O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Tamires 14/05/2020

Probabilidade e aleatoriedade
Gostei bastante do livro, aborda a aleatoriedade com bastantes exemplos, tanto mais técnicos como mais cotidianos.
Nos trás várias lições, e inclusive consegui refletir bastante sobre como tenho usado os dados para tomar decisões.

?Um primeiro passo é a simples percepção de que os eventos aleatórios também produzem padrões. Outro é aprendermos a questionar nossas percepções e teorias. Por fim, temos que aprender a gastar tanto tempo em busca de provas de que estamos errados quanto das razões que demonstrem que estamos certos.?

Raphael 10/05/2020

Leitura fácil
Ótima leitura com a mesma temática do outro livro do mesmo autor "Subliminar".

Leonardo 29/04/2011

Tudo depende de sorte, mas quanto mais eu estudo, mais sorte eu tenho.

Abramo 04/04/2013

Altamente esclarecedor
O livro cumpre muito bem o objetivo de alertar como o senso comum muitas vezes se engana completamente,

Um exemplo bem claro: 99,99% das pessoas acreditam firmemente que jogar números seguidos como "1,2,3,4,5,6" na loteria dá menos chance de ganhar do que números mais "embaralhados". E isso tanto é verdade que não conheço ninguém que jogue assim, é é bem provável que VOCÊ que esteja lendo isso tenha certo receio de jogar assim!

Mas esse é apenas um exemplo bem simples. O autor mostra que o mesmo acontece em todos os níveis e setores, afetando até decisões de políticos e presidentes de empresas. Decisões são tomadas em nome de um senso comum equivocado.

Embora eu não seja amante de matemática (na verdade tenho até certa repulsa) não achei difícil acompanhar a lógica do autor, apenas é preciso certa dose de boa vontade.

Selton.Miranda 21/12/2021

De mãos dadas com o acaso
A princípio não esperava muito desse livro, mas agora posso afirmar - sem hesitar - que deveria ser lido por todos. Assim como O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan, esclarece as divergências entre a ciências e pseudociências, O Andar do Bêbado elucida um campo científico ainda incomum na mentalidade cotidiana - devido seus recentes avanços, contudo extremamente vasto na suas aplicações: a probabilidade.
Ao decorrer do livro, é espantoso como o acaso, ou a aleatoriedade, influência nossas ações sem conseguirmos percebê-las. Leonard Mlodinow destrincha casos mais comuns que, isentos de atenção, somos manipulados pelo acaso. Esse, de fato, é um livro que merece atenção para nos tirarmos da ignorante posição da qual "tudo depende somente do seu esforço".

Ronaldo311 04/01/2014

Li e recomendo fortemente. Este livro contém muitos conceitos que todas as pessoas deveriam saber.

Dani.Giardin 16/12/2020

Tudo tende ao caos
Um livro diferente do que estou acostumada a ler e para mim, que nao sou dos numeros, nao foi muito facil em varias passagens.
Nao posso sair por ai dando uma aula de fisica so por ter lido o livro que foi Escrito em 2008 por Leonardo Mlodinow. Dito isso, digo que gostei do livro.
Ja na introducao ele apresenta conceitos de acaso, padrão, sorte e aleatoriedade.
Ele fala sobre os conceitos de espaço amostral de Girolano Cardano, sobre o o triângulo de Pascal, sobre a Lei de Benford e estatistica.
Nos últimos capítulos são aplicados conceitos à vida real. Um exemplo de como as avaliações humanas são baseadas nos resultados e não nas habilidades. Para mim, a parte mais interessante foi quando ele explicou que vivemos buscando identificar padroes e como a nossa habilidade para reconhecer esses padrões pode nos levar a erros, considerando ilusões ópticas, vieses e heurísticas.
TUDO TENDE AO CAOS e precisamos aceitar, urgentemente, que o acaso existe e ele vai determinar as nossas vida.

Willian 04/07/2014

O Andar do Bêbado - Como o acaso determina nossas vidas (Leonard Mlodinov)
Mlodinov, amigo e co-autor de algumas obras de Stephen Hawking, mostra neste livro como o acaso ou, como outras pessoas dizem, a sorte, determina o curso de nossas vidas. Demonstra como temos problema em lidar com "grandes números", principalmente porque nossa existência, sendo tão curta, nos força cotidianamente a basear nossas decisões pela análise de uma pequena quantidade de fatos, o que pode nos levar a conclusões simplistas e por vezes errôneas, mas que, até agora, teve um resultado positivo, visto que ainda estamos por aqui... Comenta também sobre a Lei dos Erros, a ordem no caos, a nossa ilusão na busca de padrões e os padrões da nossa ilusão.

Pamela.Freire 15/11/2022

Surpreende
Não tinha grandes expectativas quando comecei a ler esse livro. Mas, sem dúvidas, ele foi muito além de tudo que podia imaginar. Leitura leve sobre assuntos complexos, além de trazer grande reflexão sobre temas do nosso cotidiano. Recomendado para todos, indispensável para quem trabalha com números.

