O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Lais544 03/01/2021

Achei bem interessante, são citados pesquisas e contribuições de famosos matemáticos, físicos, economistas, sociólogos e psicólogos.
Também trata do modo como tomamos decisões e dos processos que nos levam a julgamentos equivocados quando confrontados com a aleatoriedade ou a incerteza.
Nimrod 03/01/2021minha estante
Foi esse livro que me fez apaixonar por estatística, e querer fazer a faculdade também. Recomendo ler então O Sinal e o Ruído é uma ótima recomendação se você gostou dessa leitura.

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 05/09/2020

Eu não escrevi essa resenha por conta própria.
Quais seriam as probabilidadades de escrever essa resenha sem que eu tenha comprado esse computador há 11 anos? Eu não compraria esse computador se não tivesse estudado tais livros há 20 anos. Muito menos estudaria se minha mãe não tivesse conhecido meu pai... e assim vamos refletindo sobre o poder do acaso em nossas vidas e o tamanho da parcela que ele tem nos eventos que nos cercam.

É um livro leve que trata de assuntos complexos. Divertido e agregador, vale muito a pena.
Di 19/04/2021minha estante
Putz, esse eu preciso ler logo...

André Lucena 24/05/2022

Não existe uma fórmula para o sucesso, quem vende isso mente
Este livro, como eu deixei exposto no meu primeiro histórico de leitura, estava gerando uma grande expectativa em mim, que podia ou não ser suprida. Enfim, chegou o momento de dar o meu aval sobre a obra em geral.

O começo (primeiro capítulo) foi excelente, porém logo em seguida o livro se tornou algo muito diferente do que eu esperava (pelo que a própria sinopse livro prometia). Eu esperava muitas relações sobre a teoria do caos e diversos relatos sobre a aleatoriedade e suas causas, porém, tudo que vi durante mais da metade do livro foram cálculos, diversos números e estatísticas (não sou da área de exatas, então achei tudo um saco). Tive vontade até de abandonar, mas segui em frente... E que bom.

Os três últimos capítulo foram bem filosóficos, fizeram o livro valer a pena, pois eram exatamente o que eu esperava ler (principalmente o último capítulo). Neste último capítulo, o autor Leonard Mlodinow serviu como um coach reverso, trazendo reflexões maravilhosas de como as pessoas julgam o sucesso (ou não sucesso) de outras:

"Deixamos de perceber os efeitos da aleatoriedade na vida porque, quando avaliamos o mundo, tendemos a ver exatamente o que esperamos ver. Definimos efetivamente o grau de talento de uma pessoa em função de seu grau de sucesso, e então reforçamos esse sentimento de causalidade mencionando a correlação. É por isso que, embora às vezes haja poucas diferenças de habilidades entre uma pessoa extremamente bem-sucedida e outra não tanto, geralmente há uma grande diferença no modo como são vistas pelos demais." (p. 225)

Tudo que pude ler neste último capítulo aqueceu o meu coração. Eu não sei se eu recomendaria o livro inteiro para alguém, pois a pessoa talvez tivesse o mesmo sentimento que eu tive no meio da leitura, mas o capítulo 10, entitulado também de "o andar do bêbado" (mesmo título do livro), deveria ser lido por todo mundo.

"A linha que une a habilidade e o sucesso é frouxa e elástica. É fácil enxergarmos grandes qualidades em livros campeões de vendas, ou vermos certas carências em manuscritos não publicados, vodcas inexpressivas ou pessoas que ainda estão lutando pelo reconhecimento em qualquer área. É fácil acreditarmos que as ideias que funcionaram eram boas ideias, que os planos bem-sucedidos foram bem projetados, e que as ideias e os planos que não se saíram bem foram mal concebidos. É fácil transformar os mais bem-sucedidos em heróis olhando com desdém para o resto. Porém, a habilidade não garante conquistas, e as conquistas não são proporcionais à habilidade. Assim, é importante mantermos sempre em mente o outro termo da equação ? o papel do acaso." (p. 229-230)

Tarcísio 20/07/2010

Qual a probabilidade de você gostar de um livro há meses na lista dos mais vendidos e sobre um assunto que lhe interessa bastante ? Em "O Andar do Bêbado", probabilidades, estatísticas e principalmente o papel do acaso na vida das pessoas são os principais temas. Respondendo a questão acima, as chances são muito grandes de que você goste muito, mas da mesma forma que os estatísticos e matemáticos erram em suas previsões, eu falhei ao ter certeza que iria me encantar com o livro de Mlodinow.

A verdade é que o livro não é ruim, pelo contrário, é bem escrito, muito bem fundamentado, com inúmeras referências bibliográficas. O principal problema é que ele não cumpre o que promete. O objetivo de trazer um assunto tão complexo aos leitores leigos é alcançado em apenas alguns capítulos do livro (capítulos 1, 2 e 10), sendo que nos outros o autor presume (talvez não intencionalmente) que o leitor tenha alguns conhecimentos matemáticos médios para conseguir entender a mensagem que tenta passar. Mesmos nos capítulos escritos em linguajar mais acessível alguns exemplos e assuntos se repetem, tornando a leitura meio maçante.

