O ALEGRE DRAMÁTICO

Resenhas - O ALEGRE DRAMÁTICO

garotadovlog 19/09/2016

O Alegre Dramático | por Carol Sant
Boa tarde, leitores!
Como estão? Tudo belezinha?
Hoje venho falar sobre um livro de um parceiro aqui do blog e lá do canal, que é "O Alegre Dramático", do João Donizete. Vamos começar?!
Aqui vamos conhecer a história do Ângelo, que chega ao Rio de Janeiro incumbido de tomar conta de um ateliê de um amigo seu que vive no exterior. Cansado da rotina de acordar, ir ao ateliê e voltar para casa todos os dias, Ângelo percebe que na cidade maravilhosa existem muitas possibilidades, ele então consegue outro emprego em uma singela e simples lanchonete. Lá ele acaba conhecendo Bené, que além de trabalhar na lanchonete, também é compositor de samba-enredo e bon-vivant do carnaval da cidade.
Ângelo é jovem, ambicioso e livre, junto com Bené ele acaba mergulhando de cabeça no ambiente do samba carioca. Ele também conhece uma garota, com quem acaba rolando um relacionamento.
Eu curti bastante de ler o livro, a história é super original e única. A leitura é super rápida, pois a escrita do autor é bastante fluída, o livro é super curtinho, com apenas 157 páginas. Porém, senti falta de algumas coisas no decorrer da leitura, acho que o autor poderia e com certeza iria conseguir - se quisesse - se aprofundar mais na história de Ângelo. Também senti falta de algumas explicações para alguns acontecimentos do cotidiano de Ângelo, pois algumas pareciam acontecer sem algum sentido ou uma explicação para que tal coisa viesse a acontecer!
Tirando esses pontos que me incomodaram, o livro e a escrita do autor é muito fluída e rápida de se ler e além de tudo, gostei bastante do livro. Pessoas apaixonadas por carnavais com certeza irão adorar essa obra! Levou uma classificação de 3,5 estrelas lá no Skoob, e recomendado!
Beijos da Cah

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/2016/09/resenha-o-alegre-dramatico-joao.html

Carla Brandão 26/06/2016

João Donizete escolheu uma forma diferente de contar a história de O Alegre Dramático. Não há um caminho a ser seguido, uma confusão que precisa de um desfecho, as coisas simplesmente vão acontecendo e sendo narradas por Ângelo, o protagonista. Tudo tem início quando ele deixa Brasília para morar no Rio de Janeiro. O objetivo é cuidar do ateliê de arte de um amigo, que pouco fica no Brasil. Incomodado com o ócio e atraído pelo burburinho da Cidade Maravilhosa, consegue emprego em uma lanchonete. É lá também que faz amizades que mudarão completamente o rumo de sua vida.

"Todo começo traz um desafio. É tempo de conhecer, de aceitar ou recusar, de definir interesses e de criar resistências. Não daríamos o primeiro passo se não ousássemos desafiar os nossos limites. As dificuldades vencidas do início imunizam nossas convicções do futuro. Soltar os dedos da mãe e correr incontinente sem marcar território nem medir o infinito. Iniciar uma vida e vivê-la sem sua plenitude! Abrir caminhos, pisar o chão com firmeza e fazer história."

Bené, um desses novos amigos, é compositor de samba-enredo de uma escola e apresenta para Ângelo os bastidores desse universo até então desconhecido. Em meio a ensaios e feijoadas os dois conversam bastante, e são de Bené algumas das reflexões mais bonitas do livro.

"Só quem é capaz de entender estrelas pode perceber o quanto uma vida humana passa rápido."

Se fosse para definir em uma palavra a obra de João Dozinete, a palavra seria brasileiro. O samba, o carnaval, as favelas, os bairros tradicionais do Rio de Janeiro, os hábitos, o jeito de falar... Tudo isso é retratado com riqueza de detalhes ao longo de suas 159 páginas.

É um livro escrito por um brasileiro, ambientado no Brasil e que faz uso, basicamente, de elementos da cultura popular para contar uma história de amizade, amor, escolhas e conquistas. Em meio a tantos livros estrangeiros ou mesmo nacionais que pouco privilegiam tais elementos, foi bom ter a oportunidade de ler uma história onde nossa cultura foi também protagonista.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2014/02/resenha-o-alegre-dramatico-joao-donizete.html

Arca Literária 11/06/2014

Fantástico
Hoje trago a resenha desse maravilhoso livro do autor nacional do João Donizete, "O Alegre Dramático".

O Alegre Dramático nos conta a história de Ângelo, um jovem que parte para o Rio de Janeiro em busca de um começo. Como todo jovem, ele tem planos, sonhos, perspectivas de ter uma vida boa e feliz nesse novo lugar que agora ele irá desbravar.

Aos poucos o Ângelo percebe que nem tudo são flores, que para atingir os objetivos esperados é necessário dedicação e muitas vezes, abnegação; mas, a recompensa é boa. Que na vida temos que passar por momentos tristes, mas que esses também são responsáveis por construir o ser humano e pelo próprio amadurecimento. Em contrapartida, ele descobre novos horizontes, o prazer nas pequenas coisas e no amor.

A vida é isso! Percorrer um longo caminho de altos e baixos; mas os valores que vamos adquirindo ao longo da caminhada nos enriquece, nos amadurece e nos permite evoluir constantemente.

Minhas impressões

Esse livro me surpreendeu. É bem verdade que a sinopse me despertou, mas o livro superou minhas expectativas.

O Alegre Dramatismo se revela como arte de apreciar. Apreciar uma boa paisagem, a companhia de boas pessoas, sentir perfumes; como o de uma flor, de alguém, de uma fruta; se envolver com as cores e viajar nas canções. Ou seja, é aproveitar todos os momentos nos mínimos detalhes, abrir o leque do nosso campo sensorial.

" Porque a vida não está no que foi nem no que será; está no presente, no momento da última respiração ".

Esse livro me fez refletir bastante, não que não pensemos nos pontos que ele consegue abordar com muita propriedade, mas penso que nos esquecemos. De dar valor aos pequenos momentos. Perdemos muito tempo com o ter e não, com o ser. Isso faz com que deixemos de lado momentos significativos na vida, que uma vez não vividos, muitas vezes são impossíveis de o serem no futuro.

O capitulo que mais gostei foi o intitulado como "Amigo", o escritor fez uma análise aprofundada da amizade e foi uma das melhores vistas por mim.

Da beleza do nascimento à efemeridade da Vida, O Alegre Dramático aborda pontos importantes da vida, a sua dualidade constante com uma pitada de poesia. Algo realmente fantástico que o Donizete conseguiu construir.

Leitura mais que recomendada, para você que aprecia um bom livro.

Até a próxima!

site: http://blogandolinhas.blogspot.com.br/

Caroline 24/03/2014

Fantástico!

Bom dia!

Minhas impressões

Leitura mais que recomendada, para você que aprecia um bom livro.

Até a próxima!

site: blogandolinhas.blogspot.com.br