Avaliando Empresas, Investindo em Ações

Felipe Augusto Russo

Resenhas - Avaliando Empresas, Investindo em Ações

Sarja 09/01/2021

Ótimo para começar
O livro é muito claro e consegue de forma simples ensinar ao leitor os princípios de uma análise fundamentalista. Ao mesmo que faz isso o livro não deixa de lado a complexidade que cabe a este assunto. Para quem está iniciando nesse mundo é uma leitura mais do que válida !

Nícolas 26/06/2021

Um livro para iniciantes
O livro ensina o básico dos principais setores da economia e das principais métricas quando se analisa o balanço de empresas a fim de se montar uma carteira de investimentos.

O livro não se aprofunda muito sendo apenas um primeiro contato com o assunto.

Como o livro foi escrito no auge do desempenho econômico brasileiro em 2007-2008, é desafiador ler esse livro e lembrar de todo o otimismo de outrora sem derramar uma lágrima ao confrontar com o cenário atual :'(

Charles 20/06/2018

Ótimo ponto de partida para construção de vocabulário sobre análise fundamentalista
O livro aborda desde conceitos básicos da macroeconomia, como juros e inflação, até questões técnicas da análise fundamentalista, como a interpretação de um balanço patrimonial, indicadores de mercado e precificação de ações.

A maior parte do livro é como um grande glossário de indicadores, demonstrando como obtê-los a partir de balanços patrimoniais. Considero a obra de grande valor para o investidor iniciante, pois facilitará a leitura e entendimento de relatórios fornecidos por empresas de análise e corretoras.

Deve-se atentar, porém, a certos conselhos que tendem à especulação. O autor, declaradamente "trader" no início do livro, parece estar falando sobre um nicho do qual não participa, embora tenha visivelmente estudado e se dedicado para escrever a obra.

Leo Limberger 15/08/2021

Bastante técnico
Considero um livro bastante técnico. Não recomendaria para quem está iniciando agora, pelo fato de achar mais importante estudar algumas teorias básicas antes. Para quem já conhece o básico e quer aprender sobre indicadores, ele é um bom livro introdutório. Gosto de usá-lo para rever indicadores e revisar alguns conceitos.

Luiz819 01/09/2020

Um livro excelente para quem quer começar
Esse livro é simplesmente fantástico. Muito didático e claro nos seus apontamentos. Vale muito a pena ler essa obra. Uma porta de entrada no universo da análise fundamentalista.

Suh Keppke 30/01/2021

Um livro de fácil compreensão, focado na análise fundamentalista de ações. Um guia para investidores iniciantes.

Larissa 15/03/2023

Livro bom para conhecimento de indicadores importantes na hora de investir em ações. Apesar de ser um pouco antigo é bem explicado e traz dicas para investidores.

novatec 03/12/2009

Avaliando Empresas, Investindo em Ações
Avaliando Empresas, Investindo em Ações é uma obra destinada a investidores que desejam conhecer, em detalhes, os métodos de análise que integram a linha de trabalho da escola fundamentalista, trazendo ao leitor, em linguagem clara e acessível, o conhecimento profundo dos elementos necessários a uma análise criteriosa da saúde financeira das empresas, envolvendo indicadores de balanço e de mercado, análise de liquidez e dos riscos pertinentes a fatores setoriais e conjunturas econômicas nacional e internacional. Por meio de exemplos práticos e ilustrações, os autores exercitam os conceitos teóricos abordados, desde os fundamentos básicos da economia até a formulação de estratégias para investimentos de longo prazo.

site oficial:http://www.novatec.com.br/livros/avaliando_emp/

Pablo Santos 13/04/2010

Análise fundamentalista
A obra de Debastiani e Russo pode ser classificada como intermediária, pois faz o “meio de campo” entre a teoria pesada de livros mais acadêmicos de mercados financeiros, valuation, e até mesmo entre a obra de Ben Graham, e a prática, que todos queremos saber.

Os autores fazem a introdução de muitos conceitos utilizados pelos analistas que adotam o método fundamentalista. Numa linguagem simples e clara, contém informações de economia, fórmulas financeiras, dados de mercado. Veja aqui um panorama capítulo a capítulo:

Leia mais em http://leituraenegocios.blogspot.com/2010/03/avaliando-empresas-investindo-em-acoes.html

revel 28/03/2011

gostei
Um bom livro, linguagem clara, objetiva e didática. Excelente para introduzir alguém na análise fundamentalista. Entretanto, aconselho participar de um bom simulador da bolsa de valores para ir praticando a teoria do livro, isso ajuda a compreensão.

