The Secret Diary of Lizzie Bennet

The Secret Diary of Lizzie Bennet Kate Rorick

Resenhas - The Secret Diary of Lizzie Bennet: A Novel

Lady 13/07/2014

A história todo mundo já conhece - TLBD é uma modernização de Orgulho e Preconceito em formato de vlog, onde Lizzie é uma estudande de pós em comunicação, e Darcy, um riquinho metido que vai parar em seu caminho ao acompanhar um grande amigo numa visita até a cidade onde ela mora. Eles se odeiam a princípio, mas com o tempo - e muitos mal entendidos depois - a coisa muda de figura, e um amor nasce.
Aí surgem as primeiras perguntas: The Secret Diary é uma "novelização" da websérie que o originou? Ou uma releitura de Orgulho e Preconceito? Dá pra ler sem ter visto o seriado?
Não. Não. Talvez.
The Secret Diary é um caso à parte. Ele não tenta nem transcrever os acontecimentos que a gente já viu na série, nem recontar cena a cena a obra original. Ao invés disso, ele é um... complemento. Ele retrata as cenas que a câmera de Lizzie não captura, aquelas cujo desenrolar nós tivemos conhecimento através de teatrinhos ou apenas pelas palavras de Lizzie. Ele foca em tudo o que é vital pra narrativa, sem, contudo, mastigar aquilo que nós já conhecemos - os vídeos - exceto quando é absolutamente necessário.
Quanto a ser uma leitura passível dos não-espectadores, tenho minhas dúvidas. Em primeiro lugar, é importante lembrar que o livro foi feito por causa e para os fãs, então um conhecimento prévio é meio que esperado. The Secret Diary não se estende em muitos acontecimentos, e apesar de ser bastante autoexplicativo no que diz respeito aos vlogs (que são mencionados, obviamente, várias e várias vezes, quando não transcritos), quase sempre eu comparava o momento narrativo com o episódio equivalente da série. É impossível, pra mim, desatrelar uma coisa da outra, e fiquei me perguntando o que aconteceria se eu não tivesse assistido. Eu com certeza teria um ponto de vista diferente. Talvez o livro até parecesse incompleto pra mim. Mas, de novo, não tenho como saber - eu faço parte do time de espectadores. E isso obviamente adiciona muito à minha experiência com a leitura.
Assim como o livro adiciona à experiência de rever os episódios. Através dele, eu tive uma perspectiva totalmente diferente de vários personagens que, sob o foco da câmera de Lizzie, acabam tendo suas personalidades um pouco... distorcidas. Desde Jane, que me pareceu mais humana, passando por Lydia, que subiu cada vez mais no meu conceito, e até em Caroline, que acabou se tornando muito mais compreensível do que eu jamais imaginei que ficaria. Todos eles ganharam luzes novas ao meu ver.
E tem também aqueles personagens que a gente não viu, e agora vimos. O Sr Bennet, principalmente. Quase todas as cenas que são, por assim dizer, reescritas do original, são as que envolvem ele. Em Orgulho & Preconceito, Lizzie e o pai tem uma conexão muito forte e especial, e embora isso seja mencionado várias vezes na série, é um pouco difícil de senti-la quando você não tem contato com um lado da história. O livro corrige isso, trazendo um enfoque muito grande na relação dos dois e em como isso faz diferença pra Lizzie. O mesmo acontece com a Dra Gardner - que passou de tia do livro a professora e orientadora na série. Afinal, os vlogs só começaram por causa dela. Ela é uma das personagens cuja importância era pré-determinada, mas não tão sentida quanto acabou sendo no livro, e gostei de ter mais dela.
No todo, The Secret Diary foi uma leitra incrível por vários motivos - pelo ritmo leve, pela já conhecida e amada história, pelos nervos a flor da pele página após página... Mal acabei e já estou com saudades. Estou vendo que em breve, vou ter que começar tudo de novo...

site: http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/2014/07/resenha-secret-diary-of-lizzie-bennet.html
Júlia 07/09/2022minha estante
vc ta acompanhando the look back diaries?