Bruno Matos 16/01/2015

Para um estatístico, sensacional
A tão obscura história e razões da origem de uma das ciências mais utilizadas hoje, embarcar na história da estatística de uma forma tão atual como essa nos faz entender a razão da origem dessa ciência, claro no foco principal da aleatoriedade e com várias aplicações e visões do acaso em nossa vida. Esse livro abre as portas de nossa mente sobre o que o acaso interfere em nossas vidas, e nos leva a interrogarmos se o controle que tanto buscamos pode ser mesmo encontrado em algumas áreas da vida.

Um manual para qualquer estatístico ou matemático que queira se manter em forma sobre a teoria da aleatoriedade, a teoria da probabilidade, sobre sobretudo, a incerteza. Trazendo diversos exemplos para a vida real, mostra como cada grande pensador do passado refutou seu pensamento para desenvolver a teoria da probabilidade, vindo cronologicamente até o desenvolvimento da ciência estatística.

Recomendadíssimo para todos que queiram entender o acaso em nossas vidas.

Fernanda.Mosquera 27/01/2023

Péssimo
Eu comecei a ler por influência, mas o livro é péssimo, o primeiro capítulo é super bom mas depois só fica falando de conto

JPHoppe 16/11/2015

Laplace estava errado
A evolução pela qual nossa espécie passou nos preparou para reconhecer padrões. Se a comida tiver cheiro ruim é melhor evitar, já que quem come passa mal. Se ouvir um barulho, melhor ir averiguar, ou pode ser que um grande predador esteja a espreita. Nesses casos, funciona muito bem.O problema é que também funciona muito mal em quase tudo o mais.

Isso se deve ao efeito do acaso. Por mais que certos eventos sejam determinísticos, vários deles atuando em conjunto e interagindo vão produzir efeitos aleatórios. A previsão do tempo é o melhor exemplo desse fenômeno. Mas, teimamos que eventos aleatórios podem ser previstos, e também somos tão equipados a reconhecer padrões que os detectamos até onde eles não existem. Mostre dois padrões de pontos, um aleatório e outro com alguma regrinha, e é mais provável que as pessoas vão classificar errado. Não a toa, a Apple precisou reduzir a aleatoriedade do "shuffle" de seus iPods para que assim eles aparentem verdadeira aleatoriedade!

O único problema do livro é a linguagem. Um pouco densa para os não iniciados, simples demais para quem já entende até o básico do assunto. Por exemplo, o capítulo 6, "Falsos positivos e verdadeiras falácias" introduz o conceito de probabilidade a posteriori, fundamental no teorema de Bayes, e como novas informações afetam nosso entendimento a priori. Em dado momento, ele fala sobre médicos que estimam probabilidades muito altas para falsos positivos para resultados de mamografias, dizendo que a resposta verdadeira é muito menor. Porém, se você não tem ideia de como se aplica o teorema de Bayes, vai ficar sem saber como que o raciocínio é feito, e ter que aceitar a resposta sem base alguma!

No mais, é um livro excelente. Compreender o papel da aleatoriedade não só em questões acadêmicas, mas também com aplicações diretas no cotidiano, é fundamental. Quando Einstein disse que "Deus não joga dados" e Laplace afirmou que, com o conhecimento das leis da física e de todos os parâmetros, seria possível prever passado e futuro, eles estavam errados.

Felipe.Martins 17/11/2015

Resenha de O Andar do Bêbado
O livro "O Andar do Bêbado" é sobre o acaso. O livro conta a história do surgimento da teoria das probabilidades, estatística e outras subáreas da matemática. À medida que apresenta cada assunto, o livro mostra também como o acaso está relacionado ao assunto nessas áreas e como aparece em nossas vidas.

Com essa leitura, que por sinal é muito agradável, passamos a perceber que não temos o controle sobre tudo e que o acaso é tão influente em nossas vidas quanto nossas decisões. Seguindo essas ideias, o autor sugere como podemos agir para nos beneficiarmos dos mistérios propiciados pelo acaso e dessa forma termos maiores chances de alcançar o sucesso em nossas vidas.

Rafaela 20/09/2020

Bom, mas não atingiu as expectativas
Este livro "promete" trazer exemplos fáceis para o leitor entender teorias matemáticas e questões relativamente complexas ou consideradas distantes de quem não está na academia. Porém, isso é naturalmente difícil sabendo que o autor é um físico teórico reconhecido e os temas não são tão simples assim. Mesmo eu tendo uma base boa para os assuntos abordados, tendo os estudado estatística, cálculo I,II, III e IV, física, etc. durante a graduação em Engenharia, achei o livro um pouco enfadonho, um tanto denso e mais teórico do que aplicado. O último capítulo entregou o que eu esperava encontrar no livro como um todo.