Elevador 16 Rodrigo de Oliveira

Resenhas - Elevador 16

Gustavo Rodrigues 07/04/2021

Li enquanto esperava num consultório médico. É legal, mas tem umas partes clichês e previsíveis. Por ser bem pequeno e tal, vale a leitura.

Manel 08/10/2014

Um livro zumbi no cenário contemporâneo brasileiro
Primeira resenha... Momento mais tenso de todos, ainda mais sendo o primeiro livro a ser completo em 2014. Eu não sou lá um leitor de livros com a temática zumbi, mas, sim, eu já li várias fanfictions do gênero. Elas se passam em países distantes maioria, nos Estados Unidos , e sempre tem um homem forte (ou, que início, é um cara todo atrapalhado) enfrentando os monstros com paus e pedras, tentando sobreviver a um apocalipse caótico. É quase uma guerra civil, entre o protagonista e o mundo...

Não bastasse o livro se passar no Brasil na capital paulistana , ele literalmente quebrou todos as regras. Ele é uma exceção. É um livro forte e original, se olhar por este lado. É de admirar saber que ele foi baseado em um sonho do próprio autor. Os nomes dos personagens, ao contrário do esperado, são nomes de pobre mesmo. Você espera aqueles nomes em inglês, de pessoas importantes, mas vem os humildes do próprio Português mesmo... Só ai, você se toca que o livro se passa aqui mesmo, o que dá mais intimidade e faz um laço leitor-autor. Há até marcas da fala paulista, o famoso caso do "regionalismo". Interessante.

Já de início, você é recebido por uma intriga. A protagonista se depara com um problema, que toda jovem, teme: a gravidez na adolescência. Pior do que isso, é saber quem é o pai da criança e como a suposta gravidez pode tê acontecido. De cara, fiquei focado na leitura e continuei a lê o restinho da noite. O autor afirma em suas descrições que a principal não é lá uma miss universo e, muito menos, uma pessoa com espírito de liderança e ela continua do assim até o final do livro. De cara quebra os parâmetros pré-estabelecidos. Raul, o pai da criança, é um típico garanhão, que eu tive uma mistura de ódio e curiosidade. E o autor soube explorar bem o estereotipo do personagem. Ele me lembra bastante o Isaac Palmer, um dos personagens de Premonição 5.

O autor é um gênio. Ele se aproveitou de uma teoria do fim do mundo que por sinal, esta no início do capítulo um do livro Vale dos Mortos , a ideia de como surgiriam os zumbis, por hipótese dos personagens. Brincou! Ele criou um cenário idêntico ao que conhecemos hoje, com poucas diferenças, e de início já deu uma história breve do que aconteceu durante os quatro anos de diferença que temos entre o ano atual e o do livro. É uma jogada muito esperta.

Melhor ainda é o que acontece dentro do elevador, local que dá origem ao título do livro. 16 pessoas, dez desmaiam, as luzes se apagam e os celulares param de funcionar, tudo ao mesmo tempo. O autor começou o apocalipse ao ponto de vista da protagonista de modo que, ele fosse o mais original possível. E conseguiu. Se não fosse pela capa, eu não imaginaria as pessoas desmaiadas acordando e virando zumbis.

Uma coisa que achei ruim, nas transições de algumas partes das páginas, era quando o autor já deixava bem claro que algo estranho ou ruim, ou já avisava que certa pessoa esperava os sobreviventes. Se por um lado, ele me deixou curioso para chegar a tal parte, por outro, ele estragou a surpresa. É uma coisa que eu aprendi lendo "Quem Matou o Livro Policial?": em uma história, o autor tem que ir jogando as pistas discretamente para o leitor. Dando todas as chances possíveis, até chegar no final, porque ai, se a pessoa não tiver chegado a conclusão antes do livro terminar, o autor meio que deixa implícito: "Eu bem que te avisei!"

Uma das características que mais marcaram o livro, com certeza, foi a quantidade de detalhes que tem cena por cena. Possui muitos detalhes para a descrição de personagens e ações do mesmo, mas poucos para outras cenas. Na medida certa, bem equilibrado. Eu gostei de vê como o autor escrevia como era os estágios da transformação zumbi. Realmente, é fascinante.

Além disso, os personagens demoraram a se acostumar com a ideia de um apocalipse zumbi, eles falavam que as pessoas ficavam doidas ou se tornavam canibais. Até isso o autor pensou. Os sobreviventes, mesmo tendo visto filmes de zumbis, eles não se tocaram que a situação que estava acontecendo era parecida. Pelo menos, até a Mariana dá o primeiro passo quando ela teve a brilhante ideia de construir uma barricada. A personagem deu um brilho e mostrou alguma liderança, pelo menos uma vez.

