Eu disse adeus ao namoro

Eu disse adeus ao namoro Joshua Harris

Resenhas - Eu disse adeus ao namoro

1 | 2 | 3 | 4

llalia 25/03/2024

Algum dia terei uma história pra contar ??
Livro direto, simples e fácil entendimento. Ele traz questões importantes que devem ser analisadas por todo jovem cristão que deseja, assim como eu, um relacionamento segundo a vontade de Deus e com alguém que tenha os mesmos valores e princípios.

Embora o autor já não acredite e nem considere como correto o que ele escreveu (o que me deixou bastante triste), creio que dá pra aprender grandes lições com este livro.

A cada página lida sentia um tapa na cara, parecia que tinha sido escrito exclusivamente sobre/pra mim.

Por muitas vezes, inconscientemente, acabamos deixando de lado princípios, valores, aquilo que acreditamos, para tentar se encaixar ou caber no mundinho de alguém. Por isso, o autor aborda questões sobre valorizar quem você é, aquilo que você acredita e sobre o que Deus deseja para sua vida.

Esse livro traz grandes alertas sobre práticas, posturas e atitudes que devem ser tomadas. Claro, que algumas pequenas coisas não concordo, como por exemplo, o namoro corte, (aliás, não que eu concorde que não seja bom, mas eu não namoraria corte, enfim...), mas é uma ideia que para o autor seria a melhor opção.

Entre tantos ensinamentos, creio que o mais difícil seja colocá-los em prática, mas se é um desejo do seu coração viver o período de solteiro, depois namoro, até chegar ao casamento, segundo aquilo que Deus deseja para cada um de seus filhos, tudo se tornará "mais fácil". Jesus sempre será nosso guia pra percorrermos esse caminho.

Outro fato importante, são as atitudes diárias que devemos ter com todos ao nosso redor, inclusive com aqueles que dividimos nossa rotina (pais, irmãos, amigos etc). Servir as pessoas, construir laços, amizades, sem segundas intenções é fundamental, e isso diz muito sobre o tipo de pessoa que sou e o tipo de pessoa que quero ao meu lado.

Viver o tempo de solteiro, servindo, buscando a Deus e seguindo a sua vontade traz mais leveza e nos ajuda a entender que o casamento não é o único propósito das nossas vidas. Que o caminho até ele é árduo. Que o período de solteiro deve ser de aprendizados, amadurecimento, crescimentos em algumas áreas da vida. É um período de dedicação à Deus, à sua vontade, de entender que o amor dEle nos é suficiente, de que o amor exige renúncia, sacrifícios. A morte de Jesus é o maior exemplo disso.

Pra quem está no processo de espera há um tempo ou quem se sente solitário(a), o autor cita uma frase (não lembro a autoria): "Quando me sentia solitária, eu pensava: Deus está me chamando de volta para Ele." Que esse seja sempre nosso pensamento todas as vezes que a solidão bater. Assim como citado no livro, a tarefa de guardar nossos corações ocorre nos lugares secretos da devoção. Então, que possamos viver nesses lugares.

Espero que esse livro seja um norte pra você que vive o processo de espera (e que esse não seja improdutivo). Que você possa compreender quais caminhos seguir e quais atitudes tomar. Lembre-se que, como Joshua afirmou, algum dia você terá uma história pra contar. Viva nessa certeza.

Eu creio, "algum dia terei uma história pra contar" ??

Aproveite a leitura! ?

Karoucruz 27/02/2024

Todo jovem cristão que preza por um casamento abençoado deveria ler esse livro
Muito importante os temas trabalhados nesse livro. Todo jovem cristão deveria ler esse livro antes de namorar ou de querer algo com alguém.

Muitos conselhos importantes para quem deseja namorar com propósito.

Os jovens atuais precisam entender o real sentido de namoro e casamento. Caso contrário, continuaremos a ter elevadas estatisticas de divórcio.

