Confissões de Adolescente

Confissões de Adolescente Maria Mariana

Resenhas - Confissões de Adolescente

Na42 13/11/2021

Confissões de adolescente
Eu achei o livro um pouco confuso, mas eu rindo muito ksksksk e aquelas meninas parece ser bem mais velhas do que falam q elas tem. A leitura é bem fácil li em 2 horas.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 19/07/2016

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
O livro da resenha de hoje é "Confissões de adolescente", escrito pela Maria Mariana e publicado pela antiga Editora Agir, atual HarperCollins Brasil. O livro traz trechos do diário de Maria Mariana que foram adaptados para uma peça teatral que estreou em 1992 e fez tanto sucesso que virou filme há poucos anos.

Eu nasci em 1991, então, ouvi falar de "Confissões de adolescente" praticamente a minha vida toda, e depois do lançamento do filme eu fiquei curiosíssima para ler o livro, comprei em uma promoção e ele ficou parado algum tempo na minha estante até que consegui encaixá-lo na segunda semana temática da Maratona Literária de Inverno, cujo tema era "livros hype", livros muito comentados.

Eu li "Confissões de adolescente" em poucas horas, é um livro bem curtinho, mistura de peça teatral e diário, com alguns extras como fotos, depoimento do pai da Maria Mariana sobre como foi a experiência de adaptar os escritos da filha para o palco e uma lista de conselhos que a autora, agora adulta, daria para ela mesma quando adolescente.

Imagino que para uma peça teatral, o texto seja muito bom, pois aborda de forma bem humorada os conflitos da adolescência, desde o seu início até o final: o primeiro beijo, os amores, a escola, contato com o mundo das drogas, gravidez não planejada, a busca por descobrir seu lugar no mundo. Segundo o pai da autora, a peça tocava tantas pessoas pela forma como os temas eram abordados com sinceridade, com naturalidade, fazendo com que os pais quisessem conversar com seus filhos adolescentes, e acredito que qualquer ajuda nesse diálogo entre gerações é importantíssima. No entanto, como livro, a sensação que tive ao finalizar a leitura foi de falta de aprofundamento; se você for ler, não espere uma história com começo, meio e fim, com personagens bem definidos, embora certamente vá se identificar com pelo menos uma das situações descritas. É uma leitura interessante também para observar como era ser adolescente há algumas décadas, quando ainda não vivíamos num mundo com uma presença tão forte da internet.

A edição que li foi comprada na Avon, é uma edição em formato econômico, com páginas brancas e capa sem orelhas (não sei como é a edição normal), tem uma boa diagramação (margens, espaçamento e letras de bom tamanho) e vários detalhes como ilustrações e fotos. A capa ficou bonita, gostei da imagem, fontes e cores escolhidas. Não me lembro de ter encontrado erros re revisão.

Alguns trechos:

"Seu Aroldo, como é que o senhor não me avisa que eu saí de casa com uma toalha amarelo ovo enrolada na cabeça?" (página 54, cena onde a personagem usa drogas pela primeira vez e sai para encontrar com uma amiga mas esquece de tirar a toalha dos cabelos, era por isso que as pessoas pareciam tão sorridentes para ela na rua, o porteiro do prédio preferiu não comentar nada, já que adolescentes algumas vezes vestem coisas estranhas)

"AMIGA 2 - Quantos anos?

Trinta e quatro, cheira cocaína, come puta e dá porrada em mulher. Ah, mas ele é um anjo, sabe? É uma pessoa linda, você tem que conhecer. Você faz um favor pra mim? Liga pro meu pai e diz pra ele que eu fui ao cinema com você?!" (página 62, sobre se relacionar com caras mais velhos e com defeitos que não seriam aprovados pelo pai)

"me desculpa se estou sendo desagradável, mas toma cuidado, leva o perigo a sério! Toma todos os cuidados. Há algo pelo qual valha a pena arriscar a sua vida? Talvez, talvez... Mas não pelo sexo, pelo sexo, não." (conselho de pai, que se preocupa ao ver a geração de sua filha correr riscos por causa da AIDS, que não era um problema em sua geração)

"Se este negócio de fumar maconha fosse bom, eu te oferecia todos os dias no café da manhã, pois eu quero o melhor para você. Maconha faz muito mal. Posso dizer, pois tive que caminhar por lugares bem escuros, até chegar a esta conclusão." (página 125, conselho que Maria Mariana daria para ela mesma se pudesse voltar no tempo e fosse sua mãe)

Enfim, esses são meus comentários sobre "Confissões de adolescente", um livro de leitura rápida, por ser o texto de uma peça de teatro, falando sobre dilemas adolescentes sem se aprofundar muito, mas certamente jogando luz sobre o tema.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/07/resenha-livro-confissoes-de-adolescente.html

Marcos.Coelho 21/07/2015

MARCOU UMA GERAÇÃO
A atriz Maria Mariana foi incentivada desde cedo pelo pai (o diretor de cinema Domingos Oliveira) a escrever diários; diários estes que viraram peça, que por sua vez virou livro, que por sua vez virou série e que por sua vez ganhou uma nova roupagem mais moderna e virou filme recentemente em 2014.
O primeiro beijo, o primeiro baseado, primeiro amor, namoros, paqueras, gravidez, aborto, relação com os pais, as amizades, os dilemas, enfim, são os segredos da adolescente revelados numa tentativa vitoriosa de abrir diálogo entre pais e filhos.
Confissões de Adolescente marcou uma geração.