O elevador... FOI A MELHOR CENA DO LIVRO. Eu adorei vê eles tentando fugir do elevador, após eles presenciarem a morte de mais duas pessoas. Credo, eu até pensei que a Jô iria morrer, quando vi que ela tinha caído de cabeça no chão. Foi uma das poucas cenas que tinha oportunidade de avançar mais rápido.

Realmente não tenho palavras para descrever como a experiência de lê algo novo avulsa os nossos horizontes e percepções. Acho que o livro foi um pontapé para eu começar a lê livros de zumbi. Se bem que, eu já estou de olho em alguns que só de lê a sinopse me deu vontade de comprar.

Eu não vou entrar em muito detalhes, mas quem for lê. O final vai ser uma das coisas que mais vai fazer você se pergunta sobre o que a personagem deve fazer. Já que ela retorna ao assunto da primeira página do livro... Eu recomendo. Não tem lógica! Muito bom o livro!
Rodrigo de Oliv 19/02/2014minha estante
Muito legal sua resenha Manel, muito obrigado! Fico muito feliz que o livro tenha te agradado.

Depois divulga sua resenha para seus amigos, as 3 resenhas com mais "Gostei" irão ganhar um exemplar do livro "O Vale dos Mortos" autografado.

Abraços!!

Manel 19/02/2014minha estante
Se as minhas duas resenhas (porque eu tenho dois perfis) tiverem o mais curtir, eu posso ganhar dois livros com dedicatória a uma menina que eu gosto muito???

ednojr. 19/02/2014minha estante
Comentário bom! Livro ainda melhor... Lendo aqui.

ludi_santos 19/02/2014minha estante
Acho que vou começar a ler o livro agora mesmo! Parece ser muito bom!^^

Igor 19/02/2014minha estante
Boa!

Joy 19/02/2014minha estante
Olá, sou fascinada por zumbis e acompanho a série do TWD, desde o lançamento. Gosto muito de crônicas e quem sabe um dia não confiro esta. Amei!

Manu 19/02/2014minha estante
Adorei!!! Vc tem futuro, com essa resenha passaria no ENEM com certeza!!!

Manel 19/02/2014minha estante
Poxa... Obrigado. Deus te ouça. '-'

Rcvalente 19/02/2014minha estante
ótima resenha! curti

Glee 21/02/2014minha estante
Legal!!!

cris_campos 22/02/2014minha estante
Deu até vontade de lê agora!

daiane__silva 22/02/2014minha estante
Então era isso que você estava fazendo, quando disse não podia ir lá em casa neh? Deixa bobo. Deixa mesmo, porque agora, me deu até uma curiosidade de ler o livro. Se era pra largar euzinha, linda e maravilhosa, coisa boa esse livro é. Quase não passo de ano seu mala. :p

dalila__silva 22/02/2014minha estante
Que legal!

jess_silva 22/02/2014minha estante
EU QUEEEERO!

estevo.silva 22/02/2014minha estante
Eu não resisti e li a resenha com ou sem spoliers. Eu gostei!

Rhuan 22/02/2014minha estante
Òtima resenha, agora quero o livro

Dani 26/02/2014minha estante
qru ler

Dai.96 08/10/2014minha estante
Ficou muito boa. Parabéns!

Neusa.Jose 25/02/2014

Eu me converti ao zumbianismo!
Eu não sou lá muito fã de zumbis. Eu não gosto da série The Walking Dead, mas era fera jogando Resident Evil, sei lá. Prefiro. Mas após uma longa leitura de dois dias incansáveis, eu fui arrebatada para a legião de fãs. É muito bom o livro. Pra você tê uma ideia o livro já começa com a personagem principal, a Mariana, descobrindo está gravida. Pior do que isso, é saber que o pai da criança é um cara que você namora por tempo integral, mas só se dá em na cama. Isso, pra não dizer que ele é tremendo de um mulherengo.

Eu adorei a discussão que ela teve com o cara. Eu até lembre do que a tia da Herminia falou com ela: “Mas tem que explodir mesmo, e depois catar caquinho, por caquinho.”