De qualquer forma, é louvável que autores escrevam sobre assuntos ditos "acadêmicos" visando o público em geral. Isso contribui para a melhoria do nível cultural geral. O fato de "O Andar do Bêbado" estar há muito tempo entre os mais vendidos também mostra um amadurecimento no público leitor brasileiro, o que é uma excelente notícia.
27/02/2012minha estante
Realmente, a linguagem é bem difícil.

Priscilla Akao 30/11/2014minha estante
Também achei maçante... e abandonei.

R 17/06/2015minha estante
Preciso Tarcísio, empolgante no inicio porem se torna extremamente maçante para leigos.

Alexandre.Maktura 31/05/2021minha estante
O livro não é acadêmico, não precisa entender fundamentalmente o pouco que ele exlica de probabilidade e estatística para captar a mensagem

Matheus649 06/02/2023

Bizarro como é possível gostar tanto de um livro científico
Mlodinow fala sobre estatística, sim, ESTATÍSTICA, de uma forma tão limpa, apaixonante, segura e educativa que é quase como se você tivesse lendo um romance sobre números e gráficos. É incrível a capacidade de síntese desse homem! Um dos melhores livros que já li!

Otávio - @vendavaldelivros 29/06/2022

“As pessoas gostam de exercer controle sobre seu ambiente; é por isso que os mesmos indivíduos que dirigem um carro depois de tomar meia garrafa de uísque entram em pânico se o avião em que estiverem passar por uma leve turbulência.”

Nós sempre tendemos a enxergar padrões. É do ser humano buscar padrões que confirmem suas próprias crenças, independente de serem elas religiosas ou não. É difícil acreditarmos na aleatoriedade do universo ou das coisas que nos cercam. O acaso dificilmente é bem quisto pelo ser humano, mas será que não é realmente ele quem guia nossas vidas?

Publicado em 2008 pelo físico americano Leonard Mlodinow, “O andar do bêbado” é um livro de não-ficção que tem como objetivo mostrar em casos práticos como o acaso e a aleatoriedade são, de fato, os elementos que determinam nossas vidas, das coisas mais simples até os eventos mais complexos.

Explicando de forma muito didática e natural, Mlodinow conta a origem dos estudos de estatística e probabilidade na história da humanidade e vai, ao longo do livro, dando exemplos de como essas ciências podem ser aplicadas para entendermos que padrões que parecem óbvios, na verdade são formados por pura aleatoriedade.

De roletas de cassino à carreira de Bruce Willis, passando por loterias, esportes, avaliação de alunos, degustação de vinhos e autores fracassados, o autor ensina como funciona a aleatoriedade e como dados estatísticos validam as famosas coincidências. Um livro surpreendentemente simples de ser lido, com um texto no estilo “mesa de bar” que só bons divulgadores científicos conseguem ter.

No meu caso, o impacto sobre a percepção do mundo foi significativo, mas não o suficiente para, ainda assim, ter aquela desconfiança, aquela superstição, aquela fé característica da maioria de nós. E está tudo bem afinal, ainda que saibamos que o acaso exista, o que nos faz humanos também não é acreditar que ele pode não ser a resposta para tudo?

Carla.Zuqueti 19/06/2022

Aleatoriedade
?todos nós criamos um olhar próprio sobre o mundo e o empregamos para filtrar e processar nossas percepções, extraindo significados do oceano de dados que nos inunda diariamente. ?

Mas será que essas percepções que temos de eventos que acontecem em nossas vidas ou ao nosso redor fazem algum sentido? Será que o que consideramos, sorte, azar ou excelência em algo não se trata de mera casualidade?

?O andar do bêbado? fala justamente sobre a aleatoriedade e como a acaso influencia mais nossa vida do que pretendemos admitir.

?Ainda que as pessoas concordem da boca pra fora com o conceito do acaso, comportam-se como se tivessem controle sobre os eventos aleatorios.?

Por mais que previsões ocorram, muitas delas são beneficiadas pelo acaso. Embora o ser humano acredite que ?poderia ter previsto? algo com base nas ocorrências recentes, é muito improvável probabilisticamente falando, que isso seria possível.

O que podemos concluir é que o que determina nosso sucesso em algo, é a quantidade de vezes que tentamos, pois provavelmente, existem chances de acertar quanto mais vezes tentamos. Então, pessoas que mais acertam, são pessoas que mais tentam.

O livro tem muitos exemplos históricos e muita estatística, o que dificultar a leitura quando você não é muito adepto de matemática. Mas ajuda a entender e aceitar que tantos eventos bons quanto ruins acontecem de forma aleatória com todos e quanto maior o número de tentativas, maior suas chances de acerto.

Mas eu, como boa teimosa, ainda me acho mais azarada que a maioria dos mortais hahaha.

Só terapia na causa ?????
Fabricio 19/06/2022minha estante
Livro maravilhoso esse aí!