Maluh Andrade 22/04/2015

Túnel do tempo...
É difícil escrever uma resenha de um livro cuja história marcou sua vida. Muitas mulheres da minha geração assistiram e se inspiraram na série de televisão, exibida pela TV Cultura, de mesmo nome.
Lembro como se ontem, que fiquei menstruada pela primeira vez no mesmo dia da irmã da caçula das meninas, interpretada pela Deborah Secco – e, por isto, me questionei sobre o que deveria fazer e resolvi imitar a personagem, mas com uma diferença: não tive coragem para a cera depilatória, corri para a gilete mesmo! Hahahahaha
Mas vamos falar do livro, não é?!
Como esse livro é bastante especial, eu levei algumas semanas para ler. Ele é bem fininho, mas eu não queria que acabasse, então rendi essa leitura o máximo que pude.
Leitura superfácil e acessível, acho que qualquer pessoa iria gostar da leitura, e mais ainda as adolescentes, afinal o livro é uma cópia do diário da autora, com direito às ilustrações originais, e que traz à tona os assuntos mais comuns no dia-a-dia destas, como: virgindade, drogas e a importância da relação com os pais.

Duda 10/07/2014

RESENHA: Confissões de adolescente (livro/filme/série)
Ta aí um tema que já virou praxe de tanto que é falado… Menstruação, namoros, virgindade, emprego, vestibular, pais, amigas, sexualidade… Ahhhh, a famosa puberdade. Dizem que é o melhor período da vida, e muitos discordam dizendo: “sofrer por amor, não ter independencia, ter que estudar pra caralh*?? isso é a melhor fase da vida?” Pois é, meu caro amigo, minha cara amiga, a adolescencia é o período em que tudo - coisas boas e ruins - acontece.
Antes de lançar o livro ou o filme, há um tempo atrás, eu havia assistido o seriado pelos motivos de qualquer adolescente: sanar minhas dúvidas sobre a puberdade. E devo dizer que o diretor e roteirista da série estavam de parabéns, assim como as atrizes. E depois veio o livro, MEU DEUS, QUE LIVRO.
Com um assunto totalmente clichê, Maria Mariana me fez ficar apaixonada pela sua história e de suas três amigas, praticamente a história toda eu já havia vivido na minha própria puberdade, porém mesmo assim, eu ria, chorava, e me emocionava com as situações em que as meninas se colocavam. Eu o li em menos de cinco horas por ser um livro pequeno e com apenas 126 páginas, e quando acabei eu queria mais, mais, mais e mais. Além disso, eu amei as ilustrações e rabiscos da autora, por ser tão realista e tão pertencente à minha realidade.
Então, anunciaram o filme. E eu pensei, tem como isso ficar melhor? O meu livro xodó virando filme. Só que eu demorei muito tempo pra assistir, queria ter ido no cinema porém não tive como, e desanimei. Então uma noite depois de uns quatro meses que já tinham lançado o filme eu decidi assistir. E minha mãe falou: “Ma, o que você vai assistir? Quero assistir junto.” E eu pensei, pronto, agora ferrou.
E no fim, nós assistimos juntas, e todas as cenas que eu pensei que iria ficar envergonhada, eu ri junto com ela. Adorei a atuação de todos, principalmente da Malu Rodrigues, e do João Fernandes que cresceu muito como ator.
Enfim, o filme, o seriado, e o livro aproximaram muito minha relação com a minha mãe, com meu namorado, com minhas amigas, e comigo mesma. Percebi que não sou a única que tem dúvidas e inseguranças e isso é só uma fase. E é sim, a melhor fase da vida.
Luana 18/03/2015minha estante
Bela resenha, Duda! Vi alguns episódios do seriado no YouTube há algum tempo e adorei! Tenho muita vontade de ver o filme, mas os seus comentários me fizeram querer ler o livro tbm! Lerei em breve! :)

Nathy 25/05/2014

Confissões de adolescente é um livro curtinho com poemas, fotos da autora e algumas experiencias, li esse livro super rápido menos de 2 horas e amei demais, conta historias do dia a dia de nos adolescentes como o primeiro beijo, a primeira vez, a primeira festa, super recomendado