O Livro Verde

O Livro Verde Muammar Al Qhatafi, Muammar al-Gaddafi, Muammar al-Khadafi

Resenhas - O Livro Verde

Thales.Santos 25/02/2023

Apesar de ser um grande admirador do pan-arabismo e de achar que o Muammar al-Gaddafi foi um líder competentíssimo (só olhar como a Líbia se desenvolveu sob seu governo e seu compromisso com a libertação dos povos árabes e africanos do imperialismo), achei esse livro extremamente reacionário em diversos aspectos.

Mesmo quando o autor tenta explorar aspectos básicos da sociedade burguesa, me parece cometer alguns erros conceituais. É importante mostrar os limites e a falsidade daquilo que é visto como "liberdade", mas quando ele tentar mostrar isso em alguns aspectos, como a justiça, acaba confundindo direito positivo com direito natural. Aquela explicação dele do que deveria ser de fato a fonte do direito é realmente uma lástima. Os últimos capítulos então, dele falando de cultura... Realmente muito ruim.

Ríchila 20/10/2011

"Embora o livro esteja cheio de redundâncias ele mostra de forma bem simples, direta e clara os seus pensamentos. Concordo com 99% de tudo o que o livro passa, principalmente com relação às idéias sobre a educação, que vê as inclinações naturais de cada indivíduo ao invés de fatores externos. Nota 4 só por causa da repetitividade."