O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Tarcísio 20/07/2010

Qual a probabilidade de você gostar de um livro há meses na lista dos mais vendidos e sobre um assunto que lhe interessa bastante ? Em "O Andar do Bêbado", probabilidades, estatísticas e principalmente o papel do acaso na vida das pessoas são os principais temas. Respondendo a questão acima, as chances são muito grandes de que você goste muito, mas da mesma forma que os estatísticos e matemáticos erram em suas previsões, eu falhei ao ter certeza que iria me encantar com o livro de Mlodinow.

A verdade é que o livro não é ruim, pelo contrário, é bem escrito, muito bem fundamentado, com inúmeras referências bibliográficas. O principal problema é que ele não cumpre o que promete. O objetivo de trazer um assunto tão complexo aos leitores leigos é alcançado em apenas alguns capítulos do livro (capítulos 1, 2 e 10), sendo que nos outros o autor presume (talvez não intencionalmente) que o leitor tenha alguns conhecimentos matemáticos médios para conseguir entender a mensagem que tenta passar. Mesmos nos capítulos escritos em linguajar mais acessível alguns exemplos e assuntos se repetem, tornando a leitura meio maçante.

De qualquer forma, é louvável que autores escrevam sobre assuntos ditos "acadêmicos" visando o público em geral. Isso contribui para a melhoria do nível cultural geral. O fato de "O Andar do Bêbado" estar há muito tempo entre os mais vendidos também mostra um amadurecimento no público leitor brasileiro, o que é uma excelente notícia.
27/02/2012minha estante
Realmente, a linguagem é bem difícil.

Priscilla Akao 30/11/2014minha estante
Também achei maçante... e abandonei.

R 17/06/2015minha estante
Preciso Tarcísio, empolgante no inicio porem se torna extremamente maçante para leigos.

Alexandre.Maktura 31/05/2021minha estante
O livro não é acadêmico, não precisa entender fundamentalmente o pouco que ele exlica de probabilidade e estatística para captar a mensagem

Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Então não recomendaria para leigos em exatas? Algo me diz que esse livro lembra o famoso "Rápido e devagar".

Nubia.Costa 14/12/2021minha estante
Então, o livro é de um autor "acadêmico", e pelas minhas experiências nestes tipos de leitura, um autor acadêmico muitas vezes usa uma escrita muito técnica da área e acaba que isso torna a leitura um pouco enfadonha pra quem não é da área. Dito isto, e ressaltando que estatística está dentro de minha área de formação, pra mim a leitura não foi muito proveitosa.
Rápido e devagar também está na minha lista só que parei, não porque achei enfadonha mas porque, pra mim, é uma leitura mais pesada e que eu não tava na mesma vibe, mas que pretendo voltar a leitura.
É isso, espero ter ajudado ??

Tiago Absolão. 14/12/2021minha estante
Entendo, dependendo da proposta do autor ele tem sucesso, de fato o " excesso de tecnicismo" afasta um público leigo ou novo com interesse no assunto. Agora se o objetivo é falar pra um público específico mesmo e não ser tão abrangente, aí o autor tem sucesso nesse quesito. Me surpreendeu que sendo da tua área a leitura não foi tão proveitosa. Mas enfim, me enquadro no público leigo com interesse em me aventurar nesse assunto que parece ser abordado de um modo diferente do convencional. Sobre rápido e devagar peguei só parâmetros gerais e citações, ainda não o li, mas pretendo ler também. Mas enfim, sucesso, o comentário contribuiu sim, obrigado.

