O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Emanuel 23/07/2020

A aleatoriedade governa o mundo
Esse livro é importante para mostrar que nem sempre é possível prever as coisas e que nem o sucesso ou fracasso depende completamente de nós.

As ferramentas de probabilidade e de estatística são muito interessantes e a ele introduzir elas com a história do como elas foram criadas tornar melhor ainda a leitura. Infelizmente, não podemos utilizar essas ferramentas nos poucos dados que temos no cotidiano para tomar decisões.

Uma parte de mim ainda não aceita que o nosso sucesso pode ser apenas acaso, mas, é assim que acontece, a realidade não vai mudar pq não gostamos como ela é.

RickardoMoura 21/03/2024

Interessante
O livro traz um panorama histórico sobre a ciência da probabilidade e estatística, passando por diversos nomes da matemática e outros ramos.
Não gostei tanto do livro, talvez por nunca ter sido um bom aluno em matemática, assim, em diversas explicações e exemplos fiquei confuso.
Há uma passagem bem interessante em que o autor demonstra que a maioria dos casos de sucesso humano não dependeu de talento ou aleatoriedade (acaso, sorte) mas sim de insistência! Quanto mais você insiste mais aumenta a chance de sucesso.

?O manuscrito de Tempo de matar, de John Grisham, foi rejeitado por 26 editores;?

?E o primeiro Harry Potter, de J.K. Rowling, foi rejeitado por nove.?

Entre outros.

?É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto ? o conjunto das pessoas que não desistem.?

professora jane 31/08/2010

Embora muito esclarecedor, considerei de leitura difícil este livro. Acredito que por ser da área de humanas e o livro abordar a área de exatas, mesmo assim, considero um livro muito bom.Ao final realmente ficamos convencidos que o acaso governa nossas vidas.
silastorres 17/09/2010minha estante
realmente estou achando a linguagem difícil, enfeitada e chata. to criando um certo nojo do livro.

toledo 08/08/2022

Marcante
Depois de muitos meses após terminar a leitura, escrevo essa resenha. Claro, ela não será tão rica quanto poderia ser, mas uma coisa fica nítida agora: esse livro me marcou.
Lembro-me de me sentir desconcertada em vários momentos da leitura. Dissonância cognitiva. E foi INCRÍVEL. Terminei tendo ?nosso cérebro não é tão confiável? como única certeza e isso girou uma chave na minha cabeça que tava ali há um tempinho. O uso de inúmeros exemplos foi crucial para isso acontecer.

Para mim, esse livro se encontra ao lado de ?O mundo assombrado pelos demônios? de Carl Sagan, na minha formação como indivíduo crítico. Tão maravilhoso que entrou na minha lista para releitura.

cliffoliveira 21/02/2012

Excelente
Qual a probabilidade de você sair para beber com sua esposa, encontrar uma amiga professora universitária da área de humanas e receber de presente um livro sobre matemática, estatística e caos ?

Pois foi isso que aconteceu comigo.

O andar de bêbado mostra nossa total cegueira e incompreensão da importância e influência do caos em nossas vidas.

Além disso ele traça a historia do pensamento estatístico e de probabilidades no caminhar do conhecimento humano moderno.

Jogue uma moeda, se der cara leia o livro, se der coroa leia do mesmo jeito

vai valer a pena

Henrique.Tavares 25/08/2022

Entender estatística de forma didática
Livro é muito bom, e ensina de forma simples e didática o que é estatística e como ela nos influencia no dia dia. Porém acho que para um entendimento completo do que está no livro, é necessário leituras complementares.

Nivia 14/01/2012

Livro para estatísticos e leigos
História costuma me cansar, mas não foi isso que me fez demorar para ler o livro: é impossível ler as páginas uma vez só. Os exemplos cotidianos e históricos por vezes precisam ser digeridos, porque é como Mlodinow diz: nosso cérebro é programado para encontrar padrões, significados nos menores acontecimentos. Ninguém está previamente preparado para aceitar a aleatoriedade, o conceito de que praticamente tudo que nos acontece é fruto do acaso.
Foi bom me apresentarem um motivo lógico para que as pessoas não desistam dos seus sonhos, pois sucessivos fracassos podem ser aleatórios - e não uma regra, ou indicação de que você não é bom o suficiente. Binomial é isso aí.
Nem sempre ganhamos as coisas por mérito. Acho que na vida, não desistir é mais importante e decisivo para chegar ao sucesso do que apenas merecê-lo, tentar uma vez realizar o que quer, e sentar no sofá de volta. Confirmar isso com bons argumentos é ótimo. Olha só, ainda tem otimismo no meio das teorias!

Sei que esse livro pelo menos preciso comprar um dia! Para tê-lo comigo e reler quando precisar.
Recomendo também a quem não entende nada de estatística - não tem contas no livro, tudo é explicado intuitivamente, com exemplos que conseguimos entender. E fazem parte da nossa vida, dos assuntos que nos interessam.

Queria um livro claro e bom assim pra explicar teoria estocástica, séries temporais e inferência bayesiana!

CGarrido 28/09/2011

Como sou estudiosa e pesquisadora da área de gerenciamento de riscos resolvi adquirir este livro através da indicação de uma pessoa conhecida. O livro é interessante, mas não é empolgante e sua leitura é monótona.
Sérgey 20/04/2013minha estante
Finalmente alguém que concorda comigo! Vlw.