Eu também achei muita falta de profissionalismo por parte de ambos. Quem é que traria um kit de gravidez para o serviço? Espera-se chegar a casa. Rs

Eu amei as amigas da Mariana. A japa, a meu ver, parece intelectual, enquanto a outra era apenas o rostinho bonito do grupo. Eu adoro alfinetada, e acho que se essa dupla permanecesse unida, o que não iria faltar era alfinetas. \o/

A cena do elevador foi uma das mais aterrorizadoras. Todos que entraram lá desmaiaram, os celulares pararam de funcionar e a energia acabou. Que porra! Eu ia entrar em pânico. Imagina eu sem meu precioso? O desenrolar a partir de ai, foi ficando cada vez melhor.

Uma morte após outra, muito bem descritas, deu a louca. Eu adorei vê o banquete zumbi. Realmente, o autor tem um dom. Mas o que me deu uma aflição foi saber que os sobreviventes estavam ainda tratando os zumbis, como se eles ainda tivesse alguma parte humana. Se bem que o Raul toda hora ia atrás da Mariana, mas não vem ao caso. Eles já tinham visto filmes do gênero, mas permaneciam com receio de estarem errados. É muito complicado. Por isso que eles quase morreram.

Engraçado que mesmo passando quatro anos, não vi tantas alterações da realidade. Até zumbis temos hoje, vai na Cracolândia pra tu vê. Mas é sério, além das formas do prédio e talz, não vi grandes coisas no cenário. Continuou sendo minha querida São Paulo.

Sinceramente, a melhor parte foi o final. O ultimo zumbi, que estava no terraço parecia mais um boss (Nemesis, é você?). É uma das histórias que eu vou te que levar comigo, e vou compartilhar com os amigos. Sinceramente, é uma das histórias mais surreais que eu já vi. O melhor é o final que trás um dilema para a heroína do livro. Será que o filho dela vai nascer com a aparência de um zumbi? Imagina que horror? Ai meu Deus.

estevao_ 22/02/2014

Mariana Contra O Mundo
É uma história brasileira americanizada. Não sei exprimir com as palavras certas o que eu senti ao lê o livro, mas ouve sim uma diferença de lê-lo e ler The Walking Dead. Pra começar, a fanfiction acontece em São Paulo, o que dá uma diferença básica. Foi um dos motivos pelos quais eu gostei. O outro é porque o livro acontece em 2018! Gente, ele uniu duas coisas que eu amo... Histórias futurísticas e zumbis, desmaiei!

A teoria de que um planeta novo ocupando um espaço em nosso sistema solar foi sensacional. Ainda mais sensacional usa-lo como uma forma de explicar a aparição dos primeiros zumbis, pelo mundo todo. Eu adorei a história. Ela é bastante descritiva. O autor explicou grandes avanços da humanidade entre 2014 e 2018, que supriu um tanto, a minha curiosidade. Pensei que teria de esperar para saber. Por exemplo, o prédio em que a Mariana trabalha, tem formatos diferentes do convencional, tanto que, do alto do prédio, ela não conseguia enxergar a rua que estava próxima. Esse e os prédios que estavam em sua frente que estavam atrapalhando.

A Mariana, eu não achei lá uma personagem com cara de protagonista. Legal! Muito bom o inicio do livro. O autor já começou a jogar intrigas para a personagem, o que eu mais gostei foi da discussão que ela teve com o Raul. Não sei o porquê, mas desde o inicio não gostei dele. Em forma de zumbi, ele teve pelo menos uma utilidade que foi testa a jovem. Se não tivesse já deixa explícito que o pai dela era militar umas duas vezes, eu não iria acreditar. Como um pai não pode preparar uma filha para isso? Talvez porque ninguém pense no pior... OU PORQUE NINGUÉM ACREDITA QUE IRIA ACONTECER UM APOCALIPSE ZUMBI. hahaha

Eu acho que não sou a única pessoa neste mundo que gosta de zumbis. Espero que esteja certo, porque esse é um livro que deve ser compartilhado. As altas descrições me deixaram ainda mais curioso para saber como eram os personagens, segundo a percepção do autor. Será que rola ele postar algumas fotos de pessoas na vida real nem que seja para um golpe de marketing? Seria bem legal.
Eu adorei o lugar que o autor começou com o apocalipse. UM ELEVADOR... É tão original. '-'

Eu me senti um pouco lendo um pouco de Deads Man Hand (A Mão do Homem Morto, na tradução literal). Já de inicio, o acidente inicial dele é em um elevador que caiu de uma torre, e uma personagem tem a premonição de que aquilo vai acontecer e salva um bando de estranhos. Tosco, eu ficaria caladinho.