Júlia 07/09/2022minha estante
fui ler as resenhas da versao em portugues e eh bizarro o pessoal lendo sem nem saber da existencia da serie kkk quase unanime a opiniao de que tudo foi apressado e ngm gosta dos protagonistas

Mi Hummel 04/06/2015

E se Lizzie Bennet vivesse nos nossos tempos?
Adoro Jane Austen e, como boa estudante de comunicação...Adoro estudar estratégias transmídias e o mundo digital. Por aí, já se vê que quando me deparei com o livro fiquei um bom tempo matutando se deveria comprá-lo ou não. "Comprar ou não comprar? Comprar ou não comprar? Comprei-o-o!" (parodiando Armando Volta na época áurea da escolinha do professor Raimundo.)

Bem, me vi na obrigação de refazer esta resenha. Sim. REFAZER.
É bem verdade que o livro em si não me chamou tanta atenção...Mas, isso foi até eu viver a experiência por completo...Ler o livro e acompanhar a webserie e seus desdobramentos.
E, me vi obrigada a reconhecer que foi tomada pelo mesmo pré julgamento que acometeu Lizzie quando conheceu Darcy.
Pois é.
Tenho que louvar a iniciativa de Bernie Su e dar-lhe os parabéns. A estratégia transmídia é fantástica... Não há como não se sentir envolvida por Lizzie e seus diários.
Eu assisti cerca de 100 episódios - ou melhor, os devorei - para comprovar a eficiência da ação. Há coisas que você só desvenda no livro e há coisas que você só entende pela webserie.
O mais bacana nessa história toda é que há mais 2 narrativas paralelas à principal. Assim, você acompanha a "desgraça" de Lydia e ainda confere a perseguição de Darcy, Gigi e Fitz à George via uma nova tecnologia desenvolvida pela Pemberley Digital. E achei supreendente como tudo se encaixa.
Mesmo Mary, que a princípio achei pouco explorada, pela web a coisa é bem diferente.

Claro, há coisas de que senti falta, mas a adaptação foi muito bem feita. A partir do momento em que me permiti vivenciar a experiência fui sendo conquistada.

Então, bem, voltei para deixar as cinco estrelas e a recomendação de que você deve, além de ler o livro, explorar as redes sociais.
Júlia 07/09/2022minha estante
eh muito interessante ver como o livro aborda falhas de enredo da serie que nem os atores estavam cientes (pois o livro so surgiu depois)

Erica Belancieri 05/09/2015

The Secret Diary of Lizzie Bennet, traz uma adaptação moderna do clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen, trazendo os problemas e romances apresentados na história original para os dias de hoje, sendo que Lizzie é uma estudante de comunicação que usa um vlog sobre sua vida como tese para sua formação e Darcy é um rapaz que possui uma empresa de comunicação.
Desde o momento em que se conhecem Lizzie acha que Darcy é só um cara rico e arrogante, porém sua opinião começa a mudar depois de um tempo.
Na minha opinião, as situações que são apresentadas no romance original, foram brilhantemente transportadas para a realidade atual, o que torna o livro uma ótima fonte de entertenimento.
Além disso, esse livro é um complemento a web série "The Lizzie Bennet Diaries", trazendo detalhes que não foram apresentados na série, mas que trazem uma nova perspectiva para os fatos apresentados nela.

Nati 28/07/2018

"My name is Lizzie Bennet and..."
Eu sou apaixonada pela web series desde que eu descobri a existência dela, e claro que eu tinha que ler o livro! A história, obviamente, é igual ao mostrado na série, então é basicamente uma novelização, com o bônus de algumas cenas extras que não são mostradas em tela e às vezes nem comentada durante os vídeos. Adorei retornar a esse mundo e rever esses personagens que adoro, ainda mais por que, durante algumas entradas específicas, me dava vontade de reassistir àquele episódio, então acabei revendo a web series quase inteira novamente (e o conteúdo bônus, e as entrevistas com o cast e os bloopers...e quase Emma Approved inteiro). Em breve pretendo seguir com As Épicas Aventuras de Lydia Bennet, até por que gostei muito do que é feito com a personagem nesta adaptação!