Tiago Absolão. 14/12/2021minha estante
Pode afastar*

Emi 25/10/2021

Demorei pra ler o livro pq ele ficou na biblioteca grande parte da pandemia.
Se tivesse dedicado mais tempo à leitura teria engolido. A temática é ótima e a abordagem do autor é leve e instigante! Ele aborda a matemática, a estatística de uma forma tão leve e interessante, que acredito que até alguém de humanas ficaria super interessado rs
O livro me deu a oportunidade de refletir sobre várias coisas da vida, do comportamento humano. Amei aprender sobre o processo do conhecimento, sobre as pessoas que se dedicaram a estudar os temas abordados. O autor falou sobre algumas coisas que vi na faculdade, mas lá foi tudo esvaziado, sem sentido, não deu gosto.. O autor me deu outro olhar e sou grata. Acabei o livro com vontade de reler!
Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Uma das minhas maiores dúvidas pra ler esse livro. Eu me considero leigo pra exatas, e não quero ficar voando na leitura desse livro, que aparenta ter uma temática instigante.

Emi 17/11/2021minha estante
Acho que vale a pena dar uma chance!

Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Pois é, só tem uma forma de saber...

Adriel Alves 23/03/2020

O Curioso Mundo da Aleatoriedade
Nem o genial físico Leonard Mlodinow, autor deste livro, pôde dar certeza sobre o tema central da obra, a aleatoriedade. É um assunto fascinante justamente por isso, mesmo sendo tão presente em nossas vidas, o aleatório ainda é um tremendo mistério. Os padrões que vemos nele talvez não passem de meras ilusões.

É este o cerne desta obra, ilustrar a presença do aleatório em nossas vidas sem ousar explicá-lo, mas exemplificá-lo, para que tiremos nossas próprias conclusões.

O livro tem seus altos e baixos, às vezes o autor se perde um pouco de seu propósito ao elencar muitos números e operações matemáticas ligadas às probabilidades. No entanto, também nos mantém presos em suas páginas, seja através das curiosidades ou através do bom humor do Leonard ou seja por meio de sua boa escrita.

Recomendo demais o livro, não só porque faz meu estilo, mas também porque é um assunto que interessa a todos e, no geral, é uma obra muito acessível.
Roneide.Braga 23/03/2020minha estante
Interessante sua resenha, me despertou curiosidade sobre o livro ?

Adriel Alves 23/03/2020minha estante
Que bom que gostou, muito obrigado pelo feedback! Leia, vale a pena.

Roneide.Braga 23/03/2020minha estante
Já coloquei até na minha lista de livro. Obrigada você pela resenha, as resenhas são ótimas para enxergarmos além da capa.

Ana Clara 24/06/2014

Eu faço faculdade de estatística, então fiquei muito animada antes de ler. Porém não superou as minhas expectativas justamente por tratar o assunto de uma maneira fria e com uma linguagem muito difícil. Em alguns momentos o autor usava a física para explicar certas coisas confundindo ainda mais o leitor(talvez pelo mesmo se tratar de um físico e não um estatístico). Certamente não é um livro de estatística para leigos. Não recomendo, principalmente para aqueles que não tem conhecimento na área.
Karol 22/05/2020minha estante
Ainda bem que você fez essa resenha! Estava me sentindo um tanto estúpida, sem conseguir ver muita linearidade na maneira dele expressar seu pensamento e por ora, devo dizer que eu abandonei a leitura.

Guilherme Chaves 02/06/2022minha estante
Eu também comecei bem animado pela proposta mas desisti no 3° capítulo. Maçante demais e achei a escrita muito de best seller com intuito unicamente monetário.

svrrichard 06/07/2021

Foi o primeiro livro "mais adulto" que li. Trata de diversos assuntos que tentam provar sobre como é complicado e talvez impossível descrever os fenômenos da aleatoriedade.

É interessante analisar como as pessoas tentam a muito custo desvendar de forma lógica tudo que percorre as nossas vidas e dificilmente aceitam que algumas ocasiões acontecem de forma natural, sem que possamos entendê-las até que realmente ocorram.

O livro é dividido em 10 capítulos e são bem distintos quanto ao grau de dificuldade. Eu, me considerando um entusiasta da matemática, me aprofundei bastante em uns 7 dentre os 10. Os outros 3 foram bem confusos e acredito que de melhor entendimento para estudantes e profissionais da área. E não um recém formado em Direito, como eu!