Marjorie.Nunes 21/01/2022

O livro do século, quem concorda respira
Não sei o que dizer além de que eu recomendo pra qualquer pessoa QUE SAIBA LER. Sério.
É o casamento perfeito de uma matemática bem básica de escola com um raciocínio impecável e uma escrita deliciosa, que não dá vontade de parar.
Os capítulos são divertidos e engraçados, além de muito explicativos, porém o último capítulo, entitulado "o andar do bêbado" (assim como o livro), é um verdadeiro tapa na cara de quem já desistiu de algo que queria muito.
Nas palavras do autor:
"Pois até uma moeda viciada que tenda ao fracasso as vezes cairá no lado do sucesso".

Enfim, recomendo pra quem gosta e quem não gosta de matemática, não deixem de ler por causa disso, é realmente fácil, talvez mude sua opinião sobre o assunto.

AnaB. 18/12/2020

"O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraido ?"
Esse livro é para turma do ensino médio que só fala " quando eu vou usar Bhaskara na minha vida?"

O autor parte das bases de estatística/probabilidade, exemplificando com acontecimentos do cotidianos que julgamos aleatórios/padronizados e revela que não é bem assim. Fazendo uma argumentação crescente, onde cada capítulo é base para o próximo.

Sim , usa bastante de argumentação matemática mas de longe não é um livro para o pessoal de exatas.

Vou levar esses ensinamentos pra vida.
Obrigado, Leonard.

Flavio Barros 18/08/2016

Dica de um Estatístico
Depois de mais de 70 resenhas aqui não tinha colocado mais uma com medo de ser algo irrelevante no que diz respeito a decisão de alguém ler esse livro. ENTRETANTO, fazendo agora uma releitura, novamente fiquei impressionado com a capacidade do autor de apresentar a Probabilidade e a Estatística (sim, não são a mesma coisa) de uma maneira tão fascinante como Mlodinow apresenta nesta obra.

Para você entender minha perspectiva em relação a este livro, vou adiantar que sou Estatístico e trabalhei como consultor e ministrei cursos sobre Estatística. E posso dizer com segurança que sempre que tenho a oportunidade indico esse livro aos meus alunos. É um dos meus prediletos. Mas por quê? Bom, primeiro porque o autor apresenta para o leitor leigo, com uma linguagem simples e sem fórmulas, princípios de probabilidade, estatística e como o acaso afeta as nossas vidas.

Acho que o autor faz um trabalho fantástico, logo no começo do livro, mostrando como as pessoas em geral são péssimas em pensar intuitivamente sobre a aleatoriedade. A partir deste ponto o leitor é convidado a evoluir com o autor ao longo da história dos fundamentos da probabilidade. O autor segue no livro fazendo uma transição suave para a estatística e apresenta no meio do caminho problemas desafiadores que envolvem o aleatório que além de contraintuitivos mostram para o leitor como é importante saber probabilidade e estatística.

Mais do que indicado.

Rubens 03/12/2021

Muito bom!
Não só o autor apresenta os principais conceitos da probabilidade e estatística, através da história de como suas teses foram construídas, como nos exemplifica como eles se aplicam no nosso dia a dia e como são importantes em nossa vida.

Por mero acaso, li enquanto cursava a disciplina "Probabilidade e Estatística" na faculdade e o livro me ajudou muito a verificar os conceitos acadêmicos na vida real. Sem dúvidas, minha aprovação na matéria se deve, em parte, ao texto de Leonard Mlodinow, que consegue tornar interessante os conceitos que apresenta.

Pqno 21/12/2010

Bêbado
Li uma crítica (http://scienceblogs.com.br/massacritica/2010/10/bebado_chato.php) enquanto eu estava lendo o livro que me fez refletir sobre.
O texto ser "chato" quando explica partes matemáticas faz algum sentido, mas em outras partes o autor não explica como ele chegou aos resultados apresentados. Ele simplesmente coloca os números mas não os explica! Passou a sensação de que ele queria somente "chocar" colocando números grandes e quebrados, sem a forma de como ele (ou os exemplos) chegaram nesses números.
Se é um livro de "divulgação científica", faltou ser didático. Se é um livro de "filosofia" argumentando sobre o acaso na nossa vida, faltou construir melhor os argumentos. Ficou no intermédio, por isso ficou com a média das estrelas.

pslover_ 20/06/2023

Quando se espera o pior, a reação tende a ser + instintiva.
No fim das contas, é tudo uma questão de má interpretação do acaso. Como bem observado no livro, muito do que nos acontece, na carreira, nos investimentos e na vida pessoal, resulta tanto de fatores aleatórios quanto de habilidade, preparação ou esforço.

Mayke.Silva 22/02/2022

Aleatoriedade
O autor fala da casualidade e da aleatoriedade de nossas vidas e cotidiano, e que nosso cerébro insiste, às vezes, em tentar se desviar procurando sempre padrões onde não existem. Muito bom o livro para nos fazer pensar sobre nossas opniões, comportamentos e decisões, que por muitas vezes são enviesadas, fazendo com que tomemos deciões inadequadas.