Quando 16 pessoas entram em um mesmo elevador e, de repente, 10 delas caem no chão e desmaiam, pode saber que a porra vai ficar séria! Meu Deus, quando eu vi o primeiro cara morrer, eu chorei. É uma obra prima, a maneira como ele descreve o Anderson morrendo e a reação, seguido pelo Roberto que foi puxado para fora do elevador. Eu fiquei com ódio dos zumbis e, ao mesmo tempo, extasiado.

A maneira com a qual eles correram por entre os corredores do prédio buscando uma forma de fugir... Cara, eu sofri. Vê que, um por um, os sobreviventes eram eliminados. Uma coisa interessante é a forma com a qual eles se transforam em zumbis.

Primeiro eram os espasmos seguidos por febre alta e outros sintomas. O interessante é que eles se esquecem de coisas básicas do seu passado, por isso se tornam tão primitivos, com a função básica de apenas se alimentar.

Eu achei uma coisa positiva foram os zumbis não morrerem, por mais que eles os golpeassem. Ficou mais verossímil com o que já conhecemos. Em Resident Evil, o primeiro filme, a Rainha Vermelha diz que danos ao cérebro e a coluna vertebral são mais efetivos para o controle de infestação. O que os sobreviventes estavam fazendo, eram usando seu lado ético e moral para atacar os zumbis que, se fossem ainda humanos, eles ficariam apenas lesionados e inconscientes, não mortos.

Por fim, acho que o final é o melhor de todos. Ele voltou para alfinetar a Mariana e a mim. Será mesmo que o filho da garota irá nascer com a forma de uma besta humana? Eu ficaria com dó dela. Eu não gostaria de esperar para vê-lo nascer. Vai que ele me devorasse por dentro? Que as enzimas digestivas façam seu trabalho direito, certo?

Tá recomendadíssimo o romance! Adorei o autor. Favoritando... ;)
Rodrigo de Oliv 22/02/2014minha estante
Excelente resenha Estevão. adorei!

Divulgue sua resenha para seus amigos! As três resenhas com mais "Gostei" ganharão exemplares do livro O vale dos Mortos autografados.

Dani 26/02/2014minha estante
zumbis ye kkk

Cristiane.Marinho 18/08/2017minha estante
Estevão, imagino a essa altura que você tenha lido o livro 4 e tirado suas dívidas com relação À Mariana e seu filho... Abs!

Bell 13/02/2014

A estória começa como quem não quer nada, para logo em seguida te pegar de jeito.
Escolhi Elevador 16 para estrear a nova coluna do blog que chama Conto por Conto. Nesta coluna vocês vão acompanhar a resenha individual de contos, sejam eles avulsos ou de antologias. Espero que vocês gostem e acompanhem essa coluna.

Então, vamos à resenha.

Em pleno sábado um grupo de programadores vão trabalhar em uma empresa de processamento de dados localizada na Berrini, grande São Paulo. Eles precisam terminar projetos atrasados. Entre eles está Mariana.

Logo no inicio conhecemos Mariana vivendo seu próprio apocalipse pessoal. Ela está ansiosa aguardando uma noticia que pode mudar a sua vida para pior. Mariana mantém um relacionamento imaturo com Raul, cheio de idas e vindas. Quando encontra Raul, esperando um mínimo de apoio e conforto, se sente ainda mais desolada pelo egoísmo do companheiro.

No horário de almoço, 16 pessoas entram no elevador, 10 entram em surto e 6 precisam sobreviver a qualquer custo.

"A força que o movia parecia inesgotável. Uma verdadeira máquina de matar que não se cansava ou desistia."

O elevador para entre dois andares, e as pessoas que antes eram seus colegas de trabalho, acordam totalmente alucinados. Ficar ou sair do elevador parecem opções igualmente ruins. E é ai que começa o “Salve-se quem puder”. A partir daí que a estória fica mais envolvente, se tornando impossível parar de ler antes de descobrir o final.

"Ninguém sabe ao certo como um zumbi se comporta. Às vezes eles são repetitivos, previsíveis, como mecanismos programados para fazer sempre a mesma coisa, no mesmo horário e do mesmo jeito. Mas eles também podem surpreender com um comportamento completamente inesperado; e, quando isso acontece, o resultado costuma ser catastrófico."

Destaque para Mariana, que apesar de sua situação difícil, está sempre demonstrando sua força e atitude. Ela não espera as coisas acontecerem, ela age e luta por sua vida e por seus amigos. Criar um laço de empatia com Mariana é muito fácil.