Ainda, com exceção desses 3 capítulos que infelizmente não compreendi tão bem, gostei muito dos novos aprendizados.
Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Também sou da área jurídica, não sou tão entusiasta da matemática, mas quero ler o livro pela temática interessante. Queria saber se ele é recomendado para leigos em exatas.

svrrichard 07/12/2021minha estante
Não é muito simples, não. O autor deduz que as pessoas que irão ler o livro possuem muito conhecimento matemático.

Douglas.Moreira 10/07/2020

Interessante
O livro aborda a forma como a estatística está presente em nossas vidas, com exemplos de acontecimentos. Embora eu tenha entendido antes de ler que se tratava mais de explicações sobre o acaso, na verdade ele indica a estatística de cada situação.
TheBadSeed 28/07/2020minha estante
isso é bom ou ruim?

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 05/09/2020

Eu não escrevi essa resenha por conta própria.
Quais seriam as probabilidadades de escrever essa resenha sem que eu tenha comprado esse computador há 11 anos? Eu não compraria esse computador se não tivesse estudado tais livros há 20 anos. Muito menos estudaria se minha mãe não tivesse conhecido meu pai... e assim vamos refletindo sobre o poder do acaso em nossas vidas e o tamanho da parcela que ele tem nos eventos que nos cercam.

É um livro leve que trata de assuntos complexos. Divertido e agregador, vale muito a pena.
Di 19/04/2021minha estante
Putz, esse eu preciso ler logo...

Isotilia 13/02/2015

O Andar do Bêbado versus A Lógica do Cisne Negro
Comparei este livro com "A Lógica do Cisne Negro" no meu blog.
Agradeço críticas e comentários.

site: http://500livros.blogspot.com.br/2015/02/o-andar-do-bebado-versus-logica-do.html
Flavio Barros 19/05/2015minha estante
Olá, eu fiz um comentário no seu blog. Aliás, seria interessante você colocar um resuminho aqui também.

professora jane 31/08/2010

Embora muito esclarecedor, considerei de leitura difícil este livro. Acredito que por ser da área de humanas e o livro abordar a área de exatas, mesmo assim, considero um livro muito bom.Ao final realmente ficamos convencidos que o acaso governa nossas vidas.
silastorres 17/09/2010minha estante
realmente estou achando a linguagem difícil, enfeitada e chata. to criando um certo nojo do livro.

Marcelon 06/05/2012

Eu estava BEM errado
Nunca imaginei ler um livro de estatística com o assunto sendo colocando de uma maneira tão trivial e gostosa que é absolutamente impossível não entender. E mesmo para mentes não-exatas como a minha. O Mlodinov retira da matéria aquele ranço que, em algum lugar, num dado momento, algum professor meu colocou: "matemática é uma coisa para poucos; logo é uma coisa difícil; sendo assim, é chata; por isso, nem queira saber mais sobre o assunto, sua mente simplesmente não consegue acompanhar". Assim eu pensava. E assim eu estava errado. Matemática (e estatística, especificamente) podem ser bem interessantes. Basta traze-la para o cotidiano. É isso o que o autor faz, inclusive falando da vida de grandes matemáticos como quem fala da vida dos seus vizinhos (fofocas inclusas). Recomendo a leitura. Pena que já está na metade
Lili 27/12/2012minha estante
Marcelon,

Diante de tantos comentários de que a leitura é chata para quem não é da área de exatas, estava já desistindo de presentear um amigo da área de saúde.
Mas, o seu comentário foi animador, agora encomendarei 2 exemplares, o meu e o dele.

Dessa 05/07/2020

O andar do bêbado
Começo dizendo que iniciei esse livro com grandes expectativas, tanto pela quantidade de indicações que recebi quanto pelas análises feitas por muita gente que acompanho, que trouxeram exemplos muito bons.

