Os Portais de Anúbis

Malu 17/12/2016

Principalmente
Assustador.

Zana 24/04/2012

Sai que esse corpo não te pertence!
Tim Powers conseguiu escrever um livro primoroso, com uma qualidade de texto indiscutível. O enredo é desenvolvido de modo magistral, com capacidade de prender a atenção do leitor de forma inigualável. O enredo contempla História, surrealismo, literatura fantástica, realismo mágico, ficção especulativa, ficção absurdista, ação, suspense e terror.

“Os Portais de Anúbis” têm inicio em Londres, ano de 1983. Narra a história de um pacato professor de literatura chamado Brendan Doyle, especialista em literatura de língua inglesa do século XIX. Doyle recebe uma estranha e irrecusável proposta de um milionário sinistro para ministrar uma palestra sobre determinado poeta e efetuar uma viagem no tempo (através de mágicas fendas temporais – Os portais de Anúbis) para assistir uma palestra do próprio poeta na Inglaterra de 1810. Nesta jornada fantástica, além de encontrar notórios poetas (dentre eles, um Lorde Byron programado para matar o Rei da Inglaterra), Brendan Doyle, confrontará o submundo de Londres e uma mistura surreal composta de mendigos organizados por um anômalo palhaço, praticante de grotescos experimentos; feiticeiros egípcios, tentando modificar a história da humanidade; uma mulher disfarçada de homem no encalço de um estranho lobisomem que ataca suas vítimas trocando de corpo com elas.

Apesar de a história ser bem elaborada, a presença de “Ka”s (espécies de clones) e constantes trocas de corpos terminam gerando alguma confusão. Assim, convém ao leitor ficar atento, pois de outra forma pode vir a perder o fio da meada. Em determinados momentos é necessário que se diga - Sai que esse corpo não te pertence! (rsrs), e empreender uma leitura cautelosa.

Outro ponto em destaque é a forma engenhosa como o autor consegue conduzir a trama, modificando acontecimentos e circunstancias sem, contudo, alterar fatos da História, elemento a ser considerado quando o argumento envolve viagem no tempo.

Os Portais de Anúbis consiste num desses poucos livros que vale a pena uma releitura. Confira caro leitor, acredito que não vai se arrepender!

Rita Nunes 18/04/2012

O melhor de todos
Este é o meu livro favorito de todos os tempos! A história é complexa mas muito bem amarrada, incrível! Tem muitos elementos fantásticos, é perfeito pra quem gosta de ficção. Não quero falar demais dele pra não estragar pra quem ainda não leu. Só posso recomendar.

Dexter 15/07/2010

A história é boa, realmente. Mas o livro é bem confuso, tudo bem que culpo meu pouco tempo para leitura ultimamente, mas é muito personagem, muitas épocas, chegou uma hora em que eu não me preocupava em saber quem é quem, a não ser os protagonistas e em que corpos eles estavam (spoiler).

Acho que ajudaria bastante se eu conhecesse um pouco de literatura britânica, porque ao que parece ele usa muitas referências de lá...

Pra quem gosta tem elementais, seres de fogo e do vento, isso eu gostei muito! Mas eu esperava uma explicação melhor para a mitologia egípicia usada.

Depois vou partir pro livro de pirata dele, devo gostar mais!
^_^

Intemais
Dex.
@apilhadathay 14/02/2011minha estante
Estou doida pra ler este livro. Gostaria de encontrar uma versão e-book ^^