O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

toledo 08/08/2022

Marcante
Depois de muitos meses após terminar a leitura, escrevo essa resenha. Claro, ela não será tão rica quanto poderia ser, mas uma coisa fica nítida agora: esse livro me marcou.
Lembro-me de me sentir desconcertada em vários momentos da leitura. Dissonância cognitiva. E foi INCRÍVEL. Terminei tendo ?nosso cérebro não é tão confiável? como única certeza e isso girou uma chave na minha cabeça que tava ali há um tempinho. O uso de inúmeros exemplos foi crucial para isso acontecer.

Para mim, esse livro se encontra ao lado de ?O mundo assombrado pelos demônios? de Carl Sagan, na minha formação como indivíduo crítico. Tão maravilhoso que entrou na minha lista para releitura.

amanda 24/03/2022

Arrastado, mas interessante
O livro tem muitos altos e baixos. Às vezes os exemplos e dados ficam extremamente densos e difíceis de entender, mas às vezes são super interessantes e gostosos de ler.
No fim das contas, achei que trouxe reflexões muito bacanas e gostei de ter conseguido concluir rs

"Se você quiser ser bem-sucedido, duplique sua taxa de fracassos".

:: Sofia 09/02/2021

A matemática na vida de uma pessoa de humanas
O título do livro engana quem escolhe o livro pela capa. Esse é um livro de teorias matemáticas, o nome "O andar do bêbado" se refere ao cambalear de uma pessoa embriagada, que, embora pareça aleatório, obedece leis de probabilidade.

Aqui em casa a leitura foi obrigatória a mando de meu pai, engenheiro. Ele disse que abriria meus horizontes. E como abriu! O texto não reproduz fórmulas, nem resolução de exercícios, mas avalia o cotidiano a partir de teorias e experimentos realizados por todo o mundo. É um livro esclarecedor e muito prazeroso. Consegui enxergar a matemática como visão de mundo, ela é interessante quando não se precisa tirar média numa prova de escola. Só não se engane, não é uma leitura fácil nem rápida.

O andar do bêbado desmistifica crenças no poder de escolha do homem, o mundo é muito mais aleatório do que se imagina. Ao mesmo tempo, também desmente "falsos-acasos", nos direcionando para melhores decisões em situações comuns.

Recomendo a leitura CONSTANTE desse livro. Desde 2016 é meu livro de cabeceira, pois sempre há o que se absorver de Leonard Mlodinow.

Isotilia 13/02/2015

O Andar do Bêbado versus A Lógica do Cisne Negro
Comparei este livro com "A Lógica do Cisne Negro" no meu blog.
Agradeço críticas e comentários.

site: http://500livros.blogspot.com.br/2015/02/o-andar-do-bebado-versus-logica-do.html
Flavio Barros 19/05/2015minha estante
Olá, eu fiz um comentário no seu blog. Aliás, seria interessante você colocar um resuminho aqui também.

JoAo.Padilha 30/03/2021

Um livro sobre a história da matemática e a acaso
Bem, o livro conta toda a historia da probabilidade e estatistica, contando um pouco em paralelo a vida dos matemáticos que fizeram as descobertas e progressões ao longo dos anos, com alguns exemplos do dia a dia e eventos famosos que ocorreram com o mesmo paralo com os principios da matemática. Não é um livro para todos, requer atenção, além de ser um pouco cansativo durante a sua metade. Recomendo demais para quem gosta do tema.

Tiago Bessa 09/08/2021

Sobre o acaso
A linha que une a habilidade e o sucesso é frouxa e elástica. É fácil enxergarmos grandes qualidades em livros campeões de vendas, ou vermos certas carências em manuscritos não publicados, vodcas inexpressivas ou pessoas que ainda estão lutando pelo reconhecimento em qualquer área. É fácil acreditarmos que as ideias que funcionaram eram boas ideias, que os planos bem-sucedidos foram bem projetados, e que as ideias e os planos que não se saíram bem foram mal concebidos. É fácil transformar os mais bem-sucedidos em heróis, olhando com desdém para o resto. Porém, a habilidade não garante conquistas, e as conquistas não são proporcionais à habilidade. Assim, é importante mantermos sempre em mente o outro termo da equação - o papel do acaso. Quando os mais bem-sucedidos em qualquer área são tratados como super-heróis, isso não chega a ser uma tragédia. Porém, quando desistimos de algum projeto por acreditarmos no julgamento dos outros, ou do mercado, em vez de acreditarmos em nós mesmos, trata-se realmente de uma tragédia. (p. 208)