O autor soube dosar a racionalidade e emoção da personagem nos momentos certos. Diante dos desafios, ela deixou de ser a menina emotiva do começo, assumindo uma postura mais racional mesmo tomando atitudes das quais não queria.

Um conto interessante e com uma narrativa fluida. Uma bela introdução para as Crônicas dos Mortos. Recomendo a leitura aos fãs de zumbis e estórias do gênero. Tenho certeza de que os próximos livros serão ainda melhores.

Essa e outras resenhas no blog Contos do Guerreiro.

site: http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/2014/02/conto-por-conto-1-elevador-16.html
Rodrigo de Oliv 13/02/2014minha estante
Belíssima resenha Bell, muito obrigado. Olha só, tem uma promoção rolando na minha page, as 3 resenhas do Elevador 16 aqui no Skoob com mais "gostei" ganharão um exemplar do livro "O Vale dos Mortos". Divulgue sua resenha para seus amigos, quem sabe você ganha não é mesmo?

Claudinei 14/02/2014minha estante
Olá Bell!
Acabei de ler um post sobre essa nova editora e vi esse livro em seu catalogo! Apesar de gostar de histórias de horror ainda não me senti atraido por esse livro, que fiquei sabendo agora tratar-se de uma antologia. Bela resenha.

Alineprates 16/02/2014minha estante
Oii flor!
Eu baixei o e-book tb e estou adorando é bem meu estilo sabe. Estou ansiosa para ler As Crônicas dos Mortos.
A editora parece que vem com ótimas novidades!
Zumbis estão em alta e adora ver autores nacionais lançando esse tipo de histórias.

Bell 16/02/2014minha estante
Alyninha, Concordo com você! É bom ver autores nacionais nesse gênero literário. Adorei o conto e estou ansiosa para ler O Vale dos Mortos.

Claudinei, não se trata de uma antologia de contos. É uma série de livros. O Autor lançou esse conto como uma chamada publicitária para a série, o que ao meu ver, foi uma ideia genial.

Paula Juliana 16/02/2014minha estante
Oi Flor!
Eu gosto muito de histórias sobrenaturais! Zumbis também estão na minha lista de criaturas que gosto de ler! E com vc falando que é um dos melhores do gênero! Me deixou bem curiosa!
Beijos

Ju 16/02/2014minha estante
Não curto nem um pouco zumbis, e tenho certeza que essa história não é para mim. A capa já me aterroriza! rs...

Diana Canaverde 16/02/2014minha estante
OH God, amei essa capa menina.... que é isso... muito louca mesmo... eu amo histórias sobrenaturais e que tem zumbis... Muito show... Gostei da resenha e com certeza esse livro vai para a minha lista. Xero

Tania Bueno 16/02/2014minha estante
Oi Bell, gostei da forma como você elaborou a resenha. Não gosto de estórias que me deixam com medo e, não gosto de histórias de mortos, zumbis grrrrrr. hahaha

Jéssica 16/02/2014minha estante
Oie Bell, tudo bem?
Estou muito ansiosa para ler esse conto. Sei que Elevador 16 é um spin-off de O Vale dos mortos. No caso, precisa ler primeiro O Vale dos mortos ou Elevador 16? Sua resenha ficou muito boa, é apesar de eu ter um certo receio com zumbis quero muito ler esse conto.

Sol Brasil 18/02/2014minha estante
Olá, sou fascinada por zumbins e não
conhecia esse livro. Gosto muito de contos
quem sabe um dia não confiro esses,
bjs

"Ana Paula" 31/01/2014

Não é surpresa para ninguém que eu não dispenso um bom livro sobre zumbis. Pois é, depois que li O Vale dos Mortos, virei fã deste autor nacional e sempre fico ligada em suas redes sociais para saber quando sairá o próximo livro. Então, desde o começo do ano, já estou sabendo que O Vale dos Mortos terá uma segunda edição pela Faro Editorial, seu lançamento esta previsto para fevereiro, com uma capa magnífica! Tbm descobri, que o autor escreveu mais um livro, intitulado Elevador 16, e é sobre ele que venho falar para vocês.

