O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Mayke.Silva 22/02/2022

Aleatoriedade
O autor fala da casualidade e da aleatoriedade de nossas vidas e cotidiano, e que nosso cerébro insiste, às vezes, em tentar se desviar procurando sempre padrões onde não existem. Muito bom o livro para nos fazer pensar sobre nossas opniões, comportamentos e decisões, que por muitas vezes são enviesadas, fazendo com que tomemos deciões inadequadas.

moacircaetano 18/02/2022

Muito bom.
Um livro que, a princípio, parece que será literatura empresarial, depois se assemelha a um livro científico e, por fim, mostra ser um ótimo tratado sobre nossas vidas, a natureza e o mundo.
De forma leve e em forma de storyteller, introduz conceitos profundos e de difícil compreensão, mas com o tom exato nos faz compreender a beleza da aleatoriedade da vida.

Leandro.Pimentel 13/02/2022

Um livro que fala como a aleatoriedade está relacionada nas vidas das pessoas e como isso pode afetar diretamente e indiretamente. Leonard Mlodinow explica tecnicamente os conceitos básicos e avançados sobre o acaso e cita vários exemplos de como isso acontece.

rafaela 09/02/2022

Odeio matemática mas amei o livro
Comprei esse livro com duas amigas, achando que ia odiar e não entender nada. Em suma Lemos tudo em dois dias e não podíamos ter amado mais. A matemática fica clara e o autor consegue nos envolver com exemplos engraçados e incríveis (literalmente).

Gisele 02/02/2022

Cansativo, com muitos conceitos estatísticos que parecem só preencher espaços para o objetivo final do livro, que é mostrar que o acaso também domina nossas vidas. Quando o autor resolve falar sobre esse objetivo, o livro flui bem.

david andriotto 27/01/2022

normalmente nunca leria esse livro, mas foi uma indicação de um amigo que cursa estatística, então resolvi dar uma chance. não sou totalmente leigo no assunto, admito, na faculdade tenho bastante - mais do que gostaria - com essa tenebrosa área da matemática. ademais, o autor é alguém de quem gostaria de ser amigo, convidá-lo para um churrasco: quase tudo no livro é engraçado, menos da metade para o fim... fica chato

Marjorie.Nunes 21/01/2022

O livro do século, quem concorda respira
Não sei o que dizer além de que eu recomendo pra qualquer pessoa QUE SAIBA LER. Sério.
É o casamento perfeito de uma matemática bem básica de escola com um raciocínio impecável e uma escrita deliciosa, que não dá vontade de parar.
Os capítulos são divertidos e engraçados, além de muito explicativos, porém o último capítulo, entitulado "o andar do bêbado" (assim como o livro), é um verdadeiro tapa na cara de quem já desistiu de algo que queria muito.
Nas palavras do autor:
"Pois até uma moeda viciada que tenda ao fracasso as vezes cairá no lado do sucesso".

Enfim, recomendo pra quem gosta e quem não gosta de matemática, não deixem de ler por causa disso, é realmente fácil, talvez mude sua opinião sobre o assunto.

Colombini 28/12/2021

Leitura obrigatória
Dizer que esse livro vai agradar a todos é ignorar que existem pessoas que não tem bom gosto kkkkkk.
O livro brinca bastante com os conceitos básicos e bastante fundamentais e confusos da probabilidade. Já estudei probabilidade e estatisva na faculdade e msm assim a leitura foi agregadora e agradável. Acredito que seja legal para todos lerem e afiarem o sentido com os números.

E para meus caros vestibulandos, acho que não existe forma melhor de dar aquela lapidada em probabilidade com interpretação de texto que lendo este livro, que além de tudo vai ser divertido.

Selton.Miranda 21/12/2021

De mãos dadas com o acaso
A princípio não esperava muito desse livro, mas agora posso afirmar - sem hesitar - que deveria ser lido por todos. Assim como O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan, esclarece as divergências entre a ciências e pseudociências, O Andar do Bêbado elucida um campo científico ainda incomum na mentalidade cotidiana - devido seus recentes avanços, contudo extremamente vasto na suas aplicações: a probabilidade.
Ao decorrer do livro, é espantoso como o acaso, ou a aleatoriedade, influência nossas ações sem conseguirmos percebê-las. Leonard Mlodinow destrincha casos mais comuns que, isentos de atenção, somos manipulados pelo acaso. Esse, de fato, é um livro que merece atenção para nos tirarmos da ignorante posição da qual "tudo depende somente do seu esforço".

Albuk 20/12/2021

Você perde e ganha?
A abordagem do autor sobre como o aleatório afeta nossas vidas causa uma certa reviravolta em algumas crenças que temos. Você perde a ingenuidade sobre coisas como competições, bolsa de valores, e em certo modo, todas as suas decisões da sua vida. Porque o aleatório está em tudo. Você ganha uma perspectiva mais honesta e realista da vida. É uma leitura que eu recomendo demais.

Rubens 03/12/2021

Muito bom!
Não só o autor apresenta os principais conceitos da probabilidade e estatística, através da história de como suas teses foram construídas, como nos exemplifica como eles se aplicam no nosso dia a dia e como são importantes em nossa vida.

Por mero acaso, li enquanto cursava a disciplina "Probabilidade e Estatística" na faculdade e o livro me ajudou muito a verificar os conceitos acadêmicos na vida real. Sem dúvidas, minha aprovação na matéria se deve, em parte, ao texto de Leonard Mlodinow, que consegue tornar interessante os conceitos que apresenta.

Mari 08/11/2021

um pouco teórico
depois da introdução, o livro começa a ficar bem teórico, o autor traz toda a história da estatística e da probabilidade com grandes nomes. me fez lembrar bastante das aulas de estatística e cálculo. gostei dessas partes porque o autor faz bastante analogia com coisas do cotidiano.

eu gostei bastante porque me fez pensar em diversas situações da minha vida que aconteceram por puro acaso.

Ludmila 27/10/2021

Se vc não gosta de matemática e não se diverte fazendo cálculos de probabilidade, acho que esse livro não é pra você! Minhas estrelas foram pela intenção do livro, que é bem bacana. Mas se eu entendi um quinto das explicações foi muito!

Emi 25/10/2021

Demorei pra ler o livro pq ele ficou na biblioteca grande parte da pandemia.
Se tivesse dedicado mais tempo à leitura teria engolido. A temática é ótima e a abordagem do autor é leve e instigante! Ele aborda a matemática, a estatística de uma forma tão leve e interessante, que acredito que até alguém de humanas ficaria super interessado rs
O livro me deu a oportunidade de refletir sobre várias coisas da vida, do comportamento humano. Amei aprender sobre o processo do conhecimento, sobre as pessoas que se dedicaram a estudar os temas abordados. O autor falou sobre algumas coisas que vi na faculdade, mas lá foi tudo esvaziado, sem sentido, não deu gosto.. O autor me deu outro olhar e sou grata. Acabei o livro com vontade de reler!
Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Uma das minhas maiores dúvidas pra ler esse livro. Eu me considero leigo pra exatas, e não quero ficar voando na leitura desse livro, que aparenta ter uma temática instigante.

Emi 17/11/2021minha estante
Acho que vale a pena dar uma chance!

Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Pois é, só tem uma forma de saber...

Pedro.Melo 08/10/2021

Uma visão do acaso nas nossas vidas
Esse livro aborda um tema muito interessante, que chama atenção pelo título e sua leitura é instigante e mesmo para mim que nao costumo ler livros desse tipo gostei! O autor realmente fez uma pesquisa enorme, visto a quantidade de notas no livro todo, o que dá bastante credibilidade ao trabalho.