Gabii 25/05/2014

Absolutamente divertido e educativo – não acredito que eu acabei entendendo varias coisas, tanto de história quanto de matemática, física, economia e química – “O Andar do Bêbado” inova ao nos apresentar um universo que em primeira analise parece incompreensível, de maneira simples e pratica, nos mostrando de varias formas como a aleatoriedade e a matemática envolvida nela influem em nossa vida.
A aleatoriedade esta em toda a parte no nosso mundo, desde no resultado de um campeonato de futebol até no sucesso das pessoas que admiramos, mas como identificar e saber interpretar se na aleatoriedade pode ser criado um padrão ou quando ela é realmente desordenada e sem sentido? Esse volume tenta elucidar nossas ideias equivocadas sobre o mundo e sobre as coisas que acontecem a nós, e nos mostrar que às vezes tentamos seguir um padrão que não existe e ignoramos algo que realmente tem poder sobre a nossa vida. Discorrendo de maneira simples e inteligente, Mlodinow nos guia por toda a história da probabilidade e da sua “cruzada” em tentar compreender os processos aleatórios, e ainda durante o percurso tenta inserir vários conceitos tanto de probabilidade, quanto de outros ramos da ciência – como eu já disse e repito: eu acabei por entender outras coisas, fora os conceitos de probabilidade.
Esse é o livro certo para quem quer aprender um pouco mais sobre matemática – mais precisamente probabilidade – mas que não quer virar um verdadeiro especialista, o foco dele é conceito e aplicação. Ele praticamente não possui formulas, apenas algumas tabelas e esquemas matemáticos, isso não compromete a sua qualidade, só não o torna um livro necessariamente cientifico.
Falando em probabilidade, vocês já participaram da nossa promoção: Presente de Outro Planeta(http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=153930), leiam o regulamento e participem, e ainda fiquem atentos, pois em breve colocaremos mais uma promoção no ar!

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com

Bruce 23/03/2022

Divulgação científica impecável
?O andar do bêbado? é um livro de divulgação científica da área de estatística escrito de maneira clara e atraente. Embora às vezes apresente em conceitos difíceis para não iniciados, sua exposição é sempre simples e convidativa. Muitas reflexões interessantes serão feitas por um leitor atento às discussões envolvendo o papel do acaso em nossas vidas.

Raquel 09/01/2014

Hora de mudar sua opinião...
Eu poderia dizer que gostei do livro pois está na lista dos mais vendidos e porque muitas pessoas elogiaram, tais fatores me influenciariam a ter uma visão positiva sobre o livro (essa é uma das teorias presentes). Ok, vou tentar me concentrar na minha opinião e esquecer todas as outras.

Aprendi estatística e probabilidade de uma maneira muito mais útil do que nos cursos de Introdução a Estatística e a Probabilidade I e II que tive na faculdade (não lembro de quase nada), e de uma maneira aplicada, isto é, vi como influencia minha vida.

O humor do autor também contribuiu - e muito - para a nota final. Impossível não rir em certas passagens, além de tornar a leitura muito mais agradável.

Mas o que mais me tocou no livro foi o último capítulo. Depois de tanto falar sobre aleatoriedade e de pesquisas sobre como nossa opinião depende muito mais de fatores externos do que de nós mesmos, Mlodinow mostra que é errado julgar o sucesso ou fracasso de alguém, uma vez que nem sempre refletem suas habilidades.

Enfim, livro muito bom, aquele que te faz refletir muito! Podem ler!

jdelisiario 21/01/2023

O andar do bêbado
É um livro fácil? Não! É trivial? Não! É um livro rápido? Com certeza não! Mas que com toda certeza eu indico para todas as pessoas, especialmente para os estudantes de engenharia.

Digamos que de uns 20 nomes de cientistas e estudiosos que são citados no livro, provavelmente uns 15 estudei na faculdade.
E o mais interessante é descobrir a história por trás de tantos métodos, equações, cálculos e áreas inteiras.

Acredito que minha visão de mundo nunca mais será a mesma! Não verei mais uma pesquisa eleitoral da mesma forma! Não olharei com olhos de deslumbre para tantas coisas, mas que foi tão importante entender.