Elevador 16 faz parte da série As Crônicas dos Mortos, cujo o primeiro livro, O Vale dos Mortos, eu já resenhei no blog (vou deixar o link no final da resenha para vocês lerem). Assim que vi que o autor disponibilizou o livro digital para download gratuito, não pensei duas vezes, o baixei e devorei ele, claro que vou querer o livro físico, mas a curiosidade era tanta, que eu não poderia deixar passar neh? rsrsrsrsrrsrs

Neste livro, acompanhamos Mariana Fernandes, que em pleno um sábado, esta trabalhando em um prédio de desenvolvimento de sistemas em São Paulo. Logo no começo do livro, descobrimos que Mariana está grávida. O que era para ser motivo de alegria para a mesma, passa a atormentá-la, pois ela não queria ter um filho, ainda mais de Raul, seu namorado e colega de trabalho. Mas se fosse somente isso, tudo bem, daria-se um jeito. Mas nem tudo são flores por aqui....

Todos que estão no prédio trabalhando, não dão a minima para o fenômeno que está prestes a acontecer: A passagem do planeta Hercóbulus, querem mesmo ir para suas casas e descansarem, mas como já se é previsto, eles não voltaram para suas casas.... Na hora do almoço, 16 pessoas, dentre elas, Mariana, Raul e suas amigas: Mayara e Joana, entram no elevador, em instantes, tudo para! A luz acaba, telefones não dão sinal, e 10 pessoas desmaiam - Raul e Mayara também. Depois de alguns instantes desacordado, Raul começa a abrir os olhos, mas o que Mariana vê, a deixa perplexa. Os olhos de Raul estão brancos, ele não entende nada do que ela fala, solta um grunhido horrível e a ataca!

O pânico se instala, Mariana sabe que precisa sair dali se quiser sobreviver, juntamente com outros sobreviventes, Mariana busca socorro, alguém que possa ajudá-los. A essa hora, o prédio já deve estar cercado de policiais certo? A qualquer momento, alguém virá ajuda-los não é?

"Mas negar o que acabara de presenciar seria estupidez. Mariana não fazia ideia se aquelas pessoas poderiam ser tratadas e assim voltar ao normal, mas o fato era que elas estavam se comportando como loucas, sem raciocínio e sem piedade, e ainda por cima devorando outros seres humanos."

Os acontecimentos deste livro, se passam no mesmo dia e hora dos acontecimentos de O Vale dos Mortos, a diferença é o local e os personagens. Em O vale dos Mortos, acompanhamos Estela e Ivan que tentam salvar seus filhos e amigos, aqui, em Elevador 16, acompanhamos Mariana e o que sobrou de seus amigos.
Com uma narrativa cativante e simples, Rodrigo leva o leitor para as cenas. É impossível não sentir apreensão, medo, levar sustos e torcer muito para que haja sobreviventes. Eu particularmente, adoro sua narrativa, leve, descontraída e sucinta, ele não faz rodeios, vai direto ao ponto! E gosto também da narrativa em terceira pessoa que o autor utiliza, assim podemos acompanhar cada personagem e acontecimentos isolados sem perdem o ritmo da leitura.

Infelizmente, o livro é muito pequeno para minha vontade! rsrsrsrsrrs Só consegui ficar mais curiosa! Adorei Mariana! Uma mulher guerreira que não é só mais um rostinho bonito, ela é uma versão mais nova de Estela sabe? Acho que se as duas se conhecerem, vão se dar muito bem (elas vão se conhecer???? *-*). Tenho que ressaltar também, o trabalho da editora, que capa maravilhosa! A diagramação é simples, mas muito bem feita! E sem erros de revisão!!!! \o/ Simplesmente perfeita! Parabéns! Enfim, o livro é maravilhoso, vocês podem ler em alguns minutos, super recomendo essa leitura para todos que gostam de um bom zumbi!

site: www.livrosdeelite.blogspot.com
Rodrigo de Oliv 31/01/2014minha estante
Muito obrigado pela resenha maravilhosa Ana, valeu!

Fê Borges 03/02/2014minha estante
Ótima resenha Ana!
Vou recomendar para a minha irmã que gosta muito de livros sobre zumbis.

Cinthia G 03/02/2014minha estante
Parabéns pela resenha Ana...

Maga 04/02/2014minha estante
Ótima resenha Ana.
Fiquei com vontade de ler o livro logo.

Patty Pizarro 04/02/2014minha estante
Me deixou com vontade ler....
Bela resenha. :D

Aline Cristina 05/02/2014minha estante
Ja li e adoreii, li tbm o primeiro capitulo do primeiro livro da saga das Crônicas dos Mortos, e estou muuito ansiosa para ler ele =)

Bianquinha 23/02/2014minha estante
Resenha perfeita... já quero ler...