Rahrt 02/04/2022

?O acaso é um conceito mais fundamental que a causalidade.?
Em O Andar do Bêbado, Leonard Mlodinow faz um apanhado de diversos estudos e fatos que provam a influência do acaso e da aleatoriedade em nossas vidas.
É interessante porque, embora seja um livro bastante técnico, a linguagem não é tão maçante e o ritmo é bem bom. Ele faz algumas retomadas e repetições, mas nada que seja extremamente cansativo.

svrrichard 06/07/2021

Foi o primeiro livro "mais adulto" que li. Trata de diversos assuntos que tentam provar sobre como é complicado e talvez impossível descrever os fenômenos da aleatoriedade.

É interessante analisar como as pessoas tentam a muito custo desvendar de forma lógica tudo que percorre as nossas vidas e dificilmente aceitam que algumas ocasiões acontecem de forma natural, sem que possamos entendê-las até que realmente ocorram.

O livro é dividido em 10 capítulos e são bem distintos quanto ao grau de dificuldade. Eu, me considerando um entusiasta da matemática, me aprofundei bastante em uns 7 dentre os 10. Os outros 3 foram bem confusos e acredito que de melhor entendimento para estudantes e profissionais da área. E não um recém formado em Direito, como eu!

Ainda, com exceção desses 3 capítulos que infelizmente não compreendi tão bem, gostei muito dos novos aprendizados.
Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Também sou da área jurídica, não sou tão entusiasta da matemática, mas quero ler o livro pela temática interessante. Queria saber se ele é recomendado para leigos em exatas.

svrrichard 07/12/2021minha estante
Não é muito simples, não. O autor deduz que as pessoas que irão ler o livro possuem muito conhecimento matemático.

Adriel Alves 23/03/2020

O Curioso Mundo da Aleatoriedade
Nem o genial físico Leonard Mlodinow, autor deste livro, pôde dar certeza sobre o tema central da obra, a aleatoriedade. É um assunto fascinante justamente por isso, mesmo sendo tão presente em nossas vidas, o aleatório ainda é um tremendo mistério. Os padrões que vemos nele talvez não passem de meras ilusões.

É este o cerne desta obra, ilustrar a presença do aleatório em nossas vidas sem ousar explicá-lo, mas exemplificá-lo, para que tiremos nossas próprias conclusões.

O livro tem seus altos e baixos, às vezes o autor se perde um pouco de seu propósito ao elencar muitos números e operações matemáticas ligadas às probabilidades. No entanto, também nos mantém presos em suas páginas, seja através das curiosidades ou através do bom humor do Leonard ou seja por meio de sua boa escrita.

Recomendo demais o livro, não só porque faz meu estilo, mas também porque é um assunto que interessa a todos e, no geral, é uma obra muito acessível.
Roneide.Braga 23/03/2020minha estante
Interessante sua resenha, me despertou curiosidade sobre o livro ?

Adriel Alves 23/03/2020minha estante
Que bom que gostou, muito obrigado pelo feedback! Leia, vale a pena.

Roneide.Braga 23/03/2020minha estante
Já coloquei até na minha lista de livro. Obrigada você pela resenha, as resenhas são ótimas para enxergarmos além da capa.

Camila 28/06/2023

A vida e as probabilidades
Esse livro tive que ler devagar para conseguir acompanhar cada parte, pois se refere aos estudos das probabilidades pela visão de muitos estudiosos.
O autor explora os métodos estatísticos utilizados, ao mesmo tempo tenta relacionar isso com a vidae , em alguns momentos decreve um pouco a biografia dos cientistas citados.
Um livro que gostei de ler.

Ludmila 27/10/2021

Se vc não gosta de matemática e não se diverte fazendo cálculos de probabilidade, acho que esse livro não é pra você! Minhas estrelas foram pela intenção do livro, que é bem bacana. Mas se eu entendi um quinto das explicações foi muito!

rrodolfo.lima 11/10/2022

A ideia do livro é mostrar que o acaso está presente no nosso dia a dia e que normalmente não levamos ele em consideração.

O livro traz partes explicando sobre probabilidades e estatística, o que sem ilustração fica um pouco abstrato e perde uma parte da comunicação. Não estava esperando algo desse tipo no livro, e acabei criando falsas expectativas

Tiago Souza 14/12/2022

O incrível mundo da aleatoriedade
Um livro com um tema que parece ser muito simplista, porém se analisado profundamente, como faz brilhantemente o autor, podemos observar que se trata de algo complexo, cheio de nuanses que fogem, quase sempre dá nossa percepção e compreensão, contudo o autor consegue nos passar toda essa ideia da aleatoriedade em nosso cotidiano de uma forma didática e prática, apesar de envolver matemática e estatística implícito no desenvolvimento do tema, fica de fácil compreensão o que nos é proposto na leitura do livro.
Um livro que nos mostra que nem tudo está sob nosso controle, e mais, o que achamos que podemos controlar ou prever, pode ser consequência de pequenos acontecimentos aleatórios, que não estão sobre nossa percepção, e isso que faz o mundo ser ao mesmo tempo magnifco e assustador.