jurídicos de assistência desenvolvidos (sistema judicare, convênios ou grupos de planos de assistência jurídica, seguro jurídico, foruns especializados, tribunais de vizinhança e etc), alguns bem-sucedidos, outros com algum defeito.
Não fosse a falta de dados a cerca do nosso país, Brasil, eu teria achado o livro mais empolgante. Senti uma necessidade imensa de conhecer os mecanismos de "acesso à justiça" no Brasil, o desenvolvimento histórico desses mecanismos, e se havia tamanha preocupação por parte dos juristas em proporcionar melhores condições judiciais aos menos favorecidos.
É notável que muitos fatores apresentados no livro, que contribuiriam para um receio das pessoas na busca de justiça, sejam recorrentes no dia-a-dia. É comum observar pessoas que desconfiam de advogados, não confiam nos meios judiciais, deixam de buscar seus direitos por puro receio de entrar num ambiente como os tribunais, por exemplo.
No mais, o livro é esclarecedor e agrega amplas visões sobre o problema do acesso à justiça aos que se disporem a ler.

Kennia 15/03/2017

Recomendo
Linguagem ótima, excelente livro pra quem quer entender sobre os mecanismos/meios consensuais de solução de conflitos, mesmo sendo de Direito Comparado. Também nos ajudar a enxergar as origens, barreiras, soluções, reformas e mudanças para o um acesso efetivo à justiça, a partir dos obstáculos que o sistema judiciário enfrenta há vários anos, e que mesmo hoje, ainda se busca alcançar por uma assistência igualmente justa.

Hillary95 22/08/2020

Livro de extrema importância para estudantes de Direito e para pessoas que trabalham na área do Direito

Ophelia.0 11/05/2023

Não é hoje que eu vou trancar a faculdade!
A minha resenha para esse livro será bem curta, uma vez que foi uma leitura obrigatória para a faculdade e, bom, nada decorrente disso pode ser prazeroso...

Vou me limitar a dizer que ?Acesso à Justiça? é um estudo muito completo e, surpreendentemente, com a linguagem bastante acessível. A abordagem dos temas é ótima, sem idealizações e sempre pontuando as vantagens e desvantagens de todas as propostas. Porém, a análise ? como sempre ? ficou restrita aos países clássicos (Estados Unidos, Japão, nações europeias...), os quais já possuem uma literatura jurídica extensa, fato que restringe demais o alcance das teorias e do ?efetivo acesso à justiça?.