Albert 14/05/2016

Indispensável para ampliar conhecimento
Ótimo trabalho de Debastiani e Russo sobre como avaliar e investir em ações. Devido a escassez tanto na disponibilidade como na qualidade dos livros voltados 100% ao nosso mercado, esta obra não só merece crédito, como o seu conteúdo é excelente e escrito de forma didática. Os autores tiveram o cuidado de não aprofundar muito o tema ao ponto de assustar com jargões financeiros e conceitos de difícil entendimento. Não é um livro "pronto" com avaliação e análise de empresa A ou B, e sim ensina quais aspectos dos indicadores fundamentalistas e contábeis verificar numa avaliação. Cabe ao leitor/investidor aprimorar a análise.

O livro mescla conceitos voltados ao investidor leigo e até certo nível intermediário. Debastiani e Russo abordam a importância dos indicadores macroeconômicos, considerações sobre fatores setoriais, o processo de divulgação dos dados das empresas, todos com muita praticidade, inclusive até onde encontrar as informações necessárias – muitos investidores ignoram e se aventuram sem uma base.

Já no tocante indicadores de mercado e de balanço, os autores são eficiente e levam o leitor a entender facilmente o que está por trás dos indicadores. Não fica de fora um breve estudo de caso de empresas reais de forma prática contendo comparação entre receita, lucro líquido, lucro por ação e etc. Na minha opinião poderiam aprofundar mais. Embora sucinto, gostei bastante do tópico relativo a Small Caps, até o momento não tinha visto num livro um texto claro sobre as peculiaridades das empresas de menor liquidez inclusive com comparações de liquidez de carteiras.

Outro ponto positivo, e que também muitos investidores não levam em consideração, é o quanto que se pode analisar num contexto mais amplo em relação à seleção de empresas de crescimento – detalhes como originalidade do produto, como a empresa pode implementar ideias e marketing, a diversificação dos produtos e atuação no mercado; bem como o impacto das medidas governamentais e jurídicas podem ter na companhia. Nesse aspecto os autores explanam que existe uma complexa relação entre mercado, fatos externos e internos, ou seja, mais um item a ser observado. Temos ainda um capítulo sobre gerenciamento e reavaliação com importantes diretrizes, muito bom para o leitor leigo adotar as precauções necessárias.

Avaliando Empresas – Investindo em Ações é um livro de grande valia com excelentes informações que podem nortear o investidor – eliminando muitas das dúvidas como: o que verificar, como analisar, o que comparar e etc. O leitor sentirá mais segurança utilizando-o como mais uma fonte agregada de conhecimento. Obra indispensável para ampliar o conhecimento antes de investir.

Roger Ruiz 10/12/2017

Agregou bastante
O livro me trouxe bons conhecimentos sobre a área de investimento. Recomendo.

Léo 26/10/2018

Um belo início
Uma boa didática, sem muita enrolação. Descreve claramente alguns pontos básicos para compreender como funciona o mercado de ações e o que é um mercado de ações.
Explana basicamente como fazer uma composição de carteira de médio a longo prazo usando uma validação, não uma análise, fundamentalista.
Cobre basicamente sobre distribuição de carteira, sobre os índices fundamentais e sobre avaliação de posição da carteira.
Minha crítica reside na falta de análise estatística e demais dados sobre avaliação de ações.
Como disse inúmeras vezes, é básico, mas muito bom.

RogerBoy 07/12/2019

O livro é um excelente guia para os investidores iniciantes, apresentando de forma concisa e coerente os principais indicadores fundamentalistas, variáveis importantes para avaliar ações, também características gerais sobre setores das empresas e também um pouco sobre macroeconomia. Não me detive às análises estatísticas e acredito que as as referências implícitas e explícitas a estratégias de market timing podem ser prejudiciais ao público alvo do livro.

brunoleomont 04/07/2020

Pra quem quer conhecer os fundamentos
É exatamente o livro que eu procurava, com uma linguagem simples, explica de forma muito simples os conceitos por trás dos resultados das empresas. Ele trás cases bem antigos e desatualizados das empresas. Mas o importante é que a análise de fundamentos não mudou com o tempo.