JOELMA

JOELMA J. Modesto

Resenhas - JOELMA

Luciana Fátima 04/04/2014

Uma lenda paulistana
Em seu quarto livro, J. Modesto queria escrever sobre uma lenda urbana de São Paulo e começou a pesquisar sobre o incêndio do Edifício Joelma. Acabou deparando-se com um enigma anterior ao Joelma, o chamado "Crime do Poço", ocorrido em 1948, no qual um professor de Química da USP assassinou a mãe e as duas irmãs, jogando-as em um poço, no quintal de casa – local onde seria construído o Joelma, anos depois. A partir disso, Modesto foi construindo uma teia intrincada de personagens que, no devido tempo, encontram-se entre si, ou com uma criatura maligna de olhos vermelhos, que parece manipular diversas situações para alcançar seu objetivo demoníaco. Ficção e realidade confundem-se nesta história de mistério sobrenatural em um lugar que muitos acreditam amaldiçoado. Há a previsão para que o segundo volume – Joelma, Dentro da Escuridão – seja lançado ainda este ano.

(Texto escrito para Revista OCAS')

Cris 31/08/2018

Assustador!
Neste livro, o autor utiliza de um acontecimento histórico da cidade de São Paulo para construir a base do livro.

Na década de 1970, um dos mais modernos e imponentes edifícios de São Paulo foi destruído por um incêndio de causas não muito bem explicadas. A partir de então, surgiram várias histórias e lendas urbanas relacionados ao famoso Edifício Joelma.

O autor constrói a sua história 26 anos antes da tragédia e temos a narrativa intercalando a história em 3 núcleos principais:

A família do Professor Paulo mora na região central da cidade de São Paulo. E Paulo é um sujeito perturbado, que odeia a mãe e irmãs e acaba se envolvendo com espíritos do mal.

Em outra parte da cidade, conhecemos o delegado Afonso, que investiga o misterioso assassinato de uma freira, enquanto enfrenta problemas espirituais com sua família.

A história também envolve algumas figuras religiosas, como o Padre Antônio e o Médium espírita Gilberto com o jovem Henrique, cujas histórias são interligadas.

Todos os livros que li do autor são voltados para o terror e suspense, mas este aqui realmente foi o que me causou mais medo. Todos os personagens são influenciados por uma poderosa força do mal e tentam combatê-la.

A história é muito interessante, me deixou presa até o final, só que eu fiquei esperando uma explicação melhor ou uma ligação direta com a história do Edifício Joelma, mas acabei fazendo minhas suposições por conta própria.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/