Este livro trata a aleatoriedade e o fator do acaso, sobre como está presente e influencia nossas vidas. O conteúdo é muito bem exemplificado e ele trás muitas referências e exemplos para cada ponto que discorre, explicando detalhadamente, inclusive em alguns momentos através de cálculos, provando seus argumentos.

No início (capítulos 1 e 2) ele trás um pouco sobre como começou a estudar sobre aleatoriedade e alguns casos conhecidos para repensarmos. Nas páginas seguintes (capítulos 3 a 8), fala sobre os principais cientistas responsáveis pelo desenvolvimento dessa área, mostrando a evolução de cada teoria e pensamento, estatístico e matemático, que nos levou ao que conhecemos hoje. Nos últimos capítulos o autor volta a falar sobre a atualidade e trás exemplos cotidianos, mostrando como a aleatoriedade ainda não é considerada ao analisar os acontecimentos e o quanto ela influencia nestes eventos.

Confesso que na parte do livro onde ele retrocede ao início dessa evolução, tive dificuldades em prosseguir com a leitura. Os dados foram apresentados de forma bem densa e técnica, mesmo que o conteúdo seja simples, o excesso de detalhes acabou me deixando com dificuldades de continuar.

Mesmo assim, decidi continuar para entender qual seria sua conclusão. O final do livro (cap 9 e 10) Leonard começa a apresentar sua análise, e nos conta sobre o acaso de forma mais aplicada, o que acaba equilibrando a leitura do todo.

Abaixo deixo alguns trechos desta obra:

"O modo como enxergamos o mundo seria muito diferente se todos os nossos julgamentos pudessem ser isolados da expectativa e baseados apenas em informações relevantes."

"Pode parecer assustadora a ideia de que o esforço e o acaso, tanto quanto o talento inato, são o que realmente importa. No entanto, eu a considero estimulante, pois enquanto nossa constituição genética está fora do nosso controle, o grau de esforço depende de nós mesmos."
TheBadSeed 28/07/2020minha estante
Hmm, poxa, eu achei que seria um livro que embora tratasse de forma científica sobre as probabilidades também teria um viés filosófico...Vou nem ler então...

Lais544 03/01/2021

Achei bem interessante, são citados pesquisas e contribuições de famosos matemáticos, físicos, economistas, sociólogos e psicólogos.
Também trata do modo como tomamos decisões e dos processos que nos levam a julgamentos equivocados quando confrontados com a aleatoriedade ou a incerteza.
Nimrod 03/01/2021minha estante
Foi esse livro que me fez apaixonar por estatística, e querer fazer a faculdade também. Recomendo ler então O Sinal e o Ruído é uma ótima recomendação se você gostou dessa leitura.

Flávia 21/05/2020

Um acaso muito feliz
Foi completamente aleatório ter encontrado esse livro numa prateleira e não ter resistido ao impulso de comprar.
O livro fala de alguns dos assuntos mais difíceis que eu já estudei, probabilidade, aleatoriedade, estatística e comportamento humano de uma forma divertida e inteligente que, mesmo não sendo fácil, te faz querer insistir na leitura até a última página.
Bia Izidro 29/06/2020minha estante
É exatamente o que estou sentindo ao ler! Faço das suas palavras as minhas ??

Pqno 21/12/2010

Bêbado
Li uma crítica (http://scienceblogs.com.br/massacritica/2010/10/bebado_chato.php) enquanto eu estava lendo o livro que me fez refletir sobre.
O texto ser "chato" quando explica partes matemáticas faz algum sentido, mas em outras partes o autor não explica como ele chegou aos resultados apresentados. Ele simplesmente coloca os números mas não os explica! Passou a sensação de que ele queria somente "chocar" colocando números grandes e quebrados, sem a forma de como ele (ou os exemplos) chegaram nesses números.
Se é um livro de "divulgação científica", faltou ser didático. Se é um livro de "filosofia" argumentando sobre o acaso na nossa vida, faltou construir melhor os argumentos. Ficou no intermédio, por isso ficou com a média das estrelas.