Com certeza não conseguirei expressar tudo o que esse livro me causou, mas foi muito bom!

#leituraTerapia

Priscila 30/01/2021

Bom guia de divulgação científica
O livro, apesar de ser voltado para divulgação científica mais aplicada à área de matemática e física, encanta até mesmo uma historiadora..rsss.. Pinceladas de História da Ciência estão dispostas juntamente com explicações de teorias de probabilidade e aleatoriedade. Muito interessante como os argumentos da aleatoriedade em nossas vidas fazem muito sentido. Recomendo

Dessa 05/07/2020

O andar do bêbado
Começo dizendo que iniciei esse livro com grandes expectativas, tanto pela quantidade de indicações que recebi quanto pelas análises feitas por muita gente que acompanho, que trouxeram exemplos muito bons.

Este livro trata a aleatoriedade e o fator do acaso, sobre como está presente e influencia nossas vidas. O conteúdo é muito bem exemplificado e ele trás muitas referências e exemplos para cada ponto que discorre, explicando detalhadamente, inclusive em alguns momentos através de cálculos, provando seus argumentos.

No início (capítulos 1 e 2) ele trás um pouco sobre como começou a estudar sobre aleatoriedade e alguns casos conhecidos para repensarmos. Nas páginas seguintes (capítulos 3 a 8), fala sobre os principais cientistas responsáveis pelo desenvolvimento dessa área, mostrando a evolução de cada teoria e pensamento, estatístico e matemático, que nos levou ao que conhecemos hoje. Nos últimos capítulos o autor volta a falar sobre a atualidade e trás exemplos cotidianos, mostrando como a aleatoriedade ainda não é considerada ao analisar os acontecimentos e o quanto ela influencia nestes eventos.

Confesso que na parte do livro onde ele retrocede ao início dessa evolução, tive dificuldades em prosseguir com a leitura. Os dados foram apresentados de forma bem densa e técnica, mesmo que o conteúdo seja simples, o excesso de detalhes acabou me deixando com dificuldades de continuar.

Mesmo assim, decidi continuar para entender qual seria sua conclusão. O final do livro (cap 9 e 10) Leonard começa a apresentar sua análise, e nos conta sobre o acaso de forma mais aplicada, o que acaba equilibrando a leitura do todo.

Abaixo deixo alguns trechos desta obra:

"O modo como enxergamos o mundo seria muito diferente se todos os nossos julgamentos pudessem ser isolados da expectativa e baseados apenas em informações relevantes."

"Pode parecer assustadora a ideia de que o esforço e o acaso, tanto quanto o talento inato, são o que realmente importa. No entanto, eu a considero estimulante, pois enquanto nossa constituição genética está fora do nosso controle, o grau de esforço depende de nós mesmos."
TheBadSeed 28/07/2020minha estante
Hmm, poxa, eu achei que seria um livro que embora tratasse de forma científica sobre as probabilidades também teria um viés filosófico...Vou nem ler então...

caio.cidrini 11/03/2023

Não temos o controle de nada
Apesar da carreira acadêmica do autor (Doutor em Física) e alguns exemplos da literatura física, o livro é um belo tratado didático sobre o poder do acaso no mundo e em nossas vidas. Pra um bom virginiano e analista de dados como eu, viciado em alguns vieses de confirmação e sempre tentando prever e controlar coisas do trabalho e vida, saber que a aleatoriedade exerce um papel fundamental no mundo pode ser assustador. No entanto, encarei de forma positiva. Acho que precisamos sim nós planejar, mas sempre atentos as coisas aleatórias. Além do mais, saber que o acaso é um dos fatores de sucesso ou fracasso, me deixa bem confortável em recomeçar. Não é porque não deu certo uma vez ou um plano falhou, que em breve não pode mudar. A virtude da humanidade talvez seja a capacidade de tentar.

moacircaetano 18/02/2022

Muito bom.
Um livro que, a princípio, parece que será literatura empresarial, depois se assemelha a um livro científico e, por fim, mostra ser um ótimo tratado sobre nossas vidas, a natureza e o mundo.
De forma leve e em forma de storyteller, introduz conceitos profundos e de difícil compreensão, mas com o tom exato nos faz compreender a beleza da aleatoriedade da vida.