Cães mortos não uivam para a lua

Cães mortos não uivam para a lua Eduardo Kasse

Resenhas - Cães mortos não uivam para a lua

PorEssasPáginas 12/10/2014

A Cuca Recomenda: Cães mortos não uivam para a lua - Por Essas Páginas
Cães mortos não uivam para a lua é mais um conto de fantasia histórica do autor Eduardo Kasse. Publicado pela Editora Draco na coleção Contos do Dragão, ele foi uma das leituras que selecionei na Maratona Brasuca no formato e-book. Assim como outras obras do autor, o texto também fala sobre a guerra, mas dessa vez na visão de quatro jovens, ou melhor dizendo, meninos, algo horrível, mas que naquela época era comum, o fato de crianças lutarem batalhas.

O conto mostra cenas cotidianas dos meninos, antes de entrarem em sua primeira batalha. É perceptível como eles tratam a guerra como uma brincadeira, zombando até mesmo de seus ferimentos. Isso para mim foi um pouco triste, pensar que em alguma época fomos tão bárbaros que crianças brincavam de matar (e, se pensarmos bem, será que evoluímos? Ainda há crianças com esse pensamento, nas ruas, que viraram o nosso campo de batalha atualmente. É algo a se refletir, especialmente hoje, dia 12 de outubro. Em comparação à uma época tão antiga, que é o cenário dessa história, será que evoluímos? Ou ainda somos bárbaros?). O conto, no entanto, não passa isso como algo necessariamente ruim, talvez por sua precisão histórica, o que é compreensível, afinal, naquela época isso era algo normal; toda a narrativa passa em um tom leve, quase zombeteiro. Em certo momento, um dos meninos conta uma história sobre como ele nasceu; é isso que dá um pequeno tom sobrenatural e fantástico ao conto, e foi a parte que mais interessante e que eu gostaria que tivesse sido mais explorada. Apesar de intrigante, a pequena narrativa dentro do conto acabou se tornando apenas um acessório pouco útil e deslocado em meio à totalidade.

Infelizmente, dessa vez, o conto não me agradou, ao menos não como eu esperava. Fiquei com uma sensação vazia, como se tivesse lido apenas um passar do tempo, um trecho narrativo onde nada intrigante ou surpreendente chega a acontecer. O conto termina como começou, sem uma real evolução, sem causar um impacto no leitor. Sendo um conto do início da carreira do autor, há de se levar em conta sua inexperiência, mas fica também a sensação de que o texto poderia ter sido um pouco mais lapidado na edição. Vale mais para quem curte fantasia histórica e histórias sobre guerras e batalhas.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-caes-mortos-nao-uivam-para-a-lua

Marcos Pinto 22/11/2014

Excelente conto
Desde que desbravei Guerras Eternas, estava com vontade de ler mais textos do Eduardo Kasse. Depois de três livros e um conto, já me considerava um fã. Após a leitura desse segundo conto, minha admiração pelo autor só aumentou.

Dessa vez, os vampiros saem de cena e entram um grupo de amigos, Edan, Burt, Ricard e Edulf. Eles, apesar de muito jovens, foram recrutados para a guerra e, obviamente, estão desesperados de medo, mas também com vontade de se tornarem heróis. Porém, para enfrentar o inimigo, eles possuem apenas espadas velhas e enferrujadas.

Como já era de se esperar, se tratando de Kasse, certamente haveria um elemento fantástico na história. Esse detalhe fica a cargo de Edan: ele possui um rabo, como se fosse um cachorrinho. Como e o porquê eu não vou dizer, só lendo o conto para descobrir. Entretanto, nesta guerra que se aproxima, o jovem rabudo não resisti descobrirá qual é o seu destino.

“Ele cambaleou três passos, o suficiente para Edulf sacar o podão e rasgar o peito do homem com um golpe violento de cima para baixo. Sentiu os ossos sendo partidos e o sangue jorrou para cima. Sorriu”.

Como todo conto curto, não há um aprofundamento grande dos personagens, até por questão de espaço. Porém, mesmo assim, Kasse consegue prender o leitor com o quarteto de garotos. E Edan foi o meu favorito, principalmente por causa da ousadia que demonstra.

Outro ponto importante que vale ser salientado é a questão histórica: assim como nos seus livros, Kasse se baseia em fatos verídicos para criar sua fantasia. Isso dá mais confiabilidade ao conto e, também, cria uma atmosfera envolvente.

Não há como me alongar mais, pois, certamente, acabaria proferindo um spoiler. Então, por isso, deixo apenas a seguinte mensagem: leia o conto e os livros do autor; vocês certamente vão adorar. Eduardo Kasse está, sem dúvidas, entre os melhores autores da fantasia contemporânea brasileira.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2017/01/resenha-caes-mortos-nao-uivam-para-lua.html

Marcos Antonio 26/07/2017

Guerra
Ele mostra pela visão de 4 homens os horrores da guerra, onde todos saem perdendo.