O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

RickardoMoura 21/03/2024

Interessante
O livro traz um panorama histórico sobre a ciência da probabilidade e estatística, passando por diversos nomes da matemática e outros ramos.
Não gostei tanto do livro, talvez por nunca ter sido um bom aluno em matemática, assim, em diversas explicações e exemplos fiquei confuso.
Há uma passagem bem interessante em que o autor demonstra que a maioria dos casos de sucesso humano não dependeu de talento ou aleatoriedade (acaso, sorte) mas sim de insistência! Quanto mais você insiste mais aumenta a chance de sucesso.

?O manuscrito de Tempo de matar, de John Grisham, foi rejeitado por 26 editores;?

?E o primeiro Harry Potter, de J.K. Rowling, foi rejeitado por nove.?

Entre outros.

?É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto ? o conjunto das pessoas que não desistem.?

Katze 26/02/2024

Eu gostei muito da abordagem prática do livro sobre conceitos difíceis de se entender sobre probabilidade e o acaso. A leitura não foi cansativa e me fez repensar conceitos de sorte e azar.
O livro te mostra que nem sempre os mais aptos são os que saem vencedores, mas os que não desistem de tentar c:

Só não dou nota máxima porque teve algumas partes que me pareceram sexistas.

jorgemrisco 18/02/2024

Excelente livro, li duas vezes. Disposição de ideias sóbria e direta, sem enrolação ou charlatanismo (em português claro: não tem papo de coach). Apresenta uma, possivelmente inusitada, perspectiva com exemplos, cenários e humor ácido.
Livro curto porém de grande impacto, abordar com mentalidade analítica e aberta.
Larissa 19/02/2024minha estante
vou ler pela sua indicação ??

Itchenco 04/02/2024

Penei
Demorei bem mais que o habitual para ler esse livro. Em alguns momentos tive dificuldades para ter foco, e entender alguns temas abordados no livro. Não tinha noção do que se tratava o livro, não li nenhuma resenha, apenas me aventurei. Matemática nunca foi algo que me chamasse muito a atenção, e por isso, penei. Mas de forma geral, até mesmo para os leigos dá para se tirar um proveito e entender de forma geral o que o autor quer apresentar.

Biafort.Meireles 18/01/2024

O que seria o andar do bêbado?
É a segunda vez que leio o livro. Me deu vontade de reler depois da leitura do livro Rápido e Devagar. Aqui, inclusive, os autores são citados. O início foi um aprendizado sobre a história da matemática e da probabilidade. Depois, revi conceitos da estatística e sua história. Mas eu gostei mesmo foi do final do livro, pois aprendi sobre as aplicações da estatística nas nossas vidas, nos negócios, no esporte, na área financeira e na politica. O sucesso pode ser também pelo acaso, além da tão exaltada habilidade. Adorei a analogia do título: Andando como um bêbado, só lendo para entender.

renacentist 18/01/2024

"Não somos capazes de enxergar o potencial individual, apenas seus resultados, e assim frequentemente fazemos julgamentos equivocados, pensando que os resultados devem refletir o interior"
"O modo como enxergamos o mundo seria muito diferente de todos os nossos
Julgamentos pudessem ser isolados da expectativa e baseados apenas em informações relevantes"

Jéssica 29/12/2023

Muita boa as explicações de estatísticas e os exemplos, a gistoria por trás dos estudos e dos cientistas são maravilhosas

C. P. 02/11/2023

Se gosta de probabilidade...
Adoro esses livros que misturam história com matemática e ciências no geral!!
Pq sai da teoria ali no livro didático e torna a coisa toda muito mais interessante e até mesmo mais lembravel... nem sei se existe essa palavra, mas que fixa mais o conhecimento dessa forma. Fixa sim.

Junior.Dias 10/07/2023

Um livro técnico e lento
Bom, o livro para te preparar para o assunto que ele trata traz diversos capítulos enfadonhos, porém necessário para compreender o conceito apresentado.

Danielle.Bertagnolli 08/07/2023

Apesar de o livro ser antigo, ainda não havia lido. Ele tem muitas semelhanças com o Rápido e adevagar, inclusive trazendo diversas remissões expressas à obra de Kannemann.

Leandro Brito 03/07/2023

Não escrevo isto por acaso ?
Esperava uma linguagem mais matemática ao longo do livro, com mais equações e fórmulas. Apesar disso, o livro traz boas reflexões sobre o acaso e a aleatoriedade, introduz alguns conceitos e apresenta fatos históricos do desenvolvimento da teoria matemática da probabilidade.

Camila 28/06/2023

A vida e as probabilidades
Esse livro tive que ler devagar para conseguir acompanhar cada parte, pois se refere aos estudos das probabilidades pela visão de muitos estudiosos.
O autor explora os métodos estatísticos utilizados, ao mesmo tempo tenta relacionar isso com a vidae , em alguns momentos decreve um pouco a biografia dos cientistas citados.
Um livro que gostei de ler.

pslover_ 20/06/2023

Quando se espera o pior, a reação tende a ser + instintiva.
No fim das contas, é tudo uma questão de má interpretação do acaso. Como bem observado no livro, muito do que nos acontece, na carreira, nos investimentos e na vida pessoal, resulta tanto de fatores aleatórios quanto de habilidade, preparação ou esforço.