Gostei da abordagem do autor, das temáticas trabalhadas e das histórias contadas, citações boas. Não fugiu e nem se desviou da temática.

site: https://www.instagram.com/karoucruz/

Sarah 30/05/2023

Demorei muito para ler, cheguei a ficar dias sem encostar no livro pq me sentia bloqueada.
Algumas coisas achei de grande valia e outras achei a maior besteira já existente, ainda bem que dá para absorver o bom e esquecer o desnecessário
Fui com muita expectativa e saí frustrada

Reh 19/05/2023

Eu disse "adeus" entre aspas
O título já nos causa curiosidade, ele tem sentido no contexto cristão. Nós dizemos adeus ao namoro porque temos que viver um relacionamento para Glória Deus com fim no casamento; porém, enquanto o casal não passa no cartório precisa namorar e se conhecer, por isso eu uso aspas no meu "adeus".
O livro veio dos estados unidos, imagino que a cultura do namoro lá é levemente diferente, como por exemplo: os jovens vivem sozinhos (saem da casa dos pais aos 18) enquanto no Brasil o comum é morarmos com os pais até casarmos. Se lá é esse o contexto então a chance de um relacionamento ter relações sexuais mesmo fora do casamento é maior, mesmo no meio cristão. Percebi que o autor destacava isso várias vezes. E por ter esse contexto ele encoraja o leitor a fazer corte ao invés de namoro.
Corte é quando um casal não beija no namoro e se afasta ao máximo fisicamente falando. Nos estados unidos não existe a palavra namoro, existe girlfriend e boyfriend (namorada e namorado) então fazer uma côrte é viver um relacionamento com a real intenção de casar. Já no Brasil o namoro já faz isso, então se um casal tem um relacionamento com toques fisicos ou não é um detalhe, o importante é terminar no casamento.
O livro é cheio de histórias de amor de pessoas que o autor conheceu e foi interessante, porque na época o rapaz não havia casado, então era mais inesperiente.
Mas a ideia central do livro é mais do que aprovada, como já havia dito: o namoro precisa acabar no casamento, esse é o certo diante de Deus, mas não temos esse referencial de namoro mesmo entre os não religiosos, então muitos são radicais e declaram que dizem adeus ao namoro, namoro do "mundo, namoro com sexo, namoro sem futuro.
Super recomendo, principalmente aos jovens solteiros e namorando!

Kesaly.Ferreira 28/08/2022

E a através desse livro aprendi a servir meu irmão, minha mãe, meu pai, como um treino para a vida de casada, e eu sempre orava também para que essas atitudes não tivessem uma segunda intenção, é importante se preparar para casar, mas mais que isso é importante SERVIR, e graças a Deus faço isso como se fosse ao Senhor, e percebi que fazendo tudo como se fosse ao Senhor, é o jeito de estar pronta para casar.
Sirva os jovens da sua igreja como ao Senhor, assim encontrará um bom esposo.
Não nos apresse a casar, o casamento requer sacrifício. Nem todos nós, especialmente jovens, estamos totalmente prontos para isso.
E lembre -se de que Deus levou na cruz toda dor do fim e Ele mesmo nos diz para recomeçar, Ele nos promete o novo, o melhor. Ter sabedoria exige sacrifício, renúncia e ser humilde para receber conselhos.

Jucyane1 10/07/2022

Um livro ideia para adolescentes
Eu daria esse livro para um adolescente ler sem dúvidas. Mas para jovens que já tiveram experiências em relacionamento o assunto é meio ralo. Mas é importantíssimo indicar para quem é mais novo.

Ray 03/05/2022

Edificante...
Gostei bastante! Edificante e bastante esclarecedor. Recomendo muuito, leiaam! ??
Demorei mais por falta de tempo... ?

Toshiko.Pri 30/04/2022

Necessário!
Apesar de ser um livro não ficção, consegui ter uma leitura bem fluída.

Contém dicas preciosas para os cristãos solteiros ou mesmo aqueles que apenas estão cansados de como os relacionamentos amorosos estão tão superficiais hoje em dia.

