Eu servi o rei da Inglaterra

Eu servi o rei da Inglaterra Bohumil Hrabal
Bohumil Hrabal

Resenhas - Eu Servi o Rei da Inglaterra

Henrique Fendrich 20/09/2021

É uma daquelas obras em que você precisa realmente mergulhar na cabeça do personagem, porque todo o livro é constituído pela fala dele, não há um mísero diálogo no texto, apenas parágrafo atrás de parágrafo (e eles são realmente muito grandes). Se você consegue se identificar com o relato, a coisa flui naturalmente e pode ser muito agradável, mas, do contrário, terá muita dificuldade com a leitura. Infelizmente, a segunda opção foi o meu caso.

O livro tem qualquer coisa de "sonho", parece que a movimentação do personagem não obedece a um plano muito estruturado, mas que as coisas vão se sucedendo conforme o sabor do momento. Nesse sentido, há um tanto do que poderia ser chamado de surrealismo, a lembrar um pouco do nosso Campos de Carvalho, mas, a meu ver, sem o mesmo brilho.

Eu preferiria que o livro desse mais destaque à atuação do personagem durante a Segunda Guerra, quando, embora tcheco, aliou-se aos nazistas por causa da sua esposa alemã. Achei que ali havia um grande mote, mas ele é apenas um dos capítulos que perfazem o livro.

Este é o terceiro livro que leio do autor e foi o de que menos gostei. Nos outros, também há um estilo similar, possivelmente com mais diálogos, mas neles eu consegui realmente fazer o necessário mergulho na cabeça do personagem. Principalmente "Comboios rigorosamente vigiados", livro maravilhoso ao qual dei 5 estrelas e que não posso entender por que até hoje só foi editado em Portugal, sendo que é o original de um filme vencedor do Oscar.

Túlio 04/11/2017

!
Que brisa! Uma obra prima. Mas acho que talvez não vai agradar a todos. Começa com boa fluidez, o texto te atrai, te joga para dentro da história, que aliás, é relativamente simples, mas muito bem escrita. A medida que o personagem avança em suas aventuras há uma quebra de vínculo com a "realidade". Ele se torna cada vez mais introspectivo, onírico, senil. O escritor oscila (brilhantemente) entre gêneros literários diversos. Ora utiliza uma narrativa comum é bem regada, ora parece incorporar o melhor de um "García Márquez". E o faz de um parágrafo para o outro de maneira sutil, desavisada, com a leveza de uma pena, você que o acompanhe... É sarcástico, lunático, triste sem apelar, crítico sem ser bonachão, de modo geral brilhante!
LidoLendo 01/02/2024minha estante
Tulio!!! Depois de 6 anos, venho te agradecer pelo presente!! acabei de ler o livro hoje e é incrivel. que personagem inesquecivel! muito obrigada por me fazer conhecer esta obra.

Túlio 01/02/2024minha estante
Isa!... confesso que nem eu lembrava +... hahahaha... mas fico muito, muito feliz mesmo por vc ter lido essa obra. Ganhei meu dia! Uma pena essa capa "preguiçosa", merecia capa dura, e tudo que tem direito. Para mim é uma obra prima!

Jeca 25/12/2014

Eu servi o rei da Inglaterra
O livro viaja pelos fatos reais ocorridos entre os períodos de ocupação Alemã e soviética da republica Checa através de um personagem que narra sua história em empo real.
De aprendiz de garçom em busca de um sucesso maculado pelas suas escolhas, aquelas que ele acreditava estarem certas e outras equivocadas, as quais, o colocaram em contato ora ao lado de capitalistas, Eugenia e domínio socialista até chegar no seu retiro pessoal para poder viver ao seu próprio lado, isolado de tudo após ter sido tolerado pelos nazistas e acusado de colaboracionista e punido pelo país e por seus amigos.
Rico em detalhes e citações palpáveis, os locais, as pessoas, as instituições são todas reais - O Rei da Etiópia ; escritores; artistas; as firmas e a oportunidade de conhecer como que diferentes etnias se veem dentro dum pais dividido pelo domínio destes povos, coisas que como brasileiros , onde vivemos com negros, brancos, índios, mestiços e estrangeiros não conseguimos imaginar.
O livro é escrito de forma cômica com pitadas de tragédia e vale o jargão " Seria cômico se não fosse trágico".