Andreia Cristin 23/02/2014minha estante
Ótima resenha, adorei... Simplesmente perfeita!!!

esterbx 25/02/2014minha estante
interessante como várias pessoas deram 5 estrelas p este livro e uma mandou fugir dele...totalmente discrepante...mas gostei de sua resenha..pois gosto muito de literatura fantástica com terror.

Keila Gon 25/02/2014minha estante
Parabéns pela resenha ANA!!!

tata 25/02/2014minha estante
huuuuu quando eu crescer quero ser igual a vc.... kkkk parabéns.

Daniele Nhasser 25/02/2014minha estante
Suas resenhas são maravilhosas, essa não seria diferente! Show!

annacsfraccaro 08/02/2022

Me surpreendi!
Fui ler esse livro despretensiosamente porque tenho ele no skeelo, não esperava muito, mas me surpreendi.
Achei muito interessante a constituição da história, é uma história instigante que você se pega querendo saber muito o final.
É bem a vibe de The Walking Dead, tirando o fato que The Walking Dead enrola bastante pra que tudo aconteça diferente desse livro que tudo acontece muito rápido, sem enrolação.
Um livro pra quem gosta de The Walking Dead, de carnificina e zumbis.
Robison 08/02/2022minha estante
Também tenho no Skeelo, vou ler!!!

Le ;) 31/10/2022

Lido bem no Halloween?
Autor brasileiro com uma história bem legal, detalhada e com adrenalina. Leitura bem rápida e clara. Uma boa amostra de como os outros livros do autor podem ser interessantes.
Lido exatamente no dia 31 de outubro - Halloween.
Vale a pena curtir essa crônica!

Mauricio 26/12/2022

PREVISÍVEL
Embora tenha sido um livro bem curto, é uma história sem muitas surpresas e previsível.

A passagem de um planeta recém descoberto próximo a terra chamado Absinto, causa um fenômeno aterrorizador à vida humana.

Acompanhamos Mariana e outros 15 pessoas presas em um elevador de um prédio comercial. No momento em que o fenômeno acontece 10 dessas pessoas desmaiam sem motivo aparente, o calor naquele cubículo aumenta, não há sinal de celular e ninguém surge para resgatá-los, e o tempo passa e a situação piora quando essas pessoas acordam, acordam como zumbis.

Gabriel1994 28/09/2022

A que restou
Conto muito bom que iniciei como um "Esquenta" para as leituras de terror e horror do mês de outubro e fui tomado por uma vibe interessante e convidativa, pois a vontade de mergulhar em livros desse estilo só cresceu.

Achei, pelo começo, que seria algo um pouco brega, mas só foi para introduzir-me ao que viria a seguir. A perspectiva de normalidade, antes de um desastre apocalíptico de zumbi é natural e essa virada de chave do "tudo numa boa" para o "que merda está acontecendo?" é muito chamativa. Faz você imaginar inúmeras possibilidades em uma situação como essa.

A escrita do Rodrigo, eu achei um pouco mecânica as vezes. Tiveram momentos muito teatrais que não só couberam como foi encaixados alguns"Oh, não ", "minha nossa", "Puxa vida" e isso se acolheu muito pelo fato da Mariana (personagem principal) questionar dentro de si a realidade dos novos fatos e parecer meio ingênua.

Mas vale ressaltar também que o Rodrigo não poupou o horror. Cenas sangrentas, grotescas e asquerosas que fazem parte de um cenário como esse foram inseridas e isso deixou tudo muito mais interessante e chamativo.

Fiquei muito curioso por conhece mais do universo zumbi do autor e irei dar uma chance com o primeiro livro da Crônica e gostaria muito de ler outros livros nessa vibe, mais longos e imersivos.

Um conto bacana e que vale a pena! Recomendo digníssimo 4 estrelas.

Mylla 09/06/2020

Elevador 16
É o primeiro livro que leio sobre zumbi, e gostei muito, está bem elaborado a estória pelo autor Rodrigo de Oliveira.
O livro transfere todo aquele sentimento: ação, aventura, terror, angústia, tristeza, emoções...
Foi através de um sonho, na verdade? um pesadelo, que foi a inspiração do livro.

gio 10/06/2021

Elevador 16
Sou apaixonada em apocalipse zumbi e estava com muitas expectativas desse spin-off. Não me decepcionei nem um pouco. Uma leitura repleta de tensão, medo e arrepios. Gostei tanto que comprarei os outros livros das Crônicas dos Mortos.