Nos ensina a deixar o egoísmo de lado para pensarmos nos outros ao nosso redor.
Não simplesmente "seguir seu coração", "seguir seus sentimentos" e somente se importar com eles próprios..mas, se importar com o outro e com os sentimentos do outro, antes de querer se envolver emocionalmente com.

Todo cristão deveria ler e amadurecer seus pensamentos sobre o namoro/casamento

Mateus Guarnieri 21/04/2022

Ótimo livro
Livro fantástico. Claro que sempre fica um gosto agridoce por sabermos da apostasia do Josh, mas é um livro fenomenal, mostra muito de nossas intenções impuras e como vivemos como solteiros de maneira errada. Diria que é leitura obrigatória antes de namorar.

Madu 16/04/2022

adeus...
Toda vez que termino de ler algum livro sobre namoro fico muito reflexiva, afinal são muitas informações para serem absorvidas. Este livro não foi diferente. Chorei bastante (o que não é novidade), muitos livros me levam a chorar, especialmente aqueles que, com muito amor, apontam minhas falhas...
O autor apresenta uma visão muito linda sobre namoro. Nada de ilusões românticas baseadas em romances ou de consumismos vindo de uma cultura pornográfica. Ele apresenta uma cosmovisão bíblica sobre o namoro (se é que isso seja possível) ou melhor, uma cosmovisão para a falta do namoro, ao menos na forma que conhecemos. Afinal, ele faz uma bela apologia ao abandono da cultura de relacionamentos modernos.
É edificante, confrontador e amigável. Ao mesmo tempo que ele aponta tantas falhas, ele nos mostra exemplos, nos dizendo que não estamos sozinhos... é bom trazer isso à memória, não estamos sozinhos em nossas lutas. Muitos passam por isso, mas além desse conforto, temos um maior, um que vai além. Temos Cristo, Ele está conosco.

Ao saber sobre a apostasia do autor, fiquei um pouco receosa em relação ao livro, afinal é muito difícil desassociar a obra do criador. Mas lendo algumas resenhas sobre ele, vi uma frase que realmente descreveu perfeitamente a situação "a mensagem é bem maior do que o mensageiro".

Com cautela e senso crítico, assim como em qualquer leitura, recomendo. Uma excelente leitura!

Gaby 06/02/2022

Mudou minha vida
Li faz uns anos já, mas impactou minha vida! Minha percepção foi edificada demais!
Glórias a Deus por tudo!
Recomendo tremendamente!

Nii 22/01/2022

??
Um livro muito bom e essencial. Recomendo pra quem quer namorar futuramente, pra quem não quer namorar, pra quem já está namorando, até pra quem tá casado KKKK

danieldcm20 14/12/2021

Amor Inteligente
Excelente livro ?. Retrata principalmente ao longo do livro acerca do amor inteligente que pauta-se no princípio de estabelecer uma amizade firme e duradoura entre um homem e uma mulher até o casamento. O autor é contrário ao pensamento predominante em nosso tempo de muitos relacionamentos sem propósito do casamento. Ele baliza sempre seus pensamentos no servir ao Senhor, enquanto estiver solteiro e com certeza Deus honrará tanto o homem quanto a mulher em direção ao casamento.

Anny 10/12/2021

Perfect
Li esse livro por causa de uma citação no livro da Fabíola Melo, fiquei intrigada... e o título é pra chamar atenção de quem está decepcionado ou acabou de sair de um relacionamento, mas é muito mais abrangente, fala sobre pureza, compromisso e questiona se você realmente está preparado para o namoro e casamento... não é só sobre esperar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa, não apenas receber, é sobre doar, amar como a si mesmo...

Larissa | @laarii_rodrigues 05/12/2021

Inspirador
Joshua nos faz organizar os pensamentos. Nós faz colocar o coração e a mente no lugar certo. Me faz lembrar que quando confiamos e entregamos tudo ao Senhor, tudo dará certo de acordo com sua boa, perfeita e agradável vontade.

1 | 2 | 3 | 4