O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Pedro.Melo 08/10/2021

Uma visão do acaso nas nossas vidas
Esse livro aborda um tema muito interessante, que chama atenção pelo título e sua leitura é instigante e mesmo para mim que nao costumo ler livros desse tipo gostei! O autor realmente fez uma pesquisa enorme, visto a quantidade de notas no livro todo, o que dá bastante credibilidade ao trabalho.

Tarso 03/10/2021

O aleatório que nos governa
Buscamos padrões tudo, é uma característica humana. Por essa razão tentamos atribuir significa a todo e qualquer evento de nossas vidas e muitas das vezes desconsideramos fatores aleatorios que agem nesses eventos. O livro mostra como o aleatório pode ser observador e indica diversos exemplos de sua ação. É um livro muito legal e curioso.

Paulo 31/08/2021

Leitura leve!
Que livro fantástico, abre nossa visão para diversas situações. E muitas coisas que as vezes nos pegamos refletindo e filosofando, o autor aborda no livro. Recomendo a leitura, principalmente para quem está envolvido com pesquisa e desenvolvimento, mas com certeza, todos deveriam ler. Muito conhecimento apresentado de forma simples. Com certeza entrou na minha lista de releitura.

Tiago Bessa 09/08/2021

Sobre o acaso
A linha que une a habilidade e o sucesso é frouxa e elástica. É fácil enxergarmos grandes qualidades em livros campeões de vendas, ou vermos certas carências em manuscritos não publicados, vodcas inexpressivas ou pessoas que ainda estão lutando pelo reconhecimento em qualquer área. É fácil acreditarmos que as ideias que funcionaram eram boas ideias, que os planos bem-sucedidos foram bem projetados, e que as ideias e os planos que não se saíram bem foram mal concebidos. É fácil transformar os mais bem-sucedidos em heróis, olhando com desdém para o resto. Porém, a habilidade não garante conquistas, e as conquistas não são proporcionais à habilidade. Assim, é importante mantermos sempre em mente o outro termo da equação - o papel do acaso. Quando os mais bem-sucedidos em qualquer área são tratados como super-heróis, isso não chega a ser uma tragédia. Porém, quando desistimos de algum projeto por acreditarmos no julgamento dos outros, ou do mercado, em vez de acreditarmos em nós mesmos, trata-se realmente de uma tragédia. (p. 208)

Tiago Bessa 09/08/2021

Sobre o acaso

svrrichard 06/07/2021

Foi o primeiro livro "mais adulto" que li. Trata de diversos assuntos que tentam provar sobre como é complicado e talvez impossível descrever os fenômenos da aleatoriedade.

É interessante analisar como as pessoas tentam a muito custo desvendar de forma lógica tudo que percorre as nossas vidas e dificilmente aceitam que algumas ocasiões acontecem de forma natural, sem que possamos entendê-las até que realmente ocorram.

O livro é dividido em 10 capítulos e são bem distintos quanto ao grau de dificuldade. Eu, me considerando um entusiasta da matemática, me aprofundei bastante em uns 7 dentre os 10. Os outros 3 foram bem confusos e acredito que de melhor entendimento para estudantes e profissionais da área. E não um recém formado em Direito, como eu!

Ainda, com exceção desses 3 capítulos que infelizmente não compreendi tão bem, gostei muito dos novos aprendizados.
Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Também sou da área jurídica, não sou tão entusiasta da matemática, mas quero ler o livro pela temática interessante. Queria saber se ele é recomendado para leigos em exatas.

svrrichard 07/12/2021minha estante
Não é muito simples, não. O autor deduz que as pessoas que irão ler o livro possuem muito conhecimento matemático.

Batatinha 01/07/2021

Como vim parar aqui...
Ótimo livro, com casos e exemplos de como o aleatório é importante e que está ligado as nossas vidas. A matemática aqui é mais explicativa (sem fórmulas e cálculos), o que vem a ser um ponto positivo na leitura. Gostei demais dessa leitura.

Fernanda 31/05/2021

Leitura densa
É um ótimo livro para entender a origem de muitos teoremas, o que achei bem curioso. Porém é uma leitura muito densa, que precisa de atenção.

Tiago.Costa 09/05/2021

E fácil transformar os mais bem sucedidos em heróis, olhando com desdém para o resto. Porém, a habilidade não garante conquista, e as conquistas não são proporcionais à habilidade. Assim, é importante mantermos sempre em mente o outro termo da equação - o papel do acaso.

O andar do bêbado.

Gabriel 24/04/2021

Como o andar de um bêbado diz tanto sobre a vida
Nesse trabalho incrível, Leonard Mlodinow, traz de forma brilhante conceitos estatísticos para nossa vida cotidiana. Não somos treinados a entender de forma eficaz a aleatoriedade da realidade e cometemos erros severos nesse processo. Possuímos a necessidade de controlar o ambiente ao nosso redor, talvez por uma adaptação evolutiva para a sobrevivência, mas esse controle não existe de fato, e o que existe é uma forma aleatória de ocorrências e o melhor que podemos fazer é nos submetermos o máximo a fracassos, pois um deles será um sucesso.
O livro joga por terra a teoria determinista presente na época da física newtoniana, mas não consigo deixar de refletir sobre a frase de Laplace no começo do capítulo 10.
Determinismo, efeito borboleta e teoria do caos são os conceitos que me marcaram, mas muito mais do que isso: como o andar de um bêbado diz tanto sobre a vida.

Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Então não recomendaria para leigos em exatas? Algo me diz que esse livro lembra o famoso "Rápido e devagar".

Nubia.Costa 14/12/2021minha estante
Então, o livro é de um autor "acadêmico", e pelas minhas experiências nestes tipos de leitura, um autor acadêmico muitas vezes usa uma escrita muito técnica da área e acaba que isso torna a leitura um pouco enfadonha pra quem não é da área. Dito isto, e ressaltando que estatística está dentro de minha área de formação, pra mim a leitura não foi muito proveitosa.
Rápido e devagar também está na minha lista só que parei, não porque achei enfadonha mas porque, pra mim, é uma leitura mais pesada e que eu não tava na mesma vibe, mas que pretendo voltar a leitura.
É isso, espero ter ajudado ??

Tiago Absolão. 14/12/2021minha estante
Entendo, dependendo da proposta do autor ele tem sucesso, de fato o " excesso de tecnicismo" afasta um público leigo ou novo com interesse no assunto. Agora se o objetivo é falar pra um público específico mesmo e não ser tão abrangente, aí o autor tem sucesso nesse quesito. Me surpreendeu que sendo da tua área a leitura não foi tão proveitosa. Mas enfim, me enquadro no público leigo com interesse em me aventurar nesse assunto que parece ser abordado de um modo diferente do convencional. Sobre rápido e devagar peguei só parâmetros gerais e citações, ainda não o li, mas pretendo ler também. Mas enfim, sucesso, o comentário contribuiu sim, obrigado.

Tiago Absolão. 14/12/2021minha estante
Pode afastar*

Jonathan 09/04/2021

Não gostei.
Muitas teorias, mas não me prendeu. Até me esforcei pra finalizar, mas não via a hora de acabar...

JoAo.Padilha 30/03/2021

Um livro sobre a história da matemática e a acaso
Bem, o livro conta toda a historia da probabilidade e estatistica, contando um pouco em paralelo a vida dos matemáticos que fizeram as descobertas e progressões ao longo dos anos, com alguns exemplos do dia a dia e eventos famosos que ocorreram com o mesmo paralo com os principios da matemática. Não é um livro para todos, requer atenção, além de ser um pouco cansativo durante a sua metade. Recomendo demais para quem gosta do tema.

Mateus 06/03/2021

A vida é caótica e devemos aceitar isso
Quando paguei a disciplina de Probabilidade & Estatística, na universidade, a professora (inteligentíssima, diga-se de passagem) disse em uma das aulas algo que nunca mais esqueci: Correlação não implica causalidade. Esse é um dos pontos principais do livro e é algo que, ainda mais nesses tempos de pandemia e desinformação, a população em geral se recusa a compreender.

O livro me fez lembrar de algumas coisas boas da universidade, (engenharia da computação é um curso bem sofrido, hahaha), senti saudades até das disciplinas de Cálculo. É muito bem escrito e a sua abordagem com a história da matemática me lembrou um pouco o modo como Stephen Hawking faz o mesmo, mas com a física.

Iale 06/03/2021

Viva a probabilidade e aleatoriedade
Vivemos num mundo de analise de dados e que td é preditivo, mas é interessante o contraponto da probabilidade dos eventos, mostra que precisamos de um volume mt grande de informações pra tentar entender ou prever um determinado comportamento, e mesmo assim ainda existiram fatores externos aleatórios que podem ser influentes. É importante estudar essa base de dados, mas não cegar-se a ela.