Fábbio (@omeninoquele) 27/09/2021

Quero ler a série!
#OMeninoResenhando
?Mariana começou a se perguntar exatamente em qual momento do passado a felicidade e a alegria haviam morrido. Pois sabia que, de agora em diante, esses sentimentos não existiam mais, e o futuro se tornara algo incerto.?
Quando um fenômeno natural está prestes a acontecer, e os cientistas afirmarem que não vai trazer grandes consequências para a vida na terra, as pessoas transformaram esse dia num evento. E esperavam ansiosamente pelo momento em que o Planeta Vermelho Absinto, passaria próximo à Terra, num fenômeno que seria visível a olho nú, mas mal sabiam eles que os cientistas estavam errados e essa passagem, não destruiria a terra de imediato, mas causaria uma mudança ainda pior, transformaria a vida na terra como jamais viram, ou só haviam visto em adaptações cinematográficas.
Não muito distante dali, um grupo de pessoas parecia alheias ao grande e esperado evento, num sábado qualquer, eles trabalhavam duro, numa empresa de tecnologia e conhecemos Mariana, que passa por um drama mais pessoal, quando acabara de descobrir estar grávida de seu namorado, colega de trabalho, e que a relação que estava prestes a terminar, com essa notícia tinha tudo pra desandar de vez.
No momento exato em que um grupo de dezesseis pessoas, estando Mariana e seu namorado no meio, entram no elevador rumo ao horário de almoço, o fenômeno acontece e eles ficam presos entre um andar e outro e logo as dificuldades aparecem quando dez deles desmaiam e o lugar fechado e com pouca claridade se torna cada vez mais inóspito transformando daqui a um tempo palco de uma catástrofe envolvendo os seres que acordariam sedentos por carne humana, já sem nenhum traço de humanidade.
E o que vemos depois é esse mundo ruindo, e as pessoas lutando por sobreviver, estando Mariana no centro dessa história, passando por esse conflito interno e se deparando com essa nova realidade brutal que a poucos instantes nem imaginava que viveria.
Eu gosto de histórias de zumbis, e essa parece ser muito interessante, pois nos dá uma importante informação, como surgiram esses monstros e vemos também o desenrolar num cenário bem brasileiro, o que dá essa proximidade ao leitor. Confesso que tenho muita vontade de conhecer essa série, e esse conto só aguçou ainda mais minha curiosidade, apesar de que depois que li o primeiro capítulo do promeiro livro, presente nesse conto, já peguei um spoiler quanto ao futuro de Mariana.
Eu super recomendo se você gosta de livros sobre zumbis. E preciso saber se vocês conhecem a série, As crônicas dos mortos e se vale a pena ler rsrs. Vamos conversar!!
#Elevador16 #AsCronicasDosMortos #RodrigoDeOliveira #FaroEditorial

Frank 29/10/2020

Ó o bixo vindo
Eu baixei esse livro no kindle e por ser um livro curto acabei lendo ele numa lapada só. E, devido a este fato, eu posso afirmar que não foi tão ruim assim. É interessante pra passar o tempo. Mas é só isso também.
Eu achei os diálogos tão bestinhas e simplórios, a história não é diferente de nada do que eu já vi antes e o modo de escrever do autor me incomoda, principalmente em alguns finais de capítulos onde ele coloca algo como "MAL SABE ELES QUE SUA VIDA IRÁ MUDAR". Parece aquela esquete do comédia MTV onde a Dani Calabresa e a Tatá ficam "MAL SABE ELA QUE EU ESCUTO O QUE ELA DIZ QUANDO EU DIGO QUE ESCUTO O QUE ELA FALA". Mas eu admito que isso é uma implicância minha, talvez.
Além do mais o fato de se passar no Brasil é completamente irrelevante pra história, além de determinados furos no enredo que me incomodaram bastante.
Eu acredito que por ser um spin-off ele deve ser mais desenvolvido no livro principal, e admito que fiquei com vontade de ler o livro depois que terminei, é interessante ver histórias se passando no nosso país. Mas ainda assim fico com a impressão de que é mais do mesmo.
elle carmo 19/11/2020minha estante
esses finais de capítulos quebravam o clima num nível... também não gostei disso

Evelin 23/05/2021

Li pelo skeelo, não sei se por lá o livro é completo, mas enfim, o livro é super curtinho portanto qualquer coisa que escrever pode ser considerado um spoiler. ?
Achei legal uma história de terror